quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Radialista Paulinho Kawasaki segue internado em estado grave na UTI sem previsão de transferência para enfermaria




Boletim médico divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte, aponta que ainda é grave o estado de saúde do radialista Paulinho Kawasaki. O radialista foi esfaqueado por volta das 21h30 da sexta-feira (23), quando saía do trabalho (Rádio Liderança), para apanhar seu veículo que esta estacionado nas imediações do Cariri Garden Shopping.
Socorrido por populares, Kawasaki dentro entrada no hospital em estado grave e no dia seguinte foi submetido a cirurgia na região abdominal. Desde então, o radialista continua internado na UTI do HRC sem previsão de transferência para quarto na enfermaria.
O comunicador tem passagem por várias emissoras de rádio no Cariri e em Fortaleza. Atualmente trabalha na Liderança FM de Juazeiro do Norte.

Fonte:  Flávio Pinto News 

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Barbalha cresce em todos os quesitos na avaliação do SPAECE



Barbalha elevou seus indicadores na qualidade de ensino em todas as turmas avaliadas no Sistema Permanente de Avaliação do Ensino do Ceará (SPAECE). O resultado oficial por municípios foi divulgado na última semana e Barbalha registrou até 25,2 pontos de crescimento na comparação entre 2016 e 2017.

Nos 5º anos, em língua portuguesa, a pontuação era 205,4 e passou para 220,3 em 2017, o que representou um aumento de 14,9. Já em matemática a elevação foi de 25,2 pontos, saindo de 216,1 em 2016 e se elevando a 241,3.

Já nos 9º anos em língua portuguesa, a elevação foi de 9,9; 2016 teve nota de 249,5 e em 2017 a pontuação foi 259,4. Já em matemática, enquanto a pontuação em 2016 foi 256,7 em 2017 a pontuação foi elevada para 275,2, o que representa um melhoramento de 18, 5 pontos.

As provas do SPAECE são aplicadas anualmente pelo Estado para avaliar as capacidades dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental. Os estudantes são avaliados em competências de matemática e português. Após um plano da Secretaria de Educação do Município para elevação da qualidade de ensino, Barbalha apresentou resultado positivo em todas as competências analisadas.

Um mês após a chacina das Cajazeiras, em Fortaleza, o silêncio e a descrença tomam conta da comunidade





Voltar à comunidade do ‘Barreirão’, no bairro Cajazeiras, um mês após a maior chacina já registrada no Ceará é como ter ouvidos e não conseguir escutar. O silêncio, presente na comunidade desde a tragédia que vitimou 14 pessoas na casa de shows ‘Forró do Gago’, passou a ser comum. Bocas fechadas de tristeza, de medo, de saudade, de descrença.
No período posterior à ‘Chacina das Cajazeiras’, o ‘Barreirão’ atraiu para si todas as atenções do Poder Público, e foi notado até pela imprensa internacional, contudo, 30 dias após o acontecido, o local esquecido durante anos volta a ser ‘invisível’. 
O som das músicas que ampliavam a animação e a diversão da comunidade, hoje, fica retido ao quadrilátero das moradias ocupadas. A tragédia tirou mais do que vidas inocentes, segundo os moradores, ela maculou a região e, em decorrência do medo, transformou os habitantes em apenas usuários de seu próprio espaço: não saem à noite e fecham os portões logo cedo. 
 “Ainda está aquele clima: chegou o horário da noite, todo mundo se recolhe pra dentro de casa, não fica daquele jeito como era antes no bairro todo”, narra um habitante da comunidade que mora no local há mais de dez anos. Segundo ele, a comunidade ficou “marcada” pelo crime e a rotina das famílias que ali vivem foi modificada.
Descrença
Apesar da nova pintura com a inscrição “fortress asks for peace”, em tradução literal: “Fortaleza pede por paz”, o muro e o portão do ‘Forró do Gago’ ainda estampam as marcas de disparos, realizados no dia 27 de fevereiro. Ainda que a tinta preta do luto comunitário tenha passado por cima das fissuras, o que ocorreu parece ter ficado ali, não só fincado nas frestas da entrada, mas na memória dos habitantes da região. “Só acabou a mancha de sangue, mas a cabeça é a mesma, não esquece”, externa a moradora.
O comércio, inclusive, ainda sente as consequências da chacina, um mês após o ocorrido. Antes, os mercadinhos e mercearias funcionavam até as 22h, independentemente do funcionamento da casa de shows. Agora, com o receio de ficar com as portas abertas, os comerciantes fecham as portas às 20h30 e, às vezes, mais cedo. “Tem menos gente comprando também, principalmente nessa rua”, afirma um morador.

Chefe do Executivo cratense viaja em busca da liberação da licença ambiental para a estrada que liga Santa Fé a Monte Alverne

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o Coordenador de Projetos Estruturantes, José Muniz, viajou na última segunda-feira, 26, para Cabedelo, na Paraíba.

Na oportunidade, o gestor cratense irá até a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para tratar sobre a liberação da licença ambiental para a pavimentação da estrada que liga os distritos de Santa Fé e Monte Alverne. No caso, pedir agilidade na análise da licença.
Compartilhar:
 
  •  
O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, juntamente com o Coordenador de Projetos Estruturantes, José Muniz, viajou na última segunda-feira, 26, para Cabedelo, na Paraíba.

Na oportunidade, o gestor cratense irá até a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para tratar sobre a liberação da licença ambiental para a pavimentação da estrada que liga os distritos de Santa Fé e Monte Alverne. No caso, pedir agilidade na análise da licença.
 
     

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Quem mais investiu em segurança no ceará?



Camilo Santana vive destacando, em seus discursos, que sua gestão tem sido a que mais investiu em segurança pública na história do Ceará, mesmo nessa época de crise. Em pouco mais de três anos, está chegando a mais de nove mil agentes de segurança contratados, sendo mais de 6 mil PMs e quase 1.500 policiais civis, que já tiveram novo concurso anunciado ainda para este ano. A coluna foi investigar os dados desde os anos 1990, quando estavam no poder Ciro Gomes, Tasso Jereissati duas vezes, Lúcio Alcântara e Cid Gomes duas vezes. Eis os dados: De 1991 a 1994, Ciro Gomes contratou 3.722 policiais, sendo 367 da Polícia Civil. De 1995 a 2002 - portanto em 8 anos -Tasso contratou 3.646 policiais, sendo 429 PCs. De 2003 a 2006, Lúcio Alcântara contratou 1.529 policiais, sendo 483 PCs. De 2007 a 2014, durante dois mandatos, Cid Gomes contratou 8.805 policiais, sendo 1.582 PCs. Pelo levantamento, antes mesmo de terminar seu mandato, Camilo já contratou mais policiais que todos os antecessores, sendo dois deles detentores de dois mandatos. Bem, se com esse número todo de policiais contratados a violência alcançou patamares tão altos, imagine como estaria o Estado sem esse investimento.

Criança de 9 anos morre eletrocutada na geladeira em Tauá


Uma criança de 9 anos de idade de nome Ruth Kelly da Silva, que estaria aniversariando amanhã (26/02), faleceu por volta das 16h deste domingo (25/02), no Bairro Aldeota,  no município de Tauá ao sofrer um choque elétrico quando mexia na geladeira.

O fatídico acontecimento foi registrado na Rua Torquato Rodrigues da Silva, no imóvel de Nº 102, no citado bairro.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local realizando todo o procedimento de reanimação da menininha e depois a conduziu para Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que fica situada no mesmo bairro. Instantes depois o óbito da criança foi confirmado pela equipe médica que atendeu o caso.

A ocorrência também foi atendida pela Equipe da Ronda Ostensiva Municipal (Romu).

O corpo será enviado ao IML de Tauá.

Este caso é mais uma tragédia que se abate sobre a família, pois recentemente, no dia 23 de dezembro do ano passado (2017), o pai dessa criança, o pintor Antônio Eugênio Pedrosa, morreu de forma trágica ao sofrer uma queda da laje de um posto de combustíveis em Tauá.

Agricultor e seu sobrinho de 11 anos morrem afogados num açude em Farias Brito



Populares encontraram por volta das 6 horas da manhã desta segunda-feira os corpos de duas pessoas que morreram afogadas ao tentarem cruzar o chamado Açude de Zé Loló em Farias Brito. O agricultor João Rosendo de Souza, de 43 anos, e seu sobrinho Antonio Cauã Rosendo da Silva, de 11 anos, moravam no Sítio Riacho da Roça na zona rural daquele município.

Eles saíram na manhã deste domingo de casa e iam até a residência de um parente no que teriam que cruzar o manancial o qual invadiu uma parte baixa da estrada vicinal com as últimas chuvas caídas no Cariri. Nisso, foram arrastados pela correnteza e, somente à noite, estranharam a demora de ambos no retorno para casa e souberam que sequer tinham chegado ao local para onde seguiam.
O quartel do Corpo de Bombeiros em Crato foi avisado e, hoje pela manhã, mergulhadores iriam ao local, mas não foi preciso já que parentes das vítimas encontraram os corpos com a ajuda de moradores da localidade. O último caso de afogamento no Cariri tinha sido quarta-feira (21) com o achado do corpo do agricultor Martinho Pereira de Souza, de 31 anos, igualmente numa passagem molhada que corta a estrada vicinal de acesso a Sítio Tabuleiro na zona rural de Antonina do Norte.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

RADIALISTA FOI VITIMA DE LESÃO A FACA EM JUAZEIRO DO NORTE


O Radialista Paulo Esmerindo Lopes Silva, o “Paulinho Kawasaki” como é mais conhecido que trabalha na Rádio Liderança FM de Juazeiro do Norte, sofreu duas facadas na noite desta sexta-feira (23) ficando o mesmo com as vísceras expostas.
A informação repassada pela policia militar é de que volta das 21h30min o profissional do rádio encontrava-se nas imediações do centro universitário Leão Sampaio, em Juazeiro quando foi esfaqueado por um travestir, não se sabendo até o momento o motivo da agressão.
“Paulinho Kawasaki” foi socorrido por uma viatura da PM que passava nas proximidades do local do crime e levado ao Hospital Regional do Cariri. O estado de saúde dele é considerado estável, segundo informações do hospital repassadas a polícia militar.

Diligencias em torno do fato foram realizadas pela policia militar, sem, contudo lograr êxito na identificação e prisão do agressor do radialista informou a Ciops Juazeiro de Norte.
Fonte- Caririceara 

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Barragem do Rosário, em Milagres registra cheia



A chuva de 27 milímetros registrada, entre esta quarta-feira e quinta-feira (22), neste Município no Cariri cearense, a maior da região, fez a barragem do distrito Rosário sangrar. A lâmina de água na ponte do Riacho dos Porcos chegou a 30 cm de altura, enquanto no fim dela, chega a 50 cm. O local fica a cerca de 3 km da sede do Município. Com a cheia, pescadores aproveitaram para pescar com suas tradicionais tarrafas.
Como uma das entradas do Município, a ponte, por enquanto, tem recebido carros de pequeno porte. Por causa das chuvas, o trecho possui marcações laterais de ferros de 1 metro de altura. No entanto, caso as chuvas se intensifiquem, para a segurança dos motoristas é importante que os veículos menores entrem ou deixem a cidade pela BR-116.
O volume de água no Riacho dos Porcos aumentou com as chuvas entre 7h de segunda-feira e às 7h da última terça-feira (20), no qual foram registrados 148 milímetros no Sítio Serra Brava, 88 milímetros no Sítio Saco e 37,5 milímetros na sede de Milagres. Com elas, muita lama se formou na cidade, algumas comunidades ficaram ilhadas e uma van afundou em um buraco formado em uma avenida, ao lado do Hospital Municipal.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Crisóstomo, ele está indo, pessoalmente, visitar a barragem e ver se apresenta algum problema em sua estrutura. Ele adverte que com o volume aumentando, só veículos maiores, como caminhões e ônibus, conseguem trafegar sobre a ponte.
“Geralmente, fica o pessoal do Demutran avisando durante o dia, mas como não pode fazer o controle sempre, principalmente de madrugada, é recomendado que os veículos voltem pela BR-116”, pontua o titular da Pasta.
Com seu curso inteiro na região do Cariri, o Riacho do Porcos é um dos afluentes do Rio Salgado, desaguando no distrito de Ingazeiras, em Aurora. Com sua água, ele contribui com o aumento da vazão até chegar ao Rio Jaguaribe, em Icó, que abastece o Açude Castanhão.

50 Milhões: Deputado Raimundo Matos consegue ampliação do sistema de abastecimento de água do Crato

O projeto, orçado em quase R$ 50 milhões, foi viabilizado pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) junto ao Ministério das Cidades
Em audiência com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Henrique Pires, o deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) concretizou uma reivindicação dos cratenses para a garantia da ampliação do sistema de abastecimento de água na sede do município.
Ao lado do ex-prefeito José Aldegundes Gomes de Matos ( Dr. Zé Adega) que foi quem durante o período que foi prefeito,  levou abastecimento a toda a cidade do Crato e que vinha lutando nos bastidores pela execução desse importante projeto.
A reunião teve ainda presença do prefeito municipal José Ailton Brasil, do Secretário Municipal José Muniz .
Após o empenho do deputado Raimundo Matos  o  secretário nacional liberou a AUTORIZAÇÃO PARA O INÍCIO DE OBRAS – AIO nº 17/2018/SE, no valor de R$ 49.696.162,31 (Quarenta e Nove Milhões, Seiscentos e Noventa e Seis Mil, Cento e Sessenta e Dois Reais e Trinta e Um Centavos), assinado pelo Secretário Executivo Silvani Alves Pereira, delegado pelo ministro Alexandre Baldy.
Como cidadão cratense, o parlamentar tucano Raimundo Gomes de Matos lutava pelo projeto, desde a oficialização do contrato nº 0424.378-20, datado de 06/08/2014 e assinado pelo ex-prefeito Ronaldo Gomes de Mattos e o ex-ministro Gilberto Occhi.
Nesta pactuação, a obra será custeada, integralmente, pelo Ministério das Cidades. Ou seja, não haverá contrapartida financeira do município cratense

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Moradores da Ponta da Serra recebem aula experimental do projeto Crato em Movimento





Com o intuito em levar atividades que trabalhem o hábito saudável, o Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEJU), promove na sexta-feira, 23, às 17h30, uma aula experimental do projeto Crato em Movimento no distrito da Ponta da Serra. O encontro acontecerá no Polo do distrito.

Aulas de dança, ginástica e treino funcional são oferecidas gratuitamente nos bairros Alto da Penha, Mirandão, Encosta do Seminário e Vila Lobo, com o objetivo de proporcionar mais saúde e lazer aos moradores de cada localidade.
Acompanhados de professores de educação física, centenas de pessoas frequentam as aulas. Em 2018, a meta é atrair cada vez mais moradores para a prática de atividades físicas, responsáveis pela melhora substancial na qualidade de vida de quem possui o hábito. 

Quatro pessoas são presas em matadouros clandestinos no Cariri



Quatro homens foram presos nesta quarta-feira (21) em matadouros clandestinos em Jardim, no interior do Ceará, locais onde era vendida carne imprópria para consumo. Quatrocentos quilos de carne e linguiça encontros no local foram destruídos, conforme o delegado Reni Rocha.
O Ministério Público catalogou as denúncias sobre as irregularidades no local e comunicou à Polícia Civil de Jardim, em uma investigação iniciada há um ano. A ação que fechou os locais foi realizada nesta quarta-feira em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri).
Os presos são suspeitos de cometer crime contra a relação do consumo. De acordo com a polícia, não se pode expôr à venda alimentos ou produtos sem condições de consumo, o que fere o direito do consumidor.
Conforme a Polícia Civil, dois presos eram funcionários dos estabelecimentos clandestinos e outros dois eram comerciantes da cidade que compravam carne em condições precárias para abastecer frigoríficos de Jardim, município de aproximadamente 28 mil habitantes.

Prefeitura notificada

"Já acionamos órgãos ambientais, como Semace, e vamos ouvir representantes da Prefeitura de Jardim para saber se era do conhecimento da gestão essa situação ou não. Sem falar que quem vende esse tipo de alimento comete crime previsto no artigo 7 da Lei 8.137/90", afirmou o delegado Reni Rocha.
O fiscal agropecuário da Adagri Roger Henrique disse que cães e gatos de rua "lambiam" as carnes que seriam vendidas. "Um risco de saúde pública."

Os matadouros não tinham alvará de funcionamento, nem contavam com a presença de um médico veterinário, que é necessário para acompanhar se os animais para o abate estão doentes ou em boas condições. Roger afirma ainda que a investigação continua. "Essa é só parte de uma operação muito maior. Continuamos de olho nos matadouros do Cariri, que estejam na cidade ou na zona rural."

Universitária que sofreu queimaduras, após o pai atear fogo na casa em Assaré, morreu após 12 dias internada no IJF em Fortaleza


 

Após 12 dias do incêndio que chocou o os moradores deste Município no Cariri cearense, a estudante Juliana Oliveira, faleceu na manhã de hoje (21). Ela estava internada desde o dia 10 de fevereiro no Centro de Tratamento de Queimados, no hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza. Com 18 anos de idade, ela estudava Economia na Universidade Regional do Cariri (URCA).
Juliana sofreu queimaduras de 1º e 2º graus em 88% do corpo e acabou não resistindo. Enquanto seu pai, o agricultor João Batista de Oliveira, faleceu na madrugada de ontem (20). Ele teria ateado fogo na sua própria casa, atingindo sua esposa, de 50 anos, e seus dois filhos. O homem teve seu 90% do seu corpo queimado, enquanto a mulher e o garoto de 11 anos sofreram queimaduras mais leves. Ela permanece internada em Barbalha, enquanto a criança está sob cuidados de familiares.
O caso
Segundo testemunhas, por volta das 18h30 do último dia 9 de fevereiro, o homem chegou bêbado em casa e ateou fogo no domicílio com toda sua família dentro. Ele não teria aceitado o pedido de separação da mulher. O agricultor teria jogado gasolina nos filhos e, depois, no próprio corpo. Ao ver a fumaça, os vizinhos arrombaram a porta e conseguiram retirar a família da casa em meio às chamas.


Os quatro sofreram queimaduras e foram atendidos, de imediato, no hospital de Assaré. No entanto, com ferimentos mais graves, a filha e seu pai, chegaram, a princípio, no Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte. Juliana chegou a ser transferida de helicóptero no dia seguinte, pela Coordenadoria Integrada De Operações Aéreas (Ciopaer), para o Centro de Tratamento de Queimados, no hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.


Em Salitre, por ordem judicial, polícia prende acusado de homicídio em cidade do interior pernambucano


 

O foragido da justiça pernambucana, Everaldo Pereira Lima, 31 anos de idade, natural de Ipubi/PE foi preso em Salitre-CE pela policia militar por volta das 17h00min, desta terça-feira (20). A prisão ocorreu na residência do acusado na Rua Raimundo Coriolano de Alencar, no Centro da cidade.
A ação policial se deu após a PM de Salitre ser informada por Policiais Civis de Araripina/PE, de que o capturado é acusado de um crime de homicídio e que em razão disso havia um mandado de prisão preventiva aberto contra o mesmo, expedido pela Comarca daquele município pernambucano.

O policiamento militar de Salitre munido da presente informação, e de posse do respectivo mandado, passou a realizar diligências pela cidade, que por sua vez culminaram com a localização e prisão do infrator no âmbito da sua residência, de modo que ao ser notificado da ordem de prisão, Everaldo não ofereceu resistência, sendo, portanto preso e conduzido à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Campos Sales/CE, para a seguir, cumpridas as medidas legais, ser recambiado a Estabelecimento Prisional da cidade de Araripina/CE, por uma equipe de Policiais Civis do município pernambucano, que inclusive acompanhou a ação e fará a referida condução do acusado.

Fonte:   CaririCeará

Preso toma arma de policial e faz promotora refém durante audiência em Fortaleza

Um homem que estava preso tomou a arma de um policial militar e fez uma promotora de Justiça refém quando prestava depoimento no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, na tarde desta quarta-feira (21). O homem foi preso novamente momentos após o crime.

A imprensa  procurou o Tribunal de Justiça do Ceará para comentar o caso e a segurança no local. O Judiciário informou que apura o caso e aguarda informações sobre os agentes que atuam no Fórum Clóvis Beviláqua.

Fonte:  G1CE

Estado já registrou mais de 36 mil casos de doenças diarreicas este ano



Sétima semana do ano de 2018 e pelo menos 5 surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA) foram registrados pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Apenas neste ano, o Estado já acumulou 36.022 casos, sendo Caucaia o município com maior número: 5.830. Em segundo lugar, Fortaleza, com 3.606 ocorrências e, em seguida, Maracanaú, com 3.390. Em 2017, no mesmo período, 43.848casos foram registrados. 

Diarreia, náuseas e febre são alguns dos sintomas relatados por grande parte dos pacientes nos setores de emergência. A doença, popularmente nomeada como virose da mosca, tem lotado as unidades de saúde, mas ainda não é reconhecida pela Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com a técnica do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Caroline Muniz, não há como concluir que o aumento do número de casos é por conta da tal virose, pois esse período chuvoso tem, de fato, uma alta do número de casos da DDA.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018


O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse ter solicitado pessoalmente ao presidente Michel Temer a reversão do veto sobre o refinanciamento de dívidas para pequenas e microempresas, o Refis. O peemedebista lembrou que nos últimos 10 anos o Congresso aprovou 17 propostas de refinanciamento e ressaltou que, apesar de não ser favorável ao Refis, entende que para os micro e pequenos empreendedores o programa é essencial.
 Eu falei: 'Olha, senhor presidente, faça a reversão porque a pauta do Congresso que eu estabeleci desde dezembro do ano passado trata da segurança pública da micro economia, para gerar emprego e renda'. Então, se eu estou defendendo essas duas pautas, como eu vou deixar de pautar um veto que prejudica a atividade? — ponderou. Ao chegar no Congresso nesta terça-feira, Eunício Oliveira explicou que não pautou o veto do Refis na sessão plenária desta tarde para esperar um posicionamento do presidente Temer.
Ele (Michel Temer) me pediu um prazo, por isso não pautar no Congresso de hoje.
À época da decisão de Temer sobre o assunto, integrantes do Palácio do Planalto afirmaram que os diversos ministérios envolvidos na decisão pleitearam o veto à proposta. A polêmica sobre o veto ou sanção do projeto gira em torno do impacto fiscal da medida, uma vez que implicaria em uma renúncia de receitas por parte da União sem a previsão de uma compensação, o que poderia se caracterizar como uma infração à Lei de Responsabilidade Fiscal. A equipe econômica é contrária à medida.
Nos últimos anos eu vi aprovar Refis para grandes empresas, bancos, para todo mundo. Quando chegou a hora do micro, do pequeno empreendedor, fez-se a matéria e aprovou na Câmara e no Senado. Quando chega (ao Executivo) eu sou surpreendido com um veto total — criticou o presidente do Senado.

O Congresso pode derrubar o veto em uma sessão única com deputados e senadores. Mas a votação ocorre primeiro entre os deputados e depois entre os senadores. Para derrubar um veto, é necessária maioria absoluta das duas Casas.

Aeroporto de Juazeiro do Norte no Ceará receberá obras no páti

O Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri do Ceará passará por obras. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) o objetivo da reforma é garantir o nível de segurança das operações. Os trabalhos envolverão a reconstrução dos pavimentos rígido e flexível do pátio de estacionamento de aeronaves.
A ordem de serviço foi assinada nesta segunda-feira (19), no Ceará, em cerimônia que contou com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, além de representantes da Infraero.

Obras em março

Com investimento de R$ 2,6 milhões, as obras devem começar no mês que vem, com previsão de duração de aproximadamente seis meses, e serão de responsabilidade do Consórcio Souza Reis/AGC.
Localizado na região do Cariri, a apenas seis quilômetros do centro da cidade e a oito da rodoviária, o aeroporto tem capacidade para atender a até 800 mil passageiros por ano, sendo um dos maiores e mais movimentados do interior nordestino.

Turismo religioso

Um dos principais destaques do terminal é o turismo religioso. Durante todo o ano, fiéis do padre Cícero Romão Batista procedentes de diversas regiões do país desembarcam no aeroporto para as romarias.
Na sala de embarque, os passageiros podem apreciar a imagem de Padim Ciço, como é conhecido na devoção popular. O ecoturismo também é um grande atrativo, principalmente pela Floresta Nacional do Araripe, primeira reserva ecológica do Brasil, datada de 1946, onde estão abrigados fósseis de dinossauros e peixes.
Atualmente, o aeroporto conta com voos para Petrolina e Recife (PE), Campinas e Guarulhos (SP), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). São 18 operações diárias, entre pousos e decolagens.

Fonte:  G1CE

Mais quatro suspeitos da 'Chacina das Cajazeiras' são presos



Prestes a completar um mês da maior chacina já registrada no Estado do Ceará, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) divulgou, na tarde desta terça-feira (20), que mais quatro suspeitos pelo crime foram capturados. Conforme a Especializada, agora, há 10 suspeitos detidos de participar direta ou indiretamente da matança nas Cajazeiras.

Segundo a Polícia Civil, as quatro últimas prisões vinham sendo realizadas desde o último dia 5. A mais recente captura aconteceu nessa segunda-feira (19), em um apartamento de luxo, no bairro Cocó. Por meio do cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, os policiais localizaram Dejair de Souza Silva, 19.
O homem, conhecido como 'De Deus', é considerado pela Polícia Civil como um dos mandantes da chacina. Segundo a DHPP, com Dejair de Souza foram encontradas uma pistola calibre 45, carregadores e munições. O jovem já responde pelos crimes de roubo, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.
Os outros suspeitos presos foram identificados pelas autoridades como Ayalla Duarte Cavalcante, 21; Ana Karine da Silva Aquino, 23; e Rennan Gabriel da Silva, 19. Segundo investigações da Polícia Civil, Rennan Gabriel teria participado diretamente das execuções no 'Forró do Gago'.

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que outros quatro suspeitos já foram identificados e seguem foragidos. A Pasta garante que as diligências das Polícias Civil e Militar continuam na tentativa de capturar os demais envolvidos.

O ex-prefeito Ze Adega se encontra na capital Federal

Após convite, na noite desta segunda-feira, Dr. Zé Adega que é um dos principais empresários do meio radiofônico  participou de uma importante reunião na Secretaria Nacional de Comunicação Social.

Na manhã de hoje participa juntamente com o prefeito Zé Ailton de uma reunião no gabinete do deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB- CE) onde estarão em pautas importantes recursos para o município do Crato.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

No Cariri, Trabalhadores vão as ruas contra a Reforma da Previdência



Mais de 1500 trabalhadores e trabalhadoras realizaram uma manifestação contra a Reforma da Previdência na manhã desta segunda-feira (19/02), na Avenida Padre Cícero, entre os municípios de Juazeiro do Norte e Crato. 

O ato foi coordenado pela Frente Brasil Popular, movimento que reúne diversas entidades sindicais e sociais. A maioria das pessoas presentes eram agricultores e agricultores familiares mobilizados pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), por meio da Coordenação Regional do Cariri, e pelos sindicatos filiados. 

“Foi um grande ato contra a Reforma da Previdência. A proposta apresentada pelo governo golpista de Michel Temer retira direito da classe trabalhadora. Se aprovada, vai praticamente acabar com a chance do agricultor e da agricultora familiar se aposentar. Não vamos nos calar! E o deputado ou deputada que votar a favor da reforma, não vai se reeleger, pois os trabalhadores não votarão em quem tira direitos”, afirma Joathan Magalhães, coordenador da Fetraece no Cariri.

A avenida Padre Cícero ficou com o trânsito interrompido por algumas horas durante a manifestação que foi realizada de forma pacífica. Enquanto a via estava bloqueada, os trabalhadores que se manifestavam, deixaram passagem livre para carros de urgência, como veículos com pessoas doentes

COMEÇOU A REFORMA DO PARQUE DE EXPOSIÇÃO DO CRATO

Teve inicio nesta Segunda Feira a reforma do parque de Exposição do Crato.

