terça-feira, 18 de junho de 2024

Veículo próprio e habitação são prioridades de consumo dos cearenses



Habitação e veículo próprio são prioridades de consumo para os cearenses de todas as faixas de renda. As classes B, C e D/E têm a maior parcela do potencial de consumo destinada à habitação. Já para os mais ricos, da classe A, o potencial de consumo se direciona primeiramente para o veículo próprio. As preferências de gastos das famílias do Ceará foram medidas pelo estudo IPC MAPS 2024.

Os dados são reflexo do tradicional 'sonho da casa própria', enraizado em todas as gerações, segundo o pesquisador de Finanças Comportamentais Érico Veras. O especialista ressalta que o desejo de adquirir um imóvel tem relação com necessidade de segurança e é histórico no Brasil, diferentemente de países da Europa, por exemplo. Já o desejo por veículos é fortalecido nas classes mais altas devido à busca por status, segundo Veras.

Ainda segundo o levantamento, as famílias cearenses gastam mais com a alimentação no domicílio e fora de casa que a média nacional. A reportagem de Mariana Lemos traz outros dados da pesquisa. 

CRESCIMENTO EM DUAS RODAS 

O número de motocicletas vendidas em Fortaleza mais que dobrou nos últimos cinco anos. Segundo especialistas, a alta do veículo de duas rodas está relacionada ao crescimento dos aplicativos de entrega e transporte por moto e ao preço elevado dos carros populares. De janeiro a maio deste ano, foram vendidas 9.044 motos na Capital, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O número é 117% maior que o número de emplacamentos no mesmo período de 2020. 

Fonte: Diário do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário