domingo, 27 de novembro de 2016

Vasco da Gama retorna pra elite

Após a vitória de 2 a 1 diante do Ceará Sporting Club, na tarde deste sábado, no Maracanã lotado, o Clube de Regatas Vasco da Gama, consolidou o seu retorno à primeira divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. No começo do jogo parecia que não ia dar certo. O Ceará criava jogadas e conclusões mais perigosos aí gol de Martins Silva que realizou grandes defesas. Mas quando Eduardo teve oportunidade ficou impossível a defesa do uruguaio. No segundo tempo, ressurgiu o Vasco, que ganhou fama de ser o time da virada. Tallys aos 2 min e aos 4 min encheu os vascaínos de alegria . A vitória marcou a volta do time da cruz de malta a elite do futebol

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A pedido do vereador eleito Pedro Lobo (PT) o deputado estadual Santana (PT) garante para o Crato uma UBS e uma ambulância



No começo desta semana, o Vereador eleito e presidente do Partido dos Trabalhadores – PT / diretório municipal do Crato,  Pedro Lobo, esteve em Fortaleza mantendo contatos a procura de garantir apoio aos seus projetos,  que têm como objetivo conquistar investimentos na área social para o Município .   Na capital,  Pedro Lobo além da conversa que manteve com Fernando Santana,  Secretário Adjunto do governador  Camilo Santana,  também foi recebido pelo Deputado Estadual  Manoel Santana – PT.

O parlamentar caririense, que nas eleições de 2014 contou com o apoio de Pedro Lobo e recebeu quase dois mil votos  dos cratenses,  garantiu a pedido do  vereador eleito a construção de uma Unidade Básica de Saúde –UBS  e o envio de uma  ambulância, que reforçarão os serviços de saúde  no município do Crato. 

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Vereador eleito Pedro lobo se reuniu com secretário Fernando Santana




O Vereador Eleito da cidade do Crato Pedro Lobo, esteve reunido com o secretario santana  em pauta evento que será realizado em dezembro, "Encontro regional de acesso a terra, assistência técnica e sucessão rural".


Fonte:  Blog do Gesso

Líder político Márcio Bilhar e Recepcionado no Crato

,



Acompanhado da Equipe de Transição da Sucessão cratense, o Empresário Márcio Bilhar retorna a Cidade e é recepcionado pelos Amigos Marilza (Técnica da Secretaria de Saúde do Estado), Karine Feitosa (Pedagoga), Otonite Cortez (Ex-Reitora da URCA), Carlos Eduardo, Felipe Correia e Rondinele Brasil (Assessores do Deputado e (Prefeito Eleito do Crato Zé Ailton Brasil) e amigos
sempre carismático, simples e atencioso Márcio Bilhar visita e prestigia os seus Amigos Cratenses.


Zona azul vai deixa de funcionar nesta Quinta-feira no Crato




Comunica a polução em geral e usuários de veículos automotores que a partir de amanhã dia amanhã (24), o serviço de zona azul no perímetro demarcado está extinto até posteriores deliberações, causando com isso a desobrigação do usuário da via a pagar pelo serviço. Informamos ainda que a Procuradoria do Município está ultimando  as devidas providências para a regularização o serviço.

SESP EM CRATO, 23 DE NOVEMBRO DE 2016. 

Wladimir Carvalho Ibiapina - Secretário de Segurança Pública e Cidadania e Trânsito.
,

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Arnon define nomes para Comunicação, Cultura e Procuradoria

Jornalista Elisângela Santos responderá pela Comunicação
O prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB), já definiu os primeiros nomes à compor seu secretariado. As áreas de Comunicação, Cultura e Procuradoria já possuem seus respectivos titulares. Uma fonte ligada a Arnon Bezerra revelou ao Por Dentro do Assunto que as escolhas acontecem após uma série de sondagens realizadas não apenas pelo próprio Arnon, mas, também, por familiares e correligionários que detém da plena confiança do futuro gestor. No seio familiar, conforme a fonte, os filhos Pedro e Isabela teriam importante papel na análise dos nomes avaliados por Bezerra.

Embora o anúncio oficial não tenha data para acontecer, a reportagem apurou que a jornalista Elisângela Santos, ex-Diário do Nordeste, deve assumir o comando da assessoria de Comunicação do município, acumulando, ainda, o trabalho de Relações Públicas do governo. O convite feito à ela teria sido aceito no final da semana passada. Há dúvidas, no entanto, em relação ao cargo. Há quem afirme o interesse do prefeito eleito em criar uma nova pasta, a de Comunicação e Mobilização Social. Caso aconteça, a jornalista seria nomeada titular do setor, deixando a função de assessora para exercer o cargo de secretária.  
Alemberg Quindins assumirá a Cultura
O setor da Cultura deverá ficar sob a responsabilidade de Alemberg Quindins, diretor-presidente da Fundação Casa Grande, de Nova Olinda. Alemberg, inclusive, faz parte do grupo de transição de governo criado por Arnon Bezerra. A fonte ouvida pelo Por Dentro do Assunto, que prefere não ser identificada, disse que Arnon chegou a comentar com a filha Isabela sobre seu interesse em convidar Quindins para o cargo. O apoio da filha teria sacramentado o interesse do prefeito eleito. 
Nildo Rodrigues

Já a Procuradoria do município poderá ficar sob o controle do advogado Nildo Rodrigues. Foi apurado que o prefeito eleito teria interesse em nomeá-lo para a Chefia de Gabinete. Caso isso aconteça, o procurador poderá vir a ser o também advogado Bernardo Oliveira. 

A reportagem tentou conversar com o prefeito eleito para confirmar a escolha dos nomes citados. As ligações feitas para o celular de Arnon Bezerra, no entanto, não foram atendidas.
 
 
Blog Por Dentro do Assunto

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Alceu Valença encerra Mostra Sesc Cariri de Culturas com show em Barbalha


Alceu Valença

Após cinco dias de efervescência cultural, a 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas encerra sua programação com show do cantor e compositor nato, Alceu Valença, um dos maiores ícones da música do Nordeste do Brasil. O show acontece em Barbalha, nesta terça-feira (22), a partir das 20h30. Assim como toda a programação da Mostra, a apresentação é gratuita, mas o Sesc sugere a doação de 1kg de alimento não perecível, destinado às entidades beneficiadas pelo Programa Mesa Brasil Sesc.
No palco, Alceu apresenta momentos das muitas etapas de sua trajetória com inesquecíveis clássicos dos anos 70, como “Táxi Lunar”, numa parceria com Geraldo Azevedo e Zé Ramalho. Passeando pelas memórias musicais dos anos 80, é a vez de iniciar uma sequência de clássicos populares: “Tropicana”, “Como Dois Animais”, “Cavalo de Pau”, “Pelas Ruas Que Andei”, “Anunciação”, canções que marcaram gerações e transformam Alceu num dos mais vigorosos autores da canção popular brasileira de seu tempo. Amor e sedução ganham notoriedade nas peles morenas e domingos azuis dos anos 90 com “Belle de Jour”. E, claro, o primeiro sucesso de massa do cantor, “Coração Bobo”, canção que o levou ao topo das paradas com sua sonoridade agrestina, enriquece o show no cariri.
Sem perder a conexão com a tradição, Alceu apresenta a recriação de um módulo de canções de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, pilares da construção da identidade musical nordestina. É por tudo isso e muito mais que as criações e interpretações valencianas encerram a Mostra Cariri de Culturas e deixa saudade em seus espectadores e artistas.

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas

Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Cultural é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, a Mostra se transforma em cenário para apresentações de espetáculos de teatro, dança, exposições, shows, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.
A Mostra Sesc Cariri de Culturas não tem caráter competitivo e se apresenta como espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas, com a proposta de intercâmbios interdisciplinares para desenvolvimento de projetos colaborativos nas mais variadas categorias. Os artistas que chegam de todas as regiões do Brasil veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio e beber na rica fonte cultural caririense. Dos 71 grupos participantes, 29 são do Ceará, o que reforça a missão da Mostra em promover a valorização dos talentos locais.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc, cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.
SERVIÇO
Encerramento 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas - Show Alceu Valença
Local: Barbalha
Horário: a partir das 21h
Informações: (88) 3586.9163 / 3587.1065

domingo, 20 de novembro de 2016

Confira a programação da 18a Mostra Sesc Cariri das Artes para esta segunda feira

Data: 21/11
Horário: 8h30
 Abertura - “As mudanças culturais no Cariri: um cenário de transformações e novas perspectivas”
Data: 21/11
Horário: 9h
Participantes:
Regina Pinho – Diretora Regional Sesc Ceará (Sesc e as mudanças culturais)
Patrício Melo – Reitor URCA
Francisco do O' de Lima Júnior – Vice-Reitor URCA
Robson Almeida – Pró-Reitor de Cultura da UFCA
Fabiano dos Santos – Secretário de Cultura do Estado do Ceará
Mediador: Pablo Manyer – URCA
Mesa 2 – Equipamentos Culturais no Cariri
Data: 21/11
Horário: 14h
Participantes:           Eduardo Saron – Itaú Cultural
                          Gilberto Freyre Neto – Cais do Sertão
                          Paulo Linhares – Instituto Dragão do Mar
                          Alemberg Quindins – Fundação Casa Grande
Mediadora: Carolina Campos – URCA
Mesa 3 – Memória e Patrimônio
Data: 22/11
Horário: 9h
Participantes:
Paulo Knauss – Museu Histórico Nacional
Márcio Harum – Centro Cultural São Paulo
Carvalho Araújo – Arquitetura e Design
Mediador: Pablo Manyer – URCA
Mesa 4 - Cultura Popular, Religiosidade, Meio Ambiente, Gastronomia e Artesanato
Data: 22/11
Horário: 14h
Participantes:
Fátima Pinho – URCA / Religiosidade
Marcelo Moura Fé – URCA / Meio Ambiente
Fátima Farias – UFC / Gastronomia
Adélia Borges – Design e Artesanato
Mediadora: Carolina Campos – URCA
Encerramento: Cariri. A força da cultura e o projeto do Centro Cultural do Cariri
Eudoro Santana – Iplanfor
SERVIÇO
Seminário Arte e Pensamento
Local: Teatro Sesc Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443 - Crato)
Período: 21 e 22/11
Informações: (88) 3586.9154
18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 18 a 22 de novembro
Local: Região do Cariri
Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS

Martinho da Vila abreiu a 18a ostra SESC em Crato. 'Canta, canta minha gente, deix a tristeza pra lá. Canta forte , canta alto que a vida vai melhorar

sábado, 19 de novembro de 2016

Adolescente foi assinado em Crato, na noite desta sexta-feira



O crime aconteceu na noite desta sexta-feira no Bairro Mutirão. segundo informações, duas pessoas em uma moto chegaram logo atirando contra a pessoa de Wesley da Silva Ribeiro,16 anos,  que foi morto com tiros na cabeça. O crime aconteceu na Rua Saturnino Candeia. 




Fonte  /  Blog do Gesso
 

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Prefeito eleito de Juazeiro já tem certo 50% do secretariado

Política. Pela primeira vez desde a eleição de 2 de outubro, o prefeito eleito de Juazeiro do Norte, Arnon Bezerra (PTB) falou sobre seu futuro secretariado. Sem citar nomes ou indicações, Arnon assegurou que já tem cerca de 50% do nomes que, assim como ele, devem assumir no dia 1º de janeiro de 2017.

Nesta terça-feira (15), o prefeito eleito disse em entrevista na Rádio Padre Cícero, que não pretende trazer nomes de fora para compor o governo e destacou que nem todos os 50% que estão definidos sabem do convite a ser feito. O convite será feito até o final do mês e o anúncio do secretariado deve ocorrer até a primeira quinzena de dezembro.

"O bom é que estou percebendo o entusiasmo dessas pessoas que irei convidar. Maioria delas não sabem ainda que farei o convite, mas nota a empolgação com o novo governo que irei implantar em Juazeiro a partir de 2017", revelou.


TRANSIÇÃO
Arnon também disse que o fato da equipe está trabalhando na transição do governo municipal, não significa que todos serão secretários. "Essa questão está bem clara e nem mesmo essas pessoas falam em ser secretários. Estão trabalhando pelo bem de Juazeiro, sem apego a cargos. O fato é que em breve, muito em breve irei anunciar toda equipe até para que ninguém seja pego de surpresa e possa se programar para assumir a pasta", concluiu o prefeito eleito.                      
(Blog do Flávio Pinto)

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Martinho da Vila abre a 18ª Mostra Sesc Cariri de Cultura nesta sexta-feira



Martinho da Vila

Nesta sexta-feira (18), o Sesc Ceará dá início a 18ª Mostra Cariri de Culturas com o show de Martinho da Vila, às 21h, na RFFSA do Crato. Matinho irá se apresentar pela na Mostra, que marca as comemorações dos 100 anos da história do samba no Brasil.
Mais cedo, a partir das 17h, nas ruas do centro comercial de Juazeiro do Norte, um cortejo com grupos de tradição da região do Cariri inicia as atividades da Mostra, dando as boas-vindas ao público. Ainda no primeiro dia do projeto, os músicos Waldonys e Marcos Lessa se apresentam, a partir das 21h, na cidade de Santana do Cariri.
No Crato, Martinho da Vila apresenta repertório com os hits do último trabalho, intitulado "De Bem Com A Vida", lançado no último mês de agosto. O trabalho é o primeiro álbum com músicas inéditas, em 9 anos. No show, o público também acompanha clássicos, que marcaram a carreira do artista de 78 anos, como "O Pequeno Burguês" e "Mulheres".
O artista alavancou a batucada dos morros cariocas ao status de música popular brasileira como, parte intrínseca à cultura do País, que por sua vez ganha espaço na Mostra Cariri de Culturas.
 Cortejo Tradição
No cortejo, 10 grupos abrem a programação pelas ruas de Juazeiro do Norte, reforçando o destaque da cultura popular, que sempre esteve presente na Mostra Sesc Cariri de Culturas. Desde a sua primeira edição, em 1999, os Mestres da Cultura têm espaço garantido na programação da Mostra, para transmitir alegria, conhecimentos e saberes ao público. Em 2016, o núcleo de tradição reúne 105 grupos da região e cerca de 1.400 brincantes.
 Show Waldonys
 O cantor e compositor cearense Waldonys apresenta seu novo trabalho, intitulado “Meu Ninho”, além de levar ao Cariri desde canções tradicionais do forró de Luiz Gonzaga a suas novas músicas de trabalho. O artista se apresenta ainda na cidade de Aurora, no sábado (19/11).
 Marcos Lessa
Além de Santana do Cariri (18/11), o músico se apresenta ainda nas cidades de Aurora (19/11) e Crato (20/11). Para o Cariri, o jovem intérprete e cantor leva o novo álbum, intitulado “Entre o mar e o sertão”. Marcos Lessa surgiu para o grande público através do programa de televisão “The Voice Brasil” e logo conquistou crítica e espectadores. Sua voz é marcada pela concisão e estilo ao interpretar músicas de nomes como Gonzaguinha, Milton Nascimento, Emílio Santiago, entre outros tantos.
SERVIÇO
Abertura 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Dia: 18/11
Cortejo de Tradição
Local: Centro Comercial de Juazeiro do Norte
Horário: a partir das 17 horas
Abertura oficial - Show Martinho da Vila
Local: RFFSA Crato
Horário: a partir das 21h
Shows Waldonys e Marcos Lessa
Local: Santana do Cariri
Horário: a partir das 21h
- Acesso: doação facultativa de 1kg de alimento não perecível, destinado às instituições cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc 
 
 
 
 
Fonte  /  Blog do Flavio Pinto News 

Mostra Sesc Cariri de Cultura movimenta a economia da região



Mobilizando grupos artísticos, profissionais e espectadores, há 18 anos a Mostra Sesc Cariri de Culturas gera um aumento de fluxo de visitantes nas cidades que recebem a programação realizada pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc. E, em tempos de instabilidade econômica, o período é visto pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo como uma oportunidade de incrementar as vendas.
Em 2014, por exemplo, 26% dos participantes da Mostra Sesc Cariri de Culturas eram de lugares fora da região, sendo destes 12% de outros estados. Segmentos como alimentação, hospedagem, passeios e compras são apontados pelos participantes da Mostra como os mais estimulados. É o que aponta a pesquisa “Mostra Sesc Cariri de Culturas: perfil do público”, publicada em 2015 e realizada pelos pesquisadores José Robson de Almeida e Clarissa Alexandra Semensato, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A pesquisa revela ainda que o impacto da Mostra sobre a imagem do Cariri, bem como o turismo e o comércio, é considerado positivo pela maioria dos envolvidos na programação.  Nitalma Mendonça, proprietária do Panorama Hotel, em Juazeiro do Norte, aponta que o período da Mostra Cariri só perde para o das romarias. “Nos dias em que a Mostra acontece, ficamos com 80% de nossa capacidade. Em dias comuns, são 50%. Nas romarias, fica tudo lotado”, enfatiza.
Dona Nem é uma das donas do Restaurante Guanabara, no Crato. Participando desde o primeiro ano da Mostra, em 1999, ela conta que seu ponto é frequentado por artistas e pelo público que acompanha a programação. “Como aqui funciona 24h, as pessoas podem vir a qualquer hora, que estaremos sempre prontos para recebê-los bem”, afirma.
Ambas sabem que a Mostra é uma porta de entrada para o retorno deste público em outras ocasiões. É Nitalma quem conta o segredo: “Nos empenhamos em atender da melhor forma possível”.
Em 2016, a Mostra Sesc Cariri de Culturas acontece de 18 a 22 de novembro, com a expectativa de que cerca de 450 mill pessoas possa conferir a programação e movimentar, mais uma vez, a economia da região. As atividades são gratuitas e podem ser conferidas no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.
SERVIÇO
18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Período: 18 a 22 de novembro
Local: Região do Cariri (Cidades polo: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Brejo Santo, Araripe e Altaneira)


Programação: Site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS

Homicídio no Bairro seminário no Crato



Mais um homicídio na cidade de Crato. Um rapaz até o momento identificado como Natan foi morto com vários tiros no 'bar do paulista' que fica na rua Lavras da Mangabeira no Bairro Seminário.
A vítima  foi morta com 16 tiros.





Fonte /  Blog do Gesso

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Policiais civis encerram greve


  A assembleia dos policiais civis ocorreu na noite de ontem, nas proximidades do Palácio da Abolição, onde os policiais estão acampados
A decisão ocorreu em assembleia que se estendeu por cerca de duas horas e foi realizada ao lado do Palácio da Abolição  As barracas e cadeiras foram retiradas da Avenida Barão de Studart pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Ceará (Sinpol-CE). De acordo com o presidente do Sinpol-CE, Lucas Oliveira, a categoria decidiu encerrar a greve para tentar avançar nas negociações com o Governo do Estado. "A população estava sofrendo com a paralisação e o governo se mostrou intransigente e não abriu diálogo. Também havia a determinação judicial pelo fim da greve. Esperamos que agora com o fim do movimento as negociações avancem e a categoria consiga as melhorias pelas quais estamos lutando". Os policiais civis já haviam entrado em greve em setembro e retornaram às atividades depois que o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) decretou a ilegalidade da paralisação e fixou multa para os diretores do Sindicato e demais policiais civis que continuassem sem trabalhar. Diante da decisão judicial, o movimento foi encerrado. No entanto, no dia 27 de outubro, em nova assembleia, inspetores e escrivães decidiram parar novamente. Um dia depois, a Justiça entendeu que a greve era a mesma e aumentou o valor da multa para os grevistas. Mesmo com a nova liminar, a categoria decidiu manter a paralisação e o acampamento no entorno do Palácio da Abolição. A administração da Polícia Civil denunciou os policiais em greve à Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) para apurar supostas transgressões disciplinares.



Diário do Nordeste

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

CRATO: Vereador eleito Pedro Lobo confirma que é candidato a Presidente da Câmara Municipal


Nesta sexta / No Crato, Frente Popular agenda manifestação contra Governo Temer


O Cariri na agenda nacional de paralisação contra as medidas do Governo Temer.
Nesta sexta-feira, dia 11, os movimentos sociais, estudantes e partidos de oposição ao governo do presidente Michel Temer realizam paralisações e manifestações para impedir as medidas consideradas contrárias ao interesse da população brasileira.
Entre as medidas denunciadas pelos manifestantes estão a Proposta de Emenda Constitucional que estabelece o congelamento dos gastos públicos por 20 anos, a conhecida PEC 241 e agora 55 no Senado Federal; a Medida Provisória 746 da reforma do ensino básico; a proposta de reforma da Previdência que quer aumentar a idade para aposentadoria; o projeto de reforma trabalhista que propõe a ampliação da terceirização, a eliminação de direitos como 13º salário e férias remuneradas e aumento da jornada de trabalho; a quebra do monopólio da Petrobras na exploração do Pré-sal que destina recursos para o financiamento da educação e da saúde.
No Cariri, as entidades organizadas na Frente Brasil Popular programaram o protesto para a Praça Siqueira Campos, em Crato, a partir das 9 horas e contarão ainda com a participação de artistas, professores de universidades, lideranças políticas, trabalhadores rurais e servidores públicos em greve. 
 
 
 
 
Fonte /  Flavio Pinto News

Mulher foi morta em Farias Brito




Por volta das 20:30 na rua ana de Sousa Lacerda 88 fora vítima de 04 disparos de arma de fogo a jovem Daniele Gonçalves Silva 23 anos a mesma foi socorrida mas veio a óbito no hospital da  cidade apos diligências feita por o destacamento local chegou  ao acusado que foi preso em flagrante sendo ele Francisco Tavares da Silva 30 anos o mesmo foi matar o irmão da vítima que teria um caso com sua ex esposa de nome nilda testemunhas e acusados foram encaminhados para regional do crato para realização dos procedimentos.
Daniele Gonçalves tinha dois filhos




Fonte  / Blog do Gesso

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Prefeito eleito do Crato Ze Ailton visitou algumas obras

 


O Prefeito Eleito da Cidade de Crato Deputado Zé Ailton Brasil, juntamente com secretário adjunto das Cidades, Quintino Vieira, e o coordenador de operações setoriais do Banco Mundial, Paul Procee, estiveram  visitando os equipamentos e as obras realizadas pela Cidades em parceria com o Banco Mundial.
De acordo com Marília Gouvêia, coordenadora da Unidade de Gerenciamento de Projetos da Região do Cariri Central da SCidades, o primeiro dia de missão técnica foi produtivo para que o banco pudesse acompanhar o andamento de obras que estão recém concluídas e em fase de finalização, como as do bairro Seminário, no Crato, e obras no município de Jardim.
Bairro do Seminário
No Crato, foi visitado pela comitiva as intervenções realizadas no bairro do Seminário, que beneficiou mais de 12.500 pessoas através de um investimento total de R$ 51,7 milhões. Estiveram presentes além da comitiva técnica da SCidades e de representantes do Banco Mundial, o prefeito eleito do Crato, Zé Ailton Brasil.
As obras de urbanização foram executadas através do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, da Secretaria das Cidades. Dividido inicialmente em duas etapas, a obra contemplou 14,3 hectares com serviços de contenção da encosta, terraplanagem, recomposição da vegetação, 16km de drenagem e esgotamento sanitário.
No bairro, ainda pelo projeto, também foi construída uma via paisagística com extensão de 1,2km, iluminação adequada, paisagismo, passeios acessíveis, sinalização e espaços de contemplação da paisagem, de lazer e atividades esportivas.
Estação de Tratamento de Esgoto
A equipe de técnicos das  Cidades e representantes do banco também foram acompanhar as obras da Estação de Tratamento de Esgoto que está em processo de finalização e que irá atender o esgotamento do Bairro do Seminário.
 

Mototaxista foi morto em Juazeiro do Norte


Por volta das 18h3min  chegou ao conhecimento da ciops que no cruzamento da Av. Castelo Branco com Rua São Benedito houve disparos de arma de fogo e que teria um, moto táxi lesionado no local fato constatado pela composição da RD 1277  Segundo informações colhidas no local a vítima Joao Claudino Leite Neto, 37 anos  residente na rua Valderi Furtado Leite nº 100 Bairro limoeiro foi socorrido por populares para o Hospital Regional do Cariri e que o agressor chegou em uma moto cor preta trajando um blusão cor cinza e capacete e efetuou vários disparos na vítima que foi lesionada com oito disparos indo a óbito no Hospital regional.

Diretoria do Guarani de Juazeiro anuncia a contratação de mais dois reforços

Carlinhos e Jacaré são reforços do Leão (Foto: Divulgação)
Carlinhos e Jacaré são reforços do Leão (Foto: Divulgação)
Enquanto tenta renovar os contratos do elenco campeão da Fares Lopes, a diretoria do Guarani de Juazeiro também está atenta ao mercado. Depois de acertar a volta do goleiro Fábio, o Leão do Mercado anunciou mais dois reforços: o lateral esquerdo Carlinhos e o atacante Roberto Jacaré.
Carlinhos estava no Parnahyba e tem apenas 22 anos. O lateral esquerdo disputou o Campeonato Gaúcho deste ano pelo Veranópolis, mas começou sua carreira no Grêmio Prudente. O novo reforço rubronegro se caracteriza pela forte marcação e pela versatilidade, já que foi utilizado em outras posições nos clubes onde passou.
Já Roberto Jacaré volta ao clube depois de se destacar no estadual deste ano. Tanto que o atacante recebeu uma proposta do Boa Esporte e se transferiu para o futebol mineiro durante o Cearense. Aos 34 anos, o jogador chega para a sua quarta passagem pelo Guarani de Juazeiro.


Blog do Fabiano Rodrigues

CCJ da Cãmara aprova Projeto da Rádio Educativa da URCA. Vereador eleito Pedro Lobo apoia projeto e esteve presente na sessão


Esteve em Brasília em movimentada agenda no dia de hoje (08/11) o vereador eleito do Crato Pedro Lobo (PT). O mesmo em companhia do reitor da URCA Patrício Melo, foi tratar da liberação da Rádio Educativa para universidade. Estiveram no gabinete do Deputado Guimarães - que é o relator do projeto da rádio - e segundo o deputado, o projeto será aprovado hoje na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Pedro Lobo e o reitor  Patrício Melo discutiram também com o deputado Guimarães, projetos e ações  voltadas para o fortalecimento do Geopark Araripe e a ampliação da Universidade Regional do Cariri.

Suplentes se efetivam na Assembleia


Roque pode voltar à Assembleia em janeiro de 2017

A Assembleia Legislativa do Ceará passará por mudanças em sua composição, a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano, quando os cinco deputados estaduais eleitos forem empossados prefeitos. O mesmo deve acontecer na composição da bancada cearense na Câmara Federal, por conta da eleição de Moroni Torgan (DEM) e Arnon Bezerra (PTB), eleitos, respectivamente, vice-prefeito de Fortaleza e prefeito de Juazeiro do Norte.
O ex-deputado Mário Hélio, atualmente no PDT, por exemplo, foi o primeiro suplente da coligação entre PTdoB, PMN e PP e, com a saída de Zé Ailton Brasil (PP) da Assembleia, assume a vaga deixada pelo colega. Hélio foi candidato a vereador neste ano e não obteve êxito, ficando na suplência da coligação formada por PDT, PP, PTB e PRO, com somente 6.190 votos.
O suplente Leonardo Araújo, do PMDB, é outro que pode voltar aos quadros da Assembleia Legislativa, agora efetivado, com a saída de Carlomano Marques (PMDB) para administrar a Prefeitura de Pacatuba.
Com as vitórias de Naumi Amorim, Ivo Gomes e Laís Nunes, que fizeram parte da coligação PRB, PT, PTB, PSL, PHS, PV, PSD e PROS, se efetivam os seguintes deputados estaduais, que hoje são suplentes: Fernando Hugo (PP), Dedé Teixeira (PT) e Rachel Marques (PT).
Secretários
Teixeira, como é secretário de Governo, tende a se manter na função. Neste caso, chamaria Sineval Roque (PDT) e, em seguida, Artur Bruno (PT), que também é secretário. Com isso, entraria Gelson Ferraz (PR), que assim como Mário Hélio não conseguiu se eleger a vereador de Fortaleza no pleito deste ano.
Sobra mais uma vaga que seria preenchida pelo ex-secretário de Segurança do Governo Cid Gomes, Coronel Bezerra, que só obteve 18.365 votos em 2014. Tais vagas dizem respeito aos espaços deixados pelos três deputados efetivos que hoje são secretários do Governo Camilo Santana. São eles: Miriam Sobreira (PDT), Jeová Mota (PDT) e Odilon Aguiar (PMB).
Como dois deputados federais foram eleitos para cargos majoritários neste ano no Ceará, também haverá mudança na composição da bancada cearense na Câmara Federal. Na vaga de Moroni Torgan, vice-prefeito eleito, assume Vaidon Oliveira, que obteve pouco mais de 9 mil votos em 2014. Ele vai deixar o PMDB para ingressar no DEM, partido de Moroni.
Outros suplentes
Arnon Bezerra foi o único deputado federal que conseguiu vitória na disputa no primeiro turno, eleito prefeito de Juazeiro do Norte, uma das maiores cidades da Região do Cariri. Com a saída de Bezerra, o primeiro da linha sucessória na Câmara Federal seria Vicente Arruda, mas este já está em mandato na Casa, pelo PDT, como suplente.
Em seguida vem Ariosto Holanda, que, também na função de suplente, já atua na Câmara dos Deputados. Logo após Holanda vem Inácio Arruda, do PCdoB, atual titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo Camilo Santana.
Caso Arruda não seja exonerado para assumir a função parlamentar, assume Paulo Henrique Lustosa (PP), que em 2015 já esteve durante alguns meses na função parlamentar no lugar deixado por Adail Carneiro (PP), que havia se licenciado para atuar como assessor especial do Governo em Brasília.
(DN)

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Vereador eleito Pedro Lobo, em Brasilia, busca liberação de recursos para Rádio Universitáia da URCA


O Vereador eleito Pedro Lobo - PT está em Brasília, em busca de liberação de projetos para Universidade Regional do Cariri. O vereador, juntamente com o reitor da URCA - Patrício Melo e o Deputado Federal José Nobre Guimraes - PT, vão manter contatos para alavancar recursos que possibilitem a instalação da rádio universitária da URCA

LEC e União Futsal vão decidir 3a Copa Crato de Futsal. Sinta-se convidado

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Martinho da Vila abre 18a. Mostra SESC em Crato








Na sexta-feira (18), o Sesc Ceará, instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-CE, dá início à programação da 18ª Mostra Cariri de Culturas. O show de Martinho da Vila, às 21h, na RFFSA – Crato, marca a abertura de mais uma edição do projeto. A apresentação do músico, em sua primeira vez na Mostra, marca as comemorações dos 100 anos da história do samba no Brasil.
Mais cedo, a partir das 17h, nas ruas do centro comercial de Juazeiro do Norte, um cortejo com grupos de tradição da região do Cariri inicia as atividades da Mostra, dando as boas-vindas ao público. Ainda no primeiro dia do projeto, o músico Waldonys se apresenta, a partir das 21h, na cidade de Altaneira.
Show Martinho da Vila
No Cariri, Martinho da Vila apresenta repertório com os hits do último trabalho, intitulado “De Bem Com A Vida”, lançado no último mês de agosto. O trabalho é o primeiro álbum com músicas inéditas, em 9 anos. No show, o público também acompanha clássicos, que marcaram a carreira do artista de 78 anos, como “O Pequeno Burguês” e “Mulheres”.
O artista alavancou a batucada dos morros cariocas ao status de música popular brasileira como, parte intrínseca à cultura do País, que por sua vez ganha espaço na Mostra Cariri de Culturas.
Cortejo Tradição
No cortejo, 10 grupos abrem a programação pelas ruas de Juazeiro do Norte, reforçando o destaque da cultura popular, que sempre esteve presente na Mostra Sesc Cariri de Culturas. Desde a sua primeira edição, em 1999, os Mestres da Cultura têm espaço garantido na programação da Mostra, para transmitir alegria, conhecimentos e saberes ao público. Em 2016, o núcleo de tradição reúne 105 grupos da região e cerca de 1.400 brincantes.
Show Waldonys
O cantor e compositor cearense Waldonys apresenta seu novo trabalho, intitulado “Meu Ninho”, além de levar ao Cariri desde canções tradicionais do forró de Luiz Gonzaga a suas novas músicas de trabalho. O artista se apresenta ainda na cidade de Aurora, no sábado (19/11).
Sobre a Mostra Cariri de Culturas
Em sua 18ª edição, a Mostra Sesc Cariri de Culturas já marcou seu nome no circuito cultural brasileiro. Os artistas da região veem no evento uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover o intercâmbio entre artistas de diversos lugares do País. Estes, por sua vez, buscam beber na rica fonte caririense.
A Mostra acontece de 18 a 22 de novembro, com a missão de levar artistas e grupos de todo o Brasil nas 28 cidades participantes da programação. São 71 grupos que, durante os cinco dias de Mostra realizam apresentações de literatura, música e tradição, além de artes visuais, audiovisual e artes cênicas. Destes, 29 são do Ceará, o que reforça a valorização dos talentos locais e a promoção do intercâmbio cultural.
Com a programação, o Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc cumpre sua missão de contribuir com o desenvolvimento da sociedade, oferecendo a oportunidade para o povo caririense conferir de perto manifestações culturais e artísticas, de forma gratuita e para todas as idades.
A programação está disponível no site www.mostracariri.com.br e no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.
SERVIÇO
Abertura 18ª Mostra Sesc Cariri de Culturas
Dia: 18/11
Cortejo de Tradição
Local: Centro Comercial de Juazeiro do Norte
Horário: a partir das 17 horas
Abertura oficial – Show Martinho da Vila
Data: 18 de novembro
Local: RFFSA Crato
Horário: a partir das 21h
Show Waldonys
Local: Altaneira
Horário: a partir das 21h
::Gratuito::

Veterano Paulo Baier é oferecido ao Guarani de Juazeiro

Paulo Baier brilhou no Atlético Paranaense (Foto: Arquivo/UOL)
Paulo Baier brilhou no Atlético Paranaense (Foto: Arquivo/UOL)

A diretoria do Guarani de Juazeiro continua atenta ao mercado para reforçar a equipe, pensando na temporada 2017. Entre os contatos feitos pelos dirigentes rubronegros, surgiu a possibilidade da contratação do veterano Paulo Baier, ex-Criciúma, Palmeiras e Atlético Paranaense. “Na verdade não falamos com ninguém ligado ao jogador, apenas um empresário que garantiu ter ligação com o atleta e nos ofereceu uma situação”, explicou o diretor de futebol Neto Santana.
Paulo Baier completou 42 anos em outubro e este disputou a Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho pelo São Luiz de Ijuí, clube onde o jogador iniciou a carreira. Na conversa com o empresário, foi colocada a possibilidade do jogador defender o Leão do Mercado por conta da vaga da equipe na Copa do Brasil. “A gente ouviu, mas nem iniciamos uma negociação porque os valores fogem completamente da realidade do Guarani”, justificou Neto Santana.
Ainda de acordo com o dirigente, o clube vai tentar contratações mais próximas da realidade financeira do Leão do Mercado. “Não podemos fazer loucuras, a gente sabe da história do Paulo Baier no futebol, sabe que a torcida gosta desse tipo de reforço, mas precisamos ter os pés no chão”, encerrou Neto Santana.


Blog Fabiano Rodrigues

Baateira promove mais uma Copa

Pedro Lobo discuti projeto com o prefeito eleito Ze Ailton Brasil


O vereador eleito pelo PT do Crato  Pedro Lobo esteve na manhã deste sábado reunildo com o prefeito eleito Ze Ailton Brasil e o deputado Federal André Figueredo discutindo projetos e ações para a nova gestão.

Zé Aílton volta ao Monte Alverne para agradecer apoio dos moradores


Zé Aílton e vereadores foram recebidos pelos moradores do Monte Alverne

De olho na posse que só deverá ocorrer em 1º de janeiro, o deputado estadual e prefeito eleito do Crato, Zé Aílton Brasil (PP) percorreu neste domingo (6), o distrito de Monte Alverne e adjacências. Acompanharam Zé Aílton, os vereadores eleitos Dr. Renan, Adil e Thiago Esmeraldo, que tiveram expressiva votação nas localidades visitadas. O prefeito eleito agradeceu aos moradores a votação recebida e assegurou que sua administração dará total atenção às reivindicações da população. Também fizeram parte da comitiva os assessores Felipe Correia e Rondinele Brasil. 
 
 
 

sábado, 5 de novembro de 2016

Crato abre neste domingo IX Congresso Brasileiro sobre Crustáceos



Os maiores pesquisadores e cientistas nacionais e internacionais da área da carcinologia estarão reunidos no Cariri a partir deste domingo (6), em que será aberto, no Centro de Convenções do Cariri, o IX Congresso Brasileiro sobre Crustáceos. O evento terá como tema principal “Biodiversidade de Crustacea: Evolução e os Desafios da Conservação”. O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Patrício Pereira Melo, estará realizando a abertura, às 18h30, e, em seguida, será proferida a palestra com o cientista Rodney Feldmann, sobre os Recentes Avanços em Paleobiologia dos Decapodas.
 
 
 
Fonte/ Flavio Pinto News

Enem 2016 começa hoje para 8,6 milhões de estudantes


As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (5) para os 8,6 milhões de inscritos. Nesse primeiro dia os estudantes vão responder a 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. Os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para concluir as provas.
A área de ciências da natureza e suas tecnologias abrange os conteúdos de química, física e biologia. Em ciências humanas e suas tecnologias, as provas são de geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.
Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, no horário de Brasília. Com o horário de verão e diferenças de fusos horários, os estudantes precisam ficar atentos, pois vários estados estão com a hora local diferente da capital federal. A aplicação do exame começa 30 minutos após o fechamento dos portões.
Para fazer a prova é fundamental apresentar documento de identidade original com foto e usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.
É proibido o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o fim das provas. Em anos anteriores, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais.
O candidato também não poderá usar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.
Para enfrentar as longas horas de prova, o candidato poderá levar água e comida. O Ministério da Educação informou que haverá fiscalização dos lanches.
Neste ano, pela primeira vez, haverá identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.
O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.
O Ministério da Educação adiou para os dias 3 e 4 de dezembro as provas dos candidatos que fariam o exame em prédios ocupados por estudantes.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Coletivos realizarão mostra de artes na comunidade do Gesso

No período de 19 a 20 de novembro, a comunidade do Gesso será palco da III edição do “Estopim”, evento realizado por diversos grupos e artistas da região do Cariri que fazem parte da rede ColetivoS.
Música, dança, poesia, intervenções urbanas, oficinas, teatro, arte circense e grupos da tradição popular irão transformar a comunidade do Gesso nestes dois dias num caldeirão pluricultural.  
O evento realizado de forma independente e colaborativa surgiu a partir da necessidade de criar conexões entre grupos, artistas e comunidades e ao mesmo tempo   denunciar a ausência de políticas públicas para a cultura na região do Cariri.  “Esse será o Estopim da periferia, da democracia e do Fora Temer” destacam os integrantes da rede ColetivoS.  
O Estopim será realizado no mesmo período da Mostra Sesc e visa atrair artistas de diversas partes do pais para conhecer e vivenciar as experiências desenvolvidas pelos Coletivos do Cariri.
Conforme os organizadores, o evento contribuirá para a economia da comunidade, aonde bares, bodegas e vendedores de alimentos serão beneficiados.
As apresentações artísticas do Estopim serão realizadas no Terreiro do Coletivo Camaradas na Comunidade do Gesso. Outros espaços serão ocupados com oficinas e pontos de apoios solidários para os artistas. 
Os grupos e artistas interessados em participar devem entrar em contato preenchendo o fomulário: