segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Cultura e religiosidade: centenas de pessoas celebram a 106ª edição da Festa da Baixa Rasa



Com a presença do prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, a edição de número 106 da Festa da Santa Cruz da Baixa Rasa foi celebrada com muita fé e alegria no último sábado (25). A festividade, que acontece todos os anos na Floresta Nacional do Araripe, mescla momentos de religiosidade, união, cultura e pertencimento.

A tradição seguiu como de costume, pela manhã, com cavalgada, apresentações de grupos folclóricos e a missa.

Esse ano, a Associação dos Condutores e Amigos da Floresta Nacional do Araripe (Acafa) organizou trilhas ecológicas durante o evento, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Crato. A Saúde municipal esteve presente com atendimentos a comunidade, como verificação da pressão arterial, teste de glicemia e, também, com a participação de técnicos da vigilância sanitária orientando e auxiliando os comerciantes e zelando pelo bem-estar dos presentes. A Sociedade Anônima de Água e Esgoto (SAAEC) disponibilizou água; a Segurança Pública esteve com equipes da Guarda Civil e DEMUTRAN; a Secretaria de Cultura apoiou as apresentações e a logística dos grupos folclóricos; e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, através da Coordenação de Serviços Públicos, realizou a limpeza do local.

A senhora Vera Lúcia da Silva, do bairro Pinto Madeira, em Crato, tem 66 anos e acompanha a caminhada há 65 anos. Ressaltou que a festa melhora a cada ano. "Com esse apoio que a Prefeitura Municipal oferece está tudo mais organizado, algo bonito de ser ver. É realmente uma festa muito importante, mantem nossa fé viva", disse Dona Vera, que comemora seu aniversário justamente no dia 25 de janeiro.

"Uma grande festa, que venho há 25 anos. Trago minha esposa, minhas filhas porque vejo organização e segurança. Peço a Deus saúde para continuar participando dessa cavalgada tão bonita", destacou Inaldo de Amorim, de 49 anos, morador do Sítio Lameiro.

Desde 2015, a Festa da Baixa Rasa é reconhecida como Patrimônio Material e Imaterial do Município do Crato, uma emblemática romaria que reúne pessoas de todas as idades, numa comemoração cultural que une a fé, a perseverança e a tradição do povo sertanejo.

Também presentes, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, secretários e servidores municipais.


História e tradição

A festa da Santa Cruz da Baixa Rasa reconta a história do vaqueiro que passava pela região, vindo de Pernambuco, a cavalo, quando se perdeu na Chapada do Araripe. Os mais velhos dizem que ele ficou perdido por vários dias, com fome e sede, até ser encontrado pouco antes de morrer. Foi enterrado lá mesmo no meio da Floresta. Há 106 anos, a primeira missa foi rezada em seu túmulo e, com o passar dos anos, a peregrinação vem ficando mais conhecida e conquistando mais adeptos, sem perder a tradição nem a presença de devotados participantes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário