domingo, 31 de dezembro de 2023

Mensagem do vereador Pedro Lobo de um FELIZ ANO NOVO para os cratenses e caririenses


Mensagem do vereador Pedro Lobo de um FELIZ ANO NOVO para os cratenses e caririenses 

"Que o Ano Novo traga consigo a energia para concretizar sonhos, a força para superar desafios e a alegria de viver momentos inesquecíveis" 

Feliz 2024 

sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

Feliz Natal e um Feliz 2024 Mensagem de Givaldo Gonçalves (Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato


Feliz Natal e um Feliz 2024                Mensagem de Givaldo Gonçalves (Secretário de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos do Crato) 

2024
Que este ano novo que se inicia seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações, saúde e  e paz ! 

quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

2023 foi mais um ano de realizações do vereador Pedro Lobo, no Legislativo cratense; Confira as principais ações


Os setores agrário, segurança alimentar, urbanismo, esportivo, cultural e saúde foram os que mais contaram com o trabalho de Pedro Lobo, em 2023. 

O vereador Pedro Lobo, do Partido dos Trabalhadores (PT) do município do Crato, encerrou as atividades no legislativo em 2023,  comemorando mais um ano de luta, produção e conquistas.  

O compromisso com o Crato motivou Pedro Lobo a se dedicar pela causa dos que mais precisam de ações e políticas públicas, que estimulem a esperança,  solucionem demandas e encaminhem projetos para o bem-estar e o futuro da população do campo e da cidade. 

Foi promovendo política com o espírito democrático, debatendo as questões e apresentando propostas, através de requerimentos, projetos e em contato direto com os órgãos governamentais, em Brasília e Fortaleza, que Pedro Lobo conseguiu fechar mais ano com um resultado positivo, contabilizando diversas realizações. 

Os setores agrário, segurança alimentar, urbanismo, esportivo, cultural e da saúde foram os que mais contaram com o trabalho de Pedro Lobo, em 2023. 

SETOR DE SAÚDE 

A antiga luta de Pedro Lobo pela construção do hospital veterinário universitário da UFCA ganhou reforço e deve sair do papel, em 2024, com a simpatia e perspectivas de investimento do governo Lula para projeto acontecer. 

SETOR ESPORTIVO 

Em 2023, Pedro Lobo manteve seu compromisso com o esporte do Crato, disponibilizando emendas impositivas para promover competições e apoiar entidades e atletas. 

Articulou junto ao Sistema FECOMÉRCIO a implantação em Crato do Projeto SESC Ativo, que em parceria com o Instituto Flor de Piqui, funcionará em 04 polos, atendendo crianças e adolescentes com iniciação esportiva, formação cudadã e inclusão social. 

SETOR DA SEGURANÇA ALIMENTAR

Pedro Lobo criou e aprovou  o Prograna de Aquisição de Alimento Municipal - PAA Mesa Farta. 

Implantou 5 cozinhas comunitárias, em Crato, com recursos de emendas impositivas. 

Articulou junto ao Governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, a implantação em Crato, de 16 cozinhas comunitárias solidárias, dentro das ações do Programa Ceará Sem Fome. 

Conseguiu a ampliação do Programa de Aquisição de Alimento - PAA Leite, que aumentou  de 300 para quae 600 litros de leite distribuídos.  

SETOR DE SEGURANÇA HÍDRICA 

Em Fortaleza, 
junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA, o mandato do vereador Pedro Lobo conseguiu, através do projeto São José e estudos técnicos da SOHIDRA, a perfuração de vários poços profundos, em comunidades rurais do Crato. 
 
SETOR AGRÁRIO 
Abaixo listamos as ações do vereador Pedro Lobo no setor Agrário:

Instalação de um centro de processamento de frutas, em fase de conclusão;

Aquisição junto à SDA de tratores para comunidades rurais; 

Pedro Lobo conseguiu R$ 100 mil para ampliação das compras do Programa de Aquisição de Alimento - PAA, em Crato;

Incentivo à criação de feiras da agricultura familiar em comunidades urbanas e  rurais;

Promoção do Circuito de Feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária, no Parque de Exposição do Crato, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e o Instituto Flor do Piqui

Apresentação de Requerimentos, solicitando a recuperação das estradas vicinais do município. 

SETOR DE URBANIZAÇÃO 

Várias ruas e avenidas receberam pavimentação, em Crato, principalmente nos bairros Muriti e São José, fruto do trabalho do mandato do vereador Pedro Lobo. Através de requerimentos e com o apoio financeiro de suas emendas impositivas,  o parlamentar apresentou e defendeu  junto a gestão municipal a realização das obras. 

O objetivo da pavimentação é melhorar a acessibilidade de motoristas e pedestres e o aspecto urbanístico. 

Pedro Lobo encaminhou para os dias 12 e 14 de janeiro, duas audiências públicas para discutir o abastecimento de água e os valores cobrados das tarifas de água e esgoto, pela AMBIENTAL Crato e SISAR. 

"Agradecemos a todos os apoiadores, cidadãos e cidadãs cratenses que confiam no nosso mandato, o que gerante  para 2024, apoio e coragem para enfrentar os desafios, disposição para lutar e otimismo para avançar com o Crato do presente e do futuro" destacou Pedro Lobo.

Contribuinte Legal 2023 encerra nesta quinta-feira, 28, em Crato

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento, informa que a campanha Contribuinte Legal 2023 se encerra nesta quinta-feira, 28, pois na sexta-feira, 29, será ponto facultativo ao funcionalismo público.

Não perca tempo e faça a sua adesão. É possível negociar impostos como IPTU, ISS e ITBI com desconto de até 100% no valor dos juros e multas, no caso de pagamento à vista.

Aproveite para ficar em dia com o Município.

Prefeitura do Crato conclui pavimentação no Jenipapo

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Infraestrutura, concluiu a pavimentação em pedra tosca com rejuntamento da Rua SDO 02, no Jenipapo, distrito de Bela Vista.

De acordo com o Secretário da pasta, Ítalo Samuel, foram pavimentados cerca de 4.390 m². A via também foi contemplada com meio-fio e sarjeta para drenagem das águas das chuvas.

A obra foi executada pelo Programa Caminhos do Crato com investimentos de R$ 330 mil, recursos do Governo do Estado mais contrapartida do Município.


Governo do Ceará anuncia chamamento de mais 800 novos profissionais de saúde aprovados em concurso

Em sua última conversa de 2023 com a população nas redes sociais, na tarde de ontem, o governador Elmano de Freitas anunciou o chamamento de mais 800 novos profissionais de saúde para a rede pública do Ceará.

A convocação encerra a primeira etapa da incorporação dos seis mil aprovados em concurso realizado em 2021 ao regime estatutário dos servidores públicos. Desta maneira, o Governo do Ceará conclui o ano convocando, ao todo, dois mil concursados da área: 600 em maio, 600 em setembro e 800 neste mês de dezembro. A publicação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (29).

Os profissionais serão direcionados para o Nível Central da Secretaria da Saúde do Ceará e unidades da Rede, como Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) e Hospital Geral Dr. Cesar Cals (HGCC), entre outros. A categoria de profissionais da área assistencial inclui enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, perfusionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e técnicos de farmácia.

O governador Elmano de Freitas destacou a importância da atuação dos novos servidores públicos para a saúde cearense, como também reiterou o cronograma de chamamento para os próximos anos.

quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Pedro Lobo afirma que o Movimento Avance Crato nasceu grande e com repercussão positiva


Foto/legenda: População e representantes de segmentos da sociedade cratense lotaram o salão principal do Crato Tênis Clube


Com o sucesso do lançamento, na última sexta-feira (22), no Crato Tênis Clube, o movimento despertou o interesse da população para suas próximas ações, em 2024 

Os articuladores e a organização do Avance Crato continua avaliando o lançamento do movimento, ocorrido na última sexta-feira (22), no Crato Tênis Clube. 

Com o sucesso obtido, por conta da participação popular e da representatividade diversa e  plural, os partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança (PT, PC do B e PV) e o vereador Pedro Lobo (PT), organizadores do evento, estão agora muito mais otimistas entusiasmados quanto ao desdobramento das ações, já no início de 2024. 

