O plantio de árvores é uma forma de ajudar o meio ambiente a se fortalecer dos danos causados pelo desmatamento e urbanização. Por isso, a Semana do Meio Ambiente do Crato, realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (Semadt), entre os dias 31 de maio e 02 de junho, tem destacado a importância da arborização para o equilíbrio ambiental. Durante a semana serão plantadas mais de 300 mudas de árvores nativas, produzidas no viveiro municipal.
Neste ano, o evento tem como tema "Arborização urbana: plantando hoje, pensando no amanhã". Abrindo a programação, os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, com a participação do Prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o Vice- Prefeito, André Barreto e o Secretário de Meio Ambiente, Stephenson Ramalho plantaram cerca de 100 mudas de árvores nativas na mata ciliar do Riacho Saco-Lobo, onde a urbanização desenfreada e desmatamento da APP têm provocado transtornos durante a quadra de chuvas.
"Estamos hoje iniciando a Semana do Meio Ambiente do nosso município, e uma das ideias foi realizar a plantação de árvores. Nós sabemos da importância de cultivar árvores para preservação das matas e qualidade de vida", comenta o Prefeito, Zé Ailton, adiantando que a Administração Municipal também pretende plantar mais 600 ipês idos na nova Av. Dom Vicente de Paulo Araújo, que liga o bairro Mirandão ao Monumento de Nossa Senhora de Fátima.
O Secretário Stephenson Ramalho explica a importância de se incentivar o plantio de mudas dentro da cidade. "A gente está focando na arborização urbana, que entra também num contexto das áreas verdes do município. O plantio de 100 mudas aqui no bairro Conjunto Santa Luzia visa a recuperação de uma Área de Preservação Permanente (APP). Nosso intuito é chamar a atenção da população para a importância das árvores para a cidade e convidamos todos a participarem da semana e intensificar essas ações no município", afirma.
Estrategicamente pensado, o plantio de árvores na mata ciliar do riacho Saco Lobo irá compactar mais o solo, ajudando a evitar erosões, causadoras de voçoroca e enchentes no município. "A gente está tentando fazer a recuperação de pontos que sofreram danos por causa da intervenção urbana. Nosso objetivo é recuperar essas áreas, trazer o verde de volta em algumas dessas áreas, onde já não existia mais árvores. Evitar futuros danos como assoreamento do rio e evitar enchentes e transbordamentos, problemas urbanísticos que causam muitos danos", destaca o Fiscal Ambiental da Semadt, Jailson Braga.
Programação continua
Terça-feira (01/06)
Horário: 09h
Atividade: Plantio de mudas de espécies nativas para arborizar espaço público destinado ao lazer da população.
Público: restrito aos profissionais envolvidos com a ação.
Local: Praça do Estádio Municipal Governador Virgílio Távora - "O Mirandão".
Quarta-feira (02/06)
Horário: 09h
Atividade: Recuperação de áreas verdes municipais com o plantio de mudas de espécies nativas.
Público: restrito aos profissionais envolvidos com a ação.
Local: Residencial Monsenhor Montenegro e o Residencial Filemon Limaverde (Conjuntos Minha Casa, Minha Vida 01 e 02).
Nenhum comentário:
Postar um comentário