A poesia da batalha de rima, do Slam e o rap se unem à poesia tradicional da literatura popular nos 13 e 14, no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, durante a Mostra da Palavra realizada pelo Ponto de Cultura Coletivo Camaradas.
A Batalha do Cristo, Slam das Minas Kariri e o Original Rep Kariri são referências da poesia marginal na região do Cariri. Essa titulação de poesia marginal se caracteriza pela oralidade, uso de palavras coloquiais, produção literária artesanal ou fora do mercado editorial e na maioria das vezes pela denúncia social e as novas formas contemporâneas de escrever ou visualizar o poema. Do outra lado, a Academia dos Cordelistas do Crato com o seu poema metrificado e com fortes características da identidade nordestina. Essa mistura visa provocar o encontro de gerações e a reafirmar a diversidade e os possíveis diálogos das artes, das literaturas, do hibridismo cultural e da tradição e da contemporaneidade.
Estarão presentes na Mostra da Palavra nomes como Preta Poeta, Anilda Figueiredo, Lana Oliveira, Nezite Alencar, Ana Ruty, Regiopídio Lacerda, Dextape, Rosário Lustosa, Pam Lopes, Minatriz, Icaro Sousa, Levy Lima, Bielzin, Carla Cavalcante, Dark Ferreira, João Nicodemos, LS MC, Jorge Nogueira, Saiazi e Zulmira Alves Correia.
A Mostra será composta oficinas, rodas de conversas, intervenções urbanas, trocaria e doações de livros, sarau e batalha de rima.
A iniciativa é realizada de forma colaborativa, a partir de uma articulação do Ponto de Cultura Coletivo Camaradas com a Batalha do Cristo, Slam das Minas Kariri, Nordestinados a Ler, Academia dos Cordelistas do Crato, Centro Cultural do Banco do Nordeste e o Colégio Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário