Também estão autorizados eventos em salões de festas em condomínios com normas de segurança. Salas de aula podem receber até 100% da capacidade dos alunos.
O Ceará vai ampliar, mais uma vez, o horário de funcionamento dos restaurantes. A partir de segunda-feira (20), haverá ampliação do horário e da ocupação por mesa nestes estabelecimentos, aumento da capacidade de público em sala de aula e ainda a autorização de um evento-teste de futebol profissional com público na Arena Castelão. A entrada da torcida está proibida desde 17 de março.
Veja o resumo das novas medidas válidas a partir de segunda-feira:
- Restaurantes poderão funcionar até 1h (atualmente pode funcionar até 0h);
- Salões de festas em condomínios podem realizar eventos (atualmente eles estão proibidos), com as mesmas medidas exigidas para bufês;
- Limite de pessoas em eventos corporativos de 200 em locais fechados e 400 em locais abertos (atualmente é de 150 e 200, respectivamente);
- Salas de aula podem receber até 100% da capacidade de alunos, mas as escolas devem ofertar a opção de aulas remotas para os pais que querem manter os filhos estudando em casa;
- Autorização para um evento de esporte profissional na Arena Castelão.
O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana na tarde desta sexta-feira (17) em transmissão nas redes sociais. As medidas serão publicadas no Diário Oficial do Estado neste fim de semana.
Torcedor no Castelão só com duas vacinas
A realização de um jogo com torcida no Castelão foi uma demanda da Federação Cearense de Futebol (FCF), segundo Camilo Santana, e ela será responsável por definir qual será o primeiro jogo com público no estádio.
A capacidade nas arquibancadas será limitada, e os torcedores devem estar imunizado contra a Covid-19.
"O comitê deliberou por 10% do público e a exigência de ter as duas doses vacinadas", ressaltou Camilo Santana.
A torcida também deverá respeitar medidas de segurança sanitária que ainda serão definidas, em parceria entre a Federação Cearense de Futebol e autoridades do estado.
Redução nas mortes
O governador voltou a citar a redução no número de mortes e novos casos da Covid-19, mas que os cuidados preventivos devem ser mantidos. "Os números estão baixos, de óbitos de casos, mas não podemos baixar a guarda", disse Camilo Santana.
"Em relação aos óbitos, nesse momento temos um decréscimo de óbitos, e é importante salientar que as pessoas que não estão com esquema de vacinação completo que busquem as vacinas", recomendou a secretária-executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves.
O principal fator para a queda dos indicadores é o avanço da campanha de vacinação, conforme Gonçalves. "Nosso cenário é muito bom, mas requer atenção e principalmente precisamos aumentar a cobertura da vacina", disse a secretária.
Vacinação de adolescente
Camilo Santana reforçou a necessidade de manutenção da vacinação de jovens no Ceará. O Ministério da Saúde fez uma orientação contrária, mas o estado não seguirá a medida, conforme Camilo Santana.
"Os jovens já haviam sendo vacinados e nossa decisão foi manter, até porque a orientação de cientistas e especialistas é de manter a vacinação de jovens. Então queria fazer um apelo para que toda a população de adolescente mantenham a vacinação da Pfizer."
O governador destacou 5,8 milhões de pessoas já receberam ao menos uma das doses contra Covid no Ceará, e 2,9 milhões de cearenses estão totalmente imunizados contra a doença, ou seja, já receberam as duas doses ou dose única da Janssen.
Por G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário