quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte realizará ações no Dia Mundial de luta contra a AIDS


A Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Saúde, promoverá, na próxima sexta-feira, 1º, ações alusivas ao Dia Mundial de luta contra a AIDS. A abertura acontecerá na sede da Sesau, a partir das 9h, com a presença de autoridades municipais.
Na mesma ocasião, será realizado o lançamento oficial do projeto “Gente cuidando de gente”, que consiste na campanha de vacinação voltada para os servidores do Município. Durante o evento, será celebrado um ato ecumênico e servido um café da manhã à população presente.
O dia 1º de dezembro é mundialmente definido como o dia de combate à AIDS. A data, escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é celebrada no Brasil desde 1988 e foi pensada, diante da necessidade de agregar forças ao redor do mundo em prol da luta contra o vírus HIV. Outro objetivo deste dia é conscientizar sobre a importância da prevenção, além de reforçar o espírito de solidariedade e respeito às pessoas que vivem com a doença.
Ação na Praça Padre Cícero
Ainda no dia 1º, a partir das 15h30, acontecerá uma ação de conscientização na Praça Padre Cícero, com o apoio das instituições de ensino superior Unileão e Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN). Serão oferecidos à população serviços de aferição da pressão arterial e testes de glicemia capilar; distribuição de preservativos masculinos e femininos; palestras educativas e apresentação artística do Quarteto de Agentes Comunitários de Saúde. Às 17h, haverá apresentação da peça teatral “Auto da Camisinha”.

Silvero Pereira se apresenta na unidade Sesc do Crato com o show “Canções da minha vida”




 
Dando início à programação cultural de dezembro, a Unidade Crato do Sesc, braço social do Sistema Fecomércio-CE, recebe o artista Silvero Pereira no dia 1/12. O cearense, um dos fundadores do coletivo As Travestidas, apresenta o show Canções da Minha Vida no projeto Sesc Sonoridades. A apresentação acontece às 21 e os ingressos estarão à venda na Unidade no dia do show, a partir de 14h.
Silvero Pereira já é um velho conhecido dos palcos do Sesc, tendo participado de temporadas em shows no Palco Giratório e Mostra Sesc Cariri de Culturas. O artista volta à instituição com o show Canções da Minha Vida, onde interpreta músicas que fizeram parte da sua trajetória no teatro e na televisão. O show tem concepção, direção e interpretação do próprio Silvero, com participação do músico Rodrigo Apolinário e do DJ Fabinho Vieira e produção do Coletivo As Travestidas.

 Neste show, o ator constrói um roteiro de canções que abrilhantaram trilhas sonoras de seus espetáculos, além de músicas cantadas pela personagem Elis Miranda da novela “A Força do Querer” e tantas outras que, de alguma maneira, fizeram ou fazem parte de sua vida. O repertório passeia por composições já interpretadas por Maria Bethania, Roberto Carlos, Carmen Miranda, Belchior, Pabllo Vittar, Jair Rodrigues e muitos outros.

Barbalha disponibiliza 15 postos para cadastro no “Mais Saúde”

 
 
 
A Prefeitura de Barbalha disponibiliza atendimento em 15 postos para cadastro no programa “Mais Saúde”. Todos os moradores devem comparecer ao PSF da sua localidade, portando os seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. No caso das crianças, é necessário o registro de nascimento. Fique atento para a relação das unidades de saúde que realizam o cadastro: Arajara, Macaúba, Lagoa, Centro I e II, Vila Santo Antônio, Alto I e II. Também estão funcionando para o cadastro no programa Mais Saúde os postos do Barro Vermelho, Parque Bulandeira, Vila Santa Terezinha, Malvinas, Bairro do Rosário, Cirolândia I e II.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Açaí é na Acailândia. Pedidos: 9 9865 4516 / 9 9988 8593


A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. Encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. O açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Acontece nesta terça, audiência pública para debater implantação das salas de cinema no município do Crato.



A Secretaria de Cultura do Crato realiza hoje, dia 14, Audiência Pública onde serão tratados assuntos acerca da implantação das salas de cinema no município. A audiência será às 18h no auditório da Associação Comercial e Empresarial do Crato, localizada na Rua Tristão Gonçalves, 547.
Em maio desse ano governo do Ceará anunciou a implementação de 20 salas de cinema espalhadas pelo interior do estado. A ação faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Audiovisual e da Arte e Cultura Digital, o Ceará Filmes.
De acordo com o governador do Estado, Camilo Santana, 10 municípios serão beneficiados pela ação e o Crato, está entre os eleitos. Diante desse pressuposto a Prefeitura organizará a contrapartida de um local para implantação das salas de exibição, cujo projeto resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você.

19a. Mostra Sesc Cariri de Culturas termina nesta terça com show de Paralamas do Sucesso em Juazeiro

 
 
 
Um dos maiores encontros de culturas do Nordeste ou até do Brasil, será encerrado nesta terça-feira (13). A 19a. Mostra Sesc Cariri de Culturas mais uma vez confirmou seu poer de agregar valores artísticos, talentos culturais, comportamento, saberes, intercâmbio, troca de conhecimento, encanto, em fim um universo de elementos que juntos  esquentam o caldeirão cultural da região.
Após centenas de espetáculos, reunindo grupos do Cariri, Nordeste e todo Brasil, ações ecológicas, shows, seminários, hoje é o dia da culminância com destaque para a apresentação da banda Paralamas do Sucesso, tendo a frente o ícone do rock nacional, Herbert Viana. Seus inesquecíveis sucessos, suas letras românticas e irreverentes, seus sons e ritmos  swingados, bem brasileiros, estarão no palco, a partir das 21h, desta terça-feira, ao lado da Matriz de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Circuito Patativa do Assaré amplia chance da Mostra Sesc Cariri de Culturas




O Circuito surgiu da necessidade de democratizar as ações da Mostra Sesc Cariri de Culturas, levando espetáculos de Artes Cênicas e circenses para cidades mais distantes da região metropolitana do Cariri, objetivando fortalecer a cultura dessa região.
Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Prefeitura do Crato realiza amanhã, audiência pública com a temática: implantação das salas de cinema no município.




Audiência Pública onde serão tratados assuntos acerca da implantação das salas de cinema no município. A audiência será às 18h no auditório da Associação Comercial e Empresarial do Crato, localizada na Rua Tristão Gonçalves, 547.
Em maio desse ano governo do Ceará anunciou a implementação de 20 salas de cinema espalhadas pelo interior do estado. A ação faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Audiovisual e da Arte e Cultura Digital, o Ceará Filmes.
De acordo com o governador do Estado, Camilo Santana, 10 municípios serão beneficiados pela ação e o Crato, está entre os eleitos. Diante desse pressuposto a Prefeitura organizará a contrapartida de um local para implantação das salas de exibição, cujo projeto resulta da parceria entre a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e Programa Cinema Perto de Você.

sábado, 11 de novembro de 2017

Adiado show do cantor Erasmo Carlos em Barbalha




 Informamos que o show do cantor Erasmo Carlos foi adiado para amanhã, dia 12/11, às 21h30, no Parque da Cidade em Barbalha. A alteração aconteceu por conta de inviabilidade climática para o voo. Fique atento e aproveite amanhã a programação com a gente!

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

VEREADOR PEDRO LOBO ESTA EM BRASILIA ATRAS DE MELHORIAS PARA O CRATO




Dia bastante produtivo em Brasilia , pela manhã o vereador Pedro Lobo esteve  na Secretaria de Reodernamento Agrario, com Dra Raquel Santori e equipe, tratamos das politicas de acesso à terra, regularização fundiária e habitações rurais para o Crato e Cariri , a tarde com Devanir Garcia, coordenador da ANA- Agência Nacional de Águas, discutimos sobre o programa produtor de águas  o Crato foi selecionado em uma chamada pública da ANA , para preservação das nascentes e educação ambiental, acertamos a realização de um seminário no Crato, para o inicio do próximo ano para tratarmos do tema. Já no final da tarde estive no gabinete do Dep Guimarães tratando de emendas para o Crato e para construção da sede da Câmara Municipal.

Lenine fará hoje abertura da 19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas





Hoje  o Sesc Ceará inicia a programação da 19a Mostra Cariri de Culturas trazendo de volta ao Cariri o show do cantor Lenine, às 21h, na RFFSA no Crato. É a segunda apresentação do artista ao longo da história da Mostra. A expectativa é reunir um público de 40 mil pessoas na apresentação que é gratuita.
Também fazendo parte da programação de abertura, mais cedo, a partir das 16h, as ruas do centro comercial de Juazeiro do Norte e do Crato recebem cortejo com os grupos de tradição de toda a região do Cariri. Com o colorido, danças, cantos e performances, os artistas chamam a atenção do comércio e dão as boas-vindas ao público presente.

Comunidades rurais no Ceará receberão Estações Móveis de Tratamento de Água






O Ceará dá mais um passo importante na convivência com a seca por meio de investimentos em equipamentos para diversificação das fontes hídricas. O governador Camilo Santana entregou ontem, cinco Estações Móveis de Tratamento de Água (ETAs) para garantir água potável às cisternas de famílias das comunidades rurais do Estado em situação de emergência.
As máquinas novas foram adquiridas pelo Governo do Ceará em Israel através de convênio, e atendem a processos de dessalinização, descontaminação e purificação da água bruta.
Três dos equipamentos serão utilizados pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) em águas continentais, tratadas pelas ETAs e armazenadas nas cisternas de beneficiários do Projeto Paulo Freire. As outras duas máquinas são destinadas à Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), no tratamento de águas com altos índices de salinidade, inclusive da água do mar.
Camilo Santana destacou que a entrega das estações móveis representa mais uma experiência inovadora dentro das ações que o Estado tem procurado buscar para reforçar a Segurança Hídrica nas cidades cearenses.
“A vantagem desses equipamentos é que eles podem se movimentar para qualquer região do Ceará. Algumas máquinas ficarão com a SDA, para atender o programa de cisternas de placas, e outras com a Cagece, para atender comunidades que precisam do tratamento de água

Intercâmbio artístico na Mostra Sesc Cariri de Culturas




A Mostra Sesc Cariri de Culturas reúne artistas de todo o Brasil no interior do Ceará. O evento acontece de 10 a 14 de novembro, permitindo um intercâmbio cultural entre grupos e participantes, que se encontram em vivências artísticas diversas. 

Na 19ª edição do evento, foram selecionados 75 trabalhos de todo o país, que se unem aos grupos de tradição da região e aos shows convidados em um cenário colorido, musical e artístico. A iluminação no palco, as cortinas abrindo e o som dos aplausos de uma plateia extasiada recebem os artistas que chegam à Mostra Sesc Cariri de Culturas.

Com o passar dos anos, a Mostra vem se reinventando, estendendo a sua programação para mais cidades da região, e atingindo cada vez mais um público diverso. A pluralidade do evento têm início com a contemplação de diversas linguagens artísticas, que preenchem as ruas e espaços do Cariri com música, artes cênicas, literatura, artes visuais e audiovisual, e se estende para a escolha dos grupos.

É nesse contexto que a banda Cômodo Marfim, formada em Juazeiro do Norte, se apresenta, com expectativas de intercâmbio cultural: “Poder participar de um evento onde grandes nomes da música nacional e algumas das principais referências do gênero no qual a banda se classifica estarão presentes é de uma satisfação imensa”, é o que diz com animação Gabriel Machado, baterista do grupo.

Dia D de Campanha de Vacinação Antirrábica acontece amanhã em Crato



 O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza amanhã, sábado, 11, das 8h às 17h, o Dia D. da Campanha da Vacinação Antirrábica.
Nessa primeira etapa serão disponibilizados sete postos de vacinação: Centro de Zoonoses; Posto Teodorico Teles; Posto da Grota; Secretaria de Saúde; Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS); Mirandão, ao lado da igreja; e no Centro de Nutrição, localizado no bairro Pantanal.

A equipe da Secretaria de Saúde pede que a população leve seus animais, cães e gatos, com coleiras ou em caixas para facilitar a vacinação e informa ainda que as vacinas continuarão sendo disponibilizadas no Centro de Zoonoses, durante toda a próxima semana, das 8h às 16h.

No sábado, dia 18 de novembro, será realizada a segunda etapa da campanha.

quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Mostra Sesc Cariri de Culturas promove aquecimento na economia da região





     Os movimentos culturais, em geral, interferem de maneiras diversas nos ambientes em que se desenvolvem e, com a Mostra Sesc Cariri de Culturas, não é diferente. E em mais uma edição do projeto, de 10 a 14/11, Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e cidades circunvizinhas recebem aumento no fluxo de visitantes e artistas, que promovem o aquecimento da economia da região.
Parte do público que vai ao Cariri por ocasião da Mostra é de outras cidades e até estados de diferentes regiões do país. A vinda dessas pessoas tem proporcionado o aquecimento direto na economia, por meio do comércio de bens e turismo.  O resultado são hotéis, restaurantes, lojas e comércio, em geral, mais aquecidos.
            Estrategicamente localizado próximo ao triângulo CRAJUBAR, o restaurante “Coisas do Sertão” é um dos que celebram a chegada da Mostra Sesc Cariri de Culturas. De acordo com Elias Alves, gerente do estabelecimento, no período da Mostra Sesc Cariri de Culturas é possível mostrar o que há de melhor na gastronomia regional.  “É uma boa oportunidade de nós mostramos a nossa gastronomia, pois o movimento aumenta em torno de 20% e para isso nos preparamos com aumento da produção na cozinha e na decoração”, informou.
No segmento hoteleiro, o saldo também é positivo, pois a procura por hospedagem tanto de expectadores, quanto de artistas e de profissionais que trabalham na Mostra é o reflexo direto ocasionado pelo período. Com conceito “A” de atendimento, o hotel Iu-á, que fica em Juazeiro do Norte, celebra a ampla procura por reservas, conforme Ana Régia, gerente de contas do estabelecimento. “O evento é importantíssimo, porque representa um crescimento no percentual do hotel e no período cerca de 50% da ocupação total é somente de pessoas ligadas a Mostra”, enfatizou.

Pesquisa
O IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio), por meio da “Pesquisa Sobre o Nível Satisfação do Público, Artistas e Empresários das Ações da 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas nos Municípios do Crato e Juazeiro do Norte", confirmou a projeção de economia sobre a última edição da Mostra, em 2016.
O estudo mostrou a intenção de gastos financeiros de parte do público visitante: 510 registros foram contabilizados do total de estimado de 380.248 pessoas estimadas como público da Mostra. Destes, durante a estadia na Região do Cariri, 27,3% pretendiam gastar R$ 200; 18,2% R$ 300; outros 18,2% R$ 150; 9,1% R$ 400, 9,1% R$ 500; 9,1% R$ 50 e R$ 250 em 9,1%.
Ainda no mesmo estudo, sobre aspecto econômico na região do Cariri, 35,7% dos entrevistados acreditaram no aumento da renda e do capital circulante; 12,9% apontaram aumento do turismo; 8% em crescimento das vendas, 4,7% projetaram aumento do comércio informal e 3,6% creram no incremento da empregabilidade e outros.
            O presidente do Sindilojas do Crato, Duda Alencar, reforça que a Mostra Sesc Cariri de Culturas tem  impacto significativo na cidade. “No período da Mostra, existe um aquecimento na nossa economia com um aumento significativo de vendas, no comércio de bens, serviços e turismo, sendo em especial os setores de hotelaria e gastronomia os mais beneficiados”, explicita. Para a edição de número 19 da Mostra, cresce a expectativa de que em mais um ano a economia seja fomentada. “No Crato temos 567 lojistas sindicalizados e esperamos um crescimento maior em função da organização e da programação”, finaliza Duda Alencar.
 
Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, circo, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias.
Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.


OBS: para acesso aos espetáculos, sugerida a doação facultativa de 1kg de alimento não perecível, destinado às instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc



Serviço:
19ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 10 a 14 de novembro
Local: Região do Cariri (Polos Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda)
Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Sesc Cariri”, disponível para Android e iOS