sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prefeito e Vereador Pedro Lobo vão à Brasília discutir projetos importantes para o Crato

O vereador Pedro Lobo juntamente com o prefeito Zé Ailton Brasil e os vereadores Thiago Esmeraldo e Renan Almeida, foram recebidos ontem (26/04) em Brasília pelo Deputado José Guimarães. Na pauta estavam projetos importantes e de grande interesse da população cratense. Foi discutido entre outras o Credenciamento da UTI Neonatal do Hospital São Camilo junto ao SUS/Ministério e Saúde, e a retomada da luta pela implantação da Faculdade de Medicina do Crato. Pedro Lobo reafirmou que o seu mandato estar a serviço da  população cratense e na defesa das reivindicações mais urgentes e necessária ao desenvolvimento do Município.
Acompanhando a comitiva estavam também os assessores Rondinele Brasil e Marcelo Uchoa.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Convite Sétimo dia

A família de Raimunda Siebra da Silva (Dudu) convida parentes  e amigos para a missa de sétimo  dia do seu falecimento que será na igreja de São Vicente as 18:30 .
A família agradece a presença de todos.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Começou a construção da quadra poliesportiva da comunidade do Gesso




Teve início na manhã desta terça-feira (25), a construção da quadra poliesportiva da comunidade do Gesso, no Bairro Pinto Madeira.  É uma obra da Prefeitura Municipal com recursos da Caixa Econômica Federal. O prefeito José Ailton Brasil informou que a demora no início da obra foi por conta de burocracia e entrega de documentos ao banco, gerado pela mudança de construtora.  O prefeito disse que fará todos os esforços para conseguir mais recursos com o objetivo de dotar a quadra de coberta e luminária. 

O engenheiro responsável pela obra, Eriberto Garcia, afirmou que a expectativa de entrega da obra é para o final do mês de julho. no final de julho.

A quadra poliesportiva da comunidade do Gesso está orçada  em R$  177. 405, 04.









Teve início na manhã desta terça-feira (25), a construção da quadra poliesportiva da comunidade do Gesso, no Bairro Pinto Madeira.  É uma obra da Prefeitura Municipal com recursos da Caixa Econômica Federal. O prefeito José Ailton Brasil informou que a demora no início da obra foi por conta de burocracia e entrega de documentos ao banco, gerado pela mudança de construtora.  O prefeito disse que fará todos os esforços para conseguir mais recursos com o objetivo de dotar a quadra de coberta e luminária.

O engenheiro responsável pela obra, Eriberto Garcia, afirmou que a expectativa de entrega da obra é para o final do mês de julho. no final de julho.

A quadra poliesportiva da comunidade do Gesso está orçada  em R$  177. 405, 04.

MototaxIsitas se reúnem hoje em assembleia no SEST /SENAT

Convite

Sessão da Câmara Municipal do Crato de ontem discutiu doação de terrenos

Vereador Pedro Lobo  (PT)


Assuntos ligados aos temas de iluminação pública e doação de terrenos voltaram a ser discutidos pela Câmara Municipal do Crato durante a sessão desta segunda-feira, 24.
Uma audiência agendada para 8 de maio discutirá a doação de terrenos em Crato. Confira resumo da sessão:

Pequeno Expediente

O vereador Roberto Anastácio (PTN) pediu celeridade na realização de audiência pública que buscará informações sobre doações de terrenos feitas em gestão (ões) anterior (es). “Pelo que estamos vendo, há uma suspeita muito grande de uma fraude financeira porque ainda não foi feito nada e não houve nenhuma fiscalização”, disse o parlamentar.

Bebeto denunciou que terrenos foram dados como penhora para que empresas que os receberam como doação pelo município contraíssem financiamentos junto ao Banco do Nordeste. O parlamentar pede um levantamento sobre os terrenos doados e seus respectivos usos.

Maurício Almeida (PDT) – relembrou temas ligados à iluminação pública. “Não deveria ser preciso um vereador fazer um requerimento para pedir a recolocação de uma lâmpada num poste”, lamentou o parlamentar.

Florisval Coriolano (PRTB) – colaborou com o tema. Segundo ele, a falta de iluminação em pontos da cidade do Crato favorece a criminalidade. “As pessoas hoje estão com receio durante o dia, imagine à noite”, comparou.

Jales Velloso (PSB) – Pediu esclarecimentos sobre como são destinados os valores para a iluminação pública municipal.

Thiago Esmeraldo (PP) – Fez requerimento para a troca de lâmpadas danificadas em postes da avenida José Horácio Pequeno pedindo mais rapidez no serviço.

De acordo com Pedro Alagoano (PSD) a burocracia para que o serviço seja efetivado depois de pedido dos vereadores tem sido enorme.

Fernando Brasil (PP) – Solicitou a convocação do responsável pelo setor para prestar esclarecimentos em sessão. Ele ainda mostrou-se favorável à privatização da iluminação pública municipal.

Amadeu de Freitas (PT) – reiterou que o setor responsável planeja divulgar número de telefone para facilitar o contato da população com o serviço de iluminação pública municipal. Neste sentido, Adil Sampaio (PSC) sugeriu que a divulgação desse número seja feita com o número impresso no boleto da conta de energia.

O vereador Amadeu de Freitas ainda citou o recebimento de indicações pelos vereadores para futuros agraciados com a Medalha Elói Teles.

Vicência Leandro (PMN) – destacou visita que fez junto ao prefeito Zé Ailton Brasil ao Conjunto Filemon Limaverde. A vereadora demonstrou-se preocupada em relação ao andamento das obras e disse não acreditar que será entregue no prazo previsto para o próximo dia 30 de abril.

Florisval Coriolano (PRTB) – declarou ter recebido informação de que será feita dedetização no Mercado Walter Peixoto, em Crato.

Grande Expediente

Na Tribuna da Câmara, no Grande Expediente, Pedro Lobo (PT) ressaltou a união entre os vereadores do Cariri que possibilitará a discussão de temas ligados à região. Ao citar modelo de união entre Câmaras Legislativas no Rio Grande do Sul, ele sugeriu a criação do Parlamento Cariri.

O vereador ainda solicitou três moções de congratulação: ao bispo Edimilson Neves, que por anos foi cura da Sé Catedral em Crato e, ordenado bispo no sábado (22), vai administrar a Diocese de Tianguá em maio. Da mesma forma, para a Diocese de Crato e moção semelhante para a nova direção do Crato Esporte Clube, eleita no sábado.

A Câmara retoma suas atividades em Sessão Plenária nesta terça-feira, 25. O Legislativo receberá a secretária de Ação Social de Crato, Águeda Duarte, como continuidade à visita de secretários (as) municipais à Câmara.


Ela apresentará dados sobre a pasta da Ação Social, esclarecerá dúvidas e prestará esclarecimentos aos vereadores. A sessão está agendada para começar às 9 horas.

Secretaria de Desenvolvimento Agrário avalia quadra invernosa e lança mais uma Feira da Agricultura Familiar



O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Zilcélio Alves se reuniu na manhã dessa segunda-feira, 24, na sede da SDA, no Centro Administrativo, com representantes da Ematerce, Sindicato Rural, Sindicato da Agricultura Familiar, ONG Instituto Flor do Piqui, Defesa Civil, entre outras entidades para avaliar a quadra invernosa. Na ocasião Zilcélio fez uma apresentação a partir de dados colhidos durante as visitas realizadas na zona rural avaliando o inverno no município do Crato mostrando resultados positivos, no entanto, ressaltou a atenção na questão do abastecimento de água, principalmente na zona rural;

 Na oportunidade o secretário destacou que o setor de Desenvolvimento Agrário, em parceria com a Associação dos moradores do Sítio Corujas, estará lançando nessa quinta-feira, 27, mais uma Feira da Agricultura Familiar, a partir das 16h, na Praça Joao Brígido, na Vila Alta.

De acordo com o secretário Zilcélio Alves, a secretaria está empenhada em priorizar o pequeno agricultor. “Estamos trabalhando levando os técnicos para o campo, incentivando o plantio, no intuito de resgatar a cultura da agricultura familiar. Temos o objetivo de realizar feiras em vários bairros da cidade, para isso é importante o incentivo da produção”, justifica. A Feiras irão oferecer produtos orgânicos como frutas, verduras, legumes além de comidas típicas, galinha caipira abatida, ovos, doces diversos, bolos, caldo de cana, massa de mandioca, tapioca, fubá de milho, sequilhos, sucos e polpas naturais.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Comunicado sobre fornecimento de água no Bairro Seminário



A Sociedade Anônima de Água e Esgoto – SAAEC Crato informa a comunidade do bairro Seminário que hoje, quarta-feira, dia 19 a rede que abastece as residências ficarão sem o fornecimento de água até as 13h, pois será feito uma manutenção na recambiadora. A partir das 8h o fornecimento será suspenso, sendo normalizado as 13h.

A SAAEC pede a compreensão de todos.

FOCAES realiza eleição da sua coordenação nesta quarta-feira


A coordenação do Fórum Caririense da Economia Solidária (FOCAES) realiza nesta quarta-feira, a partir das 8h30, no auditório do Serviço Social do Comércio – SESC / Crato, a eleição da sua coordenação, para o biênio 2017-2018.

Prefeituras municipais, assessorias de vereadores, empreendimentos que apoiam a economia solidária, associações, sindicatos e todas as pessoas que têm interesse na temática podem participar do  processo eletivo, informou Eliane Aragão, analista assistencial do SESC. “A princípio será feita uma explanação sobre o que é a economia solidária, bem como a função da coordenação do FOCAES”, disse Eliane ao Jornal da Princesa e ao portal de notícias do Princesa News....... (áudio)

Reunião entre Gestão Municipal e representantes dos servidores tem diálogo aberto e participativo






Aconteceu na tarde de ontem, terça-feira, 18, na Prefeitura do Crato reunião com representantes da gestão municipal, do sindicato dos servidores e do poder legislativo.
Na ocasião foram discutidas questões sobre lotação de professores, merenda e transporte escolar, reajuste salarial, definição de calendário de pagamento entre outros assuntos.
A Secretária de Educação Otonite Cortez elucidou que acerca da lotação de professores, e outros profissionais necessários para o pleno funcionamento da educação municipal tudo está sendo feito com o rigor das normas “Estamos realizando convocações constantes para suprir a necessidade, algumas vezes o docente não aceita ficar na Escola em que foi lotado, consequentemente temos que repetir o processo com novos chamamentos de profissionais, o que demanda tempo, contudo estamos agilizando da melhor forma. Educação é prioridade sim, e o trabalho é continuo para o cumprimento das metas, licitações estão sendo encaminhadas para que possamos atender todas essas demandas” diz
O Secretário de Finanças, Carlos Eduardo Marino fez observações sobre o comprometimento da gestão em disponibilizar o pagamento dos servidores rigorosamente em dia, ressaltou a definição de um calendário de pagamento e a apresentação de uma proposta de reajuste salarial a serem expostos posteriormente, no próximo mês de maio. “Existe uma urgência em resolver todas essas questões relacionadas aos vencimentos, a gestão reconhece o quão justa é a melhoria salarial da categoria, contudo o município estuda viabilizar a melhor maneira de reorganizar as finanças para assim integralizar uma proposta de reajuste” explica. Carlos Eduardo entregou em mãos a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais do Crato Denise Pinheiro de Sousaum relatório impresso com receitas e despesas da Prefeitura, comprovando a transparência e o diálogo  aberto entre servidores e gestão.
Ainda durante a reunião, quando abordada a problemática sobre denúncias feitas a Escola de Ensino Infantil e Fundamental, 8 de Março, localizada no bairro Seminário, em relação a merenda escolar, foi sugerido que alguns participantes do encontro fossem até a Escola naquele momento, para uma averiguação, então saíram em comitiva o Secretário de Administração Luiz Carlos Saraiva, a representante do Conselho do FUNDEB, e representantes do legislativo. Na Escola foi constatado que o depósito estava muito bem abastecido de merenda garantindo a alimentação do alunado naquela instituição.

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Campanha nacional de vacinação contra gripe começa hoje em Crato


A Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Saúde, comunica à população que a partir de hoje segunda-feira, 17, estará disponível no Centro de Especialidades do Crato (Posto da Grota),  na unidade de Saúde Básica Teodorico Teles, e no PAM (Posto de Assistência Médica) a vacina contra a Influenza tipo A e B.  Mais conhecida como gripe, a doença, que geralmente persiste por uma semana, tem entre seus principais sintomas a presença de dor de cabeça, febre, dor de garganta, coriza e calafrios. A vacinação acontecerá do dia 17 de abril até o dia 26 de maio.
O público alvo são crianças de 06 meses a 5 anos de idade, gestantes, mulheres no período  puerpério (período de 6 a 8 semanas pós-parto), povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, portadores de hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, doenças cardíacas, portadores de síndrome de down, autismo, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. É necessária a apresentação de comprovante para o recebimento da dose, por exemplo, portadores de doenças podem apresentar alguma declaração médica.
Para crianças: de 6 meses a 2 anos de idade e de 3 a 8 anos de idade, a vacina é aplicada em duas doses. Com intervalo obrigatório de um mês entre uma e outra. Para crianças a partir de 9 anos e adultos no geral, a aplicação é feita em dose única. A vacina contra gripe do tipo A e B é contraindicada apenas para pacientes que já apresentaram algum tipo de alergia, ou que apresentem algum tipo de alergia a qualquer componente da vacina e pacientes que tenham alergia a ovo de galinha.
Geralmente, as pessoas vacinadas não apresentam reações adversas. É comum que o local que recebeu a dose fique avermelhado e a depender de cada sistema imunológico, é possível que algumas pessoas desenvolvam alguma gripe. O paciente que sentir qualquer reação colateral deve se encaminhar a unidade de saúde mais próxima para acompanhamento médico.

Meninos de Brejo Santo são destaques no Domingo Legal” do SBT



Neste domingo, 16 de abril de 2017, o programa “Domingo Legal” apresentou a história de três meninos, Michel, Walisson e Josias da cidade de Brejo Santo no interior do Ceará, que são conhecidos como “Meninos da Pisadinha”.
Eles já são bastantes conhecidos na cidade pelos shows que fazem no quintal de casa, o dominical lançou um desafio para que eles saissem do quintal de casa para fazer um show em Brejo Santo para toda a comunidade, feito conseguido foram levados para São Paulo.

Já no palco da atração, os “Meninos da Pisadinha” ao vivo mostraram  seu talento , ganharam premiação em dinheiro, instrumentos musicais e conheceram o rei da sofrencia, o cantor Pablo, grande ídolo do grupo.

Prefeito Zé Ailton Brasil construirá Campo da Areninha no Seminário




A cidade do Crato será contemplada com um dos Centros do Esportes para Futebol, as conhecidas Areninhas. A seleção das cidades levou em conta critérios como maior número de jovens em zona urbana de 15 a 29 anos, cidades de médio e grande porte.
O Projeto é do Governo do Estado e será realizado com a contrapartida do Crato. (doação do terreno e 20 % da obra que está orçada em 1,7 milhão)
Na concepção do Prefeito Zé Ailton, o local mais adequado para a construção da Areninha seria o bairro Seminário. Nesse contexto o chefe do executivo cratense desapropriou o imóvel do Sport Clube do Crato, localizado na Rua Mário Teixeira Mendes com Rua Manoel Almino de Lima, no referido bairro.
A localização, conta com área total de 7.980,00m² (sete mil, novecentos e oitenta metros quadrados), essa ação foi feita por meio do Decreto de número Nº 1104002/2017, publicado na última quarta-feira 12, no diário oficial do município. 
Areninhas são equipamentos municipais para o uso de toda a população, campos de futebol, estilo society com gramado sintético, bancos de reserva, arquibancadas, redes de proteção, alambrados, vestiários, iluminação, paisagismo, pavimentação, sala de administração e depósito para materiais esportivos.

Jovem foi assassinado neste domingo, no Bairro Semináriio



 Por volta das 20h45min a composição policial da CP 29 foi acionado, via Ciops, para averiguar a denúncia de vias de fato nas proximidades da Rua Tenente Antônio João, Seminário, Crato-CE. A composição realizou deslocamento e ao chegar ao local se deparou com a vítima LUCIO CARLOS DA SILVA, brasileiro, solteiro, estudante, nascido em 08.08.1994, natural de Crato-CE, residente à Rua Álvaro Bomilcar, Seminário, Crato-CE; que estava em óbito com várias lesões à faca. O SAMU esteve no local e constatado o óbito, segundo informações de populares a vítima se envolveu em uma briga onde seus algozes o atingiram várias vezes com objeto perfurante/cortante. As composições policiais realizaram diligências, mas até o presente momento os 

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Austeridade e equilíbrio fiscal marcam os 100 dias de governo Zé Aílton Brasil, no Crato





Austeridade e equilíbrio fiscal. Essas são as primícias desses primeiros 100 dias de governo Zé Aílton Brasil (PP), à frente da Prefeitura do Crato. A apresentação dos 110 dias foi realizada nesta quarta-feira (12) por Zé Aílton à imprensa e contou com a presença de vereadores e secretários municipais.
Entre as principais medidas lembradas pelo prefeito foram citadas a negociação das dívidas da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAEC), que estava há mais de seis anos impedida de emitir certidão negativa. Foram negociados pouco mais de R$ 11 milhões junto a Cogerh, Enel e INSS. "Meu governo será pautado pelo equilíbrio fiscal", pontou o prefeito durante a coletiva.
Zé Aílton também comemora saldo positivo na educação e na saúde, pois segundo ele, todas as escolas municipais estão hoje abastecidas e oferendo merenda escolar de qualidade. "Faço aqui o desafio e sair junto com vocês a qualquer escola e verificar a merenda escolar", desafiou.
Com relação à Saúde, Zé Aílton disse ainda não estar satisfeito, mas lembrou que muita coisa mudou nesses 100 dias, pois segundo ele, ao assumir a prefeitura havia 14 postos funcionando de forma precária e sem medicamentos.
Hoje, conforme o gestor são 38 postos de saúde funcionando, mas o objetivo é chegar aos 40 postos com equipes completas. "Já investimos cerca de R$ 580 mil em medicamentos a ser distribuído para a população. Também vamos implantar a informatização na rede municipal de saúde e, assim, podermos atender com mais eficiência", revelou.
SERVIDORES
Sobre os servidores municipais, Zé Aílton afirmou que sua maior conquista é manter o pagamento de todos os servidores municipais até o 5º dia útil de cada mês e assegurou que nas próximas semanas irá apresentar o calendário mensal do pagamento para todas as categorias."Meu governo tem sido de ações transparentes e abertar. Não posso falar que recebi uma herança maldita, mas digo ser muito prazeroso ter recebido a incumbência do povo do Crato para administrar esse município", concluiu.
 
 
Fonte:  Flávio Pinto News

segunda-feira, 10 de abril de 2017

Estupro de vulnerável foi registrado em Crato



Crato realiza primeira reunião do MAAP Sistema de Monitoramento de Projetos Prioritários do Município foi iniciado



O Prefeito Zé Ailton Brasil juntamente com o Vice-prefeito, André Barreto e todo o secretariado municipal, deu um importante passo na otimização das atividades realizadas por sua gestão. Nos últimos dias 6 e 7 de abril, no auditório da CDL Crato o chefe do executivo cratense esteve elaborando com sua equipe, o sistema de Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários, MAPP Crato.
O MAAP Crato é um ferramenta do Sistema de Gestão que tem como objetivo primordial definir quais os projetos prioritários para a gestão municipal. Considerando o Plano de Governo e o Plano Plurianual, esse sistema dará subsídios ao nível de estratégias do governo com informações durante toda a fase de execução, facilitando a tomada de decisão, as correções necessárias, e a superação de dificuldades.
O MAPP Crato é inspirado no modelo estadual para atender às necessidades municipais, permitindo que seja feito um monitoramento detalhado de ações, como execução de projetos e investimentos a serem feitos pelo Município. Daí a importância da participação de cada secretário dentro desse processo, pois cada um terá papel fundamental para elaboração e execução de suas ações. Sendo que o monitoramento será feito pelo Gabinete do Prefeito e pela Secretaria de Finanças e Planejamento.
Durante a reunião foi apresentada, a metodologia a ser aplicada, o aprofundamento de cada ação e uma visão geral do que será necessário para que as metas sejam alcançadas.
O prefeito Zé Ailton abriu os trabalhos ressaltando que o objetivo da implantação do MAAP é aperfeiçoar o desenvolvimento de ações importantes para o crescimento do município e reforçar as obrigações com a população. “Temos que ser criteriosos e comprometidos com nossos compromissos de governo."
A Presidente do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI), Rita Bezerra, explanou acerca da experiência do MAAP no Governo do Estado, em seguida foi feita a apresentação da Metodologia de Planejamento pelo Professor, Wilton Bessa Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará e Secretário Executivo do Fórum Clóvis Beviláqua – TJCE.
Na sequência da reunião todos os secretários mostraram seus projetos e foram avaliadas prioridades ficando entendido que o MAPP têm a finalidade de assegurar o planejamento sistêmico da gestão e a execução de seus planos para a obtenção dos resultados pretendidos.
O MAAP – Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários. Trata-se de um importante sistema de gestão para o controle da implantação dos projetos possibilitando a tomada de decisões durante a execução dos mesmos, contribuindo para o alcance dos compromissos estabelecidos no plano de governo.

PEDRO LOBO VENCE EM CRATO



O PT realizou em todo Brasil eleições para comando dos seus diretórios.
Em Crato Pedro Lobo  obteve 278  votos e é a nova presidente do Partido.

Resultado da eleição do PT no Crato:
Chapa Estadual
400 – 180 votos
480 – 251 votos
Presidente
500 – Amadeu de Freitas – 200 votos
580 – Pedro Lobo – 278 votos
Chapa Municipal
600 – 196 votos
680 – 268 votos


Votaram 492

terça-feira, 4 de abril de 2017

Vereador Pedro Lobo defende os pequenos negócios como uma forma de geração de emprego e renda para o Crato.



Em pronunciamento no grande expediente, na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira, (4), o vereador Pedro Lobo destacou a importância do desenvolvimento dos pequenos negócios na cidade do Crato, como instrumento de desenvolvimento da cidade.

Pedro apontou e defendeu alternativas para criação de pequenos negócios: a consolidação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas; atualização e divulgação da Lei Geral Municipal das Micro e Pequenas empresas; como também, equacionar as divergências legais da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas com a legislação municipal e consolidação de politicas publicas de apoio às micro e pequenas empresas, uma vez que, os empreendedores individuais e as pequenas empresas representam 94% das empresas do município do Crato, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2015.

Ele Também ressaltou que, diante da situação vivenciada em nosso País, com a retirada de direitos dos trabalhadores, é importante que os jovens, já a partir do ensino fundamental, possam desenvolver atividades voltadas para o empreendedorismo e parabeniza o SEBRAE, em especial o superintendente Joaquim Cartaxo , pelo trabalho que vem sendo realizado.  

Pedro finalizou, defendendo parcerias entre o município e as instituições que fomentam o desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas no Município do Crato.

domingo, 2 de abril de 2017

Acidente com vítima fatal na zona rural do Crato

 


Um industrial morreu na manhã de sábado, dia 1º., numa colisão entre veículos na CE- 386, no Distrito de Dom Quintino, município do Crato.
Por vol das 7h, Leandro Gonçalves Lima , que residia no Sítio Soturno, município de Farias, guiava uma motocicleta transportando na garupa um filho seu, menor de idade, quando foi colhido por um veículo Corola, de cor cinza e placas DZA – 7771.
Segundo informações de pessoas que precenciaram o acidente, o automóvel era guiado pelo médico, Rondevy de Freitas Pascooal, residente em Juazeiro do Norte.  Ele teria tentado ultrapassar uma topic, quando colidiu com a motocicleta. Leandro morreu no local, enquanto que a criança foi soccoridapelo SAMU para o Hospital São Francisco, de Crato.
A Polícia Militar ao tomar ciência do ocorrido compareceu ao local e fez a condução do motorista do carro atropelador à 20ª. DRPC (Delgacia Regional de Polícia Civil de Crato, para os devidos procedimentos.  O corpo do industriário foi encaminhado à PEFOCE Cariri para ser necropsiado.

 


Acidente de trânsito, em Várzea Alegre, deixa vítimas em estado grave





Sábado à noite, em Várzea Alegre, por volta das 18h06min na Av. Vicente Alves Costa (BR-230), nas proximidades da padaria do riachinho, foram vitimas de acidente de transito,  RODRIGUES PEDRO AGOSTINHO, 68 anos  residente na Rua Pedro Orelha, 38 – Patos, Várzea Alrgre, que estava acompanhado de um menor de idade residente à Av. Vicente Alves Costa, 1155 A, Bairro Rosinha,. E que segundo informes de populares esse era quem pilotava a moto e que a motocicleta foi retirada do local do ocorrido por populares. As vítimas foram levadas em estado grave para o Hospital da Cidade, onde foi diagnosticada que ambas sofreram TCE (traumatismo craniano encefálico) e foram transferidas para o Hospital Regional do cariri


Fonte: Wathsapp / j. Lopes - Grupo MASTERCARIRICEARASITE

Acidente com vítima fatal

Informações chegadas à nossa página dão conta que aconteceu um acidente com vítima fatal, na noite de ontem, na comunidade do Sítio Tocão, entre  Salitre e Campos Sales. A pessoa estava só em uma mota. A vítima ainda não foi identificada. 

Bom dia ! um domingo com paz, saúde e alegria




sábado, 1 de abril de 2017

PEDRO LOBO LANÇOU SUA CANDIDATURA A PRESIDÊNCIA DO PT DO CRATO


Nesta sexta-feira, aconteceu o lançamento da candidatura do vereador e atual presidente do Partido dos Trabalhadores em Crato, Pedro Lobo. O evento foi realizado na Câmara Municipal. O Processo de Eleição Direta (PED), meio pelo qual o PT escolhe nacionalmente seus dirigentes para os diretórios municipais, acontecerá dia 9 de abril.


Defensoria Pública e sociedade civil realizam audiência pública sobre orçamento participativo



Aconteceu na tarde desta sexta-feira (31), no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, uma audiência pública intitulada de “Seminário do Orçamento Partipativo”. O principal objetivo foi ouvir os diversos segmentos da sociedade rural e da cidade, das regiões do Cariri e do Centro-Sul, que colocaram seus anseios, suas súplicas e falaram  de que modo a Defensoria Pública pode melhorar a sua atuação, deve especializar os seus serviços, a atenção aqueles que buscam o amparo à saúde, aos que estão privados de liberdade, como pode melhorar a atuação em defesa dos consumidores. A partir das deliberações serão construídas propostas que vão orientar a Defensoria Pública para as políticas públicas que serão implementadas em 2018.

O  defensor público Aníbal Azevedo, que no momento responde pela supervisão do núcleo do Crato infomou que em 2016 o seminário com maior sucesso de todo interior do Ceará, foi o do Cariri. Naquela oportunidade ficou decidido que seria estruturado no Cariri, o NUDEM – Núcleo de Defesa da Mulher, da  Defensoria Pública. A fonte dos recursos para implantação das políticas deliberadas no seminário, são oriundos da Secretaria da Fazenda

Michele Camelo também é Defensora Pública. Ela afirmou que o NUDEM / Cariri deve ser implantado no mês de setembro. “Neste momento decrise, de insegurança que o Brasil está vivendo, a Defensoria Pública tem um lado que é o de resguardar os direitos da população, principalmente dos mais carentes.

 José Antõnio Auberto de Carvalho representou na audiência pública o MST/Jovem e a comunidade do Assentamento 10 de Abril. “O trabalhador não pode faltar a momentos como este, pois é uma oportunidade que temos para colocar  as nossas dificuldades, os nossos desafios que são vários, disse José Antônio. “A busca da qualidade de vida é a demanda principal das comunidades rurais. É preciso que melhore a saúde, a educação e que tenha um pouco de lazer para o homem do campo, ressalrou José
O artista João do Crato afirmou que a audiência é interessante pois garante à população, principalmente do campo, o direito de falar e de cobrar.

Verônica Izidório, representante da Frente de Mulheres do Cariri defendeu uma pauta bastante extensa. O combate à violência é uma das principais demandas das mulheres. Ela defendeu a implantação do NUDEM /Cariri no município do Crato.

Mulher lesiona outra com uma faca no mercado público do Crato






Por volta das 15 horas desta sexta-feira no mercado Walter Peixoto o grupamento ROGAM da Guarda Municipal do Crato prendeu em flagrante, Ana M. dos Santos acusada de lesão corporal, por arma branca, contra a pessoa de Maria Aparecida Barbosa.
A vitima foi socorrida pelo SAMU, enquanto a acusada foi conduzida e apresentada na Delegacia Regional de Policia Civil do Crato.

Ainda em relação ao setor policial em Crato, temos informações extraoficiais que aconteceram alguns disparos de arma de fogo nas imediações do Bairro Pimenta, no início da noite de ontem. Até o momento não temos confirmação da Polícia Militar. 

Instituto flor do Piqui desenvolve atividades na zona rural para preservação do meio ambiente




O instituto Flor do Piqui, através do projeto Paulo Freire de desenvolvimento produtivo e de capacidades, realizou na última quarta-feira (29), um dia de campo, sobre preservação do meio ambiente, com as comunidades da Pedra da Cruz e Conceição, no município de Antonina do Norte.
A atividade de campo foi realizada no ponto turístico conhecido como cachoeira, localizado na comunidade de Conceição, que é uma espécie de balneário natural, abastecido pelo rio conceição e que recebe visitantes de toda região, produzindo grandes  quantidade de lixo.
Entre as ações realizadas, foram distribuídas na comunidade tambores para coleta seletiva dos resíduos sólidos, instalação de placas educativas, roda de conversa sobre meio ambiente, recolhimento do lixo no ambiente, além da distribuição e plantio de mais de 150 mudas de plantas nativas.

Participaram da atividade os estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Mota, o Secretário municipal de agricultura Antônio Dias de Andrade, o representante da Ematerce Juliano Canuto, o Vereador Santino Barbosa, e as representantes do escritório regional do projeto Paulo Freire no Cariri Liliane Ramos e Micaele Cavalcante.
O assessor técnico do Instituto Flor do Piqui, Paulo Sergio, disse que o principal objetivo do encontro é conscientizar as famílias da importância da preservação do meio ambiente, bem como mostrar para a comunidade em geral a necessidade do uso racional dos bens naturais.
O coordenador do programa Paulo Freire, do Instituto Flor do Piqui, Pedro Lobo, avaliou como de grande importância o evento, para conscientização de ações da população à preservar o meio ambiente e em especial a cachoeira, localizada na comunidade da Conceição que se configura como um balneário natural.