quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vereador Pedro Lobo (PT) solicita pavimentação asfáltica de diversas ruas do bairro Muriti

Foto: Vereador Pedro Lobo (PT) na tribuna da Câmara Municipal o Crato 

Vereador Pedro Lobo (PT) solicita pavimentação asfáltica de diversas ruas do bairro Muriti

O vereador Pedro Lobo apresentou requerimento, aprovado na sessão desta terça-feira (23), solicitando à gestão municipal do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA),  a pavimentação asfáltica de várias ruas no bairro Muriti. 

As vias incluídas na proposta são: Rua Lídia Lobo, Rua Noel Lobo, Rua Assis de Melo, Rua Nossa Senhora Aparecida, Rua São Pedro, Rua Santa Luzia, Rua Luiz Gonzaga, Rua Joaquim Brasil, Rua Bela Vista, Rua Afro Tavares, Rua Paraíba, Rua Eduardo Gomes de Matos, Rua Pedro Norões, Rua Rui Barbosa, Rua Pedro Norões e Rua Professor Pedro Teles, além da Rua Francisco Esmeraldo de Melo. 

Esta medida visa melhorar a qualidade de vida dos moradores e a infraestrutura urbana do bairro.

Desde o início do atual mandato, Pedro Lobo tem se dedicado para viabilizar a pavimentação de ruas e avenidas, nas zonas rural e urbana do município do Crato, seja através de calçamento em pedra tosca ou de asfaltamento. 

Pedro não só faz a solicitação da obra, mas também atua na articulação junto aos governos estadual e federal, em busca de recursos e utiliza ainda os valores de suas emendas impositivas, com o objetivo de atender as demandas da população. 

Quando esteve na Assembleia Legislativa, Pedro  Lobo destinou parte de suas emendas para a pavimentação de vias,  melhorando a acessibilidade e valorizando áreas mais distantes da cidade.

"Ruas e avenidas calçadas e asfaltadas contribuem com o desenvolvimento da cidade e eleva a autoestima dos moradores", destaca Pedro Lobo.

Foto: Rick Montesir 

São Luiz planeja abrir mais 11 lojas até 2025 e gerar 1,1 mil empregos no Ceará

São Luiz

Legenda: São Luiz expande operações em Fortaleza e no interior com 11 novas lojas até 2025
Foto: Fabiane de Paula

Atuando com três bandeiras no mercado cearense, segundo maior grupo supermercadista do Estado quer continuar crescendo tanto na capital quanto no interior


Os 25 supermercados do Grupo São Luiz ainda estão bastante concentrados na área nobrehjhh de Fortaleza, mas a expectativa é de, até 2025, expandir as bandeiras da empresa, sobretudo a Mercadão, para demais pontos da Capital, além de incrementar a presença do supermercadista no interior do Estado.

Até o ano que vem, estão previstas as aberturas de 11 lojas do São Luiz, sendo sete da bandeira Mercadão e quatro Mercadinhos. No total, serão 100 empregos diretos em cada unidade, totalizando 1,1 mil novas vagas em todo o Ceará.

As projeções foram compartilhadas por Severino Ramalho Neto, diretor-presidente do grupo, em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste. Fortaleza deve receber a maioria das unidades do Mercadão, sendo três delas ainda em 2024, enquanto somente uma unidade do Mercadinho será aberta, na Avenida Abolição, na Praia de Iracema.

Além dos já anunciados, Ramalho Neto destaca como novidade uma unidade do Mercadão no Eusébio. A previsão é de que a loja seja inaugurada em 2025, mas o projeto ainda está "em desenvolvimento", como define o diretor-presidente do grupo, e pode passar por alterações.


Ramalho Neto confirmou que estão previstas seis novas lojas do Mercadão São Luiz neste ano, mas conforme adiantado pelo Diário do Nordesteo grupo deve abrir uma sétima unidade, na Avenida Borges de Melo, no bairro Parreão, em Fortaleza.

Com as inaugurações previstas, a expectativa é de que o Grupo São Luiz mais do que dobre, em 2024, a atual quantidade de Mercadões existentes no Estado: cinco ao todo, sendo três em Fortaleza (DunasRioMar Kennedy e Av. Washington Soares) e um no Crato — o primeiro da bandeira no Ceará — e outro no Maracanaú, inauguração mais recente da empresa.

Embora esteja em segundo plano nas inaugurações, o Mercadinho é o principal responsável pela operação da empresa. Ao todo, são 19 lojas da bandeira, sendo a maioria delas na capital cearense. Crato, Eusébio, Juazeiro do Norte e Porto das Dunas concentram outras unidades.

Mercadão São Luiz
Legenda: Mercadão São Luiz: focado em menor diversidade de produtos e mais descontos ao consumidor
Foto: Fabiane de Paula

MUDANÇAS ACELERADAS DE MERCADO

No mais recente ranking divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o São Luiz figura como a segunda maior rede supermercadista do Ceará, atrás apenas do Cometa Supermercados. O faturamento do grupo, em 2023, foi de cerca de R$ 1,35 bilhão, puxado principalmente pelas mudanças na tradicional bandeira de Mercadinho, já consolidada para o consumidor.

A bandeira Mercadão é, atualmente, a responsável pela expansão do São Luiz tanto em Fortaleza quanto em demais cidades, como Maracanaú e Crato, que já contam com estabelecimentos do gênero. Segunda marca mais nova do grupo, Ramalho Neto afirma que o modelo dela surgiu como uma espécie de "empreendedorismo de necessidade" quando, em três anos, três atacarejos abriram estabelecimentos no Cariri.

"Um atacarejo foi inaugurado em 2009, e no ano seguinte, inaugurou um Assaí. No outro ano, um Maxxi Atacado. Ficamos em uma região onde estávamos praticamente sós. Entraram três atacados multiplicando por 100 o metro quadrado disponível para o cliente. Isso fez com que a nossa loja do Crato encolhesse. A gente sabia que o nosso produto para aquela concorrência e aquele público não fazia sentido, precisávamos nos reinventar. Aí nasceu o Mercadão. Nasceu de uma necessidade que falasse a linguagem objetiva do consumidor daquela região em que estávamos presentes", pontua.

A estratégia do Grupo São Luiz, como explica o diretor-presidente, foi converter a loja no Cariri para Mercadão, em meados dos anos 2010, em um modelo intermediário entre o supermercado tradicional e o atacarejo, que não encontra parâmetro no mercado local.

O Mercadão é uma loja preparada para dar descontos, como outlets e atacarejos. É uma loja de sortimento limitado, que busca volume, foi exatamente essa a nossa forma. Diminuímos a quantidade de itens, aumentamos a quantidade de mercadorias para o cliente perceber um valor naquilo que ele estava buscando, na verdade, o preço. Fizemos também pelo desenvolvimento desse modelo.
Severino Ramalho Neto
Diretor-presidente do Grupo São Luiz

Ramalho Neto acrescenta que o formato do Mercadão pode ser aplicado em qualquer bairro de Fortaleza, assim como em qualquer cidade do estado, diferente do Mercadinho, focado em áreas mais nobres, contribuindo para a melhor disposição geográfica e posicionamento estratégico da marca no segmento supermercadista cearense.

Severino Ramalho Neto
Legenda: Severino Ramalho Neto, diretor-presidente do Grupo São Luiz, mostra possíveis áreas de expansão em Fortaleza
Foto: Fabiane de Paula

"Desenvolvemos um produto que pode estar em toda Grande Fortaleza. Inauguramos em Maracanaú, ainda temos outro Mercadão no Eusébio, vamos inaugurar na Caucaia. O Mercadão abre também o interior do Estado. O modelo que estamos levando para Sobral (Mercadinho) é o mesmo que foi aplicado em Juazeiro do Norte. Temos duas lojas do Mercadinho lá, vamos abrir provavelmente esse ano mais uma loja do Mercadão e duplicamos a loja do Crato", prospecta.

MINI: RETORNO ÀS ORIGENS

Enquanto se expande com força no Mercadão, mas mantém as aberturas de Mercadinho, o São Luiz investe em uma terceira bandeira: o Mini. Atualmente, há apenas uma loja do segmento, nas proximidades da Avenida Beira-Mar, na Praia de Iracema, e é focado em mercado de conveniência, como supermercado de proximidade.

Trata-se da primeira grande cearense do setor supermercadista a investir no setor, que cresce exponencialmente no Centro-Sul do Brasil com bandeiras locais e internacionais. Para Ramalho Neto, isso representa a mudança nos hábitos dos consumidores, que necessitam de soluções mais personalizadas.

Além disso, o investimento na bandeira Mini, que seguirá — pelo menos por enquanto — como a única do São Luiz por se tratar de um modelo experimental, remonta ao início das operações do grupo, como pequeno mercadinho de bairro há 98 anos.

"Não somos nós quem mudamos, é o consumidor, e temos que ter o produto certo para eles. A entrada do atacarejo, praticamente a substituição dos hipermercados. O varejo tenta se encaixar nas novas necessidades do consumidor, e dentro das grandes cidades, a proximidade passa a ser um fator decisório, com os supermercados e as lojas de conveniência. É um modelo que cresce muito", aponta.

É um mercado que não pode ser negligenciado e estamos desenvolvendo o produto, que é o Mini. É o mercado de proximidade, que olha para os quarteirões em volta. O Mini nada mais é do que voltarmos à nossa origem de mercadinho, que nasceu exatamente assim, em um posto de combustíveis. Era um mercadinho, mas foi crescendo e mantivemos a marca pela identidade com o cliente.
Severino Ramalho Neto
Diretor-presidente do Grupo São Luiz

Mercadinhos São Luiz
Legenda: Principal bandeira do grupo, Mercadinhos São Luiz deve encerrar 2024 com 23 lojas no Ceará
Foto: Ismael Soares

Questionado sobre a possibilidade de se tornar a maior rede em faturamento no Estado, o diretor-presidente do São Luiz afirmou que não existe a pressão para tornar essa meta uma realidade, mas sim para continuar mantendo os bons indicadores de produtividade.

"Temos a expectativa — e somos — a rede mais produtiva. Não é por vaidade, mas sim por necessidade. Nosso metro quadrado vende mais, nosso funcionário vende mais. Esse é um indicador que usamos constantemente para que nos oriente e nos mova. Temos que ter uma produtividade acima do mercado"


Fonte: Diário do Nordeste 

Semana Mundial de Vacinação: Saúde do Ceará realiza eventos sobre importância da imunização em todas as idades


O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), realiza, até o próximo dia 26 mobilizações e eventos para promover a Semana Mundial de Vacinação, inspiradas em iniciativas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A programação começou no último sábado (20) com o Dia D de vacinação.

Hoje, acontece o segundo dia do Simpósio sobre a Importância da Vacinação em todas as idades. O Calendário Nacional contempla 20 imunizantes que protegem os brasileiros em todos ciclos de vida, considerando o público de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. 

Além da dose contra influenza, os cearenses podem atualizar o calendário nacional de vacinação, considerando a própria faixa etária, e conferir quais imunizantes devem tomar. 

O secretário Executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), Antonio Lima Neto, ressaltou o alerta para que os responsáveis por crianças que tenham entre 6 meses e 14 anos as levem para tomar a vacina contra influenza.

Pioneiro no Brasil, Ceará facilita abertura de empresas por meio de aplicativo de mensagem



O Ceará é o primeiro estado do Brasil a disponibilizar a abertura de empresas por meio do WhatsApp, um aplicativo de mensagem. O serviço, chamado de “Empresa Mais Simples: Abre no Zap”, foi lançado pelo Governo do Estado, na manhã de hoje. 

O lançamento ocorreu durante reunião do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas do Ceará, no Palácio da Abolição, com a presença do governador Elmano de Freitas, além de outras autoridades.

A inovação é uma ampliação do Programa Empresa Mais Simples, conduzido por meio da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE).

O governador Elmano de Freitas destacou que a iniciativa representa desburocratização para entregar facilidade e eficiência aos empreendedores cearenses.

Crato discute construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, iniciou as discussões para construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos - PMRH. Houve reunião, nesta terça-feira, 23, no CAC, com diversas instituições governamentais e não governamentais ligadas direta e indiretamente à temática. Participaram também instituições de ensino, organizações da sociedade civil e o Comitê da Bacia do Salgado.

O Secretário da pasta, Givaldo Gonçalves, destacou que o plano municipal visa aussegurar recursos hídricos à sobrevivência humana, à produção rural e ao desenvolvimento do Crato e de toda a região do Cariri, sobre o alicerce da sustentabilidade. Será desenvolvido em etapas, a partir do diagnóstico da atual situação hídrica, considerando a disponibilidade de água e o processo de desertificação do solo, por exemplo.

Depois, um prognóstico, com a projeção futura da oferta e da demanda hídrica, num período de 10 a 30 anos. Finalmente, um plano de ações, executado junto a grandes parceiros, como o Comitê da Bacia do Salgado. A propósito, o Plano Hidrográfico da Bacia do Salgado, já aprovado, norteou as discussões para construção do Plano Municipal de Recursos Hídricos do Crato.

Vale ressaltar que as discussões focaram na água bruta, que corre nos rios, açudes e nascentes. Além disso, o PMRH será integrado ao plano de saneamento básico, às políticas ambientais e de desenvolvimento urbano, dentre outros instru


terça-feira, 23 de abril de 2024

Saúde do Município reúne profissionais dentistas e ASB e reafirma garantia de repasse

Sempre com disposição ao diálogo, após rumores de paralisação, a Secretária de Saúde do Crato, Marina Feitosa, juntamente com a secretária Adjunta Milenna Alencar, estiveram reunidas nesta segunda-feira, 22, com os profissionais da odontologia e as Agentes de Saúde Básica, para fortalecer o compromisso dos repasses dos profissionais, garantidos através de lei.

A secretária destacou a importância das melhorias no processo de trabalho, para o bom desempenho das atividades laborais, valorização, entre outras pautas relevantes, destacadas pelos profissionais durante o diálogo. Na reunião, ficou esclarecido que o referido pagamento dos profissionais será creditado na folha. "As garantias aos profissionais já estão garantidas em lei", disse Milenna. Também participou da reunião com os profissionais o Procurador do Município, Rennan Xenofonte.

A secretária enfatizou que a pasta sempre estará aberta ao diálogo com os profissionais, no intuito de promover o encaminhamento dos processos que possam garantir a atuação dos profissionais do atendimento odontológico no município, sem causar nenhum transtorno à população.


segunda-feira, 22 de abril de 2024

Nos 7 anos da Areninha do Seminário, vereador Pedro Lobo (PT) reafirma apoio ao esporte cratense

Foto: Vereador Pedro Lobo com Ronaldo Angelim (atleta, ex-Flamengo) e Sinésio Sousa (comentarista esportivo)


Foi prestada, durante as comemorações, justa homenagem ao jogador de futebol profissional da cidade do Crato, Valdir (em memória) 

O vereador e pré -candidato a prefeito do Crato, Pedro Lobo (PT), participou das comemorações do aniversário de sete anos da Areninha Antônio Anduià de Sousa ( Areninha do Seminàrio), na manhã deste domingo (21) quando reafirmou a disposição e o interesse  de continuar apoiando o esporte cratense. 

Com a coordenação da Associação Esportiva da Encosta do Seminário (ASEESEM) e de Jean Bala, ex-atleta de futebol profissional e presidente da entidade, a programação atraiu um bom público, inclusive a presença da imprensa esportiva e de personalidades, como o ex-atleta do Icasa, Ceará, Fortaleza e Flamengo, Ronaldo Angelim. 

Foi realizado um torneio entre quatro equipes e prestada uma justa homenagem, em memória, do ex-atieta de futebol Valdir.  Ele era natural da cidade do Crato e atuou por vàrias equipes do futebol cearense, como Guarany de Sobral, Fortaleza e Tiradentes. 

Pedro Lobo dedica grande parte das ações do seu mandato para o setor esportivo, principalmente o esporte comunitário. 

O trabalho e a presença constante em eventos esportivos,  destinando emendas impositivas e apoio logístico, acabou rendendo ao parlamentar o reconhecimento de vereador do esporte. no município do Crato. 

O mandato de Pedro Lobo contribuiu também, junto a parceria do Governo do Estado com a Gestão Municipal, para a instalação das areninhas do Seminário, do Muriti e das mini areninhas da Vila São Bento e do Conjunto Filemon Limaverde (MCMV II).