O governador Elmano de Freitas cumpre, durante todo o dia de hoje, agenda em Brasília, para tratar de assuntos de interesse do Estado do Ceará.
Agora pela manhã, ele participou de reunião com o presidente Lula e demais governadores e prefeitos do Brasil sobre ações integradas para garantir segurança nas escolas. O ministro da Educação, Camilo Santana, também participou da reunião.
O chefe do Executivo está desde ontem na Capital Federal, ocasião em que discutiu com o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, para discutir os acordos do Governo do Ceará com a iniciativa privada para a implantação de uma usina de hidrogênio verde no Ceará.
Participaram do encontro representantes da empresa Fortescue, além dos senadores cearenses Cid Gomes e Augusta Brito.
Em pauta, umaa linha de transmissão de energia que vai passar pelo Ceará e Rio Grande do Norte, o que pode tornar o nordeste brasileiro ainda mais atraente para empresas que pretendem se instalar na região para desenvolver energias renováveis a um custo menor.
O Estado do Ceará tem acordo assinado com o Grupo Mingyang Smart Energy para investimento e implantação do Centro de Tecnologia e Reparo de Aerogeradores no estado. O documento prevê a instalação de uma planta piloto de energia eólica offshore, além da produção de amônia e hidrogênio verde em território cearense.
Já com a empresa Spic, o acordo assinado vai garantir a realização de estudos de viabilidade de projetos na produção de energia eólica onshore e offshore, solar, hidrogênio azul e verde e combustíveis dentro do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
O terceiro acordo assinado foi com o grupo Gansu Science & Technology Investment, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento comum de ambas as partes, por meio de consultas amigáveis e de acordos de princípios básicos de partilha de recursos, vantagens de complementaridade, cooperação “ganha-ganha” e desenvolvimento coordenado.
Segundo o governador Elmano de Freitas, o Governo do Ceará deve investir mais de R$ 1 bilhão no HUB de hidrogênio verde, com a garantia da infraestrutura necessária para o empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário