Já é tradicional o Dia das Crianças, na comunidade do Gesso, promovido pelo Coletivo Camaradas. Cortejo com fantasias improvisadas, oficinas, brincadeiras e apresentações artísticas fizeram parte da data durante anos, mas por conta da Pandemia da Covid-19, desde o ano passado a organização não vem realizando o evento. Esse ano para evitar aglomerações e a circulação do vírus, a entidade investirá na auto-organização comunitária, o que já fazendo desde às edições anteriores.
A intenção é incentivar que cada família da comunidade possa organizar a partir da sua casa à distribuição de bombons, pipocas, frutas, bolos, sucos e livros, ou qualquer outra coisa que queira distribuir.
O Coletivo Camaradas acredita que a data é um momento de trocas de afeto, solidariedade, confraternização e organização comunitária. “O maior presente é se fazer presente” com esse conceito aos longos dos anos, a organização tem investido na brincadeira e no encontro de pessoas e combatido a ideia consumista de distribuição de brinquedos na data.
Para o pedagogo Alexandre Lucas, essa é uma forma de fazer com que a própria comunidade se veja capaz de construir de forma autônoma a sua organização e que se perceba como uma força potente. Ele destaca que é preciso trocar a ideia de carente por potente para promover a dignidade e autoestima coletiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário