sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Comitê de combate e prevenção ao Aedes aegypti promove mutirão no Bairro Batateiras






Na manhã de ontem, quinta-feira, 19, a Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, organizou um mutirão pelo Bairro Gizélia Pinheiro (Batateiras), no intuito de promover uma ação educativa no combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti.

Partindo do princípio que a comunidade precisa ser consciente e prevenida, foi formado um comitê intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti, que, por meio de ações na cidade, vem desenvolvendo atividades de prevenção as arboviroses.

A referida comissão é formada por integrantes de setores da Secretaria Municipal de Saúde, como Combate as Endemias, Vigilância Sanitária, Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Epidemiológica, entre outros, bem como, representações das demais secretarias municipais.

Nessa ação estiveram atuando também o Tiro de Guerra, alunos do CAIC, jovens assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Solon Teles Pinheiro, o vereador Amadeu de Freitas e integrantes da Associação de moradores do bairro.

A concentração do mutirão aconteceu na Escola CAIC, onde foram disponibilizadas informações acerca do trabalho preventivo e de conscientização. “Precisamos estar engajados nessa luta contra o Aedes aegypti, é preciso que a população tenha consciência de que a prevenção e o cuidado são fundamentais. A Secretaria de Saúde está a disposição para orientar e auxiliar no combate. A parceria Prefeitura e comunidade deve estar sempre fortalecida”, ressaltou a Secretária Adjunta de Saúde, Milenna Brasil.

Para o agente de endemias Willian Brito, ações como essa são efetivas. “Entramos nas casas das pessoas, conversamos, orientamos em relação aos cuidados necessários, deixando claro que o melhor caminho é realmente a prevenção”, destacou.

O Mutirão, que também contou com o trabalho dos agentes de limpeza pública, percorreu várias ruas do bairro procurando motivar as pessoas para que cada um possa se tornar um multiplicador de informações e de atitudes conscientes, sempre salientando que combater o mosquito é dever de todos.

A cabeleireira Lucia Oliveira parabenizou os agentes de endemias e os participantes do mutirão. “Muito positivo ter acesso a essas informações e poder perceber que o poder público tem esse cuidado conosco”, disse.

A melhor forma de se evitar as arboviroses é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário