quarta-feira, 10 de abril de 2024

Governo do Ceará assina sexto pré-contrato para produção de H2V no Pecém


O governador Elmano de Freitas participou, ontem, da assinatura do sexto pré-contrato para a produção de hidrogênio e amônia verdes no Ceará. O vínculo foi firmado entre o Complexo do Pecém e a empresa de origem francesa Voltalia do Brasil. A projeção de investimento é de 3 bilhões de dólares, com expectativa para geração de 5 mil empregos na fase de implantação do empreendimento, que será estabelecido no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). O evento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza. 

Até o momento, foram assinados outros cinco pré-contratos (AES, Casa dos Ventos, Cactus Energia, Fortescue e uma outra empresa que pediu sigilo) e 36 Memorandos de Entendimento (MoU), todos com o objetivo de produzir e também exportar hidrogênio verde. 

Estabelecida no Brasil desde 2006, a Voltalia do Brasil é uma subsidiária do grupo francês Voltalia, que possui presença em 20 países e se dedica ao desenvolvimento de projetos e à produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Atualmente, a Voltalia do Brasil opera mais de 1500 MW de parques eólicos e solares, concentrados principalmente na região Nordeste. 

Para o governador Elmano de Freitas é mais um passo que o Governo do Ceará dá para garantir a produção de energia limpa com a possibilidade de desenvolvimento econômico e geração de emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário