quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Secretário de Cultura do Crato participa do Cariri Cangaço em Pernambuco




A partir desta quinta-feira até o próximo domingo, dia 14, será realizado em São José do Belmonte, interior do estado de Pernambuco, mais um Cariri Cangaço. 



O secretário de Cultura do Crato, Wilton Dedê, foi convidado para participar de uma das mesas redondas do evento, juntamente com diversos estudiosos, escritores, colecionadores e pesquisadores de todo o  Brasil, não só do cangaço, mas também de temas como o coronelismo e o messianismo.

Wilton Dedê afirmou que tem o prazer de ter feito parte do grupo que criou o Cariri Cangaço, que aconteceu diversas vezes  na cidade do Crato, no Ceará, onde nasceu, através de um projeto de Manoel Savero e hoje conta com aparceira do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará.  

" O Cairiri Cangaço nasceu no Crato e se espalhou pelo Nordeste e já falam da possibilidade da criação de um braço em Portugal, através da Universidade de Lisboa, afirmou Dedê. 

O secretário de Cultura do Crato dividirá a  mesa com Romilson Mariano,, Robério de Carvalho, Jákson Carvalho, Rodrigo Honório, Honório de Medeiros, João de Sousa Lima, Aderbal Nogueira  (um dos maiores arquivistas de imagens sobre o cangaço) Paulo Gastão,  Ângelo Losmiro (dono da maior biblioteca do Brasil sobre o cangaço), Daniel Walker, de Juazeiro do Norte e Heitor Feitosa (presidente Instituto Cultural do Cariri), entre outros.

Em uma das mesas sobre messianismo, estarão no centro dos debates,personalidades como Padre Cícero, Beato Zé Lourenço, Antônio Concelheiro e Padre Ibiapina

Durante o evento será entregue a comenda Ariano Suassuna, a "personalidade eterna do sertão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário