A já tradicional Malhação de Judas Iscariotes da rua Bárbara de Alencar com a Sagrada Família acontecerá neste domingo (09), com a saída do cortejo prevista às 13h da rua Bárbara de Alencar para percorrer vários bairros da cidade do Crato até chegar ao largo da Prefeitura Municipal do Crato, sítio do Judas, às 17h. Para finalizar, há ainda a leitura do testamento, premiação para a melhor caraterização das filhas do Judas ao som de forró pé-de-serra.
Segundo Os Brincantes da Festa de Malhação de Judas Iscariotes da rua Bárbara de Alencar com a Sagrada Família (antiga rua da palha), “a malhação do Judas é uma manifestação tradicional que está inserida no contexto cultural Cratense como um ritual de significação, simbolizando a expressão do mal e liberando o homem para fazer os destinos comunitários, da qual se ressalta também o aspecto dionisíaco da festa. A comunidade da rua Sagrada Família preserva até os dias de hoje essa tradição secular que se funde com o surgimento da Civilização Nordestina e Brasileira”.
Vale destacar que os Brincantes da Malhação de Judas Iscariotes tradicionalmente se reúnem um dia antes por volta das 13h para buscarem o sítio do Judas. Depois, é realizada toda a ornamentação da via pública denominada de Sítio de Judas nas imediações das Ruas José Alves de Figueiredo com Bárbara de Alencar para a realização do posterior evento.
No Crato está ganhando força dentro do movimento cultural a luta pela destinação de 2% do orçamento municipal para a Cultura. Em 2022, foi investido apenas 0,67%, sendo deste percentual 85% gastos com pagamento de servidores e encargos sociais. Restou cerca de 15% para outras despesas, incluindo o fomento artístico-cultural, insuficiente para atender as demandas das diversidades cultural e artística do município, como a manutenção das tradições populares, caso da Malhação do Judas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário