- (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
A vitória veio, e no sufoco! Depois de sofrer dois empates nos acréscimos contra CRB e Cruzeiro, o Vasco foi a Santa Catarina, nesta sexta-feira (24), venceu o Brusque por 1 a 0, com um a menos por quase metade do jogo, no Estádio Augusto Bauer, pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e garantiu o primeiro triunfo sob o comando do técnico Fernando Diniz, além de encostar no G-6 da competição nacional, pulando da 11ª para a sétima posição da tabela de classificação e atingindo 37 pontos. Em lindo voleio de canhota, Nenê, recém-chegado novamente ao clube, fez a favor dos cariocas, na etapa complementar, e anotou seu segundo tento após o retorno.
Na sequência, o Brusque, bem insinuante, marcou, aos 5. Em escanteio cobrado pela faixa direita, houve desvio na trave e resvalo no travessão. Edu pegou o rebote e arriscou meio desequilibrado de perna canhota em direção ao meio da confusão, encontrando os pés de Nonato. O volante empurrou para a meta vazia e inaugurou a contagem no Augusto Bauer. Entretanto, após quatro minutos de análise do VAR, o corpo de arbitragem flagrou impedimento no lance e invalidou o tento.
A partir daí, o confronto tornou-se mais lento e truncado, ao ponto de nenhuma possibilidade concreta de iniciar a contagem aparecer. Aos 15, o Gigante da Colina até ameaçou com Léo Matos, no momento em que o lateral chutou, de primeira, e acabou isolando no setor em que estavam localizados os torcedores dos mandantes. Depois, somente aos 38, é que os visitantes, em chance de bola parada. Nenê bateu falta direto, Ricardo Graça subiu entre os zagueiros e testou firme, porém, à esquerda do goleiro adversário.
Quando tudo indicava para a evolução do Vasco no duelo, em Santa Catarina, uma expulsão tratou de jogar um balde de água fria nas esperanças cruzmaltinas. Isso porque, aos 43, Léo Matos, ao pular com o objetivo de cabecear no ataque, acertou forte cotovelada no rosto de Claudinho e, com o auxílio das imagens do árbitro de vídeo, o juiz resolveu por dar cartão vermelho ao número 3 da equipe de São Januário, que passou a ficar com um a menos. Logo em seguida, aos 45, Jhon Cley foi lançado, invadiu a área pela esquerda, cortou o defensor e levantou na medida para Edu empurrar ao fundo da rede. Mas Savio Pereira Sampaio imediatamente anulou tudo, por conta de posição irregular.
Após o gol sofrido, o Quadricolor, no prejuízo, lançou-se ao ataque, tentando tirar vantagem da sua superioridade de jogadores, e enfileirou três grandes boas jogadas, aos 20, 23 e 26. Em ótimo lance individual, Garcez avançou e emendou uma bomba de média distância, o que implicou em precisa defesa do goleiro carioca. Na sequência, em cruzamento feito por Airton, Toty subiu e mandou de cabeça, com estilo, para nova espalmada do camisa 1 do time do Rio de Janeiro. Por fim, Toty pegou sobra depois de bate-rebate e finalizou forte. A bola tocou em Ricardo Graça e saiu por cima do travessão, levando certo perigo. A partir daí, os mandantes seguiram procurando brechas para emptar, mas só tiveram apenas uma chance, nos acréscimos, com Edu. Porém, Vanderlei evitou de novo a igualdade e garantiu a vitória suada do Cruzmaltino.
Agora, o Vasco terá poucos dias de preparação para encarar o Goiás, vice-líder por enquanto da Segunda Divisão, na próxima segunda-feira (27), às 20h, em São Januário, pela 27ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que, para esse confronto, o Gigante da Colina terá a volta do volante Andrey, que cumpriu suspensão em função do terceiro cartão amarelo tomado contra o Cruzeiro. Léo Jabá também regressa à equipe. Por outro lado, Léo Matos, expulso nesta vitória sobre o Brusque, não ficará à disposição do técnico Fernando Diniz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário