sábado, 1 de abril de 2017

Defensoria Pública e sociedade civil realizam audiência pública sobre orçamento participativo



Aconteceu na tarde desta sexta-feira (31), no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, uma audiência pública intitulada de “Seminário do Orçamento Partipativo”. O principal objetivo foi ouvir os diversos segmentos da sociedade rural e da cidade, das regiões do Cariri e do Centro-Sul, que colocaram seus anseios, suas súplicas e falaram  de que modo a Defensoria Pública pode melhorar a sua atuação, deve especializar os seus serviços, a atenção aqueles que buscam o amparo à saúde, aos que estão privados de liberdade, como pode melhorar a atuação em defesa dos consumidores. A partir das deliberações serão construídas propostas que vão orientar a Defensoria Pública para as políticas públicas que serão implementadas em 2018.

O  defensor público Aníbal Azevedo, que no momento responde pela supervisão do núcleo do Crato infomou que em 2016 o seminário com maior sucesso de todo interior do Ceará, foi o do Cariri. Naquela oportunidade ficou decidido que seria estruturado no Cariri, o NUDEM – Núcleo de Defesa da Mulher, da  Defensoria Pública. A fonte dos recursos para implantação das políticas deliberadas no seminário, são oriundos da Secretaria da Fazenda

Michele Camelo também é Defensora Pública. Ela afirmou que o NUDEM / Cariri deve ser implantado no mês de setembro. “Neste momento decrise, de insegurança que o Brasil está vivendo, a Defensoria Pública tem um lado que é o de resguardar os direitos da população, principalmente dos mais carentes.

 José Antõnio Auberto de Carvalho representou na audiência pública o MST/Jovem e a comunidade do Assentamento 10 de Abril. “O trabalhador não pode faltar a momentos como este, pois é uma oportunidade que temos para colocar  as nossas dificuldades, os nossos desafios que são vários, disse José Antônio. “A busca da qualidade de vida é a demanda principal das comunidades rurais. É preciso que melhore a saúde, a educação e que tenha um pouco de lazer para o homem do campo, ressalrou José
O artista João do Crato afirmou que a audiência é interessante pois garante à população, principalmente do campo, o direito de falar e de cobrar.

Verônica Izidório, representante da Frente de Mulheres do Cariri defendeu uma pauta bastante extensa. O combate à violência é uma das principais demandas das mulheres. Ela defendeu a implantação do NUDEM /Cariri no município do Crato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário