sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Com concessão de Ministério, Rádio Universitária da URCA pode operar oficialmente



O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do O’ de Lima Júnior, assinou nesta quarta-feira (18), no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília, a concessão por 10 anos da Rádio Universitária URCA, que funciona oficialmente na frequência 94.3. A conquista é comemorada por toda a comunidade acadêmica. A URCA se torna pioneira no interior do Estado do Ceará com a inauguração do novo equipamento educacional de radiodifusão do Cariri.
Lima Júnior esteve participando, no final de novembro, de reunião na capital federal, junto à Direção de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização, para solicitar a instalação definitiva da Rádio Universitária URCA, que atualmente funciona com seu estúdio no campus São Francisco da URCA, no Bairro Pinto Madeira, na cidade do Crato, na frequência 94.3 FM.
Um dos aspectos relevantes do novo veículo está pautado no caráter educativo e cultural. A rádio já funciona num estúdio amplo, montado com a finalidade de manter os microfones abertos para o diálogo construtivo e no contexto de cidadania da sociedade caririense.
Assinaram o contrato junto com o Reitor, Edson Sampaio e Bônia Mota, da Coordenação Geral de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, setor responsável do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O ministro Marcos Pontes havia assinado antes o documento, junto com outras concessões.

Histórico

O Projeto para a instalação da Rádio Universitária teve impulso durante a gestão do então Reitor Plácido Cidade Nuvens, com a inserção de recursos por meio de um projeto de ações prioritárias da instituição de ensino, destinados aos estudantes. No período da gestão da Reitora Otonite Cortez, em que o atual Reitor era Pró-Reitor de Administração, foram adquiridos os equipamentos, e posteriormente foi consolidada a instalação já em caráter experimental para funcionamento, na administração do então Reitor Patrício Melo.
Segundo o atual reitor, foram vencidas todas dificuldades. “A partir de agora é tocar para a frente essa tão relevante conquista para a Universidade e a comunicação do Cariri, contribuindo de forma inequívoca para uma informação de qualidade, expansão do conhecimento e fortalecimento da cultura da nossa região”, afirma o Lima Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário