sexta-feira, 17 de março de 2017

Presidente do Senado defende projeto para o eleitor votar apenas nas legendas que passarão a escolher seus representantes no Legislativo



O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), disse nesta quinta-feira (16) ser "fundamental" que a Casa aprove um projeto que estabeleça o chamado voto em lista fechada nas eleições.

Nesse tipo de modelo, o eleitor passaria a votar na legenda que, por sua vez, elaboraria uma lista ordenada de candidatos.

Desde que o Congresso voltou do recesso, no mês passado, parlamentares de diversos partidos têm defendido mudanças no atual modelo político-eleitoral e no financiamento de campanhas.

"Em uma nota conjunta, ontem [quarta, 15], definimos que o projeto [de lista fechada] é fundamental a ser iniciado e discutido nesta Casa e aprovado para que tenhamos uma nova forma de disputas eleitorais", declarou Eunício nesta quinta.

De acordo com a imprensa , parlamentares passaram a articular a ideia de lista fechada nos últimos dias sob a alegação de que, sem a doação de empresas, proibida pelo Supremo Tribunal Federal, não conseguirão realizar campanhas em 2018.

É o famoso projeto da Lista fechada.

Os políticos escolhem seus representantes, que serão os representantes do povo no Senado e na Cãmara. 

O povo já não está escolhendo bem os seus representantes, imagina aí os próprios políticos fazendo isso.  


Outro detalhe, se este projeto for aprovado muitos políticos não sairão mais nunca do poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário