sábado, 16 de setembro de 2017

Assassinatos no CE crescem 41,3% no comparativo com o mesmo período de 2016





O número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) no Ceará em 2017 chegou a 3.235 no mês de agosto. Os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) nesta sexta-feira (15) apontam que o acumulado de janeiro a agosto deste ano é 41,3% maior do que o mesmo período de 2016, quando houve 2.289 crimes desta categoria.
O principal território responsável por puxar os dados do Estado foi Fortaleza. Somente em 2017 a Capital teve aumento de 82,7%, isto é, foram registrados 689 assassinatos em 2016 contra 1.259 neste ano. A Região Metropolitana vem em segundo, com aumento de 47,6%.
Considerando a variação entre julho e agosto, o número diminuiu. No primeiro foram registrados 475 CVLI, enquanto no segundo, 461. Esta foi a segunda redução do ano no comparativo mês a mês.
Para o secretário da SSPDS, delegado André Costa, os índices de CVLI continuam muito altos e preocupam. “Continuamos em alerta, mas instigados e trabalhando muito para melhorar e reduzir o número de vítimas da violência”, frisou, lembrando que o Sistema de Segurança tem atuado com empenho tanto no policiamento ostensivo, quanto no trabalho investigativo, o que vem resultando no recorde de apreensões de armas e drogas, além das prisões e apreensões em flagrante.
Costa destaca ainda as parcerias que vêm sendo firmadas para diminuir os índices criminais e possibilitar ainda que as polícias possam trabalhar de forma mais eficaz e eficiente, a partir dos próprios dados estatísticos gerados pela Pasta.
Entre as iniciativas pioneiras, está uma parceria com o Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma pesquisa de doutorado da instituição criou o software CrimeVis, uma ferramenta de Business Intelligence de gerenciamento de dados criminais. A ferramenta será usado por policiais que estão nas ruas para atuar diretamente nas áreas com maior tendência de crimes.

 

Garota de 21 anos cai de sua moto, quebra o pescoço e morre na zona rural de Jardim

  
A estudante Israeline Roque de Oliveira, de 21 anos, morreu no final da manhã desta sexta-feira se constituindo na oitava vítima fatal em acidente de trânsito no intervalo de uma semana região do Cariri. Ela residia no Sítio Serra Areia a uma distância média de 5 Km para o centro de Jardim e o acidente aconteceu por volta das 11 horas na CE-060 quando seguia para o perímetro urbano.
Estava chovendo na hora e a jovem pilotava uma moto Honda Bros pela rodovia estadual quando derrapou na pista, perdeu o equilíbrio e caiu do veículo. Imediatamente, Israeline foi socorrida ao Hospital Santo Antonio de Jardim, mas tinha quebrado o pescoço e já chegou sem vida. Policiais militares do destacamento local foram avisados por meio da recepção do hospital. Segundo os PMs, outra garota que viajava na garupa da moto sofreu apenas escoriações leves pelo corpo.
Eis as outras sete mortes em acidentes de trânsito nos últimos dias em nossa região:
SÁBADO
José Milton Rodrigues, de 60 anos, queda de um caminhão em Nova Olinda.
DOMINGO
Expedito Salviano Pessoa, de 81 anos, atropelado por moto em Brejo Santo
SEGUNDA-FEIRA
Silas Nogueira de Oliveira, de 25 anos, acidente com moto em Araripe
Francisco Barbosa da Silva Junior, de 43 anos, acidente com moto em Barbalha
TERÇA-FEIRA
Paulo Henrique Alves de Oliveira, de 48 anos, atropelado por moto em Crato
QUARTA-FEIRA
Alan Danrley Alves Quirino, de 20 anos, acidente com carro em Missão Velha
QUINTA-FEIRA
Cícero Tomé de Oliveira, de 79 anos, atropelado por carro em Farias Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário