segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Defesa Civil do Crato realiza simulado do Plano de Contingência, ação inédita no interior do Estado



Prefeitura do Crato, através da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Defesa Civil, realizou na noite da última sexta-feira (24), o primeiro Simulado do Plano de Contingência da cidade, e primeiro na região do Cariri e interior do Ceará.

A ação aconteceu na margem do Canal do Rio Granjeiro, com o objetivo de testar e avaliar a capacidade de reação do município e dos órgãos públicos em casos de emergência, como deslizamentos de terra e desabamento de casas.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do Crato, Josimeire Melo, a simulação foi feita para detectar possíveis falhas no procedimento padrão diante de situações extremas e voltadas para os casos de risco de enchente e desabamento. "O primeiro simulado na região do Cariri e interior do Ceará, será o marco para outras Defesas Civis replicarem em seus municípios. Hoje somos referência em Defesa Civil no interior do Ceará", destaca a coordenadora.

A simulação fez parte da conclusão do curso de capacitação para efetivar o Plano de Contingência da Defesa Civil do Crato, ministrado pelo instrutor Sandro Marinho da Silva, que é coordenador da Sala de Monitoramentos e Simulados (SEDEC - Recife). Houve evacuação da área, avaliação das vítimas e transporte dos desalojados para a área de abrigo.

A ação teve apoio da Prefeitura, Secretaria de Segurança Pública, CIOEM, Guarda Civil Metropolitana, Demutran, Defesa Civil, Secretarias de Infraestrutura, do Trabalho e Desenvolvimento Social, de Saúde, do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário