quinta-feira, 21 de abril de 2022

Governo do Ceará abre novos cursos do Pronatec para egressos do sistema prisional e certifica turma inaugural


A oferta da capacitação profissional proporciona uma nova realidade de vida para reinserção social dos egressos do sistema prisional. O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), está qualificando novos egressos pelo Pronatec Prisional. 

Os cursos são realizados por meio de uma parceria com a Secretaria da Educação do Ceará.

A qualificação ofertada são nas áreas de pedreiro de alvenaria e padeiro, profissões com maior número de procura e oportunidades no mercado de trabalho. Na primeira turma de construção civil, 20 egressos receberam certificação e mais 20 estão na fase da prática do curso. 

O mercado de trabalho já absorveu 6 egressos da primeira turma em trabalho de carteira assinada, o que representa 30% da turma. Já no curso de padeiro, estão sendo beneficiados 20 egressos na primeira turma.

Os cursos ocorrem na unidade de ensino do Senai Jacarecanga e contam com uma carga horária total entre 160 e 200 horas/aulas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No curso de pedreiro de alvenaria, os alunos executam trabalhos de construção, reforma e manutenção de obras civis. E no curso de padeiro, os egressos aprendem a planejar e elaborar produtos de panificação diversos como pães, bolos, tortas, sobremesas, salgados, bolachas, biscoitos, recheios, coberturas e similares.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, reforça a meta da SAP em capacitar cada vez mais pessoas do sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário