quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Wilton Dedê fala de desafios, projetos e realizações a frente da SECULT Crato (2017 - 2020)

"A instituição dos Editais e o resgate do Carnaval foram duas marcas da nossa gestão a frente da SECULT Crato" ressaltou Dedê


Wilton Dedê, que respondeu pela Secretaria de Cultura do Crato, no período de 2017 a 2020, primeira gestão do prefeito Zé Aílton Brasil, fez um relato onde resume o trabalho realizado junto com toda equipe.

Dedê falou sobre projetos realizados e encaminhados, parcerias, relações e agradeceu ao Prefeito Zé Aílton Brasil pela a oportunidade de gerir a SECULT, que para ele representou mais um grande aprendizado em sua vida pessoal e profissional. 

Wilton Dedê disse que assumiu a Secretaria de Cultura do Crato com o desafio de resgatar manifestações culturais e reabrir espaços físicos, onde os cratenses pudessem interagir, se capacitar, conviver e expressar suas linguagens artísticas. "Trazer o Crato de Volta!" era esse o desejo da população", destacou. 

Ele citou a reabertura do Museu Histórico J. de Figueiredo Filho, melhoramentos na Biblioteca Luiz Cruz no Alto da Penha, recuperação e reabertura do Tele-Centro, da Galeria e manutenção do Auditório, no Espaço Cultural da RFFSA.  
Também destacou a realização de eventos como Dia de Reis, que segundo falou, registrou um considerável crescimento em participação de grupos,  a parceria com a Missa da Baixa Rasa, o resgate do Carnaval, o São João, animado apenas com forro pé de serra, o Mês do Folclore, realizado em agosto com várias terreiradas, o Cantos e Encantos (celebração do Natal), bem como a parceria com diversas instituicões, em eventos de promoção cultural. Ex: Mostra Cariri de Cultura 

Intituição dos Editais 

Wilton Dedê ressaltou que foi uma marca da sua gestão a frente da SECULT Crato. A instituição dos editais possibilitaram a concorrência e participação democrática de artistas, grupos, entidades e bandas, nas manifestações culturais realizadas pelo órgão. 
" Depois do.Crato, municípios vizinhos como Juazeiro e Barbalha, também passaram a usar o critério de editais, tendo a SECULT como.modelo,  disse Dedê. 

O resgate do Carnaval do Crato 

" O resgate do Carnaval foi um dos maiores desafios enfrentados por nossa gestão" , afirmou. 

"Com o apoio do prefeito Zé Aílton Brasil, amigos empresários, artistas e a população, conseguimos iniciar o projeto de resgate do Carnaval do Crato, com a introdução de elementos culturais como grupos de maracatu, frevo, charangas, grupos de pagode, dj's. 
A população aprovou e participou efetivamente dos pré-carnavais e carnavais, no Centro da cidade e em outras localidades", comentou Dedé, acrescentando que em 2019 e 2020, grupos de turistas, de Recife - Pe, vieram ao Crato para participar do Carnaval. " 
"Conseguimos realizar um Carnaval raiz e tradicional, só com artistas e grupos  da cidade e da região, sem violência, participativo e animado", disse Wilton. 

Lei Aldir Blanc 

Por motivo da Pandemia do Novo Coronavírus (Covid - 19) não foi possível realizar a programação de 2020, com exceção do Dia de Reis e do Carnaval. 

Wilton Dedê informou que mais de 900 mil reais foram repassados para todas as linguagens contempladas, entre entidades, espaços, grupos e artistas que fizeram e tiveram seus cadastros aprovados. " A Lei Aldir Blanc, em Crato, foi efetivada em quase 100 por cento", enfatizou Dedé. 

Relação com o Conselho Municipal de Cultura 

Dedê acredita que o conselho pode contribuir bastante com as políticas de cultura do município. No entanto, espera que não seja manipulado por um grupo. " É sempre o mesmo grupo, sem muita novidade" , afirmou ele. "É necessário que pensem no Crato e que tenha renovação nestes espaços de decisão", enfatizou Wilton Dedê. 

Projetos prontos e já encaminhados 

Dedê informou á redação quais os projetos que já estão  encaminhados para serem executados na próxima gestão 

Reforma do Espaço Cultural da RFFSA ( verba já garantida) 

Reforma do Museu de Arte Vicente Leite 

Contratação de uma empresa para reconstrução das pirâmides de ferro do artista plástico Sérvulo Esmeraldo, que foram vandalizadas e recolocá-las em frente ao Seminário São José. 

Projeto de aquisição de fardamento para Banda de Música 

Projeto de intervenção da comunidade do Alto da Penha na Biblioteca Luiz Cruz

Projeto de Reforma do Balneario da Nascente 

Projeto de reforma do Caldeirão 


Agradecimentos 

Wilton Dedê concluiu agradecendo ao prefeito Zé Aílton Brasil e a gestão em geral, a toda a equipe da SECULT Crato, aos parceiros, colaboradores, incentivadores e aos que criticaram. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário