O Estado tem 299 pessoas aguardando na fila por leitos. (Foto: FÁBIO LIMA)
A média geral de ocupação nesse tipo de equipamento é de 88,65%. O monitoramento leva em consideração tanto hospitais públicos quanto privados da Unidade Federativa
O Ceará tem 90.43% das Unidades de Pronto Atendimento (UTIs) voltadas para atendimento de pessoas adultas ocupadas por pacientes com Covid-19. As informações foram divulgadas na plataforma IntegraSUS, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), com base em dados colhidos até às 17h04min desta quinta-feira, 27. O monitoramento leva em consideração tanto hospitais públicos quanto privados da Unidade Federativa.
A média geral de ocupação desse tipo de equipamento no Estado, por pessoas que apresentam a doença pandêmica, é de 88,53%. Além da UTI adulta, a ala destinada para atendimento infantil registra ocupação de 80.36% e aquela voltada para tratamento de gestantes está ocupada em 63,16%. Quandoanalisado as regiões de saúde do Ceará, pelo menos três aparecem com ocupação em UTIs adulto acima de 90%, sendo elas Sertão Central (100%), Sobral (97,11%) e Cariri (97.3%). Em Fortaleza, epicentro da doença no Estado, o índice de ocupação nesse tipo de equipamento é de 88.55%
Em relação a ocupação em leitos de enfermaria, o Ceará tem 72,46% desses equipamentos ocupados, sendo a ala infantil a que apresenta o maior índice de ocupação: de 83.14%. Já Fortaleza tem 82,27% desses leitos ocupados, também apresentando o maior número de ocupação nos leitos destinados para tratamento de crianças, que até o momento analisado estavam ocupados em 92.47%.
Fila de espera por leitos
O Ceará tem 299 pessoas aguardando por uma vaga em leitos específicos para tratamento de Covid-19. A grande maioria, 182 delas, esperam para serem transferidas a uma UTI- destinada para casos mais graves da doença, e 117 aguardam pela transferência a um leito de enfermaria.
Em Fortaleza, a fila de espera por leitos conta com 59 pessoas, estando 38 delas aguardando transferência para UTI e 21 esperando para serem transferidas a uma enfermaria. Ao todo, 32 dos pacientes que aguardam na fila esperam em UPAs e 27 aguardam em hospitais municipais.
Créditos: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário