Neste domingo, 09, a partir das 16h, no Ponto de Cultura Casa Luz, no bairro Seminário, no Crato, será realizada Terreirada Cultural com apresentações do Coco do Sítio Quebra e dos Maracatus Raízes e Luz do Luar. O evento faz parte das ações de gravação do Curta Documentário intitulado “Movimentos Insurgentes: Cultura Viva”, dirigido pelo multiartista Ricardo Alves. O documentário tem como objetivo evidenciar a história e potência dos Pontos de Cultura do Crato.
O Cultura Viva, é uma experiência brasileira que se tornou política de Estado. Iniciada no primeiro governo Lula. Criada em 2004 como Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania – Cultura Viva, que se tornou política de Estado em 2014 e se espalhou na América Latina, enquanto política governamental e movimento social. No Ceará, se tornou lei estadual, em 2019 e no Crato, a Política Municipal Cultura Viva foi instituída em 2021, após uma década dos movimento sociais de cultura do município.
A Terreirada é uma manifestação tradicional típica da região do Cariri cearense, em que mestres da cultura popular abrem o terreiro de suas casas para outros mestres e grupos de tradição com o intuito de confraternizar e compartilhar saberes. As terreiradas são um exemplo de integração repleta de ações educativas, culturais, vivências e intercâmbios.
O projeto do documentário é realizado com recursos do Governo Federal repassados por meio da Lei Complementar nº 195/2022 - Lei Paulo Gustavo e aprovado no Chamamento Público Nº 011/2023 [Audiovisual 1], da Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário