quinta-feira, 30 de agosto de 2018

SECULT Crato comemora FOLCLORE com TERREIRADAS




O secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê Conrado, afirmou a esse blog que com o apoio do prefeito Zé Aílton Brasil,  o desempenho da equipe da pasta e a parceria dos mestres da cultura popular, o folclore que simboliza a sabedoria popular, continua sendo homenageado, prestigiado e comemorado, não só em um único dia ou por apenas uma semana, mas  durante todo os dias do ano. 


O secretário Wilton Dedê disse que optou por um formato diferente, priorizando as terreiradas que proporcionam uma vivência entre os grupos e a comunidade da cada local. 

Comemorar as manifestações culturais não é preciso que necessariamente tenha que seguir um roteiro de  programação, pois entende ele que existem várias maneiras de se preservar as tradições e os mais diversos elementos de expressão de um povo, como as danças e os costumes. 

Dedê informou as terreiradas que já foram realizadas e as que ainda deverão acontecer:

A programação começou pela tradicional renovação do Mestre Aldenir, que todos os nos ele realiza, por comemorar seu aniversário, dia 20 de agosto. Este ano aconteceu em parceria  com a SECULT, dentro da programação da Semana do Folclore. 


Ainda como parte da programação, no dia 22, a Secretaria de Cultura, em parceria com a Câmara Municipal e a Vila da Música, fez a entrega da Medalha Mestre Elói, um ícone da cultura popular cratense. Na oportunidade, diversos grupos se apresentaram.


Uma grande festa agitou o terreiro da casa do Mestre Cirilo, na Bela Vista. “Fizemos uma surpresa pra ele, levando dois grupos de reisado, dois grupos de coco, um grupo de Maneiro Pau, de Chico Caboclo”, informou o secretário.
Para finalizar a programação em comemoração ao Folclore Cratense, será realizada na próxima sexta-feira, 31, uma terreirada na casa do Mestre Chico Caboclo, no Sítio Currais. E por último, no Sítio Quebra, na casa da Mestra Maria da Santa. Conforme antecipa Dedê, participarão mais quatro grupos tradicionais nos dois sítios.


Wilton Dedê ressaltou que a  intenção é que pelo menos uma vez por mês a Secretaria de Cultura  realize uma terreirada. 

"Esse foi praticamente um teste, mas que deu muito certo”, avalia. Além das apresentações, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências. “Tivemos uma terreirada diferente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário