domingo, 2 de junho de 2024

Mirante do Caldas tem programação para junho com presença em espaços culturais e de formação educacional


          Mês de junho chegou e a programação do Complexo Ambiental Mirante do Caldas (CAMC), equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), vem com muita variedade nos segmentos da cultura, educação ambiental e economia criativa.

            Ela inicia com o Mirante Itinerante na Festa de Santo Antônio, no dia 02, com shows de Leonardo de Luna, Os Cabra de Lampião e Silvano do Acordeon no Palco Rua da Matriz, a partir das 15h; já no Palco Calçada Sonora, também a partir das 15h, terá shows de Guga Brito e Banda Isonomia.

            No dia 05, o programa Mirante Itinerante segue para a cidade de Nova Olinda, onde participará do V Seminário Internacional Bacia Cultural Sociobiodiversa da Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade. Enquanto isso, na sede do Mirante do Caldas, acontece o ciclo de palestras ambientais, a partir das 13h, com o tema “Acelerar a restauração da Terra, a resiliência à seca e combate à desertificação”, com Brisa Cabral, doutora em Agronomia, Permacultura e Professora de Agroecologia do IFCE – campus Crato.

            Movimentando o sábado, dia 08, será realizado o Arraiá do Caldas, com show dos artistas Junú e Terreirada Cearense e Chumbo Sim Sinhô e Banda, às 19h, e mais uma edição da Feira Mirarte Caldas, a partir das 17h.

        Também será realizado o curso Caminhos da Rabeca Luteria de Papelão, ministrado pelo artista Di Freitas, nas escolas municipais de Barbalha, nos dias 12, 19, 20 e 21 de junho. Este participará também da edição do Fala Mestre - Inventário da Tradição, que consiste em uma série de entrevistas com os mestres da cultura, transformadas em documentário. O projeto Saúde na Comunidade acontece nos dias 13 e 27, das 16h às 17h, no próprio Mirante do Caldas.

           Com outra temática, o ciclo de palestras ambientais traz “A importância da educação ambiental no combate à desertificação” para ser debatido em encontro a ser realizado dia 19, das 13h às 17h, no CENTEC CEVTEC, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Ainda nessa data, terá a exposição das bonecas confeccionadas na oficina Bonecas Mandacá, às 13h, no Centro de Interpretação.

            Para encerrar a programação, o programa Mirante Itinerante estará no Centro Cultural do Cariri, dia 20, das 18h às 21h, com visita mediada, roda de conversa e com o Cine Barracão, exibindo o filme “Caldas em Residência” com Luiz Santos e Carlos Henrique. E na sexta-feira, 21, terá edição da Feira Mirarte Caldas (16h), e do Música na Praça, às 19h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário