quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Alexandre Lucas lançará livro em live com Cida Pedrosa

O livro Casa das Invenções, de Alexandre Lucas, será lançado pelo Coletivo de Cultura Tereza Costa Rêgo, no  dia 17, às 17h, pelo Instagram @coletivoterezadecultura. O lançamento contará com a participação da escritora pernambucana Cida Pedrosa, ganhadora do Jabuti 2020 e eleita esse ano vereadora em Recife, pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB. Cida Pedrosa fez o prefácio do livro “Toda Poesia ao Corpo”,  de Lucas, lançado em maio deste ano. 
Esse ano, ele já lançou os livros “Toda Poesia ao corpo”, que reúne poemas eróticos e “Um Livro Inteiro de Pedaços”, uma coletânea de textos de colegas produzidos a partir dos seus recortes e colagens. É um livro mais visual. 
Para Alexandre Lucas, “Casa das Invenções” é uma denúncia de si e de sua relação com o lugar afetivo e espacial. “Essa é uma experiência nova e prazerosa no meu processo de escrita, apesar de falar sobre questões dolorosas, mas sempre busco construir uma estética da esperança e do questionamento, sem didatismo”, declara Lucas. 
Alexandre Lucas tem dislexia e isso provocou na sua infância um processo mais lento de assimilação da leitura e da escrita.  Ele destaca que começou a gostar de ler e de escrever a partir de revistas e livros de artes marciais. “Não foi pelo caminho da literatura que se aprende na escola que gostei de ler, na verdade, a literatura sempre foi algo desafiador e chato na escola”. O autor acrescenta: “A literatura pode ser encantadora quando o seu caráter político é evidenciado e não regras e períodos, enquanto função decorativa”. 
Apesar de não se declarar escritor, a palavra é algo que atravessa a trajetória desse pedagogo, que desenvolve há anos, um trabalho de democratização da leitura em vários suportes, que vai desde a montagem de espaços de leitura a intervenções urbanas.   
“Casa das Invenções” será em formato digital “E-book” e distribuído gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário