o vereador Pedro Lobo esteve visitando cooperativas atendidas pelo programa Mais Gestão em parceria com o Instituto Flor do Piqui, acompanhado da coordenadora do programa, Juliana Serafim e o engenheiro agrônomo, Rodrigo Leite.
Iniciamos na central das cooperativas COPACAJU, em pacajus. É uma central que reúne cinco cooperativas singulares, que além de fazer o beneficiamento da castanha de caju, faz a comercialização para o mercado nacional e externo como a Itália através do Comércio Justo. Segundo Raimundo Pereira, presidente da cooperativa, a maior dificuldade enfrentada no momento é falta de capital de giro e elevação dos custos de produção devido a pandemia. Em seguida visitamos a cooperativa agroindustrial do assentamento Che Guevara, no município de Ocara, onde fomos recebidos pelo presidente Francisco Duarte. A tarde fomos até Aracati na cooperativa agroindustrial Aroeira Vilany, no assentamento do mesmo nome que reúne 150 famílias em quatro associações numa área de 7800 hectares.
O cooperatismo na agricultura familiar é uma das bases do desenvolvimento sustentável. Portanto precisamos cada vez mais apoiar e incentivar as cooperativas como estratégia de fortalecimento da economia local e da geração de renda na agricultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário