quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Federação Brasil da Esperança se reúne no Crato


Os representantes dos partidos que compõe a  Federação Brasil da Esperança , composta  PT, PV e PCdoB se reuniram nesta quinta-feira ( 29), para discutir sobre a conjuntura eleitoral no Crato. 

O presidente da Federação Samuel Duarte Siebra ( PCdoB) defende a unidade política. Ele destaca que foi deliberado a realização  de diálogos com o objetivo  de alinhar o projeto político eleitoral da Federação. 

A rodada de diálogo prevê conversas com  o prefeito  do PT da cidade e seguirá  com nomes mais prováveis   da Federação  para disputa eleitoral:  o vereador Pedro Lobo, o Chefe de gabinete Rondinele Brasil e o mais novo filiado o vice prefeito  da cidade André  Barreto. 

Estiverem presentes na reunião na  sede do Partido dos Trabalhadores, 
Mauricio Ribeiro presidente do PT , Hildo Morais ,Presidente do PV e o Prof.Samuel Siebra , atual presidente da federação representando o PCdoB.

Nota da Secretaria Municipal de Educação sobre contratação de cuidadora no transporte escolar



A Secretaria Municipal de Educação do Crato informa, acerca da divulgação em redes sociais, sobre a ausência de cuidador no ônibus escolar que transporta os alunos da creche São Miguel. Diante disso, a secretaria comunica que a cuidadora pediu afastamento de suas funções no início da semana e que nesta quinta-feira (29) está sendo feita uma nova lotação para sanar essa carência.

A Secretaria ainda destaca que a gestão sempre esteve preocupada com a segurança de todos que integram a comunidade escolar e que todas as medidas estão sendo tomadas. Inclusive transportando os estudantes em veículos seguros e totalmente adequado para o transporte escolar. Nos últimos anos, foram adquiridos para o transporte escolar 20 novos ônibus, com acessibilidade aos alunos.

Em Fortaleza, Pedro Lobo (PT) trata sobre a instalação da sala do empreendedor e abertura do SINE/IDT em Crato

Foto: Vereador Pedro Lobo (PT) e Joaquim Cartaxo - superintendente do SEBRAE Ceará 

Em Fortaleza, Pedro Lobo (PT) trata sobre a instalação da sala do empreendedor e abertura do SINE/IDT em Crato 

Você acha que o município do Crato merece a instalação da Sala do Empreendedor e voltar a contar com os serviços do SINE/IDT em seu território ? 

Se respondeu SIM é porque você quer o bem do Crato e está conectado com o vereador Pedro Lobo.

Na manhã desta quinta-feira (29) o vereador e suplente de deputado estadual Pedro Lobo (PT) se reuniu com o superintendente do Sebrae Ceará, Dr. Joaquim Cartaxo. 

O encontro aconteceu na sede do órgão, em Fortaleza e teve como pauta principal a instalação da Sala do Empreendedor, com o objetivo de fortalecer o cooperativismo na região do Cariri.

SIMPLIFICAR E AMPLIAR A ABERTURA DE NEGÓCIOS NO MUNICÍPIO 

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

Pedro Lobo classifilca a Sala do Empreendedor como bastante importante para melhorar e simplificar o ambiente de negócio, atuando em parceria com as administrações municipai e oferecendo apoio para pequenos negócios, com simplicidade e praticidade.

"O Crato precisa contar com os serviços da Sala do Empreendedor, por isso a nossa conversa com Joaquim Cartaxo, superintendente do SEBRAE Ceará foi proveitosa e nos deixou esperançosos, quando solicitamos a abertura da sala, destaco " 

A ABERTURA DO SINE/IDT EM CRATO 

Foi um ponto que marcou a reunião, entre o vereador petista com o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana e o coordenador jurídico da Secretaria Estadual, Rodrigo Arruda, na quarta-feira (28), 

O cratense quer os serviços do SINE/IDT no município. O vereador Pedro Lobo tratou mais uma vez da demanda, por que sabe da importância do órgão no desenvolvimento econômico e social. 

"Estamos tratando e vamos articular a parceria do Estado e do Município, para o SINE/IDT ser aberto em Crato, disse Pedro, argumentando que o órgão auxilia os trabalhadores que estão à procura de uma oportunidade de trabalho, através do sistema de emprego e agenda entrevistas com possíveis empregadores, impulsionando a economia do município."

"Aproveitamos a nossa afinidade e estreita relação com os governos do presidente Lula e de Elmano de Freitas, no Ceará, para dialogar, defender e encaminhar projetos e ações que atendam os anseios da população do Crato e do Cariri", ressaltou Pedro Lobo. 

Mostra Sesc 2024. Aberta inscrições para o credenciamento de artistas



Estão abertas, de 01 a 24 de março, as inscrições para o credenciamento de artistas para a Mostra Sesc Cariri de Culturas de 2024. O objetivo é selecionar artistas e grupos de todo o Brasil que desejam integrar a programação da 26ª edição do evento, que vai acontecer de 22 a 25 de agosto. As inscrições são gratuitas.

Poderão inscrever-se artistas ou grupos de artistas, nacionais, com representante legal maior de 18 anos.  As inscrições são realizadas somente pela internet, através do preenchimento de ficha online, disponível no endereço eletrônico https://eventos.sesc-ce.com.br.

De acordo com o edital, serão selecionadas propostas nas linguagens de Artes Cênicas (Teatro, Circo, Dança), Artes Visuais, Audiovisual, Literatura e Música. A seleção será realizada por uma equipe de curadores composta por técnicos do Sesc e profissionais de notório saber no segmento cultural.

O resultado da seleção do edital será publicado no site do Sesc Ceará no dia 30 de abril. Os grupos selecionados deverão confirmar sua participação através do e-mail inscricao@mostrasescdeculturas.com.br no período de 01 a 05 de maio. É necessária atenção a todos os requisitos do edital para participar da seleção.

A Mostra Sesc Cariri de Culturas não tem caráter competitivo e se apresenta como um espaço de estímulo à produção nas diversas áreas artísticas e do patrimônio cultural, promovendo o fomento, a circulação, a difusão e intercâmbios, sendo consolidada como um dos maiores encontros culturais do País.

 

Serviço

Inscrições para credenciamento de artistas - Mostra Sesc Cariri de Culturas 2024

 

Período: De 01 a 24 de março

Link de inscrição:  https://eventos.sesc-ce.com.br


Pedro Lobo busca investimentos na geração de emprego e renda e ampliação de rede de água para o Crato e região

Pedro Lobo busca investimentos na geração de emprego e renda e ampliação de rede de água para o Crato e região 

O vereador do município do Crato e suplente de deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Pedro Lobo, em Fortaleza, cumpre agendas positivas com a participação em reuniões produtivas, onde são tratados assuntos de interesse da população, com o olhar voltado para o desenvolvimento do Crato e de outros municípios da região do  Carir.

Nesta quarta-feira (28) foram três momentos importantes na capital cearense, onde Pedro Lobo debateu e defendeu a inclusão do Crato e do Cariri, em programas de acesso à terra, à água e gereção de trabalho e renda. 

ÁGUA PARA TODOS 

O parlamentar cratense se reuniu com o  diretor de Gestão Cooperativa da CAGECE, o caririense Zé Leite, quando tratou sobre a ampliação e modernização dos sistemas de abastecimento de água das comunidades do sítio Santa Rosa, São José, Olho d’Água e Valentim do município de Crato, e a ampliação do sistema de abastecimento de água do Sítio Cajueiro para a comunidade do Sítio Caiçara, no município de Farias Brito.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO, GERAÇÃO DE RENDA E A ABERTURA DO SINE/IDT EM CRATO 

Ainda no período da tarde, outra reunião produtiva foi realizada, quando o secretário Estadual do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, o Coordenador Jurídico da Secretaria Estadual, Rodrigo Arruda, receberam Pedro Lobo junto com os vereadores do.município de Farias Brito, Edson Ferreira, Francisco Lourenço (Chicão da Cana Brava) e Manoel Domingos (Deir da Catingueira).

"Discutimos vários  projetos e ações para o Crato e Farias Brito, incluindo a abertura do SINE IDT do Crato", destacou Pedro, ressaltando que unidos o objetivo é trabalhar  e buscar impulsionar o desenvolvimento e a geração de emprego e renda em nossas comunidades. 

No período da manhã, Pedro Lobo participou de discussão importante na sede do INCRA, sobre o  Programa Nacional de Crédito Fundiário e a política de acesso à terra. 

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Pedro Lobo (PT), no INCRA, trabalha pelo desenvolvimento do campo e redução da pobreza rural

Pedro Lobo (PT), no INCRA, trabalha pelo desenvolvimento do campo e redução da pobreza rural

Na manhã desta quarta-feira (28/02), o ex-deputado estadual e vereador do município do Crato, Pedro Lobo (PT) participou, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Recurva Agrária - INCRA, em Fortaleza, de importante discussão sobre o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF. 

O objetivo do PNCF é fortalecer a agricultura familiar, gerando oportunidade para diminuir a pobreza no campo, além de proporcionar melhoria da qualidade de vida, geração de renda e segurança alimentar.

Pedro Lobo defende o acesso à terra como ação fundamental para viabilizar a implantação de políticas de desenvolvimento social e econômico no campo. 

Quem pode participar do Programa Nacional de Crédito Fundiário?

Trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários, que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural.
Agricultores e agricultoras rurais sem terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários; parceiros; meeiros; agregados; posseiros e proprietários de terra cuja dimensão seja inferior ao módulo rural.

O potencial beneficiário deve ter, no mínimo, cinco anos de experiência rural nos últimos 15 anos. O programa prevê, ainda, ações de incentivo aos jovens e projetos especiais para o convívio com o semiárido e o meio ambiente.



Fotos : Rick Montesir 

Câmara do Crato: Sessão é marcada pela aprovação de 13 matérias

Câmara do Crato: Sessão é marcada pela aprovação de 13 matérias

A Câmara Municipal do Crato aprovou 13 matérias durante sessão plenária realizada nessa terça-feira (27). Na Ordem do Dia, o plenário aprovou uma moção de pesar, um projeto de lei e 11 requerimentos de providências e informações. A sessão ainda foi marcada pela participação de três convidados que expuseram suas reivindicações. 

Maria de Lourdes, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Estado do Ceará, se posicionou contra a privatização dos Correios, alertando para os possíveis impactos negativos na prestação de serviços à comunidade. Ela destacou, ainda, a importância da realização de um concurso público na empresa.

A professora Lúcia Castro também fez uso da tribuna para abordar um tema que tem sido amplamente discutido pela comunidade cratense: as constantes queixas contra a concessionária de energia Enel. Ela ressaltou as oscilações e quedas no fornecimento de energia que têm prejudicado moradores e empresas locais.

Já a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Denise Pinheiro de Sousa, apresentou as principais reivindicações da categoria para o ano de 2024. Ela destacou questões salariais, condições de trabalho e benefícios, reforçando a importância do diálogo entre os servidores e o poder público para o atendimento das demandas dos trabalhadores municipais.

Confira todas as matérias aprovadas nessa terça-feira (27):

MOÇÃO DE PESAR N° 15/2024 MARQUIM DO POVÃO, Vem prestar homenagem póstuma aos familiares do senhor Clóves Alves Pereira.

42/2024 REQUERIMENTO PROFESSORA LORDES DE CARLIM Envio de Oficio ao Prefeito Municipal José Ailton Brasil e Secretaria Municipal de Educação Germana Brito, solicitando a construção de um CEI, no Bairro Vila Alta e que esse equipamento seja denominado de José Hugo de Alencar Linard.

45/2024 REQUERIMENTO VERBAL THIAGO ESMERALDO Envio de Oficio a SEINFRA, solicitando a drenagem da Rua Rosa Soares.

48/2024 REQUERIMENTO THIAGO ESMERALDO Envio de Oficio a TRE, solicitando que o mesmo se dirija as Escolas do nosso Munícipio realizando o Cadastro da Biometria e o Título de Eleitor dos jovens de 15 a 18 anos.

49/2024 REQUERIMENTO DR. DUDÉ MOARES Envio de Ofício à Secretaria Municipal de Infraestrutura, solicitando a complementação da pavimentação em pedra tosca (Calçamento) da Rua Ramiro Monteiro, no Bairro Recreio.

50/2024 REQUERIMENTO THIAGO ARAGÃO ESMERALDO Envio de Oficio ao DEMUTRAN, solicitando alteração da faixa de domínio no Município do Crato, que deverá passar de 45m para 23m de largura. A escritura da RFFSA datada de 17 de Fevereiro de 1994 mostra o trecho de Juazeiro com faixa de 23m. Já a escritura da RFFSA com data de 03 de março de 1994 apresenta o trecho no Crato com faixa de domínio de 45m, começando no pontilhão sobre o riacho São José. Vale observar que o São José passou a ser Bairro pela Lei 1853 de 25 de fevereiro de 1999, cinco anos após essa escritura ter sido lavrada. Hoje esse referido trecho está dentro do perímetro urbano e a RFFSA precisa fazer essa adequação para evitar maiores prejuízos ao Município do Crato.

51/2024REQUERIMENTO VERBAL LUIS CARLOS DUARTE SOBREIRA SARAIVA Envio de Oficio a ENEL, solicitando que à,  mesma regularize os logradouros do Vale do Amanhecer.

52/2024 REQUERMENTO VERBAL THIAGO ESMERALDO Envio de Oficio ao Secretário de Infraestrutura Ítalo Samuel, solicitando informações sobre o calçamento da Avenida José Thomaz, no São José, pois a mesma ainda encontra-se com um trecho pela metade, e também pela demora da conclusão.

53/2024 REQUERIMENTO VERBAL MARIÂNGELA BANDEIRA Envio de Oficio a PROUBI, solicitando uma vistoria na Rua Karolé, Rua Balduíno Bezerra e Avenida Dom Vicente Araújo para que as lâmpadas sejam trocadas.

54/2024 REQUERIMENTO VERBAL LUCAS BRASIL Envio de Oficio a Secretaria de Meio Ambiente, solicitando limpeza e capinação da Avenida que liga o Bairro Mirandão a Estatua de Nossa Senhora de Fátima.

56/2024 REQUERIMENTO VERBAL PROFESSORA LOURDES DE CARLIM Envio de Oficio ao Secretario de Limpeza Pública, solicitando a instalação de Containers de Lixo e limpeza em caráter de urgência no entorno da Escola 18 de Maio.

57/2024 REQUERIMENTO VERBAL FERNANDO BRASIL Envio de Oficio a Secretaria de Meio Ambiente, solicitando a colocação de mais coletores de lixo para a estrada que dá acesso as chácaras do Umari.

PL 08/2024 MARCONDE DA VILA , Autoriza o Chefe do Poder Executivo nos termos do art. 195 da Lei Orgânica do Município a remanejar Emenda Impositiva do Vereador Marconde da Vila e dá outras providências.

Prefeito do Crato anuncia aumento salarial para o servidor público, aposentados e pensionistas

O Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, anunciou nesta segunda-feira, 26, o reajuste salarial dos servidores públicos municipais, em diversas categorias. Na ocasião, ele ressaltou estar atendendo aos anseios dos servidores. O aumento inclui desde os servidores efetivos, aposentados, pensionistas, comissionados, magistério, os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Os projetos de lei voltados ao aumento salarial foram protocolados na Câmara Municipal, nesta terça-feira, 27.

Para os servidores públicos efetivos, comissionados, aposentados e pensionistas, será proposto um reajuste de 5% (cinco por cento), percentual superior à inflação avaliada no período, representando ganho real para as referidas categorias. Os profissionais do magistério, propõe-se, assim como nos demais anos, o cumprimento do piso salarial do magistério, com reajuste de 3,62% (três vírgula sessenta e dois por cento. Pela primeira vez, estarão contemplados, já nesta oportunidade, além dos servidores efetivos, aqueles que possuem vínculo temporário com a Administração.

No caso dos servidores efetivos do magistério, independentemente do reajuste 2024, já recebem acima do piso salarial profissional nacional (R$ 4.580,57); contudo, como garantido em anos anteriores, a administração municipal também contemplará a categoria com o índice previsto no corrente ano pelo Governo Federal. "Ressalto que os servidores municipais que recebem o equivalente ao salário mínimo, já tiveram os vencimentos base reajustados em 1º de janeiro deste ano", explica.

Também foram beneficiados os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, através da fixação do novo piso salarial, nos termos da Lei Municipal nº 4.133/2024, com efeitos retroativos a janeiro de 2024.

De acordo com o prefeito, desta forma a administração evidencia a permanente política de valorização dos Servidores Públicos, buscando incessantemente garantir a "dignidade funcional e remuneratória de seus colaboradores, refletindo na qualidade dos serviços prestados à população".

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Pedro Lobo participa de sessão solene na ALECE em celebração aos 44 anos do PT

Foto: Vereador Pedro Lobo(PT) e o deputado estadual Evandro Leitão (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Ceará 


Nesta segunda-feira (26), o vereador Pedro Lobo participou da sessão solene, realizada pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE), em homenagem aos 44 anos do Partido dos Trabalhadores (PT). 

Filiado ao PT há 22 anos, Pedro Lobo, que está no exercício do seu segundo mandato de vereador na Câmara Municipal do Crato e já ocupou cadeira na Assembleia, por quatro meses, em 2022, construiu uma trajetória de luta e dedicação ao partido, sempre protagonista e solidário nos
 momentos de conquistas e nas fases mais difíceis. 

Pedro Lobo ressalta que a cada dia reforça o compromisso com os ideais de liberdade e igualdade, baseado nos princípios democráticos, a essência do PT.