segunda-feira, 3 de junho de 2024

Pedro Lobo participa de celebração, cortejo cultural e levantamento do pau da bandeira de Santo Antônio, em Barbalha

Foto: Vereador Pedro Lobo (PT) recebe o abraço de Padre Ivo, pároco da Matriz de Santo Antônio, em Barbalha. Ao lado, o deputado federal José Guimarães (PT) 

Pedro Lobo  participa de celebração, cortejo cultural e levantamento do pau da bandeira de Santo Antônio, em Barbalha

Todos os caminhos levaram os caririenses e turistas à Barbalha, neste domingo, 02 de junho, em mais uma edição da Festa do Pau da Bandeira, quando foram abertas oficialmente as celebrações em homenagem a Santo Antônio, padroeiro do município cearense. 

O vereador e pré -candidato à prefeitura do município do Crato, Pedro Lobo (PT), mais uma vez participou, junto com os barbalhenses e caririenses, do início da festa religiosa mais popular do Ceará e uma das mais importantes e tradicionais do Nordeste. 

CELEBRAÇÃO

Pela manhã, Pedro Lobo acompanhado de amigos e correligionários de partido participou da santa missa, terceiro dia de trezenas, na Matriz de Santo Antônio, com.a direção do pároco central, Padre Ivo.  Foi um momento de agradecimento e fortalecimento de fé. 

CORTEJO CULTURAL 
Os festejos de Santo Antônio de Barbalha celebram também a cultura popular. Dezenas de grupos de tradição (bandas cabaçais e de  pífanos, reisado, maneiro-pau, bacamarteiros, poetas, cordelistas, violeiros, entre outros), enfeitam as ruas da cidade com cores, música, dança e alegria, a mais pura expressão das linguagens da cultura nordestina. 

PAU DA BANDEIRA 

O carregamento e levantamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio protagoniza com uma cena que impressiona, encanta e emociona.  Não basta força física. É preciso ter fé e esperança.

Pedro Lobo acompanhou a chegada do mastro e em seguida o levantamento em frente a Matriz do santo casamenteiro.  

O vereador apoia as manifestações culturais do Crato e do Cariri e valoriza os artistas da terra com discussão e projetos que garantem espaço, cachê e, principalmente, dignidade, entendendo que a cultura popular e a diversidade artística são as principais referências da região e do município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário