domingo, 21 de junho de 2026

Em domingo de comemorações, deputado Pedro Lobo reforça compromisso com o esporte do Crato na final da Taça Princesa

Foto/legenda: deputado Pedro Lobo entrega troféu de campeão da Taça Princesa ao técnico do Botafogo Master da Batateira 

_Pedro participou da entrega da premiação da competição promovida pela Rádio Princesa FM 99.1 e destacou o papel do esporte na formação de cidadãos e no fortalecimento das comunidades_

O deputado estadual Pedro Lobo participou, na manhã deste domingo (21), da grande final da Taça Princesa, competição promovida pela Rádio Princesa FM 99.1 em comemoração aos 262 anos de emancipação política do Crato. 

A decisão foi realizada na Areninha do Muriti Emanuel Messias Viola e reuniu quatro equipes, consagrando o Master do Botafogo da Batateira como campeão.

O esporte como instrumento de inclusão social

Apoiador da competição, Pedro Lobo participou da solenidade de entrega do troféu de campeão e reafirmou  seu compromisso com o incentivo ao esporte comunitário, amador e profissional. Ele destacou que sempre esteve presente nos campos, quadras e competições esportivas, defendendo o esporte como um importante instrumento de inclusão social, promoção da saúde e prevenção da violência.

 O esporte é gerador de emprego e renda*

Segundo Pedro Lobo, além de estimular hábitos saudáveis e contribuir para a formação de cidadãos, os eventos esportivos fortalecem a convivência entre as pessoas, ampliam o sentimento de pertencimento nas comunidades e movimentam a economia informal local, beneficiando trabalhadores e pequenos empreendedores.

 Parabéns ao município do Crato e à Rádio Princesa FM

Ao final, o deputado parabenizou a Rádio Princesa FM 99.1 pela realização da Taça Princesa, ressaltando a importância da iniciativa dentro das comemorações do aniversário de 262 anos do município do Crato e reforçando que continuará apoiando ações que valorizem o esporte e promovam qualidade de vida para a população.

Fotos: Jorge Abdon 

Davi Ferreira, o Menino que se Pinta, e o deputado Pedro Lobo homenageiam o Crato no aniversário de 262 anos

Com pintura corporal de David Bertassi, o Menino que se Pinta, deputado Pedro Lobo homenageia o Crato no aniversário de 262 anos

_Artista caririense transforma o próprio corpo em uma obra de arte para celebrar a história, a cultura e a identidade do povo cratense_

Em celebração aos 262 anos de emancipação política do Crato, comemorados neste domingo, 21 de junho, o artista David Ferreira, conhecido como "o Menino que se Pinta", prestou uma emocionante homenagem ao município por meio de uma pintura corporal repleta de símbolos, cores e referências à identidade cultural da cidade.

Natural do Crato e com fortes ligações com Farias Brito, onde viveu parte da infância, David mais uma vez demonstrou seu talento e criatividade ao transformar o próprio corpo em uma verdadeira tela viva, exaltando as tradições, a história e a força do povo cratense.

A iniciativa contou com o apoio do deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos), incentivador da cultura popular e admirador do trabalho do artista. Para o parlamentar, valorizar talentos locais é fortalecer a identidade e preservar a riqueza cultural do Cariri.

"A arte do David traduz em imagens o amor pela nossa terra. Cada traço representa a beleza, a resistência e a história de um povo que constrói diariamente um Crato forte, mas que ainda têm muitos desafios a ser superados ", destacou Pedro Lobo. 

"A celebração reforça o orgulho de pertencer a uma terra marcada pela cultura, pela criatividade e pela força do seu povo e, não só desejo, mas darei sempre minha colaboração para o Crato continuar crescendo", ressaltou o.parlanentar. 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Jovens cearenses são premiados no encerramento da primeira edição do Ceará de Valores

A primeira edição do Programa Ceará de Valores foi concluída nesta sexta-feira (19/06), com a realização de uma solenidade de encerramento e premiação dos projetos de maior destaque no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. Ao longo da iniciativa, mais de 16 mil estudantes de 16 cidades-polo das 14 regiões de Planejamento do Ceará participaram das atividades e apresentaram 1.051 projetos.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens entre 14 e 29 anos, buscando preparar os participantes para os desafios contemporâneos e estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora.

No evento desta manhã, que reuniu jovens participantes do projeto, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados do Programa, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o Ceará de Valores foi um sonho construído a várias mãos como um eixo estruturante na pauta de responsabilidade social do Legislativo cearense.

“Nós qualificamos, capacitamos e fomentamos 16 mil jovens, que participaram ativamente, a partir dos Sábados de Valores, de aulas e capacitações profissionais. O Ceará de Valores é um programa estruturante, que visa o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro”, ressaltou o presidente do Legislativo cearense.

*PREMIAÇÃO*

O momento mais aguardado do evento foi o anúncio dos vencedores dos projetos elaborados pelos participantes do programa. Com 1.051 projetos inscritos, construídos com a participação de aproximadamente 2.800 jovens, foram desenvolvidas iniciativas de impacto social e econômico.

Na oportunidade, foram premiados 48 projetos das cidades-polo de Aracoiaba, Canindé, Caucaia, Fortaleza, Fortim, Granja, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral e Tauá, contemplando os três melhores trabalhos apresentados em cada um dos municípios, com prêmios em dinheiro.

Na premiação geral, que agraciou o primeiro colocado com R$ 15 mil, o segundo colocado com R$ 10 mil e o terceiro colocado com R$ 5 mil, o vencedor foi José Dhiogo Frutuoso da Silva, de 18 anos, do polo de Iguatu, com o projeto “Portal Voz Ativa: Inteligência Governamental e Hub de Oportunidades”

Pedro Lobo destaca combate à fome, geração de oportunidades e dignidade durante o III Festival Ceará Sem Fome em Fortaleza

Pedro Lobo destaca combate à fome,  geração de oportunidades e dignidade durante o III Festival Ceará Sem Fome em Fortaleza


Foto/ legenda: deputado Pedro Lobo com a primeira-dama Lia Freitas e integrantes da representação do Crato, durante o III Festival Ceará Sem Fome, em Fortaleza

_Deputado estadual acompanhou a participação da representação do Crato e reforçou seu compromisso com a segurança alimentar e a inclusão produtiva_

O deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos) participou, nesta quinta-feira (18), da terceira edição do Festival Ceará Sem Fome, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. 

O evento, promovido pelo Governo do Ceará e coordenado pela primeira-dama, Lia Freitas, reuniu expositores, beneficiários e representantes de diversas regiões do Estado para celebrar ações voltadas à segurança alimentar, ao empreendedorismo social e à inclusão produtiva.

A representação do município do Crato foi recepcionada por Pedro Lobo, reforçando a importância da iniciativa e o compromisso  para o combate à fome e a geração de oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade.

Incentivador e articulador de políticas voltadas à segurança alimentar, Pedro Lobo destacou a relevância do Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado que tem contribuído para reduzir a insegurança alimentar e promover a dignidade das pessoas. 

A programação contou com atividades como a Cozinha Show, a Feira de Empreendedores, apresentações culturais e o anúncio de novas parcerias para capacitação e fortalecimento dos negócios dos participantes.


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Palestra sobre mulheres em espaços de liderança marca abertura do 43º Encontro Nacional da Abel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), sedia, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), entre os dias 17 e 19 de junho, o 43º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta quarta-feira (17/06) e contou com a presença de autoridades e a realização de palestras e apresentações musicais.

Com o tema “Parlamento em Ação: impactos, inovação e fortalecimento da cidadania”, o 43º Encontro Abel oferece uma programação focada em capacitação e em trocas de experiências, difundindo conhecimentos em torno do ensino e da formação cidadã que são promovidos pela Educação Legislativa.

Nesta quinta-feira (18/06), o dia será preenchido por oficinas, nas quais os inscritos poderão trocar experiências positivas de suas respectivas escolas legislativas, ficando para a sexta-feira (19/06), a cerimônia de encerramento e a entrega do Prêmio Abel, pelo qual a Unipace concorre em quatro categorias: Educação Legislativa, Comunidade, Publicação, Qualificação dos Servidores. 

A noite de abertura do 43º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Escolas Legislativas contou com a presença de representações do Senado Federal, da Câmara Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU) e das escolas legislativas das 27 unidades da federação.

_Confira a programação:_ https://tinyurl.com/4m77s4db

📲 *Saiba Mais* https://tinyurl.com/mvv6zf2r

📸 *Banco de Imagens* https://www.al.ce.gov.br/banco-de-imagens/3498

🚰 COMUNICADO SAAEC

🚰 COMUNICADO SAAEC

Informamos que o abastecimento de água no conjunto Minha casa, minha vida II (Filemon Limaverde) está temporariamente suspenso devido à sobretensão da rede. A SAAEC realizou todos os protocolos, acionando a ENEL, na qual a empresa gerou o número de protocolo 844637797.

A previsão de normalização é às 11h50 desta quinta-feira (18/06).

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Decreto institui área do Jardim Botânico no Crato, com assinatura nesta quarta-feira, 17

A Prefeitura do Crato institui, nesta quarta-feira, 17, a criação de uma área de 27 hectares, denominada Jardim Botânico e será inteiramente preservada, ao sopé da Chapada do Araripe, no sítio Caiana, no Grangeiro. O terreno em questão possui um forte significado histórico para o patrimônio público, tendo sido reincorporado pelo Município após cerca de 30 anos sob posse de uma empresa privada, à qual havia sido doado. A solenidade de assinatura acontece no local, a partir das 8h30.

Com a retomada do imóvel, a gestão municipal projeta transformar o espaço em um polo regional voltado à preservação ambiental, ao turismo ecológico e ao desenvolvimento de pesquisa científica. Na ocasião, também será apresentado o Selo Verde A do Crato, conquistado recentemente, e será apresentado o Projeto Produtor Sem Fogo, através do curso de Agroecologia e Práticas de Prevenção a Incêndios.

Por estar inserido em uma região de extrema relevância ecológica, compreendendo a Área de Proteção Ambiental (APA) Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe (Flona Araripe), o projeto está sendo desenvolvido sob rigorosos critérios técnicos. De acordo com George Borges, secretário de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Crato, estudos já estão em andamento por meio de uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A expectativa da administração pública é que as obras de revitalização e infraestrutura na área tenham início até o começo de 2027. O Jardim Botânico do Crato terá como uma de suas principais diretrizes a conservação da biodiversidade local, priorizando o cultivo e o estudo de espécies nativas da região do Cariri que estão presentes na Flona, na APA e em outros remanescentes de vegetação.

Área fortalece a pesquisa e o turismo sustentável

O aspecto científico do equipamento já nasce fortalecido por parcerias firmadas com universidades regionais, e pesquisadores acadêmicos já atuam em campo desenvolvendo estudos na área. Além do valor botânico, o Sítio Caiana desempenha um papel de destaque na fauna, sendo conhecido por abrigar populações do soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni), ave endêmica da região e severamente ameaçada de extinção, o que torna o novo espaço um santuário crucial para a sobrevivência da espécie.

Do ponto de vista legal e de ordenamento territorial, a área do futuro Jardim Botânico está inserida no Refúgio de Vida Silvestre (Revis) do Soldadinho-do-Araripe Federal, uma unidade de conservação que atualmente passa pela formacao do seu Conselho Consultivo e posterior elaboração do Plano de Manejo. Além disso, está as margens do Revis Municipal que, através de um Termo de Cooperação Técnica firmado junto ao ICMBio, aguarda também a elaboração conjunta do seu Plano de Manejo.

Devido à sobreposição territorial com a Floresta Nacional do Araripe-Apodi, com a APA Federal e com o Refúgio Federal, o perímetro do Sítio Caiana conta com uma camada extra de proteção jurídica. A Prefeitura do Crato reforça que todas as etapas de implantação do projeto seguirão em estrita conformidade com a legislação vigente com base em critérios técnicos, legais e institucionais, bem como da observância aos instrumentos de Gestão Ambiental aplicáveis, assegurando as consultas necessárias aos conselhos gestores, normativas específicas e aos planos de manejo das unidades envolvidas, bem como a necessária articulação com os respectivos órgãos gestores para garantir o absoluto respeito ao ecossistema da Chapada do Araripe.