sexta-feira, 28 de maio de 2021

Mães de crianças com síndrome de Down pedem inclusão nas prioridades da vacinação contra Covid, na Câmara do Crato


A Câmara de Vereadores do Crato abriu espaço, na sessão dessa terça-feira, 25, para algumas mães de crianças com síndrome de Down. Elas pediram apoio para serem incluídas na vacinação prioritária contra a Covid-19. 

Convidadas pelo presidente Florisval Coriolano (PRTB), as três mães, Susiane Vasconcelos, Paula Cristina e Márcia Clebia discorreram sobre as dificuldades, os medos e os riscos de cuidar de seus filhos durante uma pandemia e solicitaram ajuda aos vereadores. 

O presidente defende a inclusão delas no plano nacional de vacinação, uma vez que as próprias crianças não podem se vacinar, pois a vacina ainda não é recomendada para esse público.

Paula Cristina conta que a maior preocupação é pegar a doença e passar para a criança, que estará indefesa, pois muitos nem entendem ou aceitam as medidas protetivas, por conta da deficiência intelectual deles.
Márcia Clebia explica que todas as pessoas com síndrome de Down, tem uma disfunção imunológica, que causa a imunodeficiência, ficando muito vulneráveis. 

Os vereadores se comprometeram em ajudar e até elaborar um Projeto de Lei pedindo a inclusão das mães e cuidadores de pessoas com essas condições, no plano de vacinação municipal. Porém,  o vereador Gabriel Figueiredo, alertou que o plano de vacinação é nacional e os municípios não podem alterar.

O presidente Florisval Coriolano disse que o mais importante é levantar a discussão para que a reivindicação chegue ao Governo Federal, que é quem determina as prioridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário