sábado, 29 de abril de 2023

Seminário sobre o Povo Cariri marca o encerramento do "Crato Indígena"

Encerrando o "Crato Indígena - Existência e Resistência", a Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), em parceria com a Assessoria de Direitos Humanos e Movimentos Sociais, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), e a Associação do Povo Cariri do Poço Dantas- UMARI, realizou na sexta-feira, 28, o Seminário "Povo Cariri: Existência e Resistência". A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC).

Durante a apresentação dos painéis temáticos, os palestrantes Vanda Cariri, liderança e presidente da Associação do Povo Cariri do Poço Dantas- UMARI; e os professores Patrício Melo, Joedson Cariri e Tiago Abreu, compartilharam vivências com os indígenas e também conversaram sobre um intercâmbio entre aldeia e cidade.

Na ocasião representando o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, o vice-prefeito, André Barreto, enalteceu a importância de realizar um evento onde pudessem ser debatidas situações, políticas públicas, e fortalecer essa resistência. "Nós todos precisamos abraçar esse movimento. Tenho certeza que isso vai se expandir, que as pessoas possam tomar conhecimento sobre os guerreiros da tribo Cariri", disse.

Em sua fala, a secretária de Desenvolvimento Social, Ticiana Cândido, ressaltou a construção e realização das atividades durante o Crato Indígena. "Conseguimos plantar a semente da resistência, mostrar a população cratense a importância da comunidade do Poço Dantas, fortalecer o trabalho e as mudanças desses povos".

Para Paulo Vitor Cariri, da comunidade do Poço Dantas, poder participar de uma semana tão rica em conhecimento foi trazer temáticas com grande relevância para o nosso povo.

Também estiveram presentes no encerramento, a secretária adjunta de Saúde, Milenna Alencar; a representante da Secretaria de Cultura do Estado, Rosana Marques; a assessora dos Direitos Humanos e Movimentos Sociais da Prefeitura do Crato, Otonite Cortez; a coordenadora da Proteção Social Básica, Raíza Aquino; profissionais da assistência social e membros da comunidade do Povo Cariri do Poço Dantas - Umari.



Nenhum comentário:

Postar um comentário