segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Crato realiza o Encontro Municipal da Juventude PETECA



O Governo do Crato, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), realizou na manhã da última quinta-feira, 31 de agosto, no auditório da SME, o Encontro Municipal da Juventude do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).
O programa visa conscientizar a sociedade para a erradicação do trabalho infantil. Consiste num conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas, dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente o trabalho infantil e a profissionalização do adolescente.
Dando início ao encontro, a Coordenadora do PETECA no município do Crato, Karine Feitosa, parabenizou as escolas que desenvolvem as atividades do programa, explicou que o trabalho desenvolvido pelo mesmo é de identificar os casos de trabalho infantil e ressaltou a importância dele para a sociedade. “Estamos no processo de construção do programa no nosso município, e não podemos esquecer que a criança tem direto a estudar, brincar, passear, entre outros”.
Em parceria com o PETECA, existe o acompanhamento das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), que traça estratégias para acelerar a erradicação por meio da rede de proteção social intersetorial.
A coordenadora do AEPETI no município do Crato, Camila Lopes, informa que essa problemática é trabalhada em cima de cinco ações estratégicas, entre elas, a identificação e a busca ativa de crianças e adolescentes que ainda se encontram em situação de trabalho, e que tudo isso é desenvolvido em parceria com outros órgãos. “Trabalhamos na responsabilização dos casos, e tratamos de um assunto muito delicado. Contamos também com o apoio do Ministério do Trabalho, Ministério Público e Conselho Tutelar”. Destacou.
Na ocasião, foram apresentados e premiados trabalhos selecionados nas etapas escolares, dentro das seguintes categorias: esquete teatral; música; conto; poesia; e desenho. Para finalizar o momento, foi realizada uma dinâmica, onde os alunos tiveram que dizer o que para cada um deles seria representar o Crato no Encontro Nacional.
Após a análise das respostas, foram escolhidos, Anderson, aluno da Escola José do Vale e Ellen, aluna da Escola Melvin Jones que junto de Karine Feitosa, Coordenadora do PETECA seguiram para Fortaleza ontem a noite para representarem o Crato no I Encontro Nacional de Adolescentes sobre Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil- ENAPETI a ser realizado hoje e amanhã (4 e 5 de setembro) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará – UNIPACE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário