quinta-feira, 4 de julho de 2019

Projeto “Crato Transformando Realidades Sociais” capacita participantes em educação profissional





Na manhã de ontem, quarta-feira, 3, a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), promoveu a comemoração pelo encerramento do curso “Confecção de bolsas e acessórios”, cujos participantes são assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Alta, e estão cadastrados no Programa Bolsa Família, sob a coordenação de Tarcília Vieira.

Durante o curso, os alunos puderam se capacitar com aulas teóricas e práticas, e posteriormente atuarem no mercado de trabalho.

“A educação profissionalizante traz cursos que, além de formar profissionais com conhecimento técnico, auxiliam na formação do cidadão”, destacou a instrutora do seguimento moda Régia Borges.

Segundo a supervisora Rose Pereira, o papel da educação é de grande importância para a sociedade. “Não só pela formação dos indivíduos que nela atuam, mas também pela inclusão daqueles que querem estar melhor capacitados para o processo produtivo do mercado de trabalho”, explicou.

A aluna Rosiane Leite agradeceu a Prefeitura do Crato, e ao SENAC pela disponibilização do curso. “Foi muito importante todo o aprendizado adquirido durante o curso, me sinto mais preparada para a prática”, disse. 

Para a gestora da SMTDS, Edivania Gonçalves, é de fundamental importância promover capacitações como essa que integram conhecimentos e promovem possibilidades de melhorias em diversos aspectos. “Além dos conhecimentos técnicos que capacitam os alunos para o mercado de trabalho, esses cursos funcionam como terapias que podem melhorar de forma significativa a vida pessoal, no contexto das habilidades emocionais dos participantes. Nosso projeto intitulado “Crato Transformando Realidades Sociais” tem a premissa de inserir os participantes nas capacitações para que possam ascender como pessoas e como profissionais”, ressaltou.

No segundo semestre de 2019, o Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), firmou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, na realização de cursos profissionalizantes, de aperfeiçoamento e qualificações sócio-profissionais com mais 820 vagas para o público assistido pela Assistência Social do Município do Crato, totalizando mais de 3.648 horas executadas em diversos segmentos.

Sobre o SENAC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é referência em educação profissional em todo o país. Desde 1946, o SENAC é o principal agente de educação profissional voltado para o comércio de bens, serviços e turismo do país.

Preparando jovens e adultos para o mercado de trabalho há mais de 70 anos, oferta aos trabalhadores e gestores mais de 800 cursos voltados à qualificação de mão de obra e soluções empresariais para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.

No Ceará, mais de 300 mil profissionais já foram qualificados pela instituição nos últimos 10 anos. Os cursos vão desde a formação básica até pós-graduação, passando por turmas de aprendizagem, de qualificação, de técnico e aperfeiçoamento. 

Têm como diferencial um modelo pedagógico focado na competência. Dessa forma, o aluno evolui, desde a formação inicial, passando pelo nível técnico até o superior, com maior flexibilidade – de acordo com a sua necessidade, disponibilidade ou amadurecimento.

Hoje, está presente em mais de 2.200 municípios, de Norte a Sul do Brasil, onde mantém infraestrutura de ponta composta por mais de 600 unidades escolares, empresas pedagógicas e unidades móveis.

O SENAC tem ainda 12 unidades fixas, distribuídas em Fortaleza (Centro e Aldeota), Aquiraz, Cedro, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maranguape, Sobral, Itapipoca e Quixadá, além do pólo de Limoeiro do Norte. Conta também com quatro unidades móveis – nas áreas de Turismo, Lazer e Hospitalidade; Informática; Beleza e Saúde. A instituição integra ainda a Rede Nacional SENAC de Educação a Distância, levando assim seus cursos para todo o estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário