quarta-feira, 24 de junho de 2026

Fake News e Vaidade: os ataques ao São João do Mirandão saem dos bastidores e ganham as redes sociais


Poucas atitudes são tão lamentáveis quanto tentar enfraquecer um patrimônio cultural construído por toda uma comunidade apenas porque ele deixou de servir aos interesses de uma única pessoa.

Nos últimos dias, o São João do Mirandão tem sido alvo de uma sequência de episódios que ultrapassam a simples divergência de opiniões e revelam uma postura incompatível com quem verdadeiramente afirma defender a cultura popular.

Primeiro veio a disseminação de *informação falsa* sobre a suposta mudança da data do evento. Uma fake news que gerou dúvidas na população e obrigou a AMMICC a vir a público reafirmar aquilo que sempre foi público e conhecido: o São João do Mirandão aconteceria normalmente nos seus tradicionais dias de realização.

Em seguida, surgiu mais um capítulo desse roteiro já conhecido. Em uma tentativa evidente de construir uma narrativa de fracasso, foi produzido conteúdo em um dos momentos de menor movimentação do evento, acompanhado de críticas à sua realização nas datas tradicionais e questionamentos à própria ideia de tradição defendida pela comunidade.

Não satisfeito em criticar o evento, o discurso passou a exaltar reiteradamente um modelo alternativo idealizado pelo próprio crítico, promovendo simultaneamente um evento concorrente e apresentando-o como suposta evolução da tradição.

A contradição é evidente.

Quem afirma defender a cultura popular deveria celebrar a continuidade de uma festa com mais de 35 anos de história. Quem afirma defender a tradição não deveria utilizar fake news para gerar desinformação. Quem afirma defender a comunidade não deveria tentar diminuir um evento que pertence ao povo do Mirandão, e não a qualquer produtor, blogueiro ou organizador do passado.

O que se vê é uma insistente tentativa de transformar uma discussão coletiva em uma disputa de protagonismo pessoal.

O São João do Mirandão existia antes de qualquer produtor de eventos. Continuará existindo depois de qualquer produtor de eventos. Porque sua força não nasce da vontade individual de alguém, mas do trabalho coletivo de moradores, voluntários, lideranças comunitárias, patrocinadores e apoiadores que, geração após geração, mantiveram viva essa tradição.

A comunidade tem plena legitimidade para escolher os rumos do seu próprio evento. E nenhuma campanha de desinformação, nenhum vídeo oportunista e nenhuma tentativa de reescrever a história será capaz de apagar mais de três décadas de cultura, fé e pertencimento.

A maior resposta a quem tenta enfraquecer o São João do Mirandão continuará sendo a mesma: a participação do povo, a força da tradição e a certeza de que interesses pessoais jamais serão maiores do que uma comunidade inteira.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Alece reúne serviços e ações de cuidado animal em mais uma edição do Alece Pet

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (24/06), a 2ª edição do Alece Pet, evento aberto ao público com ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal. A programação acontece das 8h às 13h, no estacionamento do prédio-sede da Alece, incluindo vacinação, orientações educativas e adoção responsável.

O Alece Pet tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, a higiene e a proteção dos animais, além de fortalecer o vínculo entre famílias e seus pets e aproximar o Parlamento da comunidade. A iniciativa também busca incentivar práticas responsáveis de adoção e guarda de cães e gatos.

Durante a programação, serão ofertados serviços como consultas com encaminhamento para castração, vacinação, vermifugação, orientações veterinárias, emissão do RG Pet (sendo necessário o cadastro prévio na plataforma SinPatinhas) distribuição de coleiras antiparasitárias e feira de adoção. O evento contará ainda com feirinha de produtos pet, apresentações e palestras voltadas ao bem-estar animal.

Como forma de estimular a solidariedade e contribuir com a causa animal, os 50 primeiros participantes que doarem 1 kg de ração receberão gratuitamente o Álbum da Copa Alece Pet.

📲 *Saiba Mais* https://tinyurl.com/3d9wb5tv

domingo, 21 de junho de 2026

Em domingo de comemorações, deputado Pedro Lobo reforça compromisso com o esporte do Crato na final da Taça Princesa

Foto/legenda: deputado Pedro Lobo entrega troféu de campeão da Taça Princesa ao técnico do Botafogo Master da Batateira 

_Pedro participou da entrega da premiação da competição promovida pela Rádio Princesa FM 99.1 e destacou o papel do esporte na formação de cidadãos e no fortalecimento das comunidades_

O deputado estadual Pedro Lobo participou, na manhã deste domingo (21), da grande final da Taça Princesa, competição promovida pela Rádio Princesa FM 99.1 em comemoração aos 262 anos de emancipação política do Crato. 

A decisão foi realizada na Areninha do Muriti Emanuel Messias Viola e reuniu quatro equipes, consagrando o Master do Botafogo da Batateira como campeão.

O esporte como instrumento de inclusão social

Apoiador da competição, Pedro Lobo participou da solenidade de entrega do troféu de campeão e reafirmou  seu compromisso com o incentivo ao esporte comunitário, amador e profissional. Ele destacou que sempre esteve presente nos campos, quadras e competições esportivas, defendendo o esporte como um importante instrumento de inclusão social, promoção da saúde e prevenção da violência.

 O esporte é gerador de emprego e renda*

Segundo Pedro Lobo, além de estimular hábitos saudáveis e contribuir para a formação de cidadãos, os eventos esportivos fortalecem a convivência entre as pessoas, ampliam o sentimento de pertencimento nas comunidades e movimentam a economia informal local, beneficiando trabalhadores e pequenos empreendedores.

 Parabéns ao município do Crato e à Rádio Princesa FM

Ao final, o deputado parabenizou a Rádio Princesa FM 99.1 pela realização da Taça Princesa, ressaltando a importância da iniciativa dentro das comemorações do aniversário de 262 anos do município do Crato e reforçando que continuará apoiando ações que valorizem o esporte e promovam qualidade de vida para a população.

Fotos: Jorge Abdon 

Davi Ferreira, o Menino que se Pinta, e o deputado Pedro Lobo homenageiam o Crato no aniversário de 262 anos

Com pintura corporal de David Bertassi, o Menino que se Pinta, deputado Pedro Lobo homenageia o Crato no aniversário de 262 anos

_Artista caririense transforma o próprio corpo em uma obra de arte para celebrar a história, a cultura e a identidade do povo cratense_

Em celebração aos 262 anos de emancipação política do Crato, comemorados neste domingo, 21 de junho, o artista David Ferreira, conhecido como "o Menino que se Pinta", prestou uma emocionante homenagem ao município por meio de uma pintura corporal repleta de símbolos, cores e referências à identidade cultural da cidade.

Natural do Crato e com fortes ligações com Farias Brito, onde viveu parte da infância, David mais uma vez demonstrou seu talento e criatividade ao transformar o próprio corpo em uma verdadeira tela viva, exaltando as tradições, a história e a força do povo cratense.

A iniciativa contou com o apoio do deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos), incentivador da cultura popular e admirador do trabalho do artista. Para o parlamentar, valorizar talentos locais é fortalecer a identidade e preservar a riqueza cultural do Cariri.

"A arte do David traduz em imagens o amor pela nossa terra. Cada traço representa a beleza, a resistência e a história de um povo que constrói diariamente um Crato forte, mas que ainda têm muitos desafios a ser superados ", destacou Pedro Lobo. 

"A celebração reforça o orgulho de pertencer a uma terra marcada pela cultura, pela criatividade e pela força do seu povo e, não só desejo, mas darei sempre minha colaboração para o Crato continuar crescendo", ressaltou o.parlanentar. 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Jovens cearenses são premiados no encerramento da primeira edição do Ceará de Valores

A primeira edição do Programa Ceará de Valores foi concluída nesta sexta-feira (19/06), com a realização de uma solenidade de encerramento e premiação dos projetos de maior destaque no Hotel Vila Galé, em Fortaleza. Ao longo da iniciativa, mais de 16 mil estudantes de 16 cidades-polo das 14 regiões de Planejamento do Ceará participaram das atividades e apresentaram 1.051 projetos.

Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) em parceria com o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), o programa foi criado para fortalecer o protagonismo juvenil por meio da formação de jovens entre 14 e 29 anos, buscando preparar os participantes para os desafios contemporâneos e estimulando o pensamento crítico, a criatividade, a participação cidadã e a capacidade empreendedora.

No evento desta manhã, que reuniu jovens participantes do projeto, educadores, gestores e autoridades para celebrar os resultados do Programa, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que o Ceará de Valores foi um sonho construído a várias mãos como um eixo estruturante na pauta de responsabilidade social do Legislativo cearense.

“Nós qualificamos, capacitamos e fomentamos 16 mil jovens, que participaram ativamente, a partir dos Sábados de Valores, de aulas e capacitações profissionais. O Ceará de Valores é um programa estruturante, que visa o empreendedorismo, a inovação e o desenvolvimento de habilidades para o futuro”, ressaltou o presidente do Legislativo cearense.

*PREMIAÇÃO*

O momento mais aguardado do evento foi o anúncio dos vencedores dos projetos elaborados pelos participantes do programa. Com 1.051 projetos inscritos, construídos com a participação de aproximadamente 2.800 jovens, foram desenvolvidas iniciativas de impacto social e econômico.

Na oportunidade, foram premiados 48 projetos das cidades-polo de Aracoiaba, Canindé, Caucaia, Fortaleza, Fortim, Granja, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixeramobim, Santa Quitéria, São Benedito, Sobral e Tauá, contemplando os três melhores trabalhos apresentados em cada um dos municípios, com prêmios em dinheiro.

Na premiação geral, que agraciou o primeiro colocado com R$ 15 mil, o segundo colocado com R$ 10 mil e o terceiro colocado com R$ 5 mil, o vencedor foi José Dhiogo Frutuoso da Silva, de 18 anos, do polo de Iguatu, com o projeto “Portal Voz Ativa: Inteligência Governamental e Hub de Oportunidades”

Pedro Lobo destaca combate à fome, geração de oportunidades e dignidade durante o III Festival Ceará Sem Fome em Fortaleza

Pedro Lobo destaca combate à fome,  geração de oportunidades e dignidade durante o III Festival Ceará Sem Fome em Fortaleza


Foto/ legenda: deputado Pedro Lobo com a primeira-dama Lia Freitas e integrantes da representação do Crato, durante o III Festival Ceará Sem Fome, em Fortaleza

_Deputado estadual acompanhou a participação da representação do Crato e reforçou seu compromisso com a segurança alimentar e a inclusão produtiva_

O deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos) participou, nesta quinta-feira (18), da terceira edição do Festival Ceará Sem Fome, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. 

O evento, promovido pelo Governo do Ceará e coordenado pela primeira-dama, Lia Freitas, reuniu expositores, beneficiários e representantes de diversas regiões do Estado para celebrar ações voltadas à segurança alimentar, ao empreendedorismo social e à inclusão produtiva.

A representação do município do Crato foi recepcionada por Pedro Lobo, reforçando a importância da iniciativa e o compromisso  para o combate à fome e a geração de oportunidades para famílias em situação de vulnerabilidade.

Incentivador e articulador de políticas voltadas à segurança alimentar, Pedro Lobo destacou a relevância do Ceará Sem Fome, programa do Governo do Estado que tem contribuído para reduzir a insegurança alimentar e promover a dignidade das pessoas. 

A programação contou com atividades como a Cozinha Show, a Feira de Empreendedores, apresentações culturais e o anúncio de novas parcerias para capacitação e fortalecimento dos negócios dos participantes.


quinta-feira, 18 de junho de 2026

Palestra sobre mulheres em espaços de liderança marca abertura do 43º Encontro Nacional da Abel

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), sedia, por meio da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), entre os dias 17 e 19 de junho, o 43º Encontro da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). A cerimônia de abertura ocorreu na noite desta quarta-feira (17/06) e contou com a presença de autoridades e a realização de palestras e apresentações musicais.

Com o tema “Parlamento em Ação: impactos, inovação e fortalecimento da cidadania”, o 43º Encontro Abel oferece uma programação focada em capacitação e em trocas de experiências, difundindo conhecimentos em torno do ensino e da formação cidadã que são promovidos pela Educação Legislativa.

Nesta quinta-feira (18/06), o dia será preenchido por oficinas, nas quais os inscritos poderão trocar experiências positivas de suas respectivas escolas legislativas, ficando para a sexta-feira (19/06), a cerimônia de encerramento e a entrega do Prêmio Abel, pelo qual a Unipace concorre em quatro categorias: Educação Legislativa, Comunidade, Publicação, Qualificação dos Servidores. 

A noite de abertura do 43º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Escolas Legislativas contou com a presença de representações do Senado Federal, da Câmara Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU) e das escolas legislativas das 27 unidades da federação.

_Confira a programação:_ https://tinyurl.com/4m77s4db

📲 *Saiba Mais* https://tinyurl.com/mvv6zf2r

📸 *Banco de Imagens* https://www.al.ce.gov.br/banco-de-imagens/3498