quinta-feira, 26 de julho de 2018

CDL Juazeiro do Norte realiza Teamwork – Desenvolvimento de Líderes e Equipes de Alta Performance


A terceira edição da Jornada da Integração chega ao Cariri com uma grande novidade, o curso Teamwork de formação de “Desenvolvimento de Líderes e Equipes de Alta Performance”.
O Teamwork, que em português significa “trabalho em equipe”, tem por objetivo desenvolver as habilidades fundamentais, fornecendo as técnicas mais modernas e efetivas aos líderes em qualquer nível da organização, além de estimular o desenvolvimento de equipes e outros líderes através de recursos e práticas testadas e validadas. Uma oportunidade de autoconhecimento e de melhor conhecimento da atuação de sua equipe em termos de confiança, conflito, comprometimento, responsabilidade e foco em resultados.
O programa completo consiste em três módulos, que serão realizados nos dias 04, 11 e 18 de agosto. Cada um com duração de 8h.  Para os associados das CDLs o investimento é de R$ 350,00, público em geral R$874,00. As inscrições podem ser feitas na sede das CDL’s.

Primeiro Módulo – Avaliando o Perfil de Liderança e Construção de Equipe 
Neste módulo os participantes recebem um conteúdo prático e abrangente para identificar o estilo principal de liderança de cada um dos membros do grupo. Objetiva ainda apontar as habilidades essenciais, a fim de construir
uma equipe coesa e superar os resultados e metas.
Os principais pontos abordados são:
• Principais estilos de liderança e os estilos mais frequentes no líder global;
• Compreender a sabedoria das equipes;
• Elementos básicos e indispensáveis na construção de equipes de alto
desempenho;

O Primeiro Módulo está baseado ainda na experiência profissional dos facilitadores e nos best sellers:
1. Colaboração (Collaborations, de Morten, Hansen) – um dos melhores livros sobre o que se requer para construir uma organização, se compartilhe informação, haja cooperação e se obtenha êxito.
2. Liderar Equipes (Leading Teams, de Richard Hackman) – este livro objetiva saber como as equipes funcionam e o que, em realidade, é preciso para construir, sustentar e guiar equipes.
3. A Sabedoria das Equipes (Wisdow of teams – de Richard Hackman) – Resumo de 1000 casos sobre equipes de alta performance.
4. Introdução à Psicologia das Organizações ( Introducción a la Psicologia de Las organizaciones de Francisco Gil Rodriguez) – Especial atenção para o capítulo “Equipos de trabajo y dinamicas grupales en contextos organizacionales”.
5. Influência (Influence – Robert Cialdini) – livro clássico sobre como persuadir as pessoas a fazerem coisas e como se defender contra as tentativas de influência que se desvirtuam do objetivo e das metas).

Segundo Módulo – Liderança sustentável, o papel do líder na empresa e seu legado para a
sociedade.
Este módulo objetiva compartilhar com os participantes a convicção de que as práticas e valores sociais e culturais influenciam a ação do líder, que por sua vez influencia na sociedade e vice versa. Objetiva ainda demonstrar que
os líderes devem pensar e agir focados no legado que estão construindo para a empresa e para a sociedade em geral.
Os principais pontos a serem abordados são:
• Atitudes, ética e vergonha;
• A escala da excelência;
• O princípio do progresso;
• Novo Negócio, Novas Pessoas;
• O líder focado em poder, afiliação e resultados;
• Pensar rápido, pensar devagar;
• Cultura Organizacional e a hora de mudar;
• Novo negócio, novos mercados;
• Dar e Tomar;
• Vender é assunto humano.

O Segundo Módulo está baseado na experiência profissional dos facilitadores e nos best sellers:
1. Rápido e Devagar (Tinking fast and slow – de Daniel Kahneman) – o autor é ganhador do prêmio Nobel. Um livro para entender como os seres humanos pensam de verdade. Ajuda na interpretação do que se lê nos meios de comunicação.
2. O principio do progresso (The progress principle – de Tereza Amabile e Steve Kramer) – obra mestra baseada em evidências que explicam que as grandes coisas são as coisas pequenas.
3. Dar e Tomar (Give and take – de Adam Grant) – um livro escrito para jovens. Mostra que não precisamos ser imbecis e egoístas para ter êxito na vida. Apontado pela crítica como um livro de apoio ao desenvolvimento de novos líderes. Avalia a capacidade de cada um operar mudanças dentro da cultura onde está inserido.
4. Vender é assunto humano – (To sell is human – de Dan Pink). O livro mostra que para ser líder e motivar os outros é necessário vender ideias. Para ter carreiras exitosas, todos devemos aprender a vender ideias, produtos,
soluções e até a “nós mesmos”, sendo importante que cada um tenha em mente a importância de deixar um legado.

5. Ética e vergonha na cara – (De Mário Sérgio Cortella) – expressa que a consciência crítica se forma a partir das pequenas ações advindas da família e da infância.
Terceiro Módulo – Criatividade e Ideias que pegam
Este módulo objetiva desenvolver habilidades nos líderes para que compreendam seu papel na organização como facilitador de ambientes permissivos à criatividade e inovação.
Os principais pontos a serem abordados são:
• As novas regras do trabalho na perspectiva do Diretor da Google;
• A hora de crescer e aparecer;
• Ideias que pegam;
• Permitindo a criatividade das equipes;
• Dando importância ao trabalho: o projeto UAU!;

• Como se comunicar com eficácia com pessoas de comportamentos e motivadores diferentes;
• Criar metas temáticas e motivadores para a equipe;
• Permitindo que outros líderes surjam na organização;
• A modéstia em cada atitude;
• Liderança assertiva: o líder completo.

O Terceiro Módulo está baseado na experiência profissional dos facilitadores e nos best sellers:
1. As Regras do Trabalho (Work rules – de Laszlo Bock) – surpreendente guia
de autoria do diretor de pessoas da Google, mostra como a empresa
seleciona, motiva e continua aprendendo com seus empregados.
Destaque para o capítulo “não confie no seu instinto”. Aborda os piores
erros dos líderes na condução de pessoas.
2. Oportunidades Disfarçadas (de Carlos Domingos) – Histórias Reais de
Empresas que Transformaram Problemas em Grandes Oportunidades . Em
momentos de crise, o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado.
3. Criatividade (Creativity, Inc. Editora Catmull) – Um dos melhores livros
sobre liderança e negócios. Ensina o que de fato se necessita para
construir uma equipe criativa.
4. Ideias que pegam (Made to Stick de Chip e Dan Heath) – Uma obra
moderna que se converteu em um clássico. Como desenhar ideias que
façam pessoas se lembrar e sobre as quais possam atuar.
5. Reimagine (Reimagine de Tom Peters) – O autor apoia-se na máxima de
que está farto de ver as coisas serem feitas de forma errada nas empresas
e conclama para que os líderes pensem as organizações de forma
diferente. Não poupa críticas aos líderes.

As aulas serão ministradas por duas professoras:
Meirijane Anastácio Barata González – doutora em psicologia organizacional pela Universidade Complutense de Madri, tendo desenvolvido tese sobre Liderança Organizacional, Mestre na área de Liderança Global, Especialista em Administração de Marketing, pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, Gestora da área de Desenvolvimento Humano e Marketing de Empresas do segmento da indústria, comércio e serviços, mais de 20 anos de experiência na área de pessoas, marketing, liderança e equipes, atualmente responsável pela coordenação dos cursos de Extensão, Pós-graduação e a Gestão da Faculdade CDL, instituição de ensino com foco em negócios.
Marília Marinho de Andrade Oliveira – Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Educação pela Universidade de Fortaleza; especialista em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará; atua no segmento de Educação há mais de 20 anos, tendo sido Diretora Acadêmica do Grupo de Educação Estácio-FIC; • atualmente é responsável pela Coordenação dos cursos de Graduação e Área de Pesquisa da Faculdade CDL, Instituição de ensino com foco em negócios.

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