sexta-feira, 30 de novembro de 2018

I Semana Abidoral Jamacaru será encerrada nesta seta-feira



Termina nesta seta-feira com programação que começa a partir das 18h, a 1a. Semana Abdoral Jamacaru. 

O palco para  encerrar o evento não poderia ser outro, a Praça da Sé. Lugar até hoje, quase que diariamente frequentado pelo cantor e compositor homenageado. 

A 1a. Semana Abidoral Jamacaru que começou na última terça-feira, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri - URCA, com uma conferência apresentada pelo médico, produtor, escritor, e compositor, Dr. Zé Flávio Vieira , termina nesta seta-feira, na Praça da Sé,  com o Teaser do documentário "Menestrel de Avallon", uma produção de O Berro Filmes. Em seguida, grande show de lançamento do novo CD de Abidoral Jamacaru.
A 1a. Semana Abidoral Jamacaru é uma produção da Vila da Música / Solibel, coordenação Dane de Jade, com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da SECULT CRATO (Sec. Wilton Dedê), Centro Dragão do Mar, Ceará Cultura e Governo do Ceará.



Aplicação das avaliações do SPAECE 2018 em Crato é realizada com sucesso


A Secretaria de Educação do Crato (SME) concluiu ontem, 29, a aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). O cronograma compreendeu três dias de prova, sendo dia 27, para alunos do 9º ano; dia 28, para alunos do 5º ano; e dia 29, para os do 2ºano.

Durante a avaliação, os estudantes tiveram todo o apoio logístico e administrativo da SME, receberam lanche antes de iniciarem as provas e ganharam mimos, que continham lápis, borracha e bombons.

Para o SPAECE 2018, ao longo deste ano, foram realizadas diversas atividades com o objetivo de trabalhar o aprendizado dos alunos da melhor forma, entre elas, aulas de campo, formação de líderes e principalmente o acompanhamento constante de professores e gestores.

A Secretária de Educação, Professora Tereza Mônica Viana, destaca o comprometimento da equipe técnico pedagógica da SME, dos professores, gestores e alunos para a obtenção de resultados cada vez melhores para o Crato. “Concluímos o SPAECE 2018. Nosso sucesso foi uma construção coletiva, porque pudemos perceber o quanto cada um se dedicou e deu o seu melhor para que essa avaliação fosse realizada. É gratificante poder contar com profissionais resolutivos, dedicados, competentes e, acima de tudo, focados. A contribuição desses profissionais foi fundamental”, ressaltou a gestora.

PIMACON: O complemento da sua construção







Rua Senador Pompeu,23 certo Crato-Ce.
Telefone:(88)3523.44.40
E-mail:pimacon&yahoo.com.br

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

ONG BEATOS apresenta; "BISPO" com o ator / diretor João Miguel



Nesta sexta-feira, 30 e sábado, 1o de dezembro, a ONG Beatos, em Crato, recebe um grande espetáculo de teatro que conta a história de Arthur Bispo do Rosário, um sergipano tido como esquizofrênico e que viveu em um hospício, na década de 50.  

'Arthur Bispo do Rosário conseguiu reunir em torno dele um universo de objetos, que hoje estão expostos em museus em Nova Iorque e no Rio de Janeiro.  Ele conseguiu reunir muitas miniaturas, desmanchavas os tecidos e fazia bordados'., ressaltou Dane de Jade, diretora presidente da ONG Beatos

'É um espetáculo de muita delicadeza e leveza e já ganhou vários prêmios, portanto, já foi aprovado e que conta com a direção e participação do ator consagrado no teatro, no cinema e na televisão, João Miguel", enfatizou Dane. 


Vereador Tico da Serrinha recepcionou mutirão de serviços do Rotary Club do Crato




Em parceria com o Rotary Clube do Crato, a Prefeitura Municipal, através das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e Controladoria e Ouvidoria, esteve no Sítio Serrinha, no último domingo, 25, oferecendo serviços públicos à população da localidade.

O Vereador Tico da Serrinha recepcionou a equipe e ofereceu um almoço. 

No total, foram atendidas 110 pessoas, nas áreas de assessoria jurídica, médica, odontológica, agronomia e serviços da Casa do Cidadão, sendo: 48 consultas médicas com medicação, três jurídicas, oito cortes de cabelo, 20 atendimentos da Casa do Cidadão, 15 consultas odontológicas e 17 em assessoria agrícola.

A organização comemorou o evento. Segundo Felipe Brito, presidente do Rotary do Crato, “foi uma ação rotária com sucesso isso deveu-se, principalmente, a grande parceria com a prefeitura”.

A ação contou também com a presença do prefeito Zé Ailton Brasil; dos Secretários Adjuntos de Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos e de Esporte e Juventude, Tiago Ribeiro e Henrily Rener, respectivamente; e do Assessor Especial do Gabinete, Rondinele Brasil.


Jorge Israel e Leoni recebem imprensa do Cariri para bate-papo


 

Conselho Municipal de Política Cultural abre edital de eleição para o biênio 2019-2020


A Secretaria de Cultura do Crato, no uso de suas atribuições, e em nome do Conselho Municipal de Política Cultural, lançou na última segunda-feira, 19, edital para o preenchimento das vagas da sociedade civil, relativas à composição de novo mandato do Conselho Municipal de Política Cultural para o período 2019/2020. A eleição será realizada no dia 01 de dezembro de 2018, das 9h às 15h, no Auditório da RFFSA, Centro Cultural do Araripe, situado à Rua Ratisbona, s/n, Centro, em Crato.


Podem se candidatar, como candidato ou eleitor, em apenas uma área, pessoas físicas maiores de 18 anos domiciliadas no Crato e que tenham atuação em um dos seguintes segmentos: música; artes visuais e audiovisuais, artes cênicas; literatura; artesanato, design e moda; gastronomia; patrimônio material e imaterial; Cultura Popular Tradicional e de entidades jurídicas.

O Conselho Municipal de Política Cultural é composto por 18 membros, sendo nove representantes do Poder Público Municipal, e nove representantes da sociedade civil. Os representantes do poder público serão indicados pelas próprias instituições.

O processo de escolha dos representantes será conduzido por uma Comissão Técnica e Eleitoral constituída por seis membros, sendo três representantes da Secretaria de Cultura do Crato (SECULT) e três da Sociedade Civil, designados através de ofício da Secretaria de Cultura do Crato, excetuando quaisquer dos candidatos inscritos ou seus parentes, até o segundo grau em linha reta ou colateral, inclusive cônjuge.

Pessoas jurídicas somente poderão participar, como candidato ou eleitor, da eleição de representantes dos produtores culturais e das instituições culturais não-governamentais, desde que tenham sede em Crato e que comprovem atuação em algumas das áreas.

Para participar da eleição, como candidato ou eleitor, será obrigatória a inscrição prévia no Cadastro Eleitoral do Conselho Municipal de Política Cultural, até o dia 1 de dezembro de 2018, através do preenchimento de formulário digital ou formulário físico disponível no edital e na sede da Secretaria de Cultura, respectivamente. Para o cadastro, será exigido documento oficial com foto no ato da votação para os eleitores.

As inscrições de candidaturas deverão ser feitas na SECULT Crato, no período de 20 de novembro até o dia 01 de dezembro de 2018, em dias úteis, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Os candidatos deverão apresentar o pedido de registro à Comissão Técnica e Eleitoral, assinado pelo candidato; Declaração de que não é servidor público (esferas municipal, estadual ou federal), detentor de Cargo em Comissão ou Função de Confiança vinculada ao Município de Crato; Cópia de Documento pessoal com foto; Mini Currículo atualizado; Cadastramento na Cartografia Cultural do Crato.

SECULT Crato apoia o Projeto Epifania Kariri




Projeto musical que traz o quarteto instrumental Marimbanda, o músico Carlos Malta e os emblemáticos Irmãos Aniceto se apresentam no próximo dia 29, no Sesc Crato, com o apoio da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), está apoiando o Projeto Epifania Kariri, que celebra o encontro dos Irmãos Aniceto, centenária banda cabaçal do Crato (CE) com o quarteto instrumental Marimbanda e o músico carioca Carlos Malta. Este encontro sinaliza um diálogo musical entre diversas vertentes da música brasileira.

A tradição cabaçal dos Irmãos Aniceto se permite olhar para o futuro, sem renegar o brilhante passado, misturar-se com outros músicos de renome e buscar uma nova sonoridade, tendo suas composições apoiadas por arranjos primorosos, bem elaborados, instigantes, feitos pelos músicos envolvidos.

Epifania Kariri não só brinca com as palavras - o pife, mais fala de sonhos de difícil realização, do encontro de um significado, da essência, de anunciação, de manifestação de algo mágico. O projeto foi selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e consiste em shows no Crato, (29/11) que será no SESC, às 19h, e em Nova Olinda (30/11), no Teatro Violeta Arraes. Já se apresentaram no Rio de Janeiro – RJ e Fortaleza, onde um DVD foi gravado do show no Theatro José de Alencar, no último dia 21.

Para o gestor da SECULT Crato, Wilton Dedê, é uma imensa alegria poder apoiar um projeto desse nível. “Estamos disponibilizando apoio logístico e assessoria direta, no intuito de auxiliá-los e assim mostrarmos a beleza da música que esses talentos trazem”, ressalta.

Sobre os músicos:

A Banda cabaçal dos Irmãos Aniceto já se apresentou em todo Brasil e na Europa, ao lado de músicos consagrados. Além de encantar com seus Benditos, os Irmão Aniceto arremedam no palco o amplo linguajar vocal e corporal do roceiro. Criam sonidos, relatam causos e envolvem a todos numa atmosfera surreal com pifes, caixa,zabumba, pratos. Aureolados pela mística dos Pajés Kariri, eles recriam por manifestação natural os saberes dos seus ancestrais e energizam os terreiros por onde passam com a alegria e o vigor da espontaneidade visceral.

A Marimbanda é o mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará. Em 19 anos de atuação conquistou repercussão nacional (4° Prêmio Visa - MPB Instrumental - SP, Circuito SESC Instrumental Paulista, Sala FUNARTE Sidney Miller - RJ, Circuito Cultural Banco do Brasil entre outros) e realizou elogiadas turnês pelo exterior. A Marimbanda atuou em importantes Festivais como o Festival Choro e Jazz, o Festival Jazz e Blues em Guaramiranga (CE). O repertório é composto de ritmos brasileiros, como baião, frevo, samba, choro e bossa nova, além de um jazz autoral e de releituras jazzísticas.

Carlos Malta

Conhecido como o “Escultor do Vento”, o músico Carlos Malta é multi-instrumentista, compositor, orquestrador e educador, sendo um artista que possui um estilo totalmente original e criativo. Seus diversos CDs ressaltam pluralidade e um espírito brasileiro. O álbum "Rainbow" com o violoncelista suíço Daniel Pezzotti foi indicado ao Prêmio Sharp de 1995 e o CD Carlos Malta e Pife Muderno ao Grammy Latino. Como band líder apresentou-se na China, França, Suíça, Inglaterra, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Dinamarca, Suécia, África do Sul, Marrocos, Japão, Venezuela, República Dominicana e em Cuba. No Brasil, apresenta-se nas principais cenas da música instrumental do país. Sua carreira tem sido plural, com participações especiais nos shows de Gilbertto Gil, Bobby McFerrin Dave Matthews Band, Snarky Puppy, Michel Legrand, Chucho Valdéz, Roberto Carlos,Caetano Veloso no tributo a Tom Jobim e Edu Lobo. Acompanhou Hermeto Pascoal de 1981 a 1993. Carlos Malta segue esculpindo seus múltiplos timbres nos saxofones (barítono, tenor, alto e soprano), nas flautas (soprano, alto em sol, dó, baixo, piccolo) no pife, na di-zi e no shakuhachi, traduzindo através de seu sopro, a alma da música do Brasil.

A Prefeitura municipal de Santana do Cariri lança hoje campanha Natal solidário.




Estamos chegando a mês de dezembro, um dos meses mais esperados do ano, que traz consigo a mais importante data do calendário. O nascimento do menino Jesus, o salvador, a boa nova.

Imbuídos do sentimento natalino a gestão de Santana do Cariri lança hoje dia 29/11 o “Natal Solidário” que tem como único objetivo de poder ajudar as famílias carentes do município. A campanha terá continuidade até o dia 20/12 e contará com o envolvimento de todas as secretarias.

Muito mais que enfeites e bolas coloridas, o espírito do Natal é sinônimo de solidariedade. Quem reserva este momento para a realização de boas ações está fazendo bem, primeiramente, para si próprio, e em seguida, para o outro. E é esse o maior ensinamento deixado por Jesus, o aniversariante.
As doações poderão ser feitas na sede da prefeitura e em todas as secretarias do município.

PIMACON - O complemento da sua construção









Rua Senador Pompeu,23 certo Crato-Ce.
Telefone:(88)3523.44.40
E-mail:pimacon&yahoo.com.br

Secretaria de Esporte e Juventude finaliza ações do Novembro Azul nos bairros





Os instrutores do Projeto Crato em Movimento, integrando as ações de esporte e saúde, estão realizando até sexta-feira (30) a culminância das ações da campanha Novembro Azul, que divulga a importância da prevenção do câncer de próstata.

As culminâncias acontecem simultaneamente com as atividades do projeto. Ontem, foi Encosta do Seminário e Vila Lobo. Hoje, às 17h, será no Mirandão, e às 18h30, na Batateira. Nesta sexta-feira (30), na Comunidade do Gesso, às 8h30.

“Realizamos rodas de conversa pra falar da importância desse tipo de campanha de conscientização em busca de melhor e maior qualidade de vida delas e de seus amigos e familiares”, afirmou o Coordenador do Crato em Movimento, Manoel Pequeno.

Crato promove nesta sexta-feira, 30, Dia D de Mobilização Nacional Todos Contra o Aedes aegypti





A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza amanhã, sexta-feira, dia 30, o Dia D Nacional de Mobilização Nacional Todos Contra o Aedes aegypti. 


De acordo com a Coordenadora Especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, serão realizadas diversas atividades alusivas ao Dia D de Mobilização Nacional ao Mosquito transmissor de arbovirores como dengue, zika e Chikungunya.

“Iremos realizar ações com o objetivo de mobilizar a população a intensificar suas atividades de prevenção em seus ambientes de trabalho e em suas casas. É importante destacar que essas ações devem ser contínuas, porém nesse segundo semestre, os cuidados devem ser redobrados pois é mais propício a proliferação do mosquito devido às chuvas, que já começaram em nossa região”, alerta Arlene.

A partir das 8h, haverá blitz educativa com adesivações, apresentação de experiências exitosas das escolas e demonstração dos equipamentos de trabalho dos agentes de combate às endemias na Praça Siqueira Campos.

Nos postos de saúde, a partir de 8h, serão disponibilizadas informações sobre prevenção e combate ao aedes. No Bairro Alto da Penha, acontecerá atividade educativa com ênfase na importância dos cuidados no ambiente doméstico.

O dia D é realizado justamente para lembrar a população de não esquecer os cuidados para eliminar os possíveis focos. A Secretaria Municipal de Educação será parceira nas atividades.

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

20ª MOSTRA SESC CARIRI DE CULTURAS COMEMORA RESULTADOS POSITIVOS




Além das apresentações artísticas, o evento contou com ações de solidariedade, sustentabilidade e inclusão social


Realizada há dezenove anos pelo Sistema Fecomércio-CE, por meio do Serviço Social do Comércio, a Mostra Sesc Cariri de Culturas encerra a sua 20ª edição consolidada como símbolo de pluralidade artística, sendo um dos maiores projetos de difusão cultural do Brasil.

A programação desta edição contou com novidades, uma das principais foi a inclusão das pessoas com deficiência nos espaços da Mostra Sesc Cariri. Nas artes cênicas e literatura, por exemplo, foram 18 apresentações com acessibilidade em Libras. O público também teve um intérprete em língua de sinais no Seminário Arte e Pensamento e em dois dias de Papo Criativo. Já os shows de abertura e encerramento contaram com espaços reservados para cadeirantes com rampas de acessibilidade. Promovendo uma vivência inclusiva ambiental, o Pensando Verde possibilitou aos alunos da Apae do Crato o contato com a natureza em uma trilha sensorial no Parque Estadual Sítio Fundão.


Como resposta à campanha de solidariedade em que o público foi convidado a doar alimentos ao acessar a programação cultural, foram arrecadadas mais de 37 toneladas de alimentos durante os shows de abertura e encerramento da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Por meio da contribuição do público, o programa Mesa Brasil Sesc beneficiou 125 instituições sociais cadastradas na região do Cariri.

Um exemplo é o Instituto Monsenhor Murilo, vinculado à Basílica Nossa Senhora das Dores da Diocese do Crato, que mantém um projeto com pessoas em situação de vulnerabilidade social e também irá encaminhar as doações de alimentos aos venezuelanos refugiados no estado de Roraima.

Além dessas entidades, também foram encaminhadas 5 toneladas de alimentos para o Mesa Brasil em Fortaleza, que desenvolve ações sociais com instituições na Capital cearense.



Sustentabilidade
Com o objetivo de despertar a conscientização ambiental, a 20ª Mostra Sesc Cariri de Culturas também abriu espaço para a sustentabilidade com o projeto “Pensando Verde na Mostra” pelo segundo ano seguido. A iniciativa promoveu oficinas, mostra fotográfica, vivência inclusiva, exposições e trocas de livros por mudas de plantas nativas, hortaliças e ornamentais na Praça da Sé, no Crato.

No total, foram distribuídas 700 mudas de plantas nativas, hortaliças e ornamentais durante a Mostra, tendo sido 500 entregues na troca de livros; 50 foram disponibilizadas aos participantes do Seminário Arte e Pensamento; 50 para os participantes da trilha ambiental; e as outras 100 destinadas às seis oficinas socioambientais.



Intercâmbio cultural
Neste ano, 26 municípios da região do cariri receberam cerca de 2.500 participantes entre artistas, mestres de cultura e pesquisadores de 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, divididos em espetáculos de literatura, música, artes visuais, audiovisual, artes cênicas e de tradição popular.

Durante os cinco dias de programação, que aconteceu de 16 a 20 de novembro, foram realizadas 300 apresentações desde o cortejo dos grupos de tradição às performances em espaços públicos, exibição de vídeos, feiras e seminários. Promovendo o debate sobre sustentabilidade, manifestações populares, patrimônio imaterial, entre outras temáticas, esta edição da Mostra proporcionou um intercâmbio de vivências entre os participantes, unindo diversas expressões artísticas à cultura regional.

Embalado pelas vozes de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo, um público de cerca de 50 mil pessoas se divertiu com “O Grande Encontro” no show de abertura do evento, em Juazeiro do Norte. Já o show de encerramento ficou por conta do célebre cantor e compositor, Milton Nascimento, que emocionou 30 mil pessoas na cidade do Crato. 

Sobre a Mostra Sesc Cariri de Culturas
Idealizada pelo Departamento Regional do Sesc Ceará, instituição que integra o Sistema Fecomércio-CE, a Mostra Sesc Cariri de Culturas é palco de difusão das mais diversificadas manifestações artísticas e culturais. Realizada no Cariri, transforma a região em palco para apresentações de teatro, dança, circo, exposições, música, rodas literárias, performances poéticas e mostras de cinema e vídeo.

Ao longo das 20 edições, de 1999 a 2018, a abrangência de programação da Mostra se tornou um grande marco, partindo de 1 município (Crato) para, atualmente, atingir 26 cidades da região do Cariri. E a 21ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas já está em fase de planejamento, com previsão de lançamento do edital de inscrição de artistas e grupos para o primeiro semestre de 2019.

Desde 2004 (6ª edição), a Mostra não tem caráter competitivo tornando-se espaço de estímulo à produção, nas diversas áreas artísticas, com proposta de intercâmbios culturais, favorecendo o desenvolvimento de projetos colaborativos, nas mais variadas categorias. Os artistas, de todas as regiões do Brasil, veem no projeto uma forma de fortalecer as múltiplas linguagens artísticas, bem como promover encontros e beber na rica fonte cultural caririense.

O Cariri Garden Shopping chega a sua maior idade





21 anos de história na Região do Cariri

Uma trajetória de crescimento e amadurecimento sempre buscando valorizar a cultura, estimular o desenvolvimento e contribuir com a sociedade. O Cariri Garden Shopping chega aos 21 anos com uma bagagem recheada.

A mais de duas décadas, o Cariri passou a contar com seu primeiro espaço de compras e lazer. Era o desenvolvimento chegando ao interior e com ele muitas oportunidades de trabalho.
Na época eu era estudante de economia e vi na abertura do shopping uma oportunidade de crescimento profissional, que de fato aconteceu. Entrei aqui como estagiária, passei por quase todos os setores e hoje estou no marketing, departamento que mais me identifiquei. Completamos 21 anos de crescimento e oportunidade. Aqui a cada dia é um novo desafio e um muito aprendizagem” finalizou Vanilza Rodrigues, supervisora de marketing.

Região prospera e com uma economia pujante, o  Cariri pedia mais do empreendimento dando origem a um processo de expansão, que aconteceu em 2012. Nesse ano, o Garden passa de 85 para 142 lojas,  dobrando o faturamento médio mensal, que hoje gira em torno de R$23.000.000,00 (Vinte e três milhões). E o crescimento não para. No último ano, o Cariri Garden cresceu 3% em relação a 2017 e inaugurou 16 operações. Para 2019 grandes marcas já são esperadas, assim como Nagem que acaba de assinar contrato.


“Nós que fazemos a família Cariri Garden Shopping estamos muito felizes em comemorar mais um ano junto aos nossos estimados lojistas e convidados. Trabalhamos com afinco e paixão durante esses 21 anos para proporcionar as melhores experiências de compra, lazer e entretenimento. Temos orgulho de estar presente no dia a dia do caririense e adoramos a visita de convidados dos mais diversos lugares do país.
Agradecemos de coração ao nosso Time de colaboradores, aos nossos lojistas, aos nossos convidados e toda Região do Cariri que nos permitiu chegar até aqui. Ainda temos muito a aprender e construir, mas temos certeza que juntos somos mais fortes, afinal tudo de bom acontece aqui", afirmou a Superintendente do Garden, Ataina Ferreira.

Para celebrar os 21 anos do Shopping, no estilo do Cariri, o artista Fábio Carneirinho irá comandar a festa na Praça de Alimentação a partir das 19:30.
Vem pro Garden, tudo de bom acontece aqui! 

Começa hoje com cortejo de flores a Mostra de Contadores de Histórias no Crato

 
Elizabete Pacheco  -  Idealizadora da Mostra 

Hoje,  quarta-feira, 28, a partir das 16h, no Terreiro do Coletivo Camaradas, terá início o Cortejo das Flores. Serão distribuídas cerca de 500 flores de papel produzidas por  estudantes da Universidade Regional do Cariri -URCA, artistas e moradores da Comunidade do Gesso. 

O cortejo contará com a participação do Zabumbar, Maracatu Iunu Erê, Contadores , brincantes, mulheres do coco da SCAN e Grupo de Dança Nova Vida. A ideia é que cada participante possa ir fantasiado. 

O Cortejo das Flores abre  a III MOSTRA NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS, que acontecerá no período de  28 de novembro à 01 de dezembro, nas cidades de Crato, Caririaçu, Barbalha e Juazeiro do Norte. 

A maior parte das ações acontecerão na Comunidade do Gesso, onde terão atividades no Projeto Nova Vida, Escola Profissionalizante Violeta Arraes, Colégio Municipal Pedro Felício, Escola Dom Quintino,  Escola 18 de Maio e no Terreiro do Coletivo Camaradas, onde acontecerá a  programação da noite com contação de histórias, feira de artesanato, livros , comidas,  brechós e serviços.

Comunicado da SAAEC


Vereador Pedro Lobo faz avaliação do ano, comemora resultados e fala de projetos para o Crato





EM ENTREVISTA - O vereador / presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Crato e suplente de deputado estadual falou sobre vários temas, principalmente em relação ao resultado das últimas eleições para o Crato e o trabalho incansável e de parcerias, na busca de recursos para implementação no município de políticas públicas no campo e na cidade, além de implantação de equipamentos, nas áreas de saúde, urbanização e esporte.
Pedro Lobo destacou também projetos realizados em parceria com a gestão municipal que tem a frente o prefeito Zé Aílton Brasil.


Eleições 2018:  resultado no Crato

Pedro Lobo afirmou que este ano foi marcado por muitas disputas. ‘’Para o Crato, do ponto de vista eleitoral,  foi um ano positivo com destaque para a reeleição do governador Camilo Santana que é da cidade do Crato e que obteve 85% dos votos no município. 

A boa votação do candidato do PT, Fernando Haddad,  deputado federal reeleito, José Guimarães e a sua própria votação, na eleição para deputado estadual, onde só no Crato conseguiu mais de 5 mil votos e um total geral de mais 10 mil votos que lhe deu a 3ª suplência, é avaliado pelo vereador petista como positivo.

Ele ainda destacou o resultado para o partido a nível federal, onde o PT  conseguiu fazer a maior bancada na Câmara dos Deputados com um total de 56 deputados e 4 governadores de estado eleitos.



Sobre seu mandato de vereador na Câmara do Crato

O vereador Pedro Lobo afirmou que vai continuar trabalhando junto ás comunidades, discutindo, debatendo, além de manter uma agenda de visitas aos bairros e ás comunidades rurais, em defesa dos interesses do povo do Crato.  ‘’As articulações vão continuar, principalmente junto ao deputado federal, José Guimarães, em Brasília, bem como ás universidades e instituições, como a visita que fiz ao Rio Grande Sul com o propósito de manter intercâmbio, onde conheci a escola de agricultura familiar e agora vamos lutar para instalar uma no município do Crato, disse Pedro Lobo.

‘’ Vamos desenvolver projetos  de cooperativismo, projeto de inclusão produtiva, associativismo, habitação rural, abastecimento d’água e tudo que promova o desenvolvimento das famílias trabalhadoras e de baixa renda do Crato’, ressaltou o vereador.



Sobre projetos em parceria com a gestão municipal

Pedro Lobo informou que será dada, em breve, a Ordem de Serviço da Unidade Básica do Bairro Muriti, onde tem a sua participação, através de uma emenda conseguida junto ao deputado estadual, Dr. Santana (PT);

Será feita a reforma do posto de saúde do Sítio São José;

O vereador afirmou que está trabalhando junto com o prefeito Zé Aílton Brasil para contemplar a comunidade do Barro Branco com um posto de saúde.

Pedro Lobo informou que muitas ruas que estão sendo calçadas em Crato, principalmente no bairros Muriti e São José, são frutos de emendas parlamentares garantidas pelo deputado federal José Guimarães, e que dão a condição para que o prefeito Zé Aílton tenha os recursos necessários para que possa realizar o projeto.

Quadra Poliesportiva

“Está sendo construída uma quadra no Sítio São José e será construída uma quadra poliesportiva no Bairro Novo Horizonte, próximo ao Grangeiro, com emendas do deputado José Guimarães, afirmou Pedro Lobo.

O vereador Pedro Lobo concluiu a entrevista ressaltando que vai continuar trabalhando junto com o governador Camilo Santana e do deputado federal José Guimarães para em parceria com a administração municipal continuar trabalhando pelo povo da cidade do Crato.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

BOA NOTÍCIA: Vereador Antonio de Mano anuncia o asfaltamento da estrada do Sítio Malhada, em Ponta da Serra




No final da sessão da Câmara Municipal do Crato, na manhã desta terça-feira, 27, o vereador Antônio de Mano recebeu uma informação muito positiva para os moradores do Distrito de Ponta da Serra, principalmente  do Sítio Malhada.  

A notícia repassada pelo gestor municipal, Zé Aílton Brasil, diz respeito ao convênio assinado nesta terça-feira, entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional ( Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o município do Crato, atendendo assim o requerimentos dos vereadores Antônio de Mano e Guri, que de há muito lutam pela obra de urbanização que sem dúvida vai melhorar o acessibilidade e fazer a interligação entre várias comunidades rurais.

O prefeito Zé Aílton Brasil assinou o convênio que garante o asfaltamento da estrada que dá acesso ao Sítio Malhada. 


Prefeito Zé Ailton Brasil trata sobre recursos com o Ministério das Cidades para obra do abastecimento de água



Na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Zé Ailton Brasil esteve reunido com o Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Dr. Silvani Alves Pereira, para tratar de recursos para a obra do sistema de abastecimento de água do Crato. O gestor estava acompanhado do Secretário Adjunto da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Quintino Vieira; do Assessor do Senador Eunício Oliveira, Dr. Bruno Menezes, e da Dra. Fernanda, representação do escritório do Ceará em Brasília.
Desde que assumiu a gestão municipal, o prefeito e toda sua equipe têm se empenhado para dar andamento na obra do abastecimento do município. Segundo o próprio gestor, o objetivo é oferecer água para todos e de boa qualidade.

Este compromisso já rende frutos com a execução de obras que devem movimentar, até o final de 2020, recursos em torno de R$ 50 milhões, oriundos do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal. E muito em breve, mais recursos virão para melhorar a vida dos cratenses.

Projeto Epifânia Kariri e o edital Rumos do Itaú Cultural apresentam: Irmãos Aniceto, Marimbanda e Carlos Malta, em Crato e em Nova Olinda


No mesmo dia, na mesma hora e no mesmo local.  Imperdível !  

Neste dia 29, no SESC do Crato e no dia 30, no Teatro Violeta Arraes, em Nova Olinda, às 19 horas. 

Grande show com  a centenária banda cabaçal dos Irmãos Aniceto, a Marimbanda e o Carlos Malta, “escultor do vento”.

O projeto Epifânia Kariri  foi selecionado pelo edital Rumos do Itaú Cultural 

Entrada gratuita 

APOIO: SECULT CRATO 
PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
FECOMÉRCIO
SESC 
RUMOS

ENTRE OUTROS 

Prefeito de Santana do Cariri se reúne com bispo para estreitar parceria entre gestão e igreja




O prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia, (MDB), de vereadores esteve reunido nesta segunda-feira, 26, com Bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana e o pároco de Santana do Cariri, Padre Paulo Lemos, para falar sobre o apoio do governo municipal para as mais diversas ações da igreja no município, entre elas, a Romaria de Benigna.

A reunião teve como objetivo também, discutir a ampliação da estrutura para bem recepcionar os Romeiros durante a romaria. Foi debatido também, sobre a construção da Praça da Menina Benigna, fruto de uma emenda do Deputado Federal, Moses Rodrigues (MDB). 

O prefeito, Pedro Henrique destacou que a sua gestão está a disposição para apoiar as ações da igreja no município, visto que o Ceará, muito em breve poderá ter a primeira Santa, e que é Santanense. “ Nós temos um compromisso de fazer Santana crescer e se desenvolver, seja no turismo religioso, seja através das mais diversas modalidades, nossa gestão está aberta para apoiar as boas ações”, disse o prefeito.

SECULT CRATO abre vagas para minicurso de informática básica para melhor idade

A Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Cultura (SECULT) e do Programa Conecta Biblioteca, está realizando até o dia 28 de novembro, as inscrições para o Minicurso “Inclusão Digital para a Melhor Idade”, que acontece logo em seguida, nos dias 29 e 30, das 14h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal. O objetivo é aproximar este público da tecnologia e ensinar os primeiros passos dentro do universo da internet.


Estão sendo ofertadas 10 vagas para a terceira idade e o curso terá como facilitador o professor Martes Vieira. Segundo o bibliotecário e coordenador da Biblioteca, Cícero Silva, “a ideia principal é aproximar os idosos do computador, capacitá-los e possibilitar às pessoas da terceira idade o acesso à informática e recursos tecnológicos, e assim gerar maior independência na busca das informações”.



Para se inscrever basta comparecer à sede da Secretaria de Cultura com documentos originais com foto e comprovante de endereço.



SERVIÇO



O que: Inscrições para Minicurso Inclusão Digital para a Melhor Idade



Onde: Centro Cultural do Araripe, Largo da RFFSA, s/n, Centro, Crato/CE



Horário de atendimento: 8h às 16h



Contatos: (88) 3523.2365 | cultura@crato.ce.gov.br | culturacrato@gmail.com

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Será aberta nesta terça-feira a I Semana Abidoral Jamacaru de Cultura



O evento é uma promoção da Vila da Música, um equipamento do Governo do Estado, localizado no Distrito de Belmonte.
A abertura acontece nesta terça-feira, a partir das 19h, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA com a participação do Quinteto da Vila da Música e logo em seguida, será realizada uma conferência com o tema: O Voo Solo e Luminoso de Abidoral Jamacaru. Conferencista:  Dr. José Flávio Vieira.
A programação prossegue até a próxima sexta-feira, dia 30.

Prefeitura do Crato e TJCE firmam convênio que indica mais facilidade na quitação de débitos fiscais e judiciais

FOTOS:  TJCE 

Na última sexta-feira, 23, o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e a Prefeitura Municipal do Crato firmaram convênio de cooperação que se propõe a facilitar o pagamento de despesas processuais no âmbito das execuções fiscais, e de ordem tributária. A exemplo de impostos como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), o ISS (Imposto sobre Serviços), além das custas processuais (no caso de parcelamento), entre outros.


Sendo assim, a Procuradoria-Geral do Município do Crato (PGM) dará quitação das dívidas fiscais e municipais dos contribuintes depois da comprovação do pagamento das custas processuais. Será de competência do Órgão Municipal emitir o Documento de Arrecadação Estadual, onde constará o valor a ser pago a título de custas processuais, que será feita através de serviço informatizado fornecido pelo TJCE.

“A partir de agora, toda a execução fiscal do município que for quitada pelo contribuinte deverá por meio da procuradoria, ter a emissão da guia das custas processuais. Dessa forma, consequentemente, o cidadão terá mais praticidade em seus pagamentos, com segurança e celeridade”, ressaltou o Procurador Geral Adjunto do município, Rennan Xenofonte. 

O prefeito Zé Ailton Brasil observou a questão da agilidade que os munícipes terão em suas quitações de débitos, enaltecendo a parceria do Poder Judiciário com a gestão municipal para ajustar formas mais praticas no pagamento de dívidas.



Também participaram do ato o procurador municipal do Crato, Ernani Brígido, e os secretários do Tribunal: Neto Cisne (Finanças), Denise Olsen (Secretaria de Tecnologia da Informação) e Moisés Costa (Administração e Infraestrutura). O convênio será publicado no Diário da Justiça do Ceará e no Diário Oficial do Município de Crato. O prazo de vigência da cooperação é de 24 meses, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo.