sábado, 6 de outubro de 2018

Tom Barros: às vésperas das eleições



Glorioso futebol brasileiro, tão vencedor pelos gramados do mundo. Edificou em campo uma imagem vitoriosa ao ganhar cinco títulos mundiais. A todos encantou o talento de craques inesquecíveis. É a parte boa nas quatro linhas. Fora delas, a desgastada imagem de dirigentes da CBF que se envolveram em corrupção. Um contraste entre a legítima conquista nos campos da Suécia, Chile, México, Estados Unidos e Coreia/Japão e a roubalheira que anos depois levou Marim à prisão, baniu Del Nero e comprometeu Ricardo Teixeira. Coincidência ou não, após a corrupção envolver a cúpula da CBF, o Brasil não ganhou mais nada. Às vésperas de eleições, um lembrete assim é importante.
Cancro
Onde há corrupção nada prospera. O futebol brasileiro precisa de uma operação lava-jato. Só assim nossos clubes alcançariam o patamar elevado dos clubes europeus. Por que aqui a maioria dos times experimenta dificuldade financeira, enquanto lá fora os clubes nadam em dinheiro? É um cancro.
Reflexão
Amanhã não haverá jogos de futebol no Brasil. Pausa para as eleições. Concentração total no pleito 2018. Há vários candidatos ligados ao esporte expondo os seus nomes. Cabe ao eleitor/torcedor uma avaliação isenta. Mais que a ligação clubística, deve prevalecer a postura moral do candidato.
Recordando
Década de 1970. A partir da esquerda: ex-presidentes da FCF, Joseneas Barroso Arraes e Breno Vitoriano. Hoje, Joseneas é coronel da reserva da Polícia Militar. O atual prédio da FCF, numa justa homenagem, tem o nome dele. Em 1972, sob a presidência de Breno, a entidade mudou de FCF para FCF. Breno morreu há alguns anos.
Treino secreto
O técnico Lisca tem optado por treinos fechados. Tudo bem. Aliás, essa prática está na moda. Tite que o diga. Segredo dos segredos, fechado a sete chaves. Preparação na surdina para não vazar absolutamente nada. Ora, amigos, será que há mistério entre os participantes, faltando apenas onze rodadas?
Todos
Nesta altura do campeonato todos se conhecem. Os adversários são exaustivamente estudados por meio de vídeo. Cada treinador pode discorrer com sabedoria sobre todos os concorrentes. Lisca sabe tudo de Botafogo. José Ricardo Mannarino sabe tudo de Ceará. Esconder treino é piada.
Destaque
Mazinho, volante do Ferroviário, há se destacado na Taça Fares Lores que tem hoje sua última rodada da primeira fase. Mazinho divide a artilharia com Magno Alves (Floresta) e André Luís (Pacajus), três gols cada. O Ferrão enfrenta o Caucaia no Estádio Raimundo de Oliveira. Mazinho em ótima fase.
Centenário do Fortaleza
Uma programação variada e atraente está sendo minuciosamente preparada para comemorar os 100 ANOS de existência do Fortaleza. Haverá corrida rústica, álbum de figurinhas, revista centenária, filme especial e o livro do papa Sílvio Carlos. A propósito, Sílvio, na qualidade de ex-presidente do Leão, mandou produzir 100 camisas tricolores com as datas 1918/2018. Essas camisas serão repassadas entre os amigos do jornalista.

FONTE:  DIÁRIO DO NORDESTE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário