segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

SAAEC promove lançamento de bombas de sementes na Chapada do Araripe, durante passeio ciclístico solidário


No último domingo, 19 de dezembro, a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAEC), em parceria com o Colégio Diocesano e ciclistas, realizou o lançamento de 800 bombas de sementes em áreas da Floresta Nacional do Araripe afetadas por incêndios. A ação faz parte das atividades do Programa de Educação Hidroambiental.  

A Casa do Guarda, no Belmonte, foi o ponto de partida dos ciclistas que realizaram o passeio ciclístico solidário. Eles receberam bornais com estilingue e bombas de sementes, que foram lançadas em pontos estratégicos da chapada.

Já as crianças tiveram acesso às pinturas sobre o uso consciente da água e acompanharam a apresentação do teatro de fantoche. Eles percorreram uma trilha que dá acesso a uma área que foi incendiada e lá, lançaram as bombinhas.

Segundo o presidente da SAAEC, Yarley Brito, a programação atingiu os objetivos do que foi planejado, além de proporcionar novas experiências para as famílias. “Nós estamos plantando não é só a bombinha de sementes, nós estamos plantando uma nova cultura, uma nova mudança de postura tanto dos pais como das crianças que absorvem muito mais”, destaca.

Experiência vista como uma oportunidade, conforme apontou o dentista Eugênio Rocha. Ele ressaltou que o evento salienta a consciência sobre a preservação da fauna e flora, ao tempo em que cria oportunidade de reflorestar a Chapada Nacional do Araripe.


A programação incluiu, ainda, as exposições "Frear é o Bicho", sobre animais silvestres atropelados; animais silvestres no álcool e fotografias de animais silvestres da Chapada do Araripe.

O evento contou com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ONG Biodiverse, Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), TV Natureza e Laboratório de Biologia e Ecologia de Animais Silvestres (UFCA), e das Secretarias Municipais de Esporte e Juventude e de Desenvolvimento Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário