terça-feira, 24 de abril de 2018

Crato recebe comissão avaliadora do Laboratório de Inovação em Educação do Ministério da Saúde



Na última segunda-feira, dia 23, as representantes da comissão avaliadora do Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, Fátima Meirelles e Vânia Teixeira, iniciaram as visitas no município do Crato, para conhecer em profundidade as experiências com foco em Educação Permanente desenvolvidas no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

Essa visitação faz parte da última etapa do processo de seleção para o Laboratório de Inovação em Educação na Saúde, idealizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES), e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O processo onde a Secretaria de Saúde do Crato, juntamente com a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade Regional do Cariri (URCA), foi selecionada já passou pela aprovação de um projeto, cuja temática é a implantação dos Conselhos Locais de Saúde no município, posteriormente defendido pela enfermeira Duciele Pinheiro para uma banca de doutores em saúde, em Brasília. 

Esse projeto tem como objetivo conhecer as inovações e as experiências exitosas que potencializam a formação e a qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, melhorando o processo de trabalho em saúde no SUS. 

Estão concorrendo a essa premiação diversos estados brasileiros. Do Ceará, foram selecionados dois projetos, sendo um de Fortaleza, da Secretaria de Saúde do Estado, e o outro do município do Crato.

Segundo a Gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica e Imunização da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenadora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) GraduaSUS, Danielle de Norões, as práticas selecionadas para compor o Laboratório de Inovação serão sistematizadas pela equipe que está agora avaliando os resultados das ações implantadas pelo PET-Saúde GraduaSUS, desenvolvido por docentes que são preceptores do PET, coordenadores, tutores e alunos da URCA e UFCA que fazem parte dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Medicina, bem como de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Pela manhã, foram realizadas visitas nos Pontos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no distrito de Ponta da Serra, com o acompanhamento do Secretário de Saúde, André Barreto, e a tarde, no Salão de Atos da URCA, com a participação da Secretária Adjunta da Saúde, Milenna Brasil, aconteceu o Fórum de Conselhos Locais de Saúde com apresentação dos preceptores e comunidade que estão desenvolvendo o projeto de sensibilização comunitária e implantação dos CLS em Crato.

Durante as explanações, foram disponibilizadas informações acerca das atividades, bem como relatos de representantes das localidades.

Para a técnica da comissão avaliadora, Vânia Teixeira, essas visitas não somente avaliam. “O ponto mais importante é esclarecer dúvidas sobre os projetos. O município do Crato já pode se considerar vitorioso por estar entre os 31 municípios selecionados em todo o país”, destaca.

Fátima Meirelles, também da comissão, falou que as apresentações foram deveras esclarecedoras e pontuou alguns critérios de avaliação, como institucionalidade, sustentabilidade e inovação. “Percebo a gestão focada na educação permanente em saúde, é importante que os projetos sejam idealizados para que possam contribuir para a melhoria do processo de trabalho em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), e assim, para o atendimento mais qualificado das necessidades de saúde da população”, pontuou.

O resultado final desta seleção está previsto para ocorrer em 22 de maio de 2018. Durante a reunião do II Fórum de CLS, foi realizada uma bela apresentação dos Irmãos Aniceto, cultura viva do nosso município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário