segunda-feira, 20 de março de 2017

Resumo da sessão desta segunda-feira, 20 de março


A Câmara Municipal do Crato voltou a se reunir nesta segunda-feira em sessão ordinária. Entre as atividades, abriu espaço para agentes de trânsito e ao professor Samuel Siebra. As questões ligadas à educação no município voltaram a ser discutida.
“Foi muito proveitosa a discussão porque demonstra que os vereadores e a população estão preocupados com a educação”, avaliou o presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PRTB). “É muito triste essa palavra fechamento, mas é o que está acontecendo”, acrescentou.
A coordenadora da Crede 18, Luciana Brito, poderá participar de sessão para esclarecer a situação. “Quem poderia dar todas as informações seria a professora Luciana que aguardamos. Vou entrar em contato com ela para que ela marque uma data para vir”.
Pequeno Expediente:
O vereador Mauricio Almeida (PDT) solicitou à Prefeitura a recuperação de via que dá acesso à cascata próxima à Bebida Nova.
Roberto Anastácio (PTN) retomou as discussões sobre o ppssível fechamento da escola estadual Presidente Vargas, localizada no bairro Mirandão. Segundo o vereador, “toda vez que se fecha uma escola a probabilidade de ter que abrir um presídio é imensa”.
A recuperação de vias também foi lembrada pelos vereadores Thiago Esmeraldo (PP) e Jales Velloso (PSB). O primeiro citou ruas que dão acesso à Bebida Nova e à estátua de Nossa Senhora de Fátima, no Barro Branco. O segundo afirmou que esta situação é vista nas demais estradas da Zona Rural do Crato que estão intrafegáveis.
Outro assunto abordado ao mesmo tempo por dois parlamentares se refere ao uso do chamado Carro Fumacê no combate ao aedes aegipti.Antônio de Mano (PPL) afirmou ter comprado o material usado na prática, junto a moradores de Ponta da Serra, para que a pulverização no distrito. Jales Velloso solicitou que a ação se estenda para a periferia do município.
Vice-presidente da Mesa Diretora, Pedro Alagoano (PSD) parabenizou o professor Samuel Siebra por encabeçar equipe que busca a manutenção da escola Presidente Vargas. Relembrou ter cobrado melhorias para o Centro de Zoonoses ao acrescentar que reformas começaram a ser feitas no equipamento desde então.
Pedro Lobo (PT) registrou em sessão a visita que Lula e Dilma, ex-presidentes da República, fizeram à Monteiro-PB, onde simbolicamente inauguraram obras da transposição do Rio São Francisco. Citou, ainda, que a Prefeitura do Crato enviou comitiva a este evento.
Amadeu de Freitas (PT) revelou que R$ 600 mil serão destinados a obras de calçamento em Crato. Os recursos são provenientes de emendas individuais do senador José Pimentel e do deputado federal Elmano Freitas e da deputada estadual Luizianne Lins, os três do PT.
Disse, ainda, ter mantido contato com a coordenadora da Crede 18, Luciana Brito, para tratar sobre o fechamento da escola Presidente Vargas e assuntos relacionados à destinação de vagas no ensino médio durante o período noturno. Também fez registro sobre a visita dos ex-presidentes ao Cariri paraibano.
Renan Almeida (PEN) comentou sobre sessão especial, ocorrida na sexta-feira, que comemorou o Dia do DeMolay. Citou que o que cabe à Prefeitura e ao governo do Ceará para a entrega de casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” já foi providenciado.
Agentes de Trânsito
Ainda no Pequeno Expediente, a Mesa Diretora novamente abriu espaço para os cidadãos cratenses. Representando os agentes municipais de trânsito, Roni Cruz discursou sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos agentes de trânsito do Crato.
Segundo os profissionais, o plano, aprovado pela Câmara em primeiro de julho de 2016, não é cumprido pela administração municipal. “Se o PCCR não for cumprido até 30 de abril vamos entrar com ação judicial para que essa lei seja cumprida”, afirmou Roni.
Fechamento de escolaO professor Samuel Siebra também usou a Tribuna da Câmara para comentar a situação da escol Presidente Vargas, ocupada por alunos e familiares. Siebra chegou a fazer greve de fome durante dias da semana passada contra o fechamento da escola.

Pauta de votações
A Câmara ainda aprovou requerimentos e projetos de Lei e Resolução para concessão de títulos de cidadão e denominação. Confira:

Projeto de Lei de autoria do vereador Pedro Alagoano (PSD) denomina Rua Sebastião de Sales Feitosa, uma das artérias do bairro Nossa Senhora de Fátima.

Projeto de Resolução de autoria do vereador Nando Bezerra (PTB) concede Título de Cidadão Cratense ao senhor Jefferson Pereira Mateus.

Projeto de Lei de autoria do Vereador Antônio de Mano (PPL) denomina Rua Nossa Senhora das Graças, uma das artérias do bairro Novo Crato.

Projeto de Lei de autoria do vereador Maurício Almeida (PDT) denomina artérias no Distrito Belmonte.

Fonte: Diretoria de Imprensa - Câmara do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário