quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Sítio Araticum, em Crato, festeja conquista do sistema de abastecimento d'água

Nesta quinta-feira, 1º de setembro, dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato, foi o momento escolhido pela comunidade do Sítio Araticum, no distrito de Santa Fé, para inauguração do sistema de abastecimento de água, uma parceria do Sisar, Prefeitura Municipal do Crato e Associação de moradores.

A água chegar às torneiras de cerca de 50 famílias da localidade parecia algo impossível. Pelo menos era o que contavam os moradores mais antigos. As irmãs Margarida e Maria, 73 e 79 anos, disseram que ouviram muitos dizendo que "naquela altura não tinha água", e que agora estavam felizes com a chegada da água em casa.

A vida da comunidade era desafiante, principalmente das mulheres donas de casa. As irmãs lembraram como era difícil buscar água no lugarejo vizinho. "A gente ia pegar água lá em cima, no Riacho Fundo. É longe, você viu. E quando não tinha sol, tudo bem, mas quando ‘tava' quente?", comentou Margarida. A localidade que ela citou fica há cerca de dois quilômetros, estrada carroçável e muitas ladeiras.

Os representantes das instituições parceiras fizeram um relato sobre a conquista, principalmente a presidenta da Associação, Ana Maria. A maior dificuldade para conquistar o tão sonhado sistema de abastecimento esteve na outorga da água, conforme afirmou Celiane Bispo, presidenta do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município do Crato. Já o gerente técnico do Sisar, Carlos Freire, destacou a importância do trabalho em parceria para àquela conquista.

Em sua fala, o prefeito Zé Ailton, comentou o papel fundamental da comunidade, em diálogo com o poder público. "Há tempo de plantar, há tempo de colher. Cada instituição realizou o seu papel para que, hoje, a comunidade do Sítio Araticum recebesse o tão sonhado sistema de abastecimento", disse.

Também participaram da inauguração, os vereadores Mateus Leite, Alex Saraiva e a vereadora Lourdes de Carlim, além de secretários, técnicos e comunidade.

Dona Margarida e dona Maria abriram os chuveiros instalados no terreiro da associação, simbolizando o início do abastecimento de água na localidade, junto às autoridades presentes. Elas agradeceram ao presente e só lamentaram que outros contemporâneos, que muito lutaram por àquela água, não estavam presentes fisicamente para a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário