segunda-feira, 29 de maio de 2017

Resumo da Sessão da Câmara Municipal do Crato, desta segunda-feira

Confira notas com resumo dos debates, requerimentos e sugestões dos vereadores cratenses no Pequeno e no Grande expedientes durante a sessão plenária desta segunda-feira, 29 de maio.
Pequeno Expediente
Thiago Esmeraldo (PP) informou ter participado de reunião com representantes do IPECE, do IBGE e da Assembleia Legislativa para tratar sobre o georreferenciamento na tentativa de um acordo entre as cidades de Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte.
Pedro Lobo (PT) destacou o requerimento de sua autoria ao Governo do Estado do Ceará para que seja feita a regularização fundiária da malha viária urbana do Crato.
Vicência Leandro (PMN) agradeceu à Prefeitura pelo serviço de limpeza pública feita no Muriti.
Amadeu de Freitas (PT) corroborou com a fala de Thiago Esmeraldo sobre o georreferenciamento e informou sobre a audiência pública que será realizada pela Câmara atendendo requerimento de sua autoria.
O encontro ocorrerá às 9h da próxima quinta-feira (1º) no Plenário da Câmara para discutir a implementação da Política de Resíduos Sólidos em Crato. Para mais informações sobre este assunto, clique aqui.
Florisval Coriolano (PRTB) convidou população e vereadores a participarem da audiência Pública a ser promovida pela Câmara a partir das 10h desta terça-feira que discutirá a taxa de iluminação pública em Crato.
Este assunto foi comentado na sessão desta segunda-feira pelo vereador Pedro Alagoano (PSD). Ele afirmou que existem leis municipais que tratam da taxa de iluminação pública e que devem ser observadas pela Enel (antiga Coelce).
O parlamentar também demonstrou preocupação em relação a duas localidades. Conforme conta, moradores da Vila São Bento pedem que a operação Boa Noite, que visa combater mosquitos, sejam destinadas à comunidade. No bairro Granjeiro a solicitação é voltada à ações de segurança pública para a redução nos índices de assaltos.
Lunga (PSD) solicitou que a Prefeitura realize ações itinerantes nos distritos, levando serviços como saúde e jurídicos a população mais distante desses serviços na zona urbana.
Jales Velloso (PSB) comentou sobre a morte de um cratense na Festa de Santo Antônio, em Barbalha. Ele também pediu rapidez na licitação para escolha de uma empresa que fornecerá urnas funerárias a serem repassadas à famílias carentes.
Três vereadores usaram a Tribuna no Grande Expediente. Bebeto Anastácio (Podemos) tratou sobre as ações da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor; de questões relacionadas à taxa de iluminação pública, sugerindo que a Prefeitura contrate uma empresa para lidar com a questão; e acerca do retorno do Zona Azul para organizar o estacionamento rotativo no Centro.
“A falta desse serviço tem atrapalhado a vida de muitas pessoas, especialmente no comércio, pois não tem a visitação necessária por falta da rotatividade do estacionamento”, afirmou o parlamentar.
Fernando Brasil (PP) discursou sobre as ações que a administração municipal tem desenvolvido durante os cinco meses de gestão, notadamente sobre as obras, a exemplo da quadra do Gesso.
Lunga (PSD) usou a Tribuna para versar sobre temas relacionados ao distrito Dom Quintino, como o fornecimento de água, calçamento, saneamento básico, transporte escolar, que devem ser desenvolvidos pela Prefeitura.
A Câmara Municipal do Crato volta a se reunir nesta terça-feira, a partir das 9h para a concessão de um Título de Cidadania Cratense ao professor Ricardo da Fonseca. Em seguida, a partir das 10h, debate a taxa de iluminação pública com representantes da Prefeitura.

 

domingo, 28 de maio de 2017

Festa de Santo Antônio, em Barbalha. Confira a Programação POR: MARCUS SILVA EM 28/05/2017 08:30 A cultura e a tradição se aliam à receptividade do seu povo para os festejos do Padroeiro de Barbalha, Santo Antônio. A programação, oficialmente, tem início no próximo domingo, 28, às 9 horas, com celebração da Santa Missa, na Matriz. Em seguida, apresentações dos movimentos culturais, enquanto, às 11 horas, sairá, do Sítio Flores, o Cortejo do Pau da Bandeira. A partir das 16 horas, em três palcos montados no Marco Zero, Largo do Rosário e Praça da Estação, shows gratuitos para o público que aguarda a chegada do Pau da Bandeira, à Matriz. A Festa de Santo Antônio ficará encerrada no dia 13 de junho e, até lá, barbalhenses e visitantes podem participar de vasta programação, que inclui desde as tradicionais quermesses e leilões a shows de bandas e cantores de renome nacional. Programação / 28 de maio Palco Mestre Tico Neves – Praça da Estação Solange Almeida, Santanna e Forró Tapera Palco Capitão Zé Veloso – Marco Zero Caboclo Nordestino, Flávio Leandro e Alcymar Monteiro Palco Carregador Careca – Largo do Rosário Dorgival Dantas, Pra Xotear, Chambinho do Acordeon e Ítalo Queiroz


 

A cultura e a tradição se aliam à receptividade do seu povo para os festejos do Padroeiro de Barbalha, Santo Antônio. A programação, oficialmente, tem início no próximo domingo, 28, às 9 horas, com celebração da Santa Missa, na Matriz. Em seguida, apresentações dos movimentos culturais, enquanto, às 11 horas, sairá, do Sítio Flores, o Cortejo do Pau da Bandeira. A partir das 16 horas, em três palcos montados no Marco Zero, Largo do Rosário e Praça da Estação, shows gratuitos para o público que aguarda a chegada do Pau da Bandeira, à Matriz. A Festa de Santo Antônio ficará encerrada no dia 13 de junho e, até lá, barbalhenses e visitantes podem participar de vasta programação, que inclui desde as tradicionais quermesses e leilões a shows de bandas e cantores de renome nacional.
Programação / 28 de maio
Palco Mestre Tico Neves – Praça da Estação
Solange Almeida, Santanna e Forró Tapera

Palco Capitão Zé Veloso – Marco Zero
Caboclo Nordestino, Flávio Leandro e Alcymar Monteiro

Palco Carregador Careca – Largo do Rosário
Dorgival Dantas, Pra Xotear, Chambinho do Acordeon e Ítalo Queiroz


Fonte:   Princesa News 

Em busca de projetos para o Crato Florisval e Pedro lobo São recebidos por Guimarães

Neste sábado (27), o presidente da Câmara Municipal do Crato, Florisval Coriolano e o secretário-geral da casa, vereador Pedro Lobo, estiveram reunidos no Iuá-Hotel, em Juazeiro do Norte, com o deputado federal José Guimarães (PT).
Na pauta, reivindicações para o município e, um pedido especial: prédio para a Câmara Municipal. Guimarães ouviu todos os pedidos com atenção e se comprometeu em ajudar na administração de Florisval da melhor possível.
Com os dois vereadores, Guimarães também conversou sobre projetos para 2018.


sexta-feira, 26 de maio de 2017

Vereador Pedro Lobo faz um balanço de sua atuação na Câmara do Crato

 

 

O vereador Pedro Lobo participou ontem à tarde do  Jornal da Rádio Educadora, onde fez um balanço de sua atuação na Câmara Municipal do Crato.

Prorrogada Campanha de Vacinação contra Influenza no município do Crato



A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica que a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) será prorrogada no município até o dia 9 de junho.
Conforme consta no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, somente 60,5% da população foi imunizada.
Hoje, sexta-feira, 26, uma equipe de técnicos de Secretaria de Saúde estará presente no bairro Batateiras, realizando vacinação na Praça da Igreja, das 14h às 17h, durante bazar solidário promovido pelo Lions.
A ação contará com serviços diversos: O Senac, com corte de cabelo, penteado e maquiagem; terá também a presença de um educador físico; será feita venda de lanches, pintura de rosto infantil; avaliação nutricional simples feita por Nutricionista e a Cruz Vermelha Rcom orientações de prevenção da dengue, zika e outras doenças.
Segundo  a coordenadora da Imunização, Daniele Norões as vacinas contra a gripe continuarão sendo recomendadas, sobretudo para os indivíduos com 60 anos ou mais; os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; em crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como jovens sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade,  funcionários do sistema prisional, e professores de escolas públicas e particulares.

Saúde do Crato promove Atividades educativas e de orientação sobre hanseníase



Dando continuidade à Semana da Pessoa Atingida pela Hanseníase, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Epidemiologia, realizou nesta semana, nas unidades de saúde do município, rodas de conversa com orientações sobre a doença e atividades educativas.
Na ocasião, os profissionais de saúde disponibilizaram informações sobre os sintomas, explicaram como é feito o diagnóstico, as formas de transmissão e tratamento para quando a hanseníase é detectada. Os PSF’s do Alto da Penha, Guaribas, e Vila Alta promoveram diálogos com a população sempre abordando a questão do preconceito, ainda muito presente em relação a essa doença.
Segundo a Coordenadora do Posto de Especialidades, Myllena Farias, na última quarta-feira, 24, em parceria com a Escola Virgílio Távora, foi realizada palestra, sorteio de brindes, e oferecido um café da manhã aos participantes. E na tarde de ontem, quinta, 25 os profissionais de saúde ministraram palestra, juntamente com alunos da Escola Técnica Profissionalizante ATS.

Crato Tênis Clube comemora seus 67 anos


O radialista e jornalista Huberto Cabral informa a programação   dos 67 anos do Crato Tênis Clube o sucessor do Crato Clube:
As comemorações foram abertas no final de abriu com a inauguração da nova quadra de tênis  que tem o nome de Pedro Gonçalves de Norões. O tênis foi introduzido na cidade do Crato pelos bancários do Banco do Brasil, Tomé Cabral e Euri Cordeiro da Rocha, gerente e sub gerente, respectivamente.
As competições que foram abertas no último dia 23 estão disputando os seguintes troféus:
Torneio de Tênis:
Troféu campeão: Tomé Cabral
Vice: Euri Cordeiro Rocha
Torneio de futsal (Master  e Sub 20)
Master
Troféu de campeão:  Paulo Leonardo
Vice:  Zé Vicente
Categoria Sub 20:
Troféu de campeão:   Glédson Chaves
Vice campe;ao: Professor Barretinho
Também haverá torneio de Judô
Programação oficial do Sábado, dia 27:
A partir das 19h30.    Hasteamento das bandeiras do Crato Tênis Clube, do Crato e do Brasil.
Em seguida, uma sessão solene para outorga da medalha  do mérito Dr. Décio Teles Cartaxo, um dos fundadores e o  primeiro presidente do clube.    Essa medalha será conferida aos saudoso empresários Aderson Tavares Bezerra e Tarcísio Tavares Bezerra, ex-presidente do Crato Tênis Clube.  Também receberá a medalha, o ex-presidente do clube, Maurício Almeida Filho.
Ainda receberão placa  de Honra ao Mérito, o Pequeno Coral da SCAC, Associação dos Tenistas do Cariri.
No domingo, encerrando as festividades, acontecerá o terceiro torneio de Gamão, a partir das 9h.
Troféu de campeão:  Dr Manoel Martins (juiz de direito), recém falecido
Vice campeão:  Dr. Aderson Tavares Bezerra

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Confira os projetos aprovados esta semana pela Câmara do Crato




A Câmara Municipal do Crato aprovou quatro projetos esta semana: dois Projetos de Lei e outros dois de Resolução. Antes de serem submetidas à análise e votação dos vereadores em sessão, as propostas são encaminhadas às Comissões Permanentes da Câmara, que dão seu voto pela aprovação ou desaprovação.
Confira as propostas que foram aprovadas e que seguem para sanção ou veto do Poder Executivo.
Mesa Municipal de Negociação Permanente
Projeto de Lei do Poder Executivo institui a Mesa Municipal de Negociação Permanente (MMNP) com a finalidade estabelecer um canal de diálogo permanente entre a administração municipal e os servidores.
A Mesa Municipal de Negociação Permanente será composta por uma bancada de Governo: um membro e um suplente das secretarias municipais de Finanças e Planejamento; Controladoria e Ouvidoria Geral; Procuradoria Geral; e Gabinete do Prefeito. Somam-se a estes, cinco membros que representarão as entidades de classes dos servidores municipais do Crato.
Revogação de Lei
Proposta do vereador Bebeto Anastácio (PTN), revoga a Lei 3.261 de 19 de abril deste ano que denomina artérias do Loteamento Violeta Arraes, no bairro Mirandão.
Segundo o parlamentar, a proposição visa corrigir equivoco em nomeações de artérias no loteamento, visto que elas já possuem denominações oficiais, devidamente sancionadas e publicadas no Diário Oficial do Município, resguardando, assim, as nomeações anteriormente concedidas.
Outra proposta do vereador Bebeto foi aprovada. Trata-se da concessão do Diploma de Mérito Empresarial ao ex-prefeito do Crato Antônio Primo de Brito. A outorga do título será feita em sessão solene da Câmara Municipal em data a ser definida junto ao homenageado.
Projeto de Resolução do vereador Pedro Alagoano (PSD) concede título de cidadão cratense ao professor Marcos de Matos Palácio, cuja concessão também será feita em sessão solene com data a ser definida com o agraciado.
Marcos de Matos Palácio é administrador de empresas, advogado, psicanalista, pedagogo e bacharel em Teologia. Em Crato, contribuiu para o aporte às instituições Sociedade Pró-Amiga do cariri (SPAC) e Associação Cristã Esperança e Vida (ACEV).

Nascido em Jales, interior de São Paulo, ele se tornou professor em 1994 e atuou na área jurídica administrativa educacional e recebeu alguns prêmios, como a Honra ao Mérito da Academia da Força Aérea Brasileira e título Honoris Causa em Direito Canônico.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Morre jogador de futebol Tamboril (ex Crato, Icasa, Guarani, entre outros times


Informações relatam que o atleta Tamboril faleceu em sua cidade natal, Tamboril, no estado Ceará por problemas cardíacos

Mecânico foi morto em Aiuaba



Crime com característica de pistolagem aconteceu contra o proprietário de uma oficina, conhecido por Cicero, na cidade de Aiuaba, região dos Inhamuns, no Ceará
Dois homens chegaram e executaram a vítima com vários balaços. Neste momento o corpo permanece no local e polícia militar em deslocamento.  O Rabecão da Perícia Forense de Tauá ja foi acionado.
Segundo informações da Polícia a vítima tinha passagens pela polícia.
Repórter Flaviano Oliveira.
Fonte:  Blog do Gesso
Revisão: Marcus Silva

Primeira parcela do décimo terceiro salário dos servidores da Câmara do Crato

  1. Servidores da Câmara Municipal de Crato comemoraram a decisão do presidente da Casa, Florisval Coriolano (PRTB), em antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O recurso foi creditado na conta dos funcionários da Câmara de Vereadores no último dia 10, garantindo, desta forma, maior tranquilidade financeira aos trabalhadores, num momento de profunda crise econômica no país. 
  2. Conforme a legislação trabalhista, a primeira parcela do 13° deve ser quitada entre os meses de fevereiro á novembro, de cada respectivo ano. Legalmente, a Câmara poderia, portanto, realizar os créditos até o final do ano financeiro em exercício. No entanto, o lastro financeiro existente na Casa, resultado de ações que visam o combate ao gasto desnecessário e o controle no uso dos recursos, garantiu a liberação dos recursos aos servidores do legislativo. 
  3. "Com essa ação, estamos demonstrando o quanto as finanças do Legislativo se encontram dentro dos parâmetros da Lei de Responsabilidade Fiscal. Podemos destacar, ainda, o foco em manter sempre a transparência do trabalho que estamos realizando frente esse importante Poder", comentou Florisval Coriolano.

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social festeja Dia das Mães



A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS) promoveu na última sexta-feira, 12, no Restaurante Popular, ação para celebrar o Dia das Mães uma data tão importante e significativa.
Na ocasião, as mães e todas as famílias que passaram por aquele equipamento, puderam aproveitar as várias atividades e serviços ofertados pela Prefeitura do Crato. Entre os serviços prestados estavam orientações por parte da equipe de saúde bucal; Bolsa Família; emissão da carteirinha do idoso; corte de cabelo e limpeza de pele e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também se fez presente;
A ação contou ainda com a presença da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) disponibilizando teste de glicemia; aferição de pressão; cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações com nutricionista.
Em sua fala, a titular da SMTDS, Águeda Duarte, parabenizou todas as mães presentes e ressaltou a importância daquele momento. “Fico muito feliz com a iniciativa, com esse acolhimento e reconhecimento a essas mulheres fortes, guerreiras. Esse é um momento onde fortalecemos os vínculos sociais e materiais”, frisou a secretária.


Também estavam presentes, a Secretária Adjunta da SMTDS, Edivânia Gonçalves; e a Coordenadora do Restaurante Popular, Scarllate Formiga.

Crato é um dos municípios contemplados com o Projeto Ceará Filmes




O governador Camilo Santana lançou, na noite da última terça-feira (9), no cinema do Centro Dragão do Mar em Fortaleza o "Ceará Filmes - Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual e da Arte e Cultura Digital". O Programa, onde a finalidade é ampliar a política para o audiovisual e a cultura digital do Estado, conta com investimento de R$ 59,5 milhões, abrangendo ações de 2016 e 2017, da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e do Governo do Ceará.
Entre as novidades do Programa Estadual de Desenvolvimento do Audiovisual estão o Circuito Cearense de Cineclubes, a Programadora Ceará, a Distribuidora Dragão do Mar, o Edital de Cultura Digital e o Edital TVC Ceará Inédito, com investimento de R$ 10,5 milhões em produções audiovisuais – documentários, telefilmes, séries - voltadas para veiculação televisiva, fortalecendo o setor produtivo do audiovisual cearense e alavancando a visibilidade de produções através do sinal digital da TV Ceará.
A criação da Rede Cearense de Exibição também faz parte do Programa, consistindo em um circuito público de exibição comercial e cultural, com 13 complexos de cinema e um total de 23 salas voltadas para a diversidade estética, artística e cultural da sétima arte, com ênfase na produção brasileira - em especial a cearense – e na formação de público.
Além do Crato, 9 municípios cearenses serão contemplados com o projeto Amontada, Aquiraz, Canindé, Cedro, Crateús, Iguatu, Itaitinga, São Benedito e Tauá. Serão duas salas de exibição em cada uma dessas cidades, com investimento médio de R$ 3,2 milhões em cada um.
O Prefeito do Crato Zé Ailton Brasil ressalta a importância dessas ações que incentivam o progresso da cultura através de parceria entre Governo Federal, Governo do Ceará e as prefeituras “Iremos trabalhar para o pleno desenvolvimento desse interessante projeto” Conclui.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Coronel Jarbas Freire é o novo Secretário de segurança do município do Crato



Tomou posse na tarde de ontem, 9 de maio, no Gabinete do Prefeito, o novo Secretário Municipal de Segurança, Coronel José Jarbas Aguiar Freire da Reserva Remunerada da Polícia Militar do Ceará.
Na ocasião o Coronel Jarbas foi recebido pelo prefeito Zé Aílton Brasil, Secretários municipais, assessores e representante do Legislativo.
A Secretaria Municipal de Segurança Pública é um órgão de execução programática integrante da Administração Pública Municipal, que tem como exemplos de atribuições: propor e conduzir a política de defesa social do Município, com ênfase na prevenção da violência e realização de programas sociais; planejar, acompanhar e executar as ações de defesa social; promover a gestão dos mecanismos de proteção do patrimônio público municipal e de seus usuários, promover a vigilância e fiscalização das vias públicas, oferecendo o necessário suporte às demais secretarias municipais.
O Coronel Jarbas Freire se propõe a trabalhar com transparência e empenho.

Câmara Do Crato promoverá Audiência Pública para debater sobre a ExpoCrato

Câmara Do Crato promoverá Audiência Pública para debater sobre a ExpoCrato
Legenda da Foto: reunião na Sala da Presidência da Câmara entre vereadores e empresários traçou planejamento da Audiência Pública.

 



A Câmara Municipal do Crato promoverá uma Audiência Pública para discutir assuntos relacionados à ExpoCrato - Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados -, maior evento agropecuário do Nordeste que ocorre durante uma semana de julho.
O encontro reunirá representantes dos governos estadual e municipal, assim como dos Três Poderes constituídos, câmara de dirigentes e sindicatos patronais e de trabalhadores ligados ao comércio, sindicatos rurais, taxistas, mototaxistas, barraqueiros, entre outros.
Quatro temas centrais nortearão a audiência, que também abrangerá outras demandas: a prática de preços; a comercialização de bebidas, no que se refere ao valor e quantidade de marcas vendidas; a reforma no Parque de Exposições; e a semana na qual a ExpoCrato será realizada.
Uma reunião entre vereadores e empresários na Sala da Presidência da Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, 10, traçou o planejamento para a realização da audiência. Foram definidos convidados, temas a serem abordados, a data e o horário da reunião: terça-feira, 23 de março, às 9 horas no Plenário da Câmara do Crato.
“Vamos convidar todos os setores do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, barraqueiros, artesãos, enfim, todas aquelas pessoas que fazem a Exposição do Crato para tirar suas dúvidas, apresentarem suas demandas e darem sugestões”, afirma o presidente da Câmara do Crato, vereador Florisval Coriolano (PRTB).
“Convido a população do Crato e todas as pessoas interessadas no melhoramento do Parque da ExpoCrato a comparecerem neste dia 23 a partir das nove horas”, acrescenta o presidente.
Audiência Pública – Câmara Municipal do Crato
Tema: ExpoCrato
Local: Plenário da Câmara, localizado à Rua Senador Pompeu 468, no Centro de Crato.
Horário: 9 horas (a sessão ordinária inicia às 8h)

domingo, 7 de maio de 2017

Jovem foi assassinado neste sábado em Juazeiro




​​​Ontem aconteceu um homicídio a bala na Rua ​Delmiro Gouveia, número 1348,onde teve como vítima fatal o jovem até o momento conhecido por Joannderson.  Ele foi lesionado a bala na cabeça e  tombou na porta da residência.​​
Aguardamos mais informações da Polícia.
Confira essa e outras  informações com mais detalhes nesta segunda-feira no Jornal da Princesa.

Cariri: Acusado de homicídio foi preso, neste sábado, com arma de fogo




Neste sábado, por volta das 18h00min, a Polícia Militar foi informada, via telefone, que o acusado da prática do homicídio que ocorreu no distrito de São Sebastião, na cidade de Cariús, em 04/05/2017, que vitimou a pessoa de ANACLETO BARROS BRANDÃO, estava escondido em uma casa abandonada no Sitio Canto, zona rural de Cariús/CE. A equipe da patrulha CP 10061 deslocou-se ao local e conseguiu prender o acusado ANTONIO FRANCISCO ALVES ARAÚJO, 39 anos, agricultor, residente no Sitio Canto, s/n, Cariús/CE. Segundo a policia, no momento da prisão o acusado portava um revólver de calibre .38, marca Taurus, capacidade para seis tiros, com uma munição intacta. Na ocasião Antonio confessou que praticou o homicídio não sabendo informar o real motivo, já que citou várias versões. A policia ainda informou que ao ser consultado o nome do infrator no BNMP, verificou-se que havia um mandado judicial em aberto, em desfavor do mesmo, expedido pela Vara Única de Cariús/CE. O infrator foi encaminhado à Delegacia de Policia Civil de Iguatu/CE para adoção dos procedimentos cabíveis

Fonte:  Grupo Master Cariri / watts 

Vereador Pero Lobo com o governador Camilo Santana, no 6o. Congresso Estadual do PT


sexta-feira, 5 de maio de 2017

Mutirão Todos Contra o Mosquito acontece hoje, no bairro Pinto Madeira

Com o intuito de conscientizar a população e combater o foco do mosquito Aedes Aegypti, a secretaria de Saúde do Município do Crato, por meio da célula de Vigilância em Saúde, em parceria com a coordenação de Limpeza Pública realiza hoje mais um Mutirão Todos Contra o Mosquito. A atividade acontecerá no bairro Pinto Madeira, com concentração marcada para 7h30min na praça da Igreja de São Francisco,
O Mutirão realizará visitas domiciliares, coleta de lixo, caminhada com alunos das escolas da rede pública municipal do bairro, moradores e profissionais da saúde, capinação, varrição e fixação de cartazes.
Esse é o segundo Mutirão Contra o Mosquito realizado pela secretaria de Saúde do Município. A ideia é realizar um Mutirão em bairros diferentes a cada 15 dias. A ação é realizada com a presença de Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, técnicos da saúde, Tiro de Guerra, Hemoce, SESC, CREDE 18, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária.

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Prefeito Zé Ailton Brasil prestigia abertura da Reunião da SBPC em Crato


Foi aberta oficialmente ontem, (terça-feira, 2 de maio) a Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Centro de Convenções do Cariri. O acontecimento sediado pela Universidade Regional do Cariri URCA se trata do maior evento científico já realizado no interior do Estado e conta com o apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE).
O tema central “Território, Biodiversidade, Cultura, Ciência e Desenvolvimento” é alusivo às palavras chaves que representam o desenvolvimento do Cariri.A solenidade de abertura contou com apresentações culturais de dança e música com destaque a  homenagem ao cantor Belchior.
O Prefeito do Crato Zé Ailton Brasil esteve presente juntamente com o Governador Camilo Santana, o Secretário da SECITECE, Inácio Arruda, a presidente da SBPC, Helena Nader, e o Reitor da URCA, Professor Patrício Melo e o prefeito de Juazeiro do Norte Arnon Bezerra, além da Secretária de Educação do Crato, Otonite Cortez e do Secretário Municipal de Cultura Wilton Dedê.
A reunião regional irá até o dia 6. O evento acontece com a parceria das universidades e cursos superiores no Cariri, públicos e privados.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

SAAEC realiza ação socioambiental com crianças da Vila Nova e lança mais 1.500 bombas de semente na chapada do Araripe




Crianças da comunidade Vila Nova, no bairro Grangeiro, tiveram momentos repletos de aprendizado e lazer na manhã do último sábado, 29. A Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), através do Programa de Educação Hidroambiental, promoveu uma caminhada com lançamento de bombas de sementes produzidas pelas próprias crianças na última semana. A ação contou com a presença do presidente da SAAEC, Yarley Brito, e depois do café da manhã na capelinha da comunidade, as 1.500 bombas de sementes foram lançadas pelas crianças em torno da comunidade Vila Nova e ao pé do Rio Granjeiro.  
Sementes de romã brava, maracujá-peroba, ipê-roxo, mucunã e jatobá foram usadas nas oficinas realizadas na comunidade Vila Nova e Novo Horizonte. Dona Maria, moradora e liderança na Vila Novo Horizonte aprendeu a técnica e com o auxílio da equipe da SAAEC ensinou para diversas crianças da comunidade.
Para a consultora do Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC, Cristina Diogo, “o grande desafio é produzir as bombas de sementes e lançá-las no próprio entorno, para que a comunidade possa estar monitorando o processo de crescimento e de explosão das bombinhas’’. Para ela, é de fundamental importância que a sociedade cratense se conscientize quanto ao momento crítico pelo qual a Chapada do Araripe passa com o número crescente de incêndios e desmatamentos. Ela também chama a atenção da população para o Soldadinho do Araripe, ave nativa da Chapada do Araripe, que corre risco de extinção caso não haja reflorestamento.
A SAAEC monitora os resultados de ações como esta com a marcação, através de GPS, das localidades que receberam bombas de sementes. Quando a próxima chuva banhar a cidade, as bombas de semente começarão a “explodir” (germinar).
O Núcleo de Educação Hidroambiental da SAAEC realiza semanalmente duas oficinas nas escolas municipais da rede pública ensinando sobre conscientização ambiental e produzindo bombas de semente. Cada bomba é composta por 80% de barro, 20% de esterco e água em tamanho ideal para que se crie uma textura pastosa. Depois de pronta a “massa”, uma semente é depositada em seu interior e em formato de bola a bomba é colocada para secar. A secagem dura cerca de dois dias quando há sol e de 3 a 4 dias na sombra.
Empresas e instituições interessadas em levar a oficina de formação para criação de bombas de sementes para seus funcionários e/ou alunos devem entrar em contato com a SAAEC para marcação.
A SAAEC também lançou do dia da água, 22 de março, 10 mil bombas de semente na Chapada do Araripe. O próximo lançamento está programado para o dia 22 de maio, quando é comemorado o Dia Internacional da Biodiversidade. Mais informações serão divulgadas em breve.  

SERVIÇO:
SAAEC
(88) 3521-0346

Mensagem do vereador Pedro Lobo ao dia do Trabalhador


André Barreto, secretário de Saúde do Crato é eleito secretário ge ral do COSEMS CE

Na última sexta-feira (28), foi realizada no Hotel Oasis Atlântico, em Fortaleza a Assembleia Geral para a renovação da Diretoria do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde COSEMS/CE – biênio 2017-2019.  Participaram do evento Secretários (as) Municipais de Saúde do estado do Ceará.
Na ocasião foi eleita a nova diretoria executiva do COSEMS: presidente reeleito o secretário de saúde de Guaiuba, Josete Tavares e como vice presidente reeleita a secretária de saúde de Cedro, Sayonara Cidade. O Secretário de Saúde do Crato André Barreto foi eleito como secretário geral, sendo importante destacar que pela primeira vez, a região do Cariri se faz representar na diretoria executiva do COSEMS.
O COSEMS tem como missão agregar e representar o conjunto de todas as secretarias municipais de saúde, promovendo o pleno exercício das responsabilidades dessas instituições na saúde perante os poderes legislativo e judiciário, além de outras entidades da sociedade civil.