O trabalho começou  com demolições das Barracas que fica na parte de cima do Parque segundo empresa que vai fazer a reformar   os trabalhos serão acelerados de todo o processo de reforma do Parque.


“Será uma reforma que dignificará o evento e acima de tudo, o povo do Crato que tem carinho, respeito, admiração e um amor muito grande pela EXPOCRATO”. 


Foto:  Blog do Gesso

Limpeza Pública do Crato realiza mutirão em bairros da cidade




A Prefeitura do Crato, por meio da coordenação de Limpeza Pública vem intensificando um trabalho de limpeza e capinação nos bairros da cidade. No último final de semana foi realizado um mutirão no bairro Pinto Madeira.

Segundo o coordenador da limpeza municipal, Edval Jacinto, a higienização do bairro Pinto Madeira que compreende a varrição, capinação e retirada de entulhos termina hoje e posteriormente já será iniciado um mutirão no bairro Vila Alta.

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Gegê do Mangue, chefe nacional do PCC e comparsa, , são encontrados morto no Ceará, neste domingo



Um dos chefes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, foi encontrado morto na tarde desta sexta-feira (16), em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ao lado dele foi encontrado e já identificado o corpo de Fabiano Alves de Souza, conhecido como Paca. As informações foram confirmadas ao G1 pelo procurador de Justiça Marcio Sérgio Christino.
De acordo com o procurador, os dois eram foragidos da Justiça de São Paulo e líderes da facção criminosa. As duas principais suspeitas da polícia para as mortes são execução por facção rival ou retaliação do próprio PCC. Eles foram mortos com tiro no rosto e facada no olho.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, os corpos estavam na área de uma reserva indígena e sem identificação. A polícia investiga quem são os autores do crime.
Dois corpos são encontrados em reserva indígena em Aquiraz, no Ceará (Foto: Arquivo pessoal)Dois corpos são encontrados em reserva indígena em Aquiraz, no Ceará (Foto: Arquivo pessoal)

'Duro golpe', diz promotor

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya disse na tarde deste domingo (18) que a morte de Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue, um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC), que atua dentro e fora dos presídios, "é um duro golpe na facção".
"É uma grande baixa para o PCC. Gegê era considerado o número 1 do PCC em liberade, abaixo apenas do Marcola. O Paca estava entre os seis da facção. Já não existem elementos da facção na rua para exercer essa liderança", afirmou Gakiya, que trabalha no Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual em Presidente Prudente e é um dos promotores que mais investigam a facção.
Segundo o promotor, "não há informações de conflito com outras facções" sobre a morte de Gege e Paca no Ceará. "Segundo as nossas investigações não se trata de briga de facções. Ninguém sabia, a não ser alguns integrantes do PCC, que eles estariam no Ceará nessa época. Possivelmente possa ser um racha dentro da facção que levou a essas mortes."

Gegê do Mangue

Rogério Jeremias de Simone era considerado pelo Ministério Público de São Paulo o número 3 na escala de chefia do PCC. Havia a suspeita de que ele estivesse controlando o tráfico de drogas no Paraguai.
Em abril de 2017, o promotor Rogério Leão Zagallo disse ao G1 que “a última informação recebida pela Polícia Federal é da suspeita de que Gegê esteja no Paraguai desde que ele fugiu”.
Também em abril do ano passado, ele foi condenado a 47 anos, 7 meses e 15 dias de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado e formação de quadrilha armada. Para a fixação da pena, o magistrado levou em consideração, entre outros fatores, os antecedentes criminais do acusado, sua conduta social e personalidade voltadas a práticas delituosas.
Para o Ministério Público (MP), Gegê e Abel ordenaram as execuções de dois criminosos na favela do Sapé, no bairro do Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo. Eles tinham dado as ordens por celular de dentro da cadeia para integrantes da facção matarem dois desafetos do grupo do lado de fora.

Ele foi liberado antes de seu julgamento após a Justiça entender que houve excesso de prazo para ele ser julgado. Após a sua liberação, ele não se apresentou mais às autoridades e faltou ao próprio julgamento. Ele não foi localizado por ter mentido sobre os endereços que poderia estar e passou a ser considerado foragido da Justiça. Sua prisão preventiva chegou a ser decretada.

Fonte:  G1