sábado, 25 de janeiro de 2020

Acusado de matar ex-mulher em praça pública no Crato é condenado a quase 50 anos de prisão




Siebra foi condenado pelo assassinato da professora Silvany Inácio numa praça pública no centro de Crato (Reprodução)



Elson Siebra foi condenado pelo assassinato da professora Silvany Inácio numa praça pública no centro de Crato.



Durou cerca de 15 horas o julgamento de Elson Siebra de Deus, de 48 anos, pronunciado numa Ação Penal de Competência do Júri por crime de feminicídio contra a professora Silvany Inácio de Sousa, de 26 anos. A sessão aconteceu no auditório do Fórum Hermes Parahyba em Crato e não teve a presença do réu por solicitação de sua defesa. Ao final, o conselho de sentença o condenou a uma pena de 46 anos e oito meses em regime de reclusão pelos crimes de feminicídio e posse de armas de fogo.

A sentença foi lida já tarde da noite pelo juiz titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Crato, Josué de Sousa Lima Júnior, que presidiu a sessão. A defesa recorreu, mas Elson Siebra vai permanecer recolhido a uma das celas da Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) em Juazeiro do Norte. No início da sessão foi reproduzido, em vídeo, o depoimento que o réu prestou em juízo durante a fase de instrução para conhecimento do Conselho de Sentença.
Logo depois foram tomados os depoimentos das testemunhas de defesa e acusação. Coube ao promotor de justiça José de Deus, a acusação pelo crime de feminicídio, pontuando pelo caminho da futilidade por conta de uma tentativa em reatar um relacionamento, além da surpresa e crueldade. Nesse caso, citou os disparos à queima-roupa e os riscos de lesionar outras pessoas que estavam próximas dela na praça pública momentos antes do início da celebração de missa na Catedral da Sé em Crato.
O Conselho de Sentença acolheu as qualificadoras, incluindo ainda na decisão o fato de Elson Siebra ter em seu poder grande quantidade de armas e munições. Já a defesa do réu foi confiada ao advogado Reno Feitosa Gondim. Em outubro de 2018 tinha sido requerida pela defesa a averiguação de Insanidade Mental do Acusado, que poderia ser um caminho para a sua inimputabilidade ou mesmo uma pena mais branda. Movimentos em defesa das mulheres no Cariri fizeram manifesto em frente ao fórum.
O assassinato da professora Silvany ocorreu por volta das 18h30min do dia 19 de agosto de 2018 na Praça da Sé e em meio ao vai e vem de pessoas. Elson saiu de sua casa em frente ao logradouro e foi ao encontro da ex-mulher, passando a alvejá-la a tiros sem qualquer discussão. Ela morava na Rua Granjeiro (Bairro Seminário) em Crato e trabalhava no Colégio Pequeno Príncipe. Logo após o crime, ele foi preso e, depois, a polícia apreendeu um revólver e cinco espingardas de calibres diversos.

Site Miséria 



Nenhum comentário:

Postar um comentário