Para Pedro Lobo o Movimento Avance Crato nasceu grande e repercutiu positivamente,  pela presença numerosa do cidadão e da cidadã cratense e de representantes de.entidades de classe, projetos sociais, movimentos que lutam pela inclusão, dignidade e respeito, sindicatos, segmento empresarial, comerciários, agricultores, servidores públicos e políticos. 

Pedro disse que o fato de tanta gente sair de suas casas, as vésperas do Natal, e se reunir para ouvir propostas e perspectivas para o município do Crato avançar, tem um significado muito importante e transmitiu uma mensagem direta:  a sociedade cratense quer debater de que forma pode enfrentar seus desafios e encontrar soluções para suas deficiências, como exemplos, uma saúde melhor e a geração de emprego e renda. 

"  A proposta do Avance Crato é  fazer o que o PT, o PC do B, o PV, o presidente Lula, o governador Elmano de Freitas, o Ministro Camilo Santana e o deputado federal José Guimarães fazem, discutir políticas sociais, de desenvolvimento humano e econômico, com espírito democrático, sem preconceitos, apenas com o objetivo de avançar na qualidade de vida do povo", ressaltou. 

Com o sucesso do lançamento, na última sexta-feira (22), no Crato Tênis Clube, o movimento despertou o interesse da população para suas próximas ações, em 2024.

Fotos: Assessoria de Comunicação do vereador Pedro Lobo (PT) 

Governador Elmano de Freitas fez balanço do Programa Vai e Vem

Governador Elmano de Freitas fez balanço do Programa Vai e Vem


Já está em vigor e funcionamento o Programa Vai e Vem Livre, instituído pelo Governo do Ceará ao final deste ano que inicialmente está beneficiando os estudantes da Região Metropolitana de Fortaleza.

São atendidos, nesta primeira fase os municípios de Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacajus, Pacatuba, Pindoretama e São Gonçalo do Amarante. 

Os estudantes, com carteira estudantil válida, receberam cartão eletrônico para utilização em sistema de bilhetagem, que deverá ser implantado pelos operadores de transporte metropolitano. O cartão permite o armazenamento de créditos eletrônicos e deverá ser personalizado, pessoal e intransferível, vinculado ao número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do(a) beneficiário(a), possibilitando o controle do seu uso através de biometria ou outra tecnologia de identificação pessoal. 

O governador Elmano de Freitas fez um balanço dos primeiros dias de funcionamento do Programa e ainda anunciou as próximas etapas.

Segundo o governador Elmano de Freitas, a ideia é ampliar para outras Regiões e municípios do Ceará, em parceria com os municípios.

Crato realiza a 18ª Parada da Diversidade LGBT, nesta sexta-feira (29)

Crato realiza a 18ª Parada da Diversidade LGBT, nesta sexta-feira (29)



O município do Crato será palco, nesta sexta-feira, 29 de dezembro, da 18ª Parada da Diversidade LGBT do Crato 2023, realizada pela ADACHO. A Parada é realizada tradicionalmente, todos os anos, com o objetivo de dar visibilidade às pautas da população LGBT, além de promover à Saúde com a distribuição de insumos. O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Ceará, através da Casa Civil e a parceria da Secretaria da Diversidade do Estado do Ceará, Prefeitura Municipal do Crato através da Assessoria de Políticas Públicas para LGBT com apoio da Assessoria LGBT e outras empresas privadas.

A concentração será às 17h, na Praça do DETRAN com trio elétrico e DJs animando o desfile que sai em direção ao Largo da RFFSA onde acontece o Show da Diversidade, com shows da Diva Menner, primeira transexual a participar do The Voice Brasil e a funkeira, GABIVIC, além de outras atrações do Crato, Juazeiro do Norte, Recife, Maceió e Fortaleza que abrilhantaram o evento.

O Assessor de Políticas Públicas para LGBT da Prefeitura do Crato, André Lacerda destaca que o evento marca a pluralidade, a diversidade e, sobretudo, o fortalecimento das Políticas Sociais com ações afirmativas. "A ação tem o propósito de lutarmos por um Crato mais colorido, inclusivo, igualitário, com mais amor e menos ódio", diz André.


Prefeitura do Crato antecipa folha salarial para próximo dia 28

Prefeitura do Crato antecipa folha salarial para próximo dia 28


Anunciado nesta terça-feira, 26, a antecipação do pagamento da folha salarial dos servidores públicos municipais do Crato, que acontecerá no dia 28 de dezembro. Com a antecipação, mais o salário de novembro e a segunda parcela do 13º, foram injetados somente neste mês na economia local, cerca de R$ 38 milhões.

De acordo com o prefeito municipal, Zé Ailton Brasil, esse resultado representa um compromisso fiscal e financeiro rigoroso da administração, para que seja priorizado o pagamento efetivo dos servidores.

terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Hemoce reforça convite para a doação de sangue para o reveillon

As unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) continuam recebendo doação de sangue, principalmente para garantir o estoque para a festa de reveillon tanto em Fortaleza como em todo o Ceará.

Os postos de coleta do Hemoce em Fortaleza e no interior estão funcionando normalmente entre 8h da manhã e cinco da tarde até a próxima sexta-feira (29). No sábado, o funcionamento é até 12h, no Posto de Coleta na Avenida José Bastos e na Praça das Flores, no bairro Aldeota, em Fortaleza. No domingo (31), o posto de Coleta do Shopping Rio Mar Fortaleza vai funcionar durante o funcionamento do shopping.

Você pode conferir o funcionamento dos postos de coleta do interior no site oficial do Hemoce: www.hemoce.ce.gov.br.

A coordenadora de captação do Hemoce, Nágela Lima, fala sobre a importância da doação de sangue neste momento.

segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Mensagem de Boas Festas de Natal e Ano Novo de Socorro Lobo


Mensagem de Boas Festas de Natal e Ano Novo de Socorro Lobo 

Natal é tempo de comemorar a vida, espalhar o amor e semear a esperança. Desejo a você e toda sua família um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde e paz 

domingo, 24 de dezembro de 2023

Vereador Pedro Lobo deseja aos cratenses e caririenses um Feliz Natal e um próspero 2024


Vereador Pedro Lobo deseja aos cratenses e caririenses um Feliz Natal e um próspero 2024 

" Viver é aceitar cada minuto como um milagre que não poderá ser repetido" 

Movimento Avance Crato é lançado com grande participação popular e muito sucesso

Foto: Pedro Lobo (PT) faz discurso pela união e o desenvolvimento do Crato 


Mais de 600 pessoas participaram do lançamento, no Crato Tênis Clube, na noite da última sexta-feira (22), levadas pelo espírito democrático e movidas pelo  amor e compromisso com o Crato 

Não tem expressão melhor  para definir o lançamento do Movimento Avance Crato, do que a palavra SUCESSO. Isto mesmo. Foi um sucesso de participação popular, de representatividade, de alegria, democracia, diversidade e de organização. 

A população atendeu o convite  do vereador Pedro Lobo (PT), articulador do movimento, juntamente com os diretórios municipais do Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV), que formam a federação Brasil da Esperança, desde as eleições de 2022. 

Movidas pelo amor e compromisso com o Crato, mais de 600 pessoas, entre mulheres e homens, jovens, adultos e a terceira idade, do campo e da cidade, representações de vários segmentos, lotaram o salão principal do clube mais tradicional da cidade, com o objetivo de iniciar um grande debate sobre o município, sua realidade e perspectivas, demandas e propostas, diálogos e ações que levem a construção de um projeto para o Crato avançar. 

Em plena noite de sexta-feira, 22 de dezembro, as vésperas do Natal, o Avance Crato reuniu vários movimentos em um só movimento, despertando os cratenses que lutam por diversas causas, em uma só causa. 

Mulheres, juventude, igualdade racial, povos originários, cultura, saúde, crianças, autismo, pessoas com deficiência, esporte, LGBTQIA+, o campo, a agricultura familiar, a cidade, empresários, comerciários, servidores públicos e profissionais liberais. Todos juntos para debater e projetar políticas que garantam respeito, dignidade e desenvolvimento econômico e social. Afinal, o Crato merece, pode e deve seguir em frente, avançar. 

O vereador Pedro Lobo não escondeu seu sentimento de felicidade diante de tantos irmãos cratenses, despertando e alimentando o sonho de um futuro melhor, para esta e as próximas gerações.  

Ele disse que o lançamento representou o início. "Agora, as ações serão contínuas e a presença de um público tão diverso e bem representado, fortaleceu o desejo e o compromisso de trabalhar mais pelo o Crato e pelo seu povo guerreiro e criativo, destacou. 

As falas do presidente do PT, Maurício Ribeiro, presidente do PC do B, Samuel Siebra e de Hildo Junior, presidente do PV, ativistas e sindicalistas  seguiram a mesma linha de entusiasmo e esperançamento. 

O lançamento do Avance Crato contou com a presença de representantes e tem o apoio do PT de Potengi, Juazeiro, Barbalha e Jardim. 

sábado, 23 de dezembro de 2023

Projeto Crato Revelando Talentos Formando Cidadãos encerra atividades de 2023 promovendo inclusão social e desenvolvimento humano

Adolescentes do bairro Muriti e comunidades vizinhas foram contemplados no primeiro ano de atividades do projeto, com prática esportiva, na Areninha Emanuel Messias Viola, localizada no bairro Muriti. 

O Projeto Crato Revelando Talentos Formando Cidadãos, coordenado pela Liga de Esportes Amadores do Crato (LEAC) e realizado em parceria com a Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Esporte e Juventude - SEJUV, encerrou suas atividades, no ano de 2023, contabilizando importantes ações esportivas e promovendo inclusão social. 

As atividades foram iniciadas no mês de abril quando a LEAC inscreveu quase 80 alunos, entre garotos e garotas, que foram assistidos pelos monitores do projeto, com instruções e orientações de exercícios físicos e fundamentos da modalidade de futebol, nas terças e quintas -feiras, bem como  treinos e jogos. 

Para o bom desempenho das atividades, a coordenação do projeto entregou aos garotos inscritos, uniforme (camisa, short e meião), chuteira, caneleiras, garrafa térmica e mochila. 

No final dos exercícios físicos, treinos e jogos os alunos do projeto recebem um lanche, a base de frutas, para repor as energias e reforçar a alimentação com ingredientes com alto teor nutritivo. 

Os jovens Wesley e Gabriel são exemplos de quem sonha em trilhar o caminho da profissão de jogador de futebol profissional e, por isso, enchergam no projeto uma oportunidade para crescer e tornar o sonha uma realidade bem sucedida. 

Dentro do contexto de revelar talentos, um dos objetivos do projeto, Gabriel, 15 anos de idade, goleiro, já está treinando na base do Instituto de Desporto Crato ( Crato Esporte Clube), representante do município, no futebol profissional do estado, coordenado pela Federação Cearense de Futebol (FCF) 

A jovem Káyla Kaylane, 13 anos, reside no bairro Barro Branco e desenvolve um bom futebol. Ela afirmou que busca no projeto incentivo e aperfeiçoamento. 

O professor Amaury Azevedo, um dos monitores do projeto, com uma larga experiência no trabalho com esporte escolar, comunitário e profissional, disse que o.projeto da LEAC não visa apenas o desenvolvimento técnico, mas principalmente humano. 

Ainda compõem a equipe técnica, o monitor e professor e educador físico, Rodrigo Alves, treinador de goleiro,  Cícero de Castro e Antônio Silvan, roupeiro e assistente geral. 

As expectativas se voltam agora para o anos de 2024, onde o projeto espera contar com o apoio dos poderes públicas e de toda  sociedade para continuar suas atividades, revelando talentos e formando cidadãos. 

A direção da LEAC e todos que fazem o projeto de base social, deseja aos jovens alunos, seus familiares, monitores, apoiadores e parceiros, um feliz natal e um 2024 de muitas  realizações, saúde e paz. 


quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Feliz Natal e um 2024 com muita saúde


Que o Natal seja recheado de amor, alegria paz e muita saúde.

São os votos de Feliz Natal e um 2024 próspero e com muita saúde do vereador Dr. Dudé Moraes 

Feliz Natal e um 2024 com muita paz


Que o espírito natalino traga paz, saúde, amor e alegria para nossos corações e lares cratenses e caririenses, abençoando cada momento. 

Mensagem do vereador Thiago Esmeraldo 

Mensagem de Feliz Natal e um 2024 de realizações

Desejamos a todos um Natal com muita paz, amor e união !

Votos do vereador Alex Saraiva 

Celebração Natalina no Crato: Música e Comunidade em Sintonia

A Secretaria de Cultura do Crato está preparando uma série de apresentações natalinas que prometem encantar a comunidade, destacando a histórica Banda de Música do Município, com seus 143 anos de tradição, tornando-se uma das mais antigas do Ceará.

A contagem regressiva para o Natal começa em grande estilo no dia 21/12, às 19h, na Encosta do Seminário - Palco do Cruzeiro, com uma envolvente apresentação musical. Uma oportunidade para a comunidade se reunir, celebrar e vivenciar a magia das festividades.

No dia 22/12, às 19h, o Monumento de Nossa Senhora de Fátima será o palco para mais uma emocionante experiência musical natalina, unindo corações e espalhando o espírito festivo por toda a cidade.

A conclusão da semana festiva ocorrerá em grande estilo no dia 23/12, às 19h30, na Praça da Sé. As apresentações musicais proporcionarão uma atmosfera alegre, criando um espaço acolhedor para a comunidade se confraternizar e celebrar a proximidade do Natal. Uma celebração que promete fortalecer os laços comunitários e encher a cidade de alegria e harmonia.

Prefeitura do Crato realiza ações para prevenir enchentes

Com o início das chuvas, a Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura, intensifica os trabalhos de prevenção às cheias nas áreas consideradas mais críticas.

Nesta quinta-feira, 21, realiza o desassoreamento do riacho Saco Lobo, na Vila Lobo. Na quarta-feira, 20, a Seinfra fez a limpeza dentro do Canal do Rio Grangeiro, no trecho em frente à Escola 18 de Maio.

O Secretário de Infraestrutura, Ítalo Samuel, ressalta que as ações preventivas minimizam os riscos de enchentes, porque facilitam o escoamento das águas nos leitos dos rios.


quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Câmara do Crato aprova 34 matérias durante sessão ordinária dessa segunda (18)

Em sessão plenária realizada na manhã dessa segunda-feira (18), a Câmara Municipal do Crato aprovou 34 matérias. Na ocasião, o presidente Florisval Coriolano (PRTB) incluiu na pauta de votação cinco moções de pesar, 13 requerimentos e 16 projetos, sendo 13 de autoria do Poder Executivo.

Entre as matérias aprovadas estão o PL nº 38/2023, que cria o Conselho Municipal de Segurança (COMSEP); o 34/2023, que cria a Brigada de Incêndio do Município; e o 39/2023, que institui o Fundo Municipal de Segurança Pública (FUMSE). Os três projetos foram enviados pelo prefeito José Ailton Brasil.

A Câmara Municipal discutiu ainda a gestão da área de shows da Expocrato. Na plenária, vereadores reforçaram a necessidade de um setor gratuito para a população que não tem condições financeiras de adquirir ingressos. O presidente Florisval, inclusive, anunciou que o próximo gestor do festival será convidado para discutir o assunto.

“Primeiramente, vamos convidar os gestores. Se houver necessidade, faremos uma audiência pública para que a população dê também o seu aval. Quem faz a festa da Expocrato é a população e ela também deve participar dessas discussões”, disse o presidente.

Confira todas as matérias aprovadas:

• 0712001/2023 - LUIS CARLOS: Os Vereadores que esta subscrevem, vêm perante Vossa Excelência, solicitar a inclusão da presente moção de pesar para a família pelo passamento da senhora  FRANCISCA AQUINO DAMASCENO - Darcinha.

• 1312001/2023 – PROFESSORA LOURDES DE CARLIM: MOÇÃO DE PESAR para os familiares do Senhor Francisco Ananias Barbosa – Ex Vice-prefeito e Ex Vereador da Cidade de Altaneira.

• 1812001/2023 – LUIS CARLOS: Os Vereadores que esta subscrevem, vêm perante Vossa Excelência, solicitar a inclusão da presente moção de pesar para a família pelo passamento do senhor  MARCION GLEYSER FILGUIERAS BEZERRA.

• 1212001/2023 – MARQUIM DO POVAO: MOÇÃO DE PESAR para os familiares de LEONTINA BEM.

• 1212002/2023 – LUCAS BRASIL: MOÇÃO DE PESAR para os familiares de Francisco Henrique da Costa.

• 0612001/2023 – TANCREDO: Envio de oficio ao Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), para que sejam pintadas algumas faixas de pedestres na Rua Manoel Almino de Lima (Encosta do Seminário), no Bairro do Seminário, mais precisamente de frente a pista de skate.

• 0612002/2023 – TANCREDO: Envio de oficio a Secretaria Municipal de Segurança Pública, solicitando ações ostensivas da Guarda Municipal e o Demutran, principalmente nesse período que antecedem os festejos de final de ano. Na Rua Manoel Almino de Lima (encosta do seminário), no bairro do Seminário.

• 0712001/2023 – ERASMOS MORAIS: Envio de Oficio a Prefeitura , solicitando a Instalação de um Posto de Saúde no Bairro Sertãozinho.

• 0712002/2023 – FERNANDO BRASIL: Envio de Oficio ao Prefeito Municipal, solicitando a instalação de uma Arenhinha para o Sitio Breia.

• 0712003/2023 – FERNANDO BRASIL: Envio de Oficio ao Prefeito Municipal, solicitando a instalação de um Posto de Saúde para o Sitio Brea.

• 1112001/2023 – ADIL SAMPAIO: Envio de Oficio a SEINFRA, solicitando malha asfáltica para a Rua Antônio Valdemar, localizada no Conjunto Novo Crato.

• 1112002/2023 – THIAGO ESMERALDO: Envio de Oficio a SOP e órgãos competentes, solicitando a realização de uma Audiência Pública pra tratarmos sobre retornos , drenagem, sinalização da Av. Padre Cicero e Vias alternativas que ligam Crato , Juazeiro e Barbalha.

• 1112003/2023 – THIAGO ESMERALDO: Envio de Oficio a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Infraestrutura, solicitando a desapropriação de parte de um terreno no Bairro São José para alargar a Avenida Geraldo de Melo, trecho de mais ou menos 270 metros.

• 1112005/2023 – THIAGO ESMERALDO: Envio de Ofício a Metrofor, solicitando sinalização da PN (Passagem de Nível) no cruzamento da Rua Margarida Esmeraldo com a Av. Geraldo Esmeraldo de Melo, no Bairro São José - Crato-Ce, em função do alto fluxo de veículos existente no local.

• 1112006/2023 – THIAGO ESMERALDO: Envio de Oficio a Empresa Coral, solicitando sinalização horizontal para as Avenidas José Horácio Pequeno, Avenida Pedro Felício Cavalcante e a Avenida Antônio Fernandes Teles.

• 1112007/2023 – THIAGO ESMERALDO: Envio de Oficio ao Demutran, solicitando paradas de ônibus, para as Avenidas José Horácio Pequeno, Avenida Pedro Felício Cavalcante e a Avenida Antônio Fernandes Teles

• 1112008 – MARIANGELA BANDEIRA: Envio de Oficio a Secretaria de Segurança Pública, solicitando a permanência de dois Guardas Municipais para permanecerem no Mercado Walter Peixoto

• 1212002 – FERNANDO BRASIL: Envio de Oficio a SEINFRA, solicitando calçamento para a Rua Gilvanda Moreira, localizada no Parque Recreio

• 25/2023 – PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Dispõe sobre os padrões urbanísticos e ambientais, para a instalação de infraestrutura de suporte para recepção de rádio, televisão, telefonia, telecomunicação em geral e outros sistemas de transmissores ou receptores de radiação eletromagnética não ionizante, no âmbito do Município de Crato, Estado do Ceará, e adota outras providências.

• 38/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Segurança (COMSEP) do Crato – CE, e adota outras providências.

• 34/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Dispõe sobre a criação da “Brigada de Incêndio do Município do Crato”, Estado do Ceará, e adota outras providências.

• 36/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Estabelece incentivos fiscais aos empreendimentos inclusos no “Programa Minha Casa, Minha Vida”, instituído pela Lei Federal n° 14.620, de 13 de julho de 2023, a serem realizados no Município do Crato, Estado do Ceará, e adota outras providências.

• 43/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Autoriza o Poder Executivo a conceder, mediante Termo de Cessão de Uso, o imóvel que indica, e dá outras providências.

• 35/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Altera dispositivos da Lei Municipal nº 4.010, de 28 de março de 2023, a qual criou o Programa “Auxílio Catador” no âmbito da Administração Pública Municipal do Crato, Estado do Ceará, e adota outras providências.

• 40/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer a doação que indica, e adota outras providências.

• PROJETO DE DECRETO: 1112001/2023 – THIAGO ESMERALDO E PROFESSORA LOURES DE CARLIM: Concede o Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor Tales de Sá Cavalcante e adota outras providências.

• 1212001/2023 – TANCREDO RIBEIRO: Torna oficial a denominação de Ruas, conhecida como Ruas Projetadas, no Loteamento Imaculada Conceição, localizada no Bairro Nossa Senhora de Fátima, no município do Crato e adota outras providências.

• 0112003/2023 – FERNANDO BRASIL: Torna oficial a denominação da RUA JOSÉ AUGUSTO FREIRE, conhecida como RUA DA PAZ, localizada na Vila São Francisco, Ponta da Serra, no município do Crato e adota outras providências.

• PROJETO DE DECRETO: 1112002/2023 – LUIS CARLOS: Concede Título de Cidadania Cratense ao Excelentíssimo Senhor Cícero Anderson Palácio Leite e adota outras providências.

• 39/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Segurança Pública – FUMSEP, e adota outras providências.

• 33/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL Altera a redação do inciso III, do Art. 79, da Lei Municipal nº 4.017, de 10 de abril de 2023, a qual dispõe sobre a estrutura e funcionamento do Conselho Tutelar do Município do Crato, Estado do Ceará, e dá outras providências.

• 37/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Autoriza o Poder Executivo Municipal a fazer a doação que indica, e adota outras providências.

• 41/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Autoriza o Poder Executivo a conceder, mediante Termo de Cessão de Uso, o imóvel que indica, e dá outras providências.

• 42/2023 - PREFEITO JOSE AILTON BRASIL: Autoriza o Poder Executivo a fazer doação que indica, e adota outras providências.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

Prefeitura do Crato inicia obra da Praça Linear, no Grangeiro

Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Infraestrutura, começou a construção da Praça Linear, no bairro Grangeiro, na Av. Pedro Felício Cavalcanti, via principal do bairro. A obra vai impactar positivamente na saúde, bem-estar e segurança dos moradores do bairro e adjacências.

O projeto representa uma inovação arquitetônica na paisagem local, possibilitando o fortalecimento econômico e comercial da área, na valorização imobiliária, no turismo, dentre outros inúmeros benefícios.

Serão 3 km de extensão, da Escola Dom Vicente ao Triângulo do Coqueiro, abrangendo pista de caminhada, áreas de convivência, arborização, equipamentos de ginástica ao ar livre, pontos de descanso, iluminação em LED, dispositivos de acessibilidade e muito mais.

De acordo com o Secretário da pasta, Ítalo Samuel, a Praça Linear do Grangeiro deve ser concluída no período de 10 meses, com investimentos de mais de R$ 5 milhões.

"Vai ser bem além de um calçadão. É uma nova proposta de se conviver no espaço urbano, de andar, correr e praticar outros exercícios sem riscos de acidentes, de forma segura e acessível a todos", destaca o titular da Seinfra.