sábado, 28 de março de 2020

Coronavírus: trabalhadores da cultura do Cariri se unem para reivindicar sete ações emergenciais. Confira a lista das propostas*

*Coronavírus: trabalhadores da cultura do Cariri se unem para reivindicar sete ações emergenciais. Confira a lista das propostas*

Trabalhadores e trabalhadoras da cultura na região do Cariri, uma das mais diversificadas e exuberantes do País quanto à cultura e à arte, estão reunidos para reivindicar e articular sete ações emergenciais neste período de pandemia. 

Artistas, produtores, técnicos, integrantes de diversas categorias profissionais e prestadores de serviços de várias atividades da economia da cultura abriram um cadastro online, que deve ser preenchido por todos os trabalhadores da cultura que residem nos diversos municípios do Cariri, como uma primeira ação do movimento. O cadastro está disponível no link https://forms.gle/FzjfGeqiC5ohoFBy6

Os artistas e demais trabalhadores da cultura residentes no Cariri estão debatendo, através de grupos no whatsapp e reuniões online, propostas e reivindicações para apoio e proteção social ao setor, além de contribuição para a sociedade com atividades artísticas online no período de quarentena.

São sete reivindicações e sugestões de ações imediatas e emergenciais, para amenizar os efeitos da atual pandemia de coronavírus/Covid-19 sobre os muitos setores da economia e da atividade social que se relacionam com a cultura. Um chamamento a uma ação coletiva, de corresponsabilidade, visando à segurança financeira, alimentar e social dos inúmeros integrantes deste enorme e vulnerável segmento.

O documento resultante dessa mobilização será entregue, entre outros, ao governador Camilo Santana, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto, ao Ministério Público Estadual, aos prefeitos, secretários de Cultura e presidentes de Câmara Municipais dos municípios  do Cariri, às entidades do comércio e da indústria do Cariri, como as Câmaras de Dirigentes Lojistas e os representantes caririenses na Federação das Indústrias do Estado do Ceará. 

As reivindicações e propostas também serão entregues ao Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri, à Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará, além de diretores ou proprietários de outros equipamentos culturaispúblicos e privados, teatros, centros culturais, casas de show, bares, restaurantes, entre outros espaços que promovem atividades ligadas às artes e à cultura na região.

As sugestões de ações levam em conta a necessidade de subsistência das pessoas que têm renda incerta, pela própria natureza de sua atividade, a responsabilidade do Poder Público em garantir os direitos culturais e sociais, bem como a responsabilidade social da iniciativa privada nesta crise em que há necessidade e oportunidade de apresentações online, para preservação dos laços sociais, da comunicação, da saúde psicológica da população em geral, chamada a se recolher a suas casas, neste início de um distanciamento social que pode se estender por meses a fio.

Os artistas, produtores e técnicos reunidos também destacam a oportunidade de o campo da cultura contribuir para a conscientização popular quanto ao lema "Fique em casa", estimulando essa atitude por meio da oferta de atividades culturais online e contemplando, com atividades voltadas ao público infantil, as crianças que estão sem ir às escolas. E solicitam audiência, presencial ou online, com os responsáveis por cada instância, entidade e instituição listada no documento, para debate das providências a serem tomadas com extrema urgência.

*Confira as sete reivindicações dos trabalhadores da cultura do Cariri:*

1. Pagamento imediato de todos os compromissos financeiros em atraso por parte das Secretarias da Cultura dos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

2. Realização, com início urgente, de um festival online permanente, com ações todos os dias, das 17h às 22h, intitulado "Bora Ficar em Casa", com o slogan "Cultura e Arte Online pra Você - O Cariri contra o Corona vírus", com apresentações transmitidas via Internet, da casa de cada artista.

3. Suspensão imediata das contas de água, cobradas pela Cagece e SAAEC, pagamentos de contas de internet para todos os trabalhadores da cultura, mediante comprovação simples, feita por cadastro no Mapa Cultural do Ceará ou cadastro online próprio elaborado por cada município. Proibição de corte de fornecimento de água, sob qualquer hipótese, nesse período. No caso dos itinerantes e circos de lona, suspensão também das taxas referentes à instalação de energia nos terrenos, além de liberação dos prazos de permanência nos terrenos, para que os circos de lona possam parar por tempo indeterminado, seguindo as orientações dos governos, e permanecer fixos nas localidades em que se encontram.

4. Diálogo do Governo do Estado e das Prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha com a empresa Enel, para suspensão imediata das contas de energia elétrica, para todos os trabalhadores da cultura, mediante comprovação simples, feita por cadastro no Mapa Cultural do Ceará ou cadastro online próprio elaborado por cada município. Proibição de corte de fornecimento de energia, sob qualquer hipótese, nesse período.

5. Atenção imediata das secretarias de assistência social dos Município para atendimento aos trabalhadores da Cultura, durante a crise, com especial atenção àqueles em condições de maior vulnerabilidade social, como, mas não somente, artistas de rua, artistas veteranos/da "melhor idade", mestres e mestras da cultura, famílias circenses etc.

6. Aquisição, pelas Prefeituras e Câmaras Municipais, de obras de artistas do Cariri, como telas, estátuas, objetos e outros trabalhos de artes visuais/manuais. Tais obras podem ser expostas inicialmente nos meios digitais e, futuramente, em uma exposição para celebrar a superação da atual crise.

7. Inclusão dos trabalhadores da cultura em programas emergenciais de distribuição de cestas  básicas. 

PRESS-RELEASE - TRABALHADORES DA CULTURA DO CARIRI - MAIS INFORMAÇÕES/ENTREVISTAS:

- 88.99847-6788 - Luciano Brayner, cantor, compositor, instrumentista, produtor cultural

- 88.99679-2889 - Alexandre Lucas, integrante do Coletivo Camaradas

- Assessoria de Imprensa - Dalwton Moura, jornalista, produtor cultural, compositor - 85.99973-3054

Nenhum comentário:

Postar um comentário