sábado, 27 de junho de 2026

Alece realiza posse e imersão de estudantes eleitos no projeto Parlamento Jovem 2026.1

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebe, na próxima terça-feira (30/06), os 12 estudantes eleitos no projeto Parlamento Jovem Alece durante o primeiro semestre de 2026. Eles irão participar de uma programação na sede do Poder Legislativo Estadual, onde será realizada uma posse simbólica, além de imersão na rotina da Casa.

As atividades têm início com o acolhimento dos estudantes, seguido pela sessão especial de posse, às 8h, que também inclui seus pronunciamentos na tribuna da Casa. Na sequência, os jovens participam de uma dinâmica de integração com os deputados que serão seus mentores nesta etapa.

Em seguida, os estudantes serão recebidos pelo presidente da Alece, o deputado Romeu Aldigueri, além de uma roda de conversa e almoço. No período da tarde, a agenda inclui uma visita guiada pelas dependências do Legislativo e o acompanhamento das reuniões das comissões técnicas.

O principal resultado dessa experiência será a elaboração de uma Carta-Proposta, que reunirá as demandas e sugestões dos estudantes para a melhoria de suas regiões.

*Sobre o projeto Parlamento Jovem*
O Parlamento Jovem Alece 2026 é uma iniciativa da Casa, realizada pela Diretoria Legislativa em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace). O objetivo é aproximar os jovens do Poder Legislativo, promover o letramento político e estimular a participação cidadã.

Entre fevereiro e junho, o projeto percorreu seis macrorregiões do Ceará, realizando etapas presenciais em escolas de ensino médio de Tauá, Massapê, Guaraciaba do Norte, Itapipoca, Crateús e Canindé. 

Durante essas visitas, alunos e professores participaram de atividades formativas voltadas à compreensão do papel do Parlamento, da democracia e da importância da atuação política na construção da sociedade. Ao final, os estudantes elegeram dois colegas para assumirem o mandato no Parlamento Jovem e levar as demandas de suas regiões à Alece.

*Serviço*
*Projeto Parlamento Jovem Alece* 
🗓️Data: terça-feira (30/06)
⏰Horário: 8h
📍Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

*Programação*
7h30 - Recepção dos Parlamentares Jovens na Alece
8h - Sessão especial de posse e pronunciamento
9h30 - Integração com deputados mentores 
11h30 - Roda de conversa com o presidente da Alece e almoço
13h - Visita institucional guiada
13h30 - Intervalo para entrevistas, fotos, vídeos
14h - Reunião das comissões

📲 *Saiba Mais*: https://tinyurl.com/3tvs6sse

Alece realiza sessão solene para entrega da Medalha Virgílio Távora a Cid Gomes e Camilo Santana em 3 de julho

Em reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento do Ceará e do Brasil, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, no dia 3 de julho, às 18h, no Plenário 13 de Maio, a entrega da Medalha Virgílio Távora aos senadores Cid Gomes e Camilo Santana. A solenidade atende a requerimentos de autoria do presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), subscritos por 25 parlamentares.

A honraria é concedida a políticos de maior destaque da nação brasileira, que tenham se destacado por serviços prestados à Pátria e em defesa da Democracia.

*Perfil dos homenageados*

*Cid Ferreira Gomes* é natural de Sobral e engenheiro civil. Iniciou sua trajetória pública no Legislativo como deputado estadual, vindo a presidir a Assembleia Legislativa do Ceará, e exerceu o cargo de prefeito de Sobral por dois mandatos consecutivos, onde criou o Programa de Alfabetização na Idade Certa, base da criação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa do Governo Federal. 

Em 2006, elegeu-se governador do Ceará, reelegendo-se em 2010. Realizou destacadas políticas públicas e projetos em áreas como educação, saúde, infraestrutura e segurança pública, dentre eles a construção das Escolas Estaduais de Educação Profissional, hospitais regionais, Cinturão das Águas, Complexo Industrial e Portuário do Pecém e Cinturão Digital. Em 2018, foi eleito senador pelo Ceará, obtendo a maior votação proporcional para o cargo no País naquele pleito, com mandato até fevereiro de 2027. Atualmente, preside a Comissão de Hidrogênio Verde e a Subcomissão para a Alfabetização na Idade Certa.

*Camilo Sobreira de Santana* é natural do Crato, engenheiro agrônomo e professor. Servidor público federal concursado do Ibama, iniciou sua trajetória parlamentar como deputado estadual. Foi eleito governador do Ceará em 2014 e reeleito em 2018, obtendo a maior votação proporcional do País naquele pleito. Em 2022, elegeu-se senador pelo Ceará com a maior votação da história do Estado. Em sua gestão no Executivo estadual, deu continuidade ao planejamento público e equilíbrio fiscal da gestão Cid, consolidando projetos estruturantes e coordenando as ações de enfrentamento à pandemia da covid-19. 

Na esfera federal, chefiou o Ministério da Educação entre janeiro de 2023 e abril de 2026, período marcado pela implementação do programa Pé-de-Meia, pela expansão das Escolas em Tempo Integral, da Rede Federal de Educação Profissional e pela implantação do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará. Em abril de 2026, deixou a pasta para reassumir seu mandato como senador da República pelo estado do Ceará.

*A comenda*

*A Medalha Virgílio Távora* leva o nome de uma das autoridades mais influentes da história política e administrativa do Ceará. Governador do Estado por dois mandatos (1963-1966 e 1979-1982), deputado federal (1951-1959 e 1967-1971) e senador da República (1971-1979), Virgílio Távora destacou-se pela atuação decisiva na formulação de políticas de desenvolvimento e no processo de modernização do Ceará. Seu legado está associado à implantação de projetos estruturantes e à consolidação de uma cultura de planejamento e gestão pública que marcou a trajetória recente do Estado.

*Serviço* 
*Sessão solene de entrega da Medalha Virgílio Távora* 
Data: 3 de julho (sexta-feira) 
Horário: 18h 
Local: Plenário 13 de Maio - Assembleia Legislativa do Estado do Ceará  
Endereço: Rua Barbosa de Freitas, esquina com Avenida Pontes Vieira - Dionísio Torres, Fortaleza - CE.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

No Ministério da Cultura, deputado Pedro Lobo articula fortalecimento da economia criativa para impulsionar o desenvolvimento do Cariri


No Ministério da Cultura, deputado Pedro Lobo articula fortalecimento da economia criativa para impulsionar o desenvolvimento do Cariri

Foto/legenda: deputado Pedro Lobo e a secretária nacional da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão 

_Encontro com a secretária nacional Cláudia Leitão reforça a busca por políticas públicas voltadas à geração de renda, inovação e valorização cultural da região_


O deputado estadual Pedro Lobo (Republicanos-CE) cumpriu agenda em Brasília e se reuniu, na última terça-feira (23), com a secretária nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Sousa Leitão. 

O encontro teve como pauta principal o fortalecimento da economia criativa como instrumento de desenvolvimento sustentável para a região do Cariri.

Durante a reunião, o parlamentar destacou a importância de ampliar políticas públicas que valorizem os talentos locais, a cultura regional e as potencialidades econômicas ligadas à criatividade, à inovação e à identidade cultural do povo caririense.

A importância da Economia Criativa 

Para Pedro Lobo, a economia criativa representa um setor estratégico para a geração de renda, criação de oportunidades e fortalecimento das comunidades, transformando conhecimento, cultura e tradição em desenvolvimento econômico sustentável.

“A minha conversa com Cláudia Leitão foi bastante proveitosa e reforçou o potencial da economia criativa como uma das ferramentas mais importantes para transformar, inovar e oportunizar inclusão para a nossa gente”, afirmou o deputado.

Ele ressaltou ainda que tem atuado na busca de parcerias e investimentos capazes de fortalecer o desenvolvimento regional. 
“Trabalho com o sentimento e o compromisso de colocar o Cariri em primeiro lugar, valorizando um território rico em talentos, saberes e belezas culturais, além de aproximar as políticas públicas que possam impulsionar ainda mais o desenvolvimento local”, destacou.


quarta-feira, 24 de junho de 2026

O povo fez a festa: São João do Mirandão 2026 é encerrado com sucesso.

Após três dias de intensa programação cultural, religiosa e festiva, o São João do Mirandão 2026 chegou ao fim deixando um saldo extremamente positivo para a comunidade, para os visitantes e para toda a cidade do Crato. Consolidado como uma das mais tradicionais festas juninas do município, o evento reuniu milhares de pessoas em torno da cultura popular, da música, da gastronomia regional e das manifestações que preservam a identidade nordestina.  

Durante a programação, a Praça Ricardo Solano Feitosa transformou-se em um grande espaço de convivência, celebrando não apenas o período junino, mas também a história e as raízes culturais do bairro Mirandão. A população acompanhou apresentações musicais, atividades religiosas, comidas típicas, parque de diversões e a tradicional Feira da Agricultura Familiar, que valorizou produtores locais, artesãos e empreendedores da região, fortalecendo a economia popular e incentivando a produção regional.  

Mais do que uma festa, o São João do Mirandão reafirmou seu papel como patrimônio afetivo da comunidade, mantendo viva uma tradição construída ao longo de décadas por moradores, lideranças comunitárias, voluntários e apoiadores que acreditam na força da cultura como instrumento de integração social.

A realização do evento também demonstrou a capacidade de mobilização da comunidade, que mais uma vez se uniu para preservar uma celebração que já integra o calendário cultural do município e é reconhecida por reunir famílias, visitantes e admiradores das tradições juninas.  

A Associação dos Moradores do Mirandão e Conjunto Conviver (AMMICC) agradece a todos os patrocinadores, colaboradores, voluntários, artistas, comerciantes, expositores, equipes de apoio e, especialmente, à população cratense, que prestigiou o evento e contribuiu para o seu sucesso.

O encerramento da edição 2026 deixa um sentimento de gratidão e a certeza de que o São João do Mirandão continua sendo um símbolo de resistência cultural, valorização das tradições e fortalecimento dos laços comunitários.

Até 2027. Viva São João Batista. Viva o Mirandão. Viva a cultura popular do Crato. 🎉🌽🔥

Alece publica retificação de edital e prorroga inscrições do concurso público

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará publicou, nesta terça-feira (23/06), o edital de retificação do concurso público para provimento de 200 vagas imediatas e formação de cadastro de reserva. A principal alteração é a prorrogação do prazo de inscrições, que agora seguem até o dia 13 de julho de 2026 no site da banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).

O edital de retificação está disponível no Diário Oficial da Alece e também contempla outras alterações.

_Confira o edital de retificação:_
https://al.ce.gov.br/download-file/409937

📲 *Saiba Mais:* https://tinyurl.com/yy7n3vsa

Fake News e Vaidade: os ataques ao São João do Mirandão saem dos bastidores e ganham as redes sociais


Poucas atitudes são tão lamentáveis quanto tentar enfraquecer um patrimônio cultural construído por toda uma comunidade apenas porque ele deixou de servir aos interesses de uma única pessoa.

Nos últimos dias, o São João do Mirandão tem sido alvo de uma sequência de episódios que ultrapassam a simples divergência de opiniões e revelam uma postura incompatível com quem verdadeiramente afirma defender a cultura popular.

Primeiro veio a disseminação de *informação falsa* sobre a suposta mudança da data do evento. Uma fake news que gerou dúvidas na população e obrigou a AMMICC a vir a público reafirmar aquilo que sempre foi público e conhecido: o São João do Mirandão aconteceria normalmente nos seus tradicionais dias de realização.

Em seguida, surgiu mais um capítulo desse roteiro já conhecido. Em uma tentativa evidente de construir uma narrativa de fracasso, foi produzido conteúdo em um dos momentos de menor movimentação do evento, acompanhado de críticas à sua realização nas datas tradicionais e questionamentos à própria ideia de tradição defendida pela comunidade.

Não satisfeito em criticar o evento, o discurso passou a exaltar reiteradamente um modelo alternativo idealizado pelo próprio crítico, promovendo simultaneamente um evento concorrente e apresentando-o como suposta evolução da tradição.

A contradição é evidente.

Quem afirma defender a cultura popular deveria celebrar a continuidade de uma festa com mais de 35 anos de história. Quem afirma defender a tradição não deveria utilizar fake news para gerar desinformação. Quem afirma defender a comunidade não deveria tentar diminuir um evento que pertence ao povo do Mirandão, e não a qualquer produtor, blogueiro ou organizador do passado.

O que se vê é uma insistente tentativa de transformar uma discussão coletiva em uma disputa de protagonismo pessoal.

O São João do Mirandão existia antes de qualquer produtor de eventos. Continuará existindo depois de qualquer produtor de eventos. Porque sua força não nasce da vontade individual de alguém, mas do trabalho coletivo de moradores, voluntários, lideranças comunitárias, patrocinadores e apoiadores que, geração após geração, mantiveram viva essa tradição.

A comunidade tem plena legitimidade para escolher os rumos do seu próprio evento. E nenhuma campanha de desinformação, nenhum vídeo oportunista e nenhuma tentativa de reescrever a história será capaz de apagar mais de três décadas de cultura, fé e pertencimento.

A maior resposta a quem tenta enfraquecer o São João do Mirandão continuará sendo a mesma: a participação do povo, a força da tradição e a certeza de que interesses pessoais jamais serão maiores do que uma comunidade inteira.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Alece reúne serviços e ações de cuidado animal em mais uma edição do Alece Pet

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (24/06), a 2ª edição do Alece Pet, evento aberto ao público com ações voltadas à saúde e ao bem-estar animal. A programação acontece das 8h às 13h, no estacionamento do prédio-sede da Alece, incluindo vacinação, orientações educativas e adoção responsável.

O Alece Pet tem como objetivo conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde, a higiene e a proteção dos animais, além de fortalecer o vínculo entre famílias e seus pets e aproximar o Parlamento da comunidade. A iniciativa também busca incentivar práticas responsáveis de adoção e guarda de cães e gatos.

Durante a programação, serão ofertados serviços como consultas com encaminhamento para castração, vacinação, vermifugação, orientações veterinárias, emissão do RG Pet (sendo necessário o cadastro prévio na plataforma SinPatinhas) distribuição de coleiras antiparasitárias e feira de adoção. O evento contará ainda com feirinha de produtos pet, apresentações e palestras voltadas ao bem-estar animal.

Como forma de estimular a solidariedade e contribuir com a causa animal, os 50 primeiros participantes que doarem 1 kg de ração receberão gratuitamente o Álbum da Copa Alece Pet.

📲 *Saiba Mais* https://tinyurl.com/3d9wb5tv