sexta-feira, 29 de março de 2024

Crato Sub 20 x Aliança de Potengi, sábado, 06 de abril, no Mirandão ⚽⚽⚽⚽⚽

O Sub 20 do Instituto de Desporto Crato, o Crato Esporte Clube, filiado a Federação Cearense de Futebol, vai realizar mais um amistoso intermunicipal, sábado, 06 de abril. 

A partida acontecerá no estádio Mirandão, às 8h30 e o adversário será o Aliança do município de Potengi. 

A direção e a comissão técnica do Crato estão trabalhando com a visão voltada para o futuro do clube, buscando revelar garotos, jovens atletas bons de bola, para servir ao próprio Crato ou para serem negociados com clubes de maior estrutura. 

O presidente Antônio Emanuel se dedica para oferecer aos garotos, com idade entre 14 e 20 anos, as condições necessárias para que possam desenvolver suas habilidades esportivas e formar um comportamento cidadão.  

Ele solicita ao torcedor do Crato, aos desportistas da cidade e da região, empresários  e aos poderes públicos, apoio e colaboração para tocar pra frente esse projeto de caráter esportivo e social. 
Afinal, o futuro do Crato Esporte Clube já começou 
              
                 ⚽⚽⚽
Crato Esporte Clube Sub 20 
                       x 
        Aliança de Potengi
Sábado, dia 06 de abril 
Estádio Mirandão, às 8h30 

Mensagem para reflexão do vereador Pedro Lobo, nesta SEXTA-FEIRA SANTA

Na sexta-feira santa, o mundo pausa para refletir sobre o sacrifício e a mensagem de amor e redenção que permeia a história cristã. É um momento de contemplação e renovação espiritual, quando nos voltamos para dentro de nós mesmos em busca de compreensão e conexão com o sagrado. 🙏🏼✝️

Mensagem do Blog do Marcus Silva para esta Sexta-feira Santa


"Por quanto também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus, morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.", - 1 Pedro 3:18. 

quinta-feira, 28 de março de 2024

Ambiental Crato promove ações educativas e ambientais alusivas ao mês da água



A empresa apresentou peça de teatro para 80 crianças da educação infantil e realizou ação, que retirou de mais de 250 kg de resíduos da Cascata do Crato._

Reforçando seu pilar de responsabilidade social, a Ambiental Crato promoveu, uma iniciativa educacional e outra ambiental com foco na preservação das águas do Crato. Na última sexta-feira, 22, a empresa apresentou uma peça teatral com foco no ciclo do saneamento para 80 alunos de uma escola infantil do bairro Seminário. No sábado, 23, o grupo de Voluntariados da Ambiental Crato realizou a limpeza da Cascata, importante cartão postal do município, retirando mais de 250 kg de resíduos descartados de forma incorreta no local. Essas são iniciativas que contribuem para melhorar a perspectiva de um futuro mais sustentável, garantindo saúde e qualidade de vida para os cratenses.

O time de profissionais além da conta da Ambiental Crato apresentou, no Dia Mundial da Água, a peça “Antônio Cacimba e o Ciclo do Saneamento” para 80 alunos do infantil II ao 4º ano da escola Tia Érika, no bairro Seminário. A apresentação conta, de forma lúdica e educativa, a história de um menino que está em recuperação escolar e precisa desenvolver uma redação para passar de ano. O tema proposto pela professora é o ciclo do saneamento. Ao tentar relembrar sua aula de campo, onde visitou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com o engenheiro da Ambiental Crato, a criança é surpreendida pela visita dos personagens que compõem o ciclo do saneamento: a Água, o Esgoto, o Resíduo Sólido e a Chuva.

“Estamos comprometidos em movimentar vidas através do saneamento. Por meio do nosso braço social e equipe do programa Voluntariado, contribuímos para alegria e educação dessas crianças que tiveram a oportunidade de aprender a importância do saneamento básico e como funciona cada etapa do ciclo da água e do esgoto”, destaca a Diretora-presidente da Ambiental Crato, Carolina Serafim.

Limpeza na Cascata

O programa Voluntariado atuou na Cascata do Crato, que fica no bairro Lameiro. O ponto turístico recebe público de todas as idades durante o fim de semana, e mesmo com lixeiros espalhados pela trilha e cachoeira, muitos resíduos são descartados de forma incorreta, poluindo as águas e matas em seu entorno.

A ação contou com o envolvimento de 25 voluntários, entre colaboradores e familiares, que conseguiram coletar mais de 250 kg de resíduos sólidos, principalmente plásticos e garrafas de vidro que não vão mais poluir o solo e as águas da nascente do rio Batateira. “Ser socialmente responsável faz parte da nossa atuação no município do Crato. Faz parte do compromisso de longo prazo com nossos públicos, principalmente relacionado as comunidades em que atuamos”, destaca o Diretor Executivo da Ambiental Crato, Danilo Almeida.

Ex-Deputado Pedro Lobo fortalece sua pré-candidatura a prefeito do Crato durante evento do PT Ceará na região do Cariri

Nos preparativos para as eleições municipais deste ano, o Partido dos Trabalhadores (PT) realizou um encontro regional no último sábado (23) para o lançamento oficial de diversas pré-candidaturas às prefeituras de cidades da região do Cariri. O evento aconteceu no House 237, no bairro Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, e contou com a presença de importantes lideranças petistas, incluindo o Deputado Federal  e líder do Governo Lula na Câmara, José Guimarães, a Senadora Augusta Brito, e o presidente estadual do PT, Antônio Filho (Conin).

Um dos pontos altos do encontro foi a confirmação do nome do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Fernando Santana, como pré-candidato à prefeito de Juazeiro do Norte.

Entre os nomes cotados para a sucessão do Prefeito Zé Ailton está o ex-deputado e vereador Pedro Lobo. Com grande expertise na política, Pedro Lobo demonstra ao longo de sua carreira seu comprometimento com os interesses da população cratense com seus variados projetos voltados para a saúde, o esporte, a cultura, insegurança alimentar e educação. Seu histórico na política também conta com a capacidade de muitas articulações políticas que o credeciam como o melhor nome para as disputas eleitorais. 

Com o objetivo de ampliar sua presença na região, o PT lançou pré-candidatos em 23 das 28 cidades que compõem o Cariri. O partido já governa em 13 municípios da área e agora busca conquistar outros municípios, como Porteiras, Brejo Santo, Abaiara, Jardim, Araripe, Salitre, Farias Brito, Caririaçu e Umari.

É importante destacar que em Barbalha, o atual prefeito Guilherme Saraiva, que se filiou ao PT em janeiro deste ano, será candidato à reeleição após deixar o PDT. Em Nova Olinda, o prefeito Ítalo Brito não poderá se reeleger, assim, para a sua sucessão, o PT lançou o Dr. Leonardo Brito como pré candidato.

Já em Potengi, foi realizada a filiação de Luã Almino que firmou sua pré-candidatura a prefeito do município. O partido segue fortalecendo sua base e articulando estratégias para as eleições municipais, que prometem ser acirradas e decisivas para o futuro político da região do Cariri.

Secretaria de Serviços Públicos do Crato comunica que não haverá coleta de lixo na Sexta-Feira Santa; serviço será retomado no Sábado de Aleluia

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, comunica que não haverá coleta de lixo domiciliar na Sexta-Feira Santa, feriado nacional.

A pasta orienta as comunidades, que seriam atendidas neste dia, a acondicionarem os resíduos em casa. O caminhão coletor passará nas localidades no Sábado de Aleluia, quando o trabalho será retomado normalmente.

A coleta de lixo domiciliar atende às zonas urbana e rural do município, de forma sistemática, todos os dias da semana, das 5h às 22h.

A Secretaria de Serviços Públicos conta com a colaboração e conscientização de todos em prol de uma cidade limpa e organizada, fortalecendo a promoção da saúde e do bem-estar da população cratense, assim como a preservação ambiental.

Câmara do Crato aprova reajuste salarial do magistério e mais 21 matérias


A Câmara Municipal do Crato aprovou 22 matérias nessa terça-feira (26/3). Na ocasião, o presidente Florisval Coriolano (PRTB) distribuiu as proposituras em duas sessões, sendo 08 na primeira e 14 na segunda sessão.

Na pauta de discussão e votação estavam 06 projetos de lei (PL),  01 projeto de indicativo, 01 projeto de decreto legislativo, 01 projeto de resolução, além de 02 moções de pesar e 11 requerimentos de providências e informações.

Entre as matérias aprovadas está o PL  05/2024, do prefeito José Ailton de Souza Brasil, que estabelece reajuste dos vencimentos dos profissionais efetivos e temporários do magistério da rede pública municipal.

Também foi aprovado o PL 33/2024, de autoria da Mesa Diretora, que estabelece o reajuste dos vencimentos dos servidores públicos do Legislativo Municipal do Crato.

Confira todas as 22 matérias aproadas nessa terça (26/3):


1ª sessão

Moção de Pesar N° 21/2024 Luis Carlos, à família do Mestre Elias Oliveira de Souza

Moção de Pesar N° 26/2024 Marquim do Povão, à família do Senhor Francisco Eldo Cardoso Macêdo

PL 22/2024 Professora Lourdes de Carlim, Autoriza o Chefe do Poder Executivo nos termos do art. 195 da Lei Orgânica do Município a remanejar Emenda Impositiva da vereadora Professora Lourdes de Carlim a dá outras providências.

PL 23/2024 Thiago Esmeraldo, Denomina de Rua Sávio Tavares Almeida, uma das artérias do Loteamento Recanto das Oliveiras, localizado no Bairro São Bento, no Município do Crato e adota outras providências.

PL 24/2024 Luis Carlos, Denomina de Rua Djalma Faustino dos Santos uma das artérias da localidade Bairro Muriti, Município de Crato – CE e dá outras providências.

PL INDICATIVO 05/2024 Mariângela Bandeira, Institui o Sistema Único de Saúde Animal do Município do Crato, Estado do Ceará (SUSA)

Projeto de Decreto Legislativo 10/2024 Pedro Lobo, Concede o Título de Cidadania Cratense ao Ilustríssimo Senhor Antônio Manoel Alves e adota outras providências.

Projetos de Resolução 02/2024 Pedro Lobo, Cria a Medalha Soldadinho do Araripe e Adota outras providências

2ª Sessão

93/2024 Florisval Coriolano, Envio de Oficio a SEINFRA, solicitando tapa buraco da Rua Álvaro Madeira na altura do número 169, localizado no Bairro São Miguel.

94/2024 Professora Lourdes de Carlim, Envio de Oficio ao Prefeito Municipal José Ailton Brasil e a Secretária de Saúde Marina Feitosa, solicitando uma Agente de Saúde para as seguintes áreas que estão descobertas: UBS de Santa Fé: Sítio Palmeirinha, Sítio Rosário, Sítio Fabrica, Sítio Santo Antônio( uma parte) UBS Riacho Vermelho: Sítio Fábrica, Riacho Vermelho e Engenho da Serra. UBS Monte Alverne: Sítio Corrente Pequeno e Grande e uma parte do Umari e Assentamento 10 de Abril.

95/2024 Júnior da Cachoeira, Envio de Oficio ao Prefeito Municipal José Ailton Brasil e a Secretária de Educação Germana Brito, solicitando cuidadores nos ônibus escolares da Rota do Sitio Cachoeira dos Gonçalo e Sitio Faustino.

96/2024 Fernando Brasil, Envio de Oficio ao Prefeito José Ailton Souza Brasil e ao Secretário de Infraestrutura Ítalo Samuel, solicitando a recuperação da Rua Inácio Ferreira Leite (Conhecida como Rabo da Gata), no Distrito de Ponta da Serra.

97/2024 Florisval Coriolano, Envio de Oficio ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Infraestrutura, solicitando reforma da Praça da Asa, localizada no Parque Recreio. Esta é uma solicitação á pedido do Sr. David de Lima Simão.

98/2024 Florisval Coriolano, Envio de Oficio ao Prefeito Municipal e ao Secretário de Infraestrutura, solicitando reforma da Praça do Cruzeiro, no Bairro Vila Alta. Esta é uma solicitação á pedido do Sr. David de Lima Simão

99/2024 Florisval Coriolano, Envio de Oficio ao Prefeito Municipal e ao Secretario de Infraestrutura, solicitando a reforma da Praça do Conjunto, Minha Casa Minha Vida, localizada no Conjunto Nossa Senhora de Fátima. Essa é uma solicitação á pedido do Sr. David de Lima Simão.

100/2024 Professora Lourdes de Carlim, Envio de Oficio ao Diretor da SOP, José Muniz, solicitando a recuperação asfáltica, como também o roço da Rodovia Vivente Teles, no Distrito de Santa Fé.

101/2024 Jales Velloso, Envio de Oficio a SEINFRA, solicitando a construção de uma ponte do tipo passagem molhada na Rua Padre Frederico.

102/2024 Jales Velloso, Envio de Oficio a SEINFRA, solicitando reparo dos buracos da via localizada entre a Vila São Bento e a Vila Padre Cicero.

103/2024 Dárcio Luiz, Envio de Oficio ao TRE, solicitando uma equipe para que seja realizado o cadastro da Biometria e o Título de Eleitor no Distrito de Dom Quintino.

PL  05/2024 José Ailton de Souza Brasil – Prefeito Municipal, Estabelece reajuste dos vencimentos dos profissionais efetivos e temporários do Magistério da Rede Pública Municipal do Crato-CE, e dá outras providências.

PL 32/2024 Mesa Diretora, Recomposição das Perdas Inflacionárias dos vereadores da câmara municipal de Crato, na forma que indica e dá outras providências.

PL 33/2024 Mesa Diretora, Estabelece o reajuste dos vencimentos dos Servidores Públicos do Legislativo Municipal do Crato-CE e dá outras providências.

quarta-feira, 27 de março de 2024

130 alunos cratenses recebem certificação e kits instrumentais dos cursos de qualificação profissional

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Assessoria Especial de Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, entregou na terça-feira, 26, certificação e kits dos cursos de qualificação profissional a 130 alunos. A solenidade foi realizada no Salão de Atos da URCA.

Os alunos concluíram os cursos de Cozinheiro Geral, Bombeiro hidráulico, Costureira e Confeiteiro - doces e salgados, do Programa Criando Oportunidades, e cursos do Programa Primeiro Passo, na linha Jovem Aprendiz e Jovem Bolsista.

Representando os alunos, a oradora Júlia Sales relatou a felicidade em concluir o curso, e agradeceu a todos os envolvidos pela oportunidade. "Fiquei muito feliz em ter concluído esse curso. O sentimento é de gratidão e reconhecimento a todos que nos ajudaram nessa caminhada", disse.

O prefeito Zé Ailton Brasil falou da alegria em poder acompanhar a conclusão de mais cursos ofertados aos cratenses, com o objetivo de proporcionar qualificação a todos. "É sempre uma alegria poder acompanhar de perto o crescimento de vocês. Continuaremos trazendo mais cursos para ajudar na capacitação de vocês, e consequentemente, inserir no mercado de trabalho".

De acordo com a secretária da Proteção Social do Governo do Estado, Onélia Santana, esses programas de qualificação profissional criados para ofertar oportunidades àqueles que querem se inserir no mercado de trabalho vêm para cuidar do povo cearense. ‘Fazer gestão é cuidar, é ouvir as pessoas. Precisamos cada vez mais de mão de obra qualificada. E com isso, vocês possam ganhar o dinheirinho de vocês", ressaltou.

Na oportunidade, foi entregue uma lista solicitando a vinda de mais cursos para os cratenses. Também estiveram presentes, o vice-prefeito André Barreto; a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido; o Secretário Executivo da SPS, Paulo Guedes; a Coordenadora de Inclusão Social, Jessica Souza; o Reitor da URCA, professor Carlos Kleber; os vereadores Matheus Leite e Pedro Lobo; e secretários municipais.


terça-feira, 26 de março de 2024

Abertura do SINE/IDT em Crato: secretário estadual do Trabalho deve participar de sessão na Câmara Municipal

Foto: Verador Pedro Lobo e o secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, em reunião, sobre a abertura do SINE/IDT  em Crato

O requerimento verbal solicitando a presença de Vladyson Viana na Câmara do Crato é de autoria do vereador Pedro Lobo (PT).

A geração de emprego e renda é uma das bandeiras de luta do mandato do vereador e suplente de deputado estadual, Pedro Lobo (PT), que se articula junto a gestão municipal e ao Governo do Estado para abrir o SINE/IDT no município do Crato. 

Na última sessão da Câmara Municipal, o parlamentar solicitou à mesa diretora o envio de ofício à Secretaria Estadual do Trabalho, convidando o titular da pasta, Vladyson Viana, para participar de sessão da casa legislativa com o objetivo de tratar sobre a abertura do SINE/IDT no município.

Pedro Lobo, que é pré-candidato a prefeito do Crato, se reuniu com Vladyson em Fortaleza, recentemente, quando discutiu com o secretário a viabilidade da instalação do equipamento para impulsionar o desenvolvimento, a informação e o encaminhamento da população, principalmente do jovem cratense, para o mercado de trabalho. 

" O SINE/IDT é um órgão estrategico e muito importante para política de geração de emprego e renda, que nós defendemos tanto, e o trabalhador cratense quer contar com esse serviço no município, evitando o deslocamento para outra cidade", disse Pedro Lobo. 

"A presença do secretário estadual do Trabalho, Vladyson Viana, na Câmara do Crato, será uma oportunidade da casa, da gestão e da sociedade, dialogar e fortalece o propósito e a luta pela instalção do SINE / IDT em Crato", afirmou Pedro.  "Sempre estive e estarei a disposição da população cratense para lutar, defender e conquistar para o desenvolvimento do nosso município", enfatizou. 

Fotos: Rick Montesir 

sábado, 23 de março de 2024

Pedro Lobo participa de homenagem do TRE-CE a Camilo Santana e movimenta sua pré-candidatura em Crato

Pedro Lobo (PT) (pré-candidato a prefeito do Crato) e o ministro Camilo Santana 

O vereador, suplente de deputado estadual e pré-candidato à prefeitura do Crato, Pedro Lobo (PT) participou da sessão solene do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE - CE), realizada no Centro de Convenções em Crato, na noite desta sexta-feira (22) .

Durante o evento, o ex-governador do Ceará, senador da República e, atualmente Ministro da Educação do governo Lula, o cratense Camilo Santana, foi homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista. 

A solenidade contou também com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, deputado e líder do governo Lula, na Câmara Federal, José Guimarães, prefeito do Crato, Zé Aílton Brasil, entre diversos convidados. 

PRÉ-CANDIDATURA GANHA MAIS APOIO 

Pedro Lobo intensifica, diuturnamente, contatos com lideranças comunitárias e políticas, instituições e a população do município, para fortalecer sua pré-candidatura, que concorre com mais três a indicação do Partido dos Trabalhadores para disputar as eleições de 06 de outubro deste ano. 

Filiado ao PT há mais de 20 anos, Pedro Lobo é membro da base raiz e compõe a Executiva estadual do partido.  Sua pré -candidatura conta com o apoio dos partidos que compõem a Federação Brasil da Esperança, movimentos sociais, movimento esportivo, grande parte do setor da gricultura familiar e do empreendedorismo. 

Após o processo de diálogo com o partido e com os aliados, discussão, avaliações, entre outros critérios, cuja a condução é coordenada pelo prefeito Zé Aílton Brasil, Pedro  não tem dúvida, caso o seu nome seja escolhido, contará com o apoio do ministro Camilo Santana, governador Elnano de Freitas, deputado federal José Guimarães, presidente Lula e da população cratense,  para abraçar mais um desafio em sua vida pública.

Ainda foram homenageados com a Medalha do Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista, Teodoro Silva Santos (Ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ), Humberto Bezerra (in memorian), Violeta Arraes (in memorian) e Adauto Bezerra (in memoriam). 

Fotos: Rick Montesir 

Crato realiza grande dia D de Vacinação neste sábado, dia 23 de março

As Unidades Básicas de Saúde do Crato estarão realizando o grande dia D de Vacinação para crianças e adolescentes de até 14 anos, com a disponibilização de todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A campanha acontece amanhã, 23 de março, das 8h às 11h30.

Também será realizada a Vacinação contra influenza para os grupos prioritários: Idosos com 60 anos ou mais de idade; Gestantes; Puérperas; Trabalhadores da saúde; Povos indígenas; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11meses e 29 dias; Pessoas com Doenças Crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; ?Pessoas com Deficiência Permanente; Professores do Ensino Básico e Superior; Pessoas em situação de Rua; Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Caminhoneiros; ?Trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para Passageiros Urbanos e de longo Curso.

Participam da ação, as equipes das UBS Alcides Peixoto, Amélia Pinheiro Teles, Augusto de Araújo Lima (Vila Lobo), Baixio das Palmeiras + Romualdo (Ponto de Apoio) + Baixio do Muquém (Ponto de Apoio), Centro de Nutricão, Dr. Eligio Figueiredo Abath (Santa Rosa), Dr Fábio Pinheiro Esmeraldo, Dr José Ribeiro da Cruz (Recreio), Dr Raimundo Bezerra de Farias (Vila Alta), Edite Mariano, Joaquim Ferreira Leite (Ponta da Serra - Sede), José Augusto Siebra (Malhada), José Pinheiro Esmeraldo (Muriti III), Maria Duarte (Guaribas), Maria Menino de Sousa Cemic, Muriti I, Parque Grangeiro II, Riacho Vermelho, Santa Fé (Unidade Obstétrica), Sinobilina Peixoto de Carvalho, Tarciso Pinheiro Teles (São Miguel), Verônica Maria Couto Pinheiro (Belmonte), Vicência Garrido (Muriti II), Vila São Bento; e Professor José do Vale Arraes Feitosa, no bairro Nossa Senhora de Fátima.

Dia D de Mobilização

Na Escola José do Vale também será realizado também o dia D de Mobilização da Saúde nas Escolas. O evento contará com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; e da secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho; do prefeito, Zé Ailton Brasil e da secretária de saúde do Crato, Marina Feitosa.

O objetivo da campanha é melhorar a cobertura vacinal do público alvo, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, com foco na proteção de crianças e adolescentes, bem como a prevenção de casos graves de algumas doenças.

De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

SERVIÇO

Dia D de Vacinação e dia D de Mobilização da Saúde nas Escolas

Dia 23 de março de 2024, de 8h às 11h30

Público alvo: Crianças e adolescentes menores de 14 anos; e público idoso 

sexta-feira, 22 de março de 2024

Projeto aprovado: lei do Vereador Pedro Lobo (PT) institui o dia 22 de março como o Dia Municipal do Soldadinho-do Araripe

Projeto aprovado: lei do Vereador Pedro Lobo (PT) institui o dia 22 de março como o Dia Municipal do Soldadinho-do Araripe 

Também é de autoria do vereador Pedro Lobo, o projeto Produtores de Água, que visa a preservação das nascentes no município do Crato 

Sexta-feira, 22 de março.  Hoje, o município do Crato celebra o  o Dia Municipal do Soldadinho-do-Araripe 

No dia 12 deste mês foi aprovado na Câmara Municipal do Crato, Projeto de Lei N° 01/2024, de autoria do vereador Pedro Lobo (PT), que institui o dia 22 de março como o Dia Municipal do Soldadinho -do- Araripe e adota a música  'Salve o Soldadinho, de autoria do cantor e compositor cratense  Leonardo de Luna, como o hino oficial da ave, que é ameacada de extinção e símbolo da luta e campanha pela preservação da Chapada do Araripe. 

O Soldadinho-do-Araripe foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe, nos municípios de Barbalha, Crato e Missão Velha, no Cariri cearense. 

Pedro Lobo está em seu segundo mandato de vereador, é suplente de deputado estadual e pré -candidato a prefeito do Crato, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). 

"Todos os cratenses e caririenses têm a obrigação de fazer algo pela preservação do Soldadinho e da Chapada do Araripe, pois assim estamos contribuindo para um meio ambiente equilibrado, com fontes d'Água despoluidas,  e a manutenção da fauna e flora, indispensáveis para nossa sobrevivência", afirmou Pedro Lobo. 

O parlamentar disse que Abraçou a ideia do cantor e amigo Leonardo de Luna em instituir o dia 22 de março como o Dia Municipal do Soldadinho-do-Araripe e a canção "Salve o Soldadinho" como o hino oficial do  pássaro, pelo seu compromisso com as políticas públicas de preservação do meio ambiente e cuidados com a natureza, bem como para que a população do Crato e da região se concientize da sua importância para o nosso eco-sistema 

 "A celebração do Dia Municipal do Soldadinho-do-Araripe não podia acontecer em data mais especial. 
O dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e o Soldadinho-do-Araripe é considerado pelos pesquisadores e admiradores como o guardião das fontes. 

A data pode ser comemorada com palestras nas escolas, empresas e órgãos públicos, além de caminhadas e passeios ciclística na chapada, shows, entre outros eventos. 

Assessoria de Comunicação do vereador Pedro Lobo