A Comissão Municipal do Cultura Viva (Pontos de Cultura) encaminhou ofício ao prefeito do Crato, José Ailton de Sousa Brasil, e ao presidente da Câmara Municipal de Crato, Florisval Sobreira Coriolano, solicitando audiência para discutir sobre a destinação dos 2% do orçamento municipal para cultura. A pauta dos 2% foi referendada na III Conferência Municipal de Cultura e é defendida pelo movimento cultural desde 2012.
A Conferência Municipal de Cultura referendou a destinação dos 2% para ser incluído na Lei de Diretrizes Orçamentárias que será executada em 2024 e a criação de Lei que crie o percentual de destinação dos 2% do orçamento municipal para cultura, sendo 50% destinada a política de fomento artístico-cultural.
Dentro desta discussão o Coletivo Camaradas encaminhou ofício ao secretário de Finanças e Planejamento do Município, André Carvalho Barreto, solicitando detalhamento dos gastos em publicidade e comunicação do período de 2017 a 2022. Os dirigentes do Coletivo Camaradas acreditam que umas das soluções para contemplar os 2% é reverter parte dos gastos na área de publicidade para a cultura. Os Camaradas defendem que o ganho com a política de fomento para o município é maior no diz respeito a promoção da cidadania cultural, como também em publicidade.
O movimento vem ganhando adesões de grandes lideranças do setor cultural como é o caso do cineasta Rosemberg Cariry que recentemente gravou um vídeo em defendendo os 2%. A campanha no Crato vem motivando os segmentos culturais de outras cidades a se unirem em torno desta bandeